sexta-feira, 22 de maio de 2009

R E F L E X Ã O


Os ombros suportam o mundo
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Carlos Drummond de Andrade

Um comentário:

  1. Gramática interna(internalizada ou implícita),são recursos linguíticos acionados mesmo que inconscientemente pelo falante de um modo geral, mesmo quando não usa coretamente as normas e regras gramáticais da norma culta , faz uso dela, seja no texto escrito, uma vez que realiza o uso de um conjunto de regras e organiza as palavras conseguindo assim se comunicar. Uma vez que os contatos com a fala ou com a escrita vão acontecendo, o vocabulário tende a ser ampliado e melhoradp por quem fala e escreve. Cabe ao professor criar oportunidades para que os alunos ampliem cada vez maisseus usos da língua, nas mais variadas situações sociocomunicativas. Esse processo se dará por contato com textos dos diversos gêneros, dos próprios alunos ou alheios, atividades de produção e de reorganização de textos, de transposiçãode dialetos e registros; Esse tipo de ensino-aprendizagem da língua é chamado produtivo, que vai testar e desenvolver ao mesmo tempo as competências discursivas do aluno, como locutor ou interlocutor. O trabalho com a gramática, vai produzir então o ensino produtivo da língua dando mais habilidades ao falante.SIMONE MARGARETH MAIA MENEZES DE OLIVEIRA.

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