quarta-feira, 27 de maio de 2009

MATEMÁTICA - ATIVIDADE TP 1


Análise e Reflexão: Afinal, qual a real importância do estudo de percentagem e proporção no ensino da Matemática?

Prezado (a) Professor (a) de Matemática:

A primeira atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 1 e responder a questão proposta acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

29 comentários:

  1. Que bom que o Gestar II veio nos atualizar.

    ResponderExcluir
  2. Na apostila TP1 p.141 diz que os pontos chaves da proposta do GESTAR II inclui “...a concepção de situação didática como atividade meio da aprendizagem matemática, tendo como objetivo maior do ensino a capacitação do aluno em resolver situações matemáticas fora do contexto escolar.”
    Acredito que a importância do estudo da porcentagem e proporção é total, já que são assuntos que tem correlação direta com as atividades diárias que todos nós vivemos principalmente no ambiente de trabalho. Muitos alunos saem hoje do ensino fundamental sem ter noções básicas do que é porcentagem, de como usá-la até mesmo com calculadora simples. A discussão aqui não é sobre o uso de calculadoras na sala de aula, mas ela é um recurso riquíssimo que nós, professores de matemática, deveríamos usar mais, principalmente nestes dois assuntos.

    Abraços a todos!

    Giovana C. F. Gasparotto
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

    ResponderExcluir
  3. A porcentagem e proporção estão inseridas na vida diaria das pessoas, e a matematica não é simplesmente uma transposição de conceitos, mas deve ser dinamica e adaptada à vida real.
    A real importancia do estudo de porcentagem e proporção no ensino da matematica é fazer com que o aluno perceba que as situações estudadas na sala de aula tem tudo a ver com a sua vida e com as situações que ele encontrará na sociedade e no mercado de trabalho. Ele tem que perceber a importancia do uso da calculadora e da tecnologia para ser um cidadão completo.

    Alzira O. Felix
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

    ResponderExcluir
  4. Tanto a porcentagem como a proporção são assuntos muito importantes na vida de todos nós, principalmente na dos alunos, pois com estas ferramentas da matemática podemos, não só dentro da escola, mas também em situações do dia a dia, empregá-las para resolução de situações-problema. Como exemplo de porcentagem saber calcular um desconto de um produto de uma determinada loja; um exemplo do uso da proporção seria leitura e cálculo da escala de um mapa.

    Gilberto Z. S. da Silva
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

    ResponderExcluir
  5. Porcentagem e proporção são ferramentas indispensaveis a matematica pois faz parte do dia-a-dia é atraves da porcentagem que podemos fazer descontos acrescimos.Através de proporção fazemos relações,comparações...não so na area de matematica como em todas as disciplinas
    Rosimeiri Lorca Gimenes
    Emef Prof. Anira Franco de campos

    ResponderExcluir
  6. O ensino da proporção e da porcentagem é de grande importância, são assuntos ligados diretamente ao dia a dia. Revistas, jornais e noticiários de TV fazem amplo uso de valores numéricos, porcentagens, proporções, taxas, índices e gráficos. Portanto o domínio das linguagens matemáticas é uma condição necessária para a Educação Básica.

    Professor: Luís Alberto Tomazini
    EMEF "Profª Marina Apª Rógerio Paschoalotti"

    ResponderExcluir
  7. No ensino da matemática os conteúdos de porcentagem e proporção tem que ser muito bem trabalhados, como múltiplos, ordem de grandeza, razões, divisão, escalas, medidas, frações, representação gráfica e outros, preparando o aluno nesse campo conceitual para que ele tenha um desempenho no seu cotidiano e profissionalmente. Esses conteúdos são de suma importância, para ele raciocinar e refletir quando vão comprar ou vender algo com acréscimo ou desconto; ler e interpretar dados, tabelas, gráficos e mapas.

    Professora: Rita Apª Gomes Formenti
    EMEF "Profª Marina Apª Rogério Paschoalotti"

    ResponderExcluir
  8. O ensino dos conteúdos de porcentagem e proporção são ferramentas muito importantes, indispensáveis e úteis no cotidiano dos alunos usando, assim, os conceitos aprendidos em sala de aula de maneira prática. Para que eles raciocinem, interpretem e reflitam sobre dados, tabelas, desconto e acréscimos, mapas, gráficos, etc.

    Professora: Franci Inês Diaz
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  9. Professor: Luís Isaias6 de junho de 2009 às 09:51

    O estudo da porcentagem e principalmente sua compreensão é de fundamental importância, um bom exemplo de uso da porcentagem no cotidiano é numa situação de desconto oferecido em uma compra e seu pagamento á vista num estabelecimento comercial, essa situação pode ser resolvida mentalmente, dependendo do valor da compra e do desconto, o cálculo pode ser exato ou aproximado.

    ResponderExcluir
  10. A porcentagem e a proporção é um rico instrumento capacitando o educando a interagir de forma acertiva em situações cotidianas que envolva entre outras coisas questões financeiras.
    Exemplos:
    - Análise de juros bancários;
    - Melhor forma de pagamento na aquisição de bens;
    - Em receitas culinárias, o conhecimento de proporção é fundamental na adequação da quantidade de ingrediente previsto, etc.

    Professora: Roberta Meloni de Assumpção
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  11. A porcentagem é um instrumento para podermos comparar números. Essa habilidade é muito importante na vida de cada um. O individuo que possui essa habilidade e a faz uso poderá obter beneficios, argumentando e contestando as praticas de juros abusivas aplicadas no comércio.

    Professor: Paulo Vasconcelos Alves

    ResponderExcluir
  12. A porcentagem e a proporção são importantes por estarem diretamente relacionadas com situações cotidianas e não somente inseridas no contexto escolar.
    Esses conteúdos são ferramentas úteis para o aluno raciocinar, observar, refletir e questionar uma infinidade de situações-problema e suas aplicações matemáticas em outras áreas de estudo como a Física, a Geografia, as Ciências, etc.

    Rosemeire Bueno de Oliveira
    EMEF "Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  13. O estudo da proporção e da porcentagem é importante, não só para a Matemática mas para todas as áreas de conhecimento, para todas as pessoas nas mais diversas profissões, pois da nas receitas que a dona de casa prepara ao médico que prescreve medicamentos, todos utilizam a proporção/porcentagem no seu cotidiano. Com relação ao uso da calculadora, é evidente que o mesmo facilitaria muito o desenvolvimento do raciocinio e cálculo de cada estudante. Porém, é importante ressaltar que antes de utilizar a calculadora, TODOS os nossos alunos deveriam saber efetuar os cálculos das quatro operações fundamentais manualmente.

    Lúcio Valim dos Santos
    EMEF " PROFª MARINA AP. ROGÉRIO PASCHOALOTTI"

    ResponderExcluir
  14. O estudo da porcentagem e proporção é de fundamental importância, já que é um conteúdo que está diretamente ligado com atividades do dia-a-dia e de praticamente qualquer profissão que nossos alunos irão exercer.

    Simone C. Marin Galbier
    EMEF"Profª Maria Diva Franco de Oliveira"

    ResponderExcluir
  15. A porcentagem e a proporção são importantes e para mim, fundamentais no ensino aprendizagem da matemática. Estão presentes no cotidiano de qualquer pessoa e por isso mesmo, facéis de exemplificar para os alunos sua funcionabilidade e aplicação. São conceitos que, quando bem trabalhados, construídos, desenvolvem uma aprendizagem significativa, transpondo a linguagem escrita. Prova disso estão algumas pessoas analfabetas que realizam cálculos mentais de porcentagem e proporção com exatidão! É preciso que esses conceitos sejam estudados no Ensino Fundamental como atividade permanente, independente de série ou ano/ciclo.

    Andréia Maria Duda
    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini"

    ResponderExcluir
  16. A proporção e a porcentagem estão ligadas no nosso cotidiano envolvendo resoluções de situação-problema.
    A porcentagem principalmente no seu contexto observamos o quanto ela está veiculada na mídia,jornais,revistas etc...

    Profº Ercio C. Lima
    Emef "Profª Maria Diva F. de Oliveira"

    ResponderExcluir
  17. este assunto é muito interessante para o aluno, pois na vida real não existe praticamente números inteiros, tudo é parte de alguma coisa. porcentagem ou fração, tudo são partes de um todo, sempre dividido pelo denominador, tudo sempre fracionado, o preço é uma fração de valor, o peso é uma fração de massa, a altura é uma fração de uma extenção, e seria muiro importante o aluno saber tudo sobre este assunto e dominar esta questão pois preço, troco e dinheiro principalmente, passeiam pelas fralções de peso e medida constantemente...Momesso, Emef Maria Diva, um abraço...

    ResponderExcluir
  18. Claudia Munhóz - Secretaria da Educação10 de junho de 2009 às 16:59

    Professores

    Através das respostas postadas pude perceber que todos possuem o mesmo ponto de vista em relação ao processo de ensino-aprendizagem sobre porcentagem e proporção e que esses conteúdos são de fundamental importância para nossos alunos. Afinal, como vocês disseram:
    “...são assuntos que tem correlação direta com as atividades diárias que todos nós vivemos principalmente no ambiente de trabalho.”
    “...a matemática não é simplesmente uma transposição de conceitos, mas deve ser dinâmica e adaptada à vida real.”
    “...o indivíduo que possui essa habilidade e a faz uso poderá obter benefícios, argumentando e contestando as práticas de juros abusivas aplicadas no comércio.”
    “São conceitos que, quando bem trabalhados, construídos, desenvolvem uma aprendizagem significativa, transpondo a linguagem escrita.”
    “...na vida real não existe praticamente números inteiros, tudo é parte de alguma coisa...”
    Aguardo a participação de todos no segundo tema, que será: Problemas/situações-problema.

    Abraços,

    Claudia

    ResponderExcluir
  19. A proporção sempre esteve presente na vida das pessoas; na arte,no trabalho,nas construções, enfim no cotidiano. Estudar esse assunto levará o aluno a operacionalizar estas situações, isto é, usar diferentes procedimentos matemáticos que poderão auxiliá-lo em diferentes contextos.
    Antonio
    Emef Márcia

    ResponderExcluir
  20. É muito comum, em nossa vida, surgir situações problemas que envolvam relações entre grandezas, como o tempo que se gasta numa viagem depende da velocidade do veículo. A quantidade de dinheiro que se paga para encher de combustível o tanque de um carro depende do volume de combustível colocado.
    Uma maneira bastante usada na vida diária para comparar dois valores é a porcentagem, como por exemplo, desconto ou acrescimo na compra de um produto.

    Maria Aparecida Boratti Favretto
    EMEF Marcia

    ResponderExcluir
  21. A porcentagem e a proporão é de extrema importância para o desenvolvimento da humanidade estaligada no seu cotiano. Enquanto, professorm precisamos contextualizar a aula de matemática a realidade do aluno para a aprendizado ter sentido. Elis Aparecida Pinafi EMEF " Adirce C. Caveanha"

    ResponderExcluir
  22. A porcentagem e a proporção é de extrema importância para o desenvolvimento da humanidade, esta ligada no seu cotidiano. Enquanto professor precisamos contextualizar a aula de matemática a realidade do aluno para o aprendizado ter sentido. Elis Aparecida Pinafi - EMEF " Adirce C.Caveanha"

    ResponderExcluir
  23. O estudo de porcentagem é de extrema importância , uma vez bem aplicada aos alunos, aprendem a utilizá-las em seu cotidiano observando as diversas formas e situações ( tabelas, gráficos, receitas, dados bancários, logistica " acréscimos e descontos", mapas, etc.), na qual ela esta presente.
    Gisele EMEF Márcia H. M.F.Risala

    ResponderExcluir
  24. Caria Cancian de Souza22 de junho de 2009 às 06:11

    O estudo da porcentagem constitui uma ferramenta de extrema importância para a formação do cidadão para atuar no mercado de trabalho, não somente para trabalhar no segmento do comércio, ou financeiro, mas para que o mesmo possa conduzir sua situação financeira, saiba realizar cálculos essenciais de operações corriqueiras, como pagar um boleto no banco ou uma prestação em uma loja.
    O material está oferecendo situações-problema muito interessantes que colaboram com esses estudos.
    Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  25. O estudo da porcentagem constitui uma ferramenta de extrema importância para a formação do cidadão para atuar no mercado de trabalho, não somente para trabalhar no segmento do comércio, ou financeiro, mas para que o mesmo possa conduzir sua situação financeira, saiba realizar cálculos essenciais de operações corriqueiras, como pagar um boleto no banco ou uma prestação em uma loja.
    O material está oferecendo situações-problema muito interessantes que colaboram com esses estudos.
    Gostei bastante!

    Carina Cancian de Souza. EMEF "Adirce C. CAveanha"

    ResponderExcluir
  26. É indispensável que o aluno desenvolva conhecimentos e habilidades em relação a esse assunto que é de extrema importância na sua vida cotidiana. Porcentagem e proporção tem que ser bem trabalhados na escola para que o aluno faça uso correto de tabelas, gráficos e operações nas suas diversas formas e situações.

    Alessandra Alves
    EMEF Adirce C. Caveanha

    ResponderExcluir
  27. http://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=2327de637f&view=att&th=1219258aab06bca8&attid=0.1&disp=thd&zw


    entre neste link, vale a pena, momessojc

    ResponderExcluir
  28. Na minha opinião, ainda está longe de se conseguir um currículo em rede que atenda de forma satisfatoria o aprendizado matemático, visto que, para tal, é necessário que o ensino da matemática saia da fragmentação e linealidade atual. Para tanto, é preciso que haja um constante intercambio e interdisciplinaridade entre todas as variânças existentes atualmente em nossa sociedade. Para que isso ocorra é necessário que nós professores conheçamos todas as subárias da matemática e a aplicabilidade de todos os conteúdos programaticos em cada uma; só que isso não procede, pois nossa formação acadêmica foi de forma fragmentada e era "proibido" perguntar ao professor sobre a aplicação de qualquer conteúdo que fosse.
    ... e ainda levando em conta a diversidade do nível do ensino aprendizado do territorio brasileiro é impossível se tenha apenas um currículo em rede de âmbito nacional.
    Gilberto Z. S. da Silva
    EMEF Prefeito Waldomiro Calmazini

    ResponderExcluir
  29. Relacionar tamanhoxquantidade, levar o aluno a se conceituar com o mundo que o serca sobre medidas de comprimento, de superfície, de volume, de massa de capacidade, de tempo, de ângulos. Aprende a se organizar usando tabelas e gráficos através de resoluções de problemas cotidianeiros onde aprende a comparar,como exemplo, na alimentação dos animais, a quantidade de comida com o peso.Também cálculos que envolvam valores monetários e financeiros nas diversas transações.
    EMEF ''ANIRA F. DE CAMPOS''

    PROF. PAULO ROBERTO TEIXEIRA

    ResponderExcluir

Powered By Blogger