quarta-feira, 27 de maio de 2009

LÍNGUA PORTUGUESA - ATIVIDADE TP 1


Análise e Reflexão: Afinal, o que é texto?

Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A primeira atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 1 e responder a questão proposta acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

54 comentários:

  1. Texto é uma trama significativa elaborada com o fio das idéias. Independente do tamanho, do conteúdo, da forma.
    Luciane Aló Pedro - EMEF ANIRA

    ResponderExcluir
  2. Texto é qualquer elemento utilizado para comunicação desde que possua um todo significativo.
    Célio Setin - EMEF ANIRA

    ResponderExcluir
  3. Texto é a materialização de uma idéia ou várias, para transmitir uma mensagem.
    Simone - EMEF ANIRA

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Texto é uma manifestação linguística das idéias de um autor,que serão interpretadas por um leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais.

    ResponderExcluir
  7. simone Margareth maia manezes de oliveira
    coordenadora pedagógica do fundamental II.
    emef Anira Franco de Campos.

    ResponderExcluir
  8. Texto è um conjunto de palavras ou imagens que entrelaçados trasmitirá uma ideia, um pensamento,uma informação ou seja, é tudo que pode se ler, interpretar , analisar de forma escrita ou não.
    Usuário: verginia Helena Correa De Moraes santos
    Escola: EMEF "Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  9. maria de lourdes comenta...

    ''um texto só é um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global,quando possui textualidade.''
    Usuário:Maria de Lourdes Fuzeto Miguel
    Escola: EMEF:"Prof.Márcia H.M.F.Risola''

    ResponderExcluir
  10. Texto é uma ideia ou sequência de ideias (orais ou escritas) que formam um todo significativo.
    Usuário: Larissa Tania de Mello
    Escola: EMEF Profª Anira Franco de Campos

    ResponderExcluir
  11. Texto é toda e qualquer unidade de sentido em que há objetivo de comunicação. A significação depende da interação entre locutor e alocutário através da linguagem verbal ou não-verbal utilizada.
    Usuários: Adriana Coquieri, Éverton Rodrigues, Lucineide O. Ferreira e Maria Angela M. Bueno.
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

    ResponderExcluir
  12. Texto é como uma unidade linguistica concreta, que pode ser perceptível pela visão ou audição. Ele é tomado pelos usuários da Língua em uma situação de interação comunicativa específica, independente de sua extensão.
    Marilene Silva - EMEF Anira

    ResponderExcluir
  13. Maria Lúcia de Paula Corrêa- "Emef Anira"2 de junho de 2009 às 17:47

    Texto pode ser uma única frase de sentido completo, que expressa uma idéia ou trata de determinado assunto.

    ResponderExcluir
  14. Texto é comunicação. É o meio para compreender o mundo e fazer com que o mundo compreenda você.
    (Mariana Falsetti - Escola Maria Diva)

    ResponderExcluir
  15. O texto é um conjunto de palavras e frases que serve para comunicar algo.
    Um texto é composto, no minimo, de uma palavra ou de uma frase ou em grupo de frases.
    Quando redigimos um texto, não só escrevemos frases, mas também estabelecemos as relações entre elas para organizar as informações, ou seja, escrever um texto significa saber dizer alguma coisa para alguém, de uma determinada forma, em um determinado contexto histótico e em determinada circunstância de interlocução.

    Maria Augusta
    EMEF Profª. Marina Ap. Rogério Paschoalotti

    ResponderExcluir
  16. O texto é a linguagem utilizada no processo da comunicação. Ele pode ser escrito ou oral, verbal ou não verbal.

    ResponderExcluir
  17. Maria Elisabeth EMEF Profa Anira Franco de Campos4 de junho de 2009 às 12:56

    "Texto é toda situação na qual um sujeito exerce uma ação intrpretativa sobre um objeto, envolvendo necessariamente quem o produz".

    ResponderExcluir
  18. O texto pode ser não apenas uma sequência de frases com sentidos e significados, mas pode ser também um conjunto ou apenas uma imagem na qual, pode ser lida ou interpretada de acordo com o conhecimento linguístico, social e cultural de seu leitor.

    Joseilda
    EMEF Adirce Cenedeze Caveanha

    ResponderExcluir
  19. Texto é unidade simples e composta de informações e significado que chega ao interlocutor, fechando ciclo da questão comunicação;pode se apresentar sobre diversos aspectos como escrita, oralidade, figuras, símbolos etc.

    Professora Maria José
    EMEF "Profª Marina Aparecida Rogério Paschoalotti"

    ResponderExcluir
  20. Texto é o conjunto de palavras que tem o intuito de transmitir uma idéia ao interlocutor seja para entreter, informar ou defender uma idéia ou ponto de vista, ele pode ser escrito, oral, em símbolos, figuras e outros.

    Professora: Alzira Donizeti da Luz
    EMEF "Profª Marina Apª Rogério Paschoalotti"

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Texto: Nas décadas anteriores à de 1970, era uma unidade de comunicação entre autor e leitor, ou seja, era uma simples produção escrita e a maioria dos textos trabalhados eram literários. Hoje o texto não é mais tratado apenas como uma produção escrita e sim, uma interação entre locutor e interlocutor. Portanto, texto é toda e qualquer unidade de informação (podendo ser oral ou escrita, literário ou não), no contexto da enunciação.

    Professora: Helena de Oliveira Quadros
    EMEF"Profª Maria Diva Franco de Oliveira"

    ResponderExcluir
  23. O texto são palavras, figuras, imagens, sinais que envolvem o leitor dando-lhe um sentido mais amplo da vida. Ele, através dos texto, faz suas inferências, descobertas e produz, portanto um diálogo com o que já está produzido.

    Suzete de Freitas

    EMEF "Profª Maria Diva"

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Texto uma seqüência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação e pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.
    O texto não se limita à linguagem verbal (palavras)pode ter várias dimensões, como o texto cinematográfico, o teatral, o coreográfico (dança e música), o pictórico (pintura.

    Sandra Regina
    Escola Adirce Cedeneze Caveanha

    ResponderExcluir
  26. Texto é toda e qualguer produção que tenha a intenção de comunicar uma idéia com sentido em determinado contexto, não se limitando a linguagem verbal ou visual.

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF Adirce Cenedeze Caveanha

    ResponderExcluir
  27. Texto não é simplesmente uma sequência de frases isoladas, mas uma unidade linguística com propriedades específicas. É a coerência que faz com que uma sequência linguística qualquer seja vista como um texto.

    Andréia C. da Silva Souza
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

    ResponderExcluir
  28. Texto é tudo que transmite significado,sentimento,emoção, é tudo que se quer dizer ao receptor não só através da linguagem verbal mas dos mais variados tipos de linguagens,seja uma pintura, uma escultura, uma placa de trânsito,um gesto,etc.

    Maria Claudia Assin-
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  29. Texto é tudo o que se vê e se compreende, seja o signo que for...letras, desenhos, formas, sinais, cores, sentimentos.

    ResponderExcluir
  30. Texto é tudo o que se vê e se compreende, seja por qual signo for...letras, desenhos, formas, sinais, cores, sentimentos e tudo o mais que seus olhos contemplarem e seu coração desvendar.

    Eliane-Emef Adirce C.Caveanha

    ResponderExcluir
  31. Selma Leandra Bueno Freire8 de junho de 2009 às 14:58

    Texto é toda e qualquer unidade de informação, no contexto da enunciação. Compreende-se como texto: o texto verbal, criado por palavras e o texto não-verbal, criado por outras linguagens que prescindem da palavra. O desenho, a pintura, a fotografia, a música, a mímica são exemplos de linguagem não-verbal embora possam eventualmente usar também a palavra.

    ResponderExcluir
  32. Texto é tudo aquilo que transmite uma mensagem,seja uma escrita, uma imagem, uma música, enfim, é comunicação.
    Rosa Contessoto - EMEF "Profª Márcia"

    ResponderExcluir
  33. Texto é tudo aquilo que nos remete a uma informação, ele pode ser visual, escrito, oral, gestual. Texto tem como finalidadde não apenas informar, mas também servir a seu locutor e produtor como veículo de transmissão da idéia que pretende-se expressar.

    Bianca Gomes de Andrade - EMEF Adirce Cenedeze Caveanha

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Texto é a unidade de comunicação verbal e não verbal capaz de promover a interação entre os interlocutores e desta resultar numa relação dialógica.

    Profª Elizabeth Apª de Lima
    EMEF Profª Maria Diva de Franco de Oliveira.

    ResponderExcluir
  37. Texto é qualquer forma de enunciação verbal e não verbal usada na comunicação entre locutor e interlocutor.

    Adriana Dalava
    EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira.

    ResponderExcluir
  38. Juliana Zanco - Secretaria da Educação9 de junho de 2009 às 15:51

    Professores,

    Farei um comentário geral sobre as respostas do primeiro tema : Afinal, o que é texto?
    Percebi, o que não foi surpresa, que vocês analisaram a TP1 e que possuem um grande conhecimento sobre o assunto. Respostas como :
    “texto é uma trama significativa elaborada com fios de ideias...”
    “...é a materialização de uma ideia....”
    “... manifestação lingüística das ideias de um autor, que serão interpretadas por um leitor de acordo com seus conhecimentos.”
    “...conjunto de palavras que entrelaçadas transmitirá uma idéia...”
    “...toda e qualquer unidade de sentido que há objetivo de comunicação”
    Ilustraram o envolvimento de vocês no curso e demonstraram que as nossas discussões serão muito proveitosas !! Preparem-se para o próximo tema : MODALIDADES DA LÍNGUA !!
    Um abraço,

    Juliana

    ResponderExcluir
  39. Texto pode ser oral ou escrito, literário ou não literário é toda informação dentro do contexto.
    O texto escrito é um momento importante de reflexão em que há troca de informações entre o leitor e o texto.Um texto evoca outros textos, forma praticantes da leitura e escrita, que saberão escolher textos adequados e serem capazes de ler entrelinhas.
    O texto tem o desafio de formar pessoas desejosas a embrenhar-se em outros mundos possíveis que a literatura oferece, dispostas a identificar-se com o semelhante ou a solidarizar-se com o diferente e capazes de apreciar a qualidade literária.

    Márcia Cristina Zinetti
    EMEF ProfªRita de Cassia G.S. Cola

    ResponderExcluir
  40. COMO JÁ É CONHECIDO DE TODOS, TEXTO VEM DE TECER.
    TEXTO,EM CAMPO SEMÂNTICO ABRANGENTE, É A ARTE DE TECER UM SIGNIFICADO,ATRAVÉS DE UM SIGNIFICANTE, ONDE O EMISSOR E O RECEPTOR INTERAJAM, SEM RUIDOS.
    TEXTO PODE SER A REPRESENTAÇÀO, DAS MAIS VARIADAS FORMAS, DE UMA IDEIA. ARTE MESMO É SABER TECER, COM PERFEIÇÀO, ESSA IDEIA.
    "UMA IMAGEM VALE MIL PALAVRAS. AGORA, FALE ISSO SEM PALAVRAS." (MILLOR FERNANDES)
    FLÁVIA MARIA DAINESI FRANCISCO
    EMEF PROF. ANIRA

    ResponderExcluir
  41. Texto é todo e qualquer enunciado capaz de transmitir informações; verbal ou não.
    Verônica Alves
    EMEF Márcia

    ResponderExcluir
  42. O texto, sobretudo escrito, utiliza-se da palavra como matéria-prima para transmitir informações das mais variadas, as quais necessitam de um emissor e um receptor para realizarem a comunicação. Entretanto, há também o texto não verbal que se utiliza de sinais e elementos semióticos para da mesma forma comunicar, transmitir informações de um emissor a um receptor. Por conseguinte, há diversos desdobramentos em ambos os textos, bem como uma diversidade de gêneros e tipos textuais a serem explorados e novos gêneros vão sendo incorporados a nossa vida, sobretudo com o avanço e as novas descobertas tecnológicas.
    EMEF Anira

    ResponderExcluir
  43. Do ponto de vista linguístico, texto é uma unidade gramatical ampla, do da comunicação é uma unidade de linguagem, visto que possui um caráter sociocomunicativo, isto é, uma intenção.
    Edilaine Teresinha Ribeiro
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

    ResponderExcluir
  44. Olá amigos, não estou conseguindo postar meus comentários.

    ResponderExcluir
  45. Texto é um objeto simbólico a ser interpretado, pois representa uma intenção criada anteriormente na mente alguém, possui um sentido,uma finalidade, por isso há diversidade de gêneros.
    Edilson Domingues de Andrade
    EMEF " Adirce Cenedeze caveanha"

    ResponderExcluir
  46. O texto é um instrumento de comunicação com sentido amplo e completo. Ele pode ser escrito ou oral, também é denominado discurso, está sempre inserido em um contexto com uma finalidade específica.
    Sandra Regina Turquino Zequim
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

    ResponderExcluir
  47. MARIA LÚCIA DE PAULA CORRÊA-EMEF ANIRA5 de julho de 2009 às 16:58

    Modalidades da Língua

    A modalidade da Língua é caracterizada pela lingua oral e escrita. A língua oral é a nossa língua natural, a que aprendemos pelo simples contato com outros falantes.
    Por exemplo quando a criança nasce, é rodeada de textos orais e escritos. Ela ja começa a ter contato com com a língua oral através de conversas do médico e enfermeiros, quando se comunica aos pais sobre o estado da criança, ao ouvir seu nonme, etc....
    A língua escrita não é natural, mas ao nascer também ja temos contato com ela. Através das mensagens e frases de boas vindas escritas no quarto. A criança embora não entenda ainda, vai tendo contato com a escrita.
    Existem particularidades que são elementos exclusivos de cada modalidade, como a gesticulação, na linguagem oral e a reedição de texto na linguagem escrita.
    Certamenta as pessoas não escrevem exatamente do mesmo modo que fala, uma vez que se tratam de processo diferentes.
    Essas condições de produção para usos de diferentes intenções propiciam a criação de diferentes tipos de linguagem. Fatores como o contexto, a intenção do usuário e a temática são responsáveis pelas diferenças entre a linguagem oral e a escrita.

    ResponderExcluir
  48. Texto( do latim textus tecido ) é a construção de uma trama , na qual se usa as palavras com intuito de culturalmente dar significado ao um sistema de códigos e convenções: seja um romance uma carta uma palestra,um quadro,foto,uma tabelacom intuito de transmitir uma mensagem ao leitor .
    Alzira Donizeti da Luz EMEF Marina

    ResponderExcluir
  49. Além de desenvolver as habilidades ecritora e leitor,a vida social impôe ao cidadão vivência de leitura com vários tipos de textos o que faz necessáriaa aquisição de tais habilidades qua a escola deve proporcionar aos alunos,desencadeando uma formação, entre outras caracterísicas de autonomia.

    Maria José Pires EMEF Marina

    ResponderExcluir
  50. A razão maior pela qual devemos trabalhar texto e intertextualidade é que o educando entenderá o que é a linguagem ,língua e o texto,pois este é o responsável pela interação entre elas,para isso precisa desenvolver suas habilidades discursivas que é a capacidsade de compreensão,produção de diversos gêneros textuais orais e escritos,fazendo assim com que haja relação e inter relação entre textos , obras e o diálogo possível entre eles,essa relação entre textos de um mesmo gênero,quanto a intenção de criação,pelas interferências das correntes artisticas, pelo tema e pelas possibilidades que o leitor terá de estabelecer a partir de seu conhecimento de mundo fará o diálogo do texto com o universo do educando.
    Alzira Donizeti da Luz EMEF Marina

    ResponderExcluir
  51. Para garantir aos alunos o direito de aprender a ler e a escrever de maneira contextualizada, assim como se torna essencial o uso de diferentes portadores, para que se possa assegurar a formação dos estudantes na leitura, escrita, interpretação, compreensão e que saibam fazer uso social desses saberes.

    Maria Augusta de Araújo
    EMEF Marina

    ResponderExcluir
  52. Irene Costa Machado EMEF PROFa.Maria Diva10 de julho de 2009 às 18:15

    Texto é tudo o que produzimos quando comunicamos,podendo o mesmo ser falando ou escrito.Da mesma forma,um texto pode ser de um autor ou de vários,isto é,pode ser de produção individual(uma carta,um relatório)ou de produção coletiva(uma conversa,um debate).

    ResponderExcluir
  53. HOJE FOI LEGAL QUE ATE QUE TEM EU PARA PUBLICAR SOBRE A ESCOLA QUE NÓS DEVEMOS O EU GOSTEI DA PUBLICAÇÃO E TAMBÉM QUE NÓS AMAMOS A ESCOLA VICE DIRETORA O DIRETOR EDISON DOMINGUES DE ANDRADE. ANDREIA A COORDENADORA A HILDA A NOSSA ESPETORA
    LUZIA A ESPETORA SEU ZÉ O ESPETOR PAULINHA ESPETORA OBRIGADA.
    ADIRCE CEDENEZE CAVANHA
    KEYLA KETHLLEN DA SILVA

    ResponderExcluir

Powered By Blogger