segunda-feira, 15 de junho de 2009

LÍNGUA PORTUGUESA - Atividade TP 1


Análise e Reflexão: Comente sobre as modalidades da língua e dê sugestões de como trabalhá-las em sala de aula
Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A segunda atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 1 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

40 comentários:

  1. As duas modalidades da língua são:
    ORALIDADE - a qual aprendemos naturalmente pelo simples contato com outros falantes.
    ESCRITA - modalidade artificial. Necessitamos de tempo e esforço para podermos aprendê-la.
    Sabemos que a oralidade influencia muito o modo de escrever de nossos alunos. É nossa função oferecermos a eles a chance de perceberem que, dependendo do contexto, é necessário o uso de uma linguagem mais formal, mais culta.
    Uma atividade que considero produtiva é dar aos alunos um texto onde os personagens são dois caipiras. Estes apresentam uma forma toda especial de falar. Questiono o que os alunos acham desta linguagem e geralmente a consideram errada. Ajudo-os a perceberem que existem diferentes linguagens. Depois, divido a classe em diversos grupos e peço para transformarem o texto, colocando como personagens dois políticos (linguagem formal), dois jovens ( uso de gírias)...Sugiro que apresentem para os colegas o resultado final, fazendo dramatização.
    Considero esta uma atividade significativa que proporciona aos alunos momentos de reflexão sobre a língua escrita e falada.

    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

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  2. Juliana - Secretaria da Educação18 de junho de 2009 às 17:18

    Adriana,
    Achei muito interessante sua atividade e penso que ela faz com o aluno reflita sobre o uso da língua, pois ele deve ter "domínio" sobre ela, isto é, apropriar-se e utilizá-la de maneira consciente tanto na modalidade oral como escrita.
    Um abraço.

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  3. Cada um de nós, quando nasce, começa a aprender a língua em casa, com os familiares que são as pessoas mais próximas do nosso cotidiano. Ao ouvir as pessoas falando,vamos nos apropriando desses vocabulários.Quando passamos a ter contato com outras pessoas na rua ,na escola, enfim na sociedade da qual o falante da língua convive,percebemos então que nem todos falam da mesma maneira cada um tem seu modo particular de falar, ou seja pertencem a outras familías, vivem em outra cidades ou mesmo outras regiões do país. Essas modalidades de nossa língua são chamadas de variantes linguistícas.Apesar disso, uma das variantes,a norma padrão ou norma culta, tem grande prestigio na sociedade,por ser o tipo de língua utilizado na maior parte dos jornais dos livros,dos textos cientificos etc...
    Assim pode-se dizer que a norma culta é a língua padrão, a variante de maior prestigio social e a norma popular são todas as variantes linguisticas diferentes da língua padrão.Com isso todas as variantes linguisticas são eficazes na comunicação e possuem valor dentro das comunidades em que são faladas.É justamente nesse momento que o professor como mediador têm a função de mostrar para seu aluno que a linguagem oral (falada) é bem diferente da língua escrita.Quando escrevemos, temos outro recursos para escolher melhor as palavras, de corrigir o texto e procurar melhorá-lo.
    A atividade que pode facilitar para o aluno a perceber bem essa diferença, e fazê-lo refletir.Pode ser realizada com a classe sendo divida em vários grupos onde o professor vai distribuir vários texto escritos com relatos de pessoas contando algo que ocorreu utilizando nesses textos a linguagem oral mostrando o que é comum na linguagem oral como:Daí, então,tá e outras recursos que são comuns na linguagem oral,em seguida o aluno deverá relatar o mesmo texto utilizando a linguagem escrita.Dessa forma ele vai perceber no concreto essa difereça. O professor pode também pedir para os alunos dramatizarem essa situação utilizando os textos.Outra atividade interessante pode ser realizada utilizando músicas como a dos Mamonas Assassinas "chopis Centis" que vai mostrar bem essa diferença da linguagem falada e escrita. O professor poderá utilizar a sala de informática os alunos deverão baixar algumas músicas que o professor irá solicitar, em seguida ele deve reescrever a música utilizando a linguagem escrita essa atividade pode ser em dupla.Levando em conta que o público de adolescentes são apaixonados por música e computador vai ser muito produtiva.
    Verginia EMEF Profª Anira Franco de Campos

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  4. SIMONE MARGARETH MAIA MENEZES DE OLIVEIRA, DA EMEF ANIRA FRANCO DE CAMPO, DISSE: a oralidade a escrita são as duas modalidades( ou realizações) da língua; a modalidade oral é a nossa língua natural, a aptidão para o uso da linguagem.já a escrita é uma modalidade artificial, uma vez que não nascemos sabendo escrever, e é de desenvolvimento relativamente recente e seu aprendizado não é natural como a fala.
    Em sala de aula o professor deve procurar proporcionar momentos para o diálogo, valorizar as reações voluntárias ou não dos alunos para que ele desenvolva a sua capacidade de compreender, avaliar e responder adequadamente o que ouve, para que possa organizar melhor sua escrita.

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  5. Juliana - Secretaria da Educação20 de junho de 2009 às 13:42

    Vergínia,
    Concordo quando você coloca que o professor como mediador deve levar o aluno a refletir sobre a diferença da linguagem escrita e oral(falada), pois quando escrevemos um texto temos tempo para revisar e corrigi-lo, já a fala é mais "livre", mas requer certa atenção, pois dependendo da situação em que será utilizada o aluno deve saber empregá-la corretamente e sabemos que são poucos os alunos que consegem usá-la com propriedade, mas o caminho realmente é a análise e reflexão. Achei muito interessante as atividades propostas!
    Um abraço.

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  6. A oralidade e a escrita são as duas modalidades da língua.
    A primeira, adquirimos naturalmente,já a segunda,é construida.
    Quando o indivíduo percebe que a escrita representa a fala, torna-se letrado.
    É possível refletir sobre as duas modalidades em uma única atividade. Como exemplo, podemos citar o jornal falado: uma atividade onde eles constroem a notícia e apresentam-na para a turma privilegiando a norma culta.
    Verônica Alves
    EMEF Márcia

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  7. A oralidade e escrita são as duas modalidades da língua. A oralidade é natural, nasce com a gente, e nos dá mais liberdade, talvez por termos um retorno rápido. Enquanto que a escrita é artificial, escrevemos e reescrevemos, para certificar que seremos entendidos por aqueles que nos lêem. Enquanto na oralidade temos as expressões faciais, gestos e mímicas para nos ajudar a falar, a escrita tem todos os recursos de linguagem para produzirmos um texto coeso e coerente. É importante trabalhar os diversos textos, orais ou escritos, em situações e com objetivos diferentes, para que o aluno desenvolva o conhecimento mínimo para não só diferenciá-los, mas também vivenciá-los com desenvoltura.
    Kellen B. Ávila
    EMEF Adirce Cenedeze Caveanha

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  8. Oralidade é nossa língua natural, a escrita é a modalidade desenvolvida no decorrer do aprendizado.
    As duas modalidades tem que caminharem juntas.
    Para um bom entendimento é ler muito e quem escreve saber a linuagem e as características do gênero, trazendo seus conhecimentos, emoções que não estão impressos na estrutura da língua e que os nterlocutores carregam e vivenciam no momento da interação.
    Um dos temas que chama atenção do adolescente é o amor, e para abrir um espaço para discussão do assunto é formar um círculo com os alunos, cujo o professor conduz os alunos a um posicionamento diante de fatos sobre o amor, utilizando o conhecimento prévio deles.
    Direcionar o aluno a utilizar a linguagem escrita para registrar suas emoções, sentimentos.
    Após essa sondagem sobre as informações prévias, orientá-los na leitura e compreensão do texto "Maneiras de Amar" de Carlos Drummond de Andrade.
    Questionar as ações das personagens do texto.
    Ler o texto e comentar com o objetivo de desenvolver no aluno "olhos de ver" o amor em atitudes do dia a dia.
    Márcia Cristina Zinetti
    EmefProfª Rita de Cassia Gomes da Silva Cola

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  9. Desde que nascemos contamos com a família que é nosso primeiro contato social onde ali vamos crescendo ouvindo palavras,diálogos entre os vivnetes desse lar acabando em também fazer uso pela aprendizado desses falante, ade é uma linguagem natural na qual damos o nome de oralidade onde sua maior marca são os dialetos,regionalismo que também recebem o nome de linguagem coloquial .Nessa linguagem não é considerado os erros ,pois desde que você consigase comunicar e outro tenha entendido,est´´a correto.Já a língua escrita não é tão simples exige maior elaboração, pois tem suas regras, exige tempo e esforço para aprender. Também chamada norma culta ,porque a escrita não podemos registrar do modo que falamos,temos que nos preocuaprpos com a concordância,seja verbalou nomonal tem que haver coesão e coer^ncia, seguimentação, senão o interlocutor não conseguir entender que o autor quis lhe passar.

    Proposta de atividade
    a atividade desenvolvida pelos alunos contemplando a linguagem oral e a escrita foi que após aprenderem discurso direto e Indireto tiveram que produzir um texto usando a linguagem coloquial e a formal tendo que apresentar para os colegas em forma de dramatização deixando claro um e o outro.após as apresentações houve uma discussão com interferência do professor sobre se entenderam as diferenças entre as modalidades.
    Alzira Donizeti da Luz
    EMEF Marina

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  10. A oralidade e a escrita são duas modalidades da língua.São igualmente importantes e apresentam possibilidades de uso no registro formal e também no informal.
    No entanto,precisam ser trabalhadas na escola, tanto na locução quanto na interlocução.Dessa forma, ouvir e falar, ler e escrever, devem ser atividades constantes na sala de aula.

    Proposta: Entregar para os alunos uma cópia do conto de Ricardo Azevedo - "Ocaso do espelho", em seguida realizar a leitura. Após a leitura pedir aos alunos que formem duplas e desenvolvam a mesma história em quadrinhos, fazendo uso da linguagem formal em alguns parágrafos destacados no texto. Para finalizar a proposta convidar uma dupla para ler a producão para a classe.

    Maria Augusta de Araújo
    EMEF. Marina..

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  11. A modalidade da língua é a oralidade e a escrita.
    A primeira apresenta-se com maior fluência na participação do aluno, até pela naturalidade que esta representa na comunicação.
    A segunda está relacionada à aquisição que não é nata, o que compromete essa espontaneidade. Porém dentro do processo de aprendizagem torna-se uma aquisição fundamental para a vida do futuro cidadão.

    Proposta de atividade: A proposta de atividade desenvolvida com os alunos foi que receberam um texto narrativo com marcas da oralidade, fariam a reescrita do texto passando-o para a norma culta. Alguns alunos apresentaram dificuldades na reescrita por terem no seu cotidiano forte influência da oralidade, não conseguindo identificar no texto a oralidade para assim transformá-los para a norma culta.
    Após este momento, a reescrita foi revista na lousa com a intervenção do professor e alunos para conclusão e fechamento da atividade, ficando clara aos educandos a diferença entre modalidade oral e escrita.

    Porfessora: Maria José Ribeiro Pires
    EMEF "Profª Marina Aparecida Rogério Paschoalotti"

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  12. Selma Leandra Bueno Freire22 de junho de 2009 às 13:45

    As duas modalidades da língua são: a oralidade e a escrita.Essas modalidades são igualmente importantes para o desenvolvimento do aluno enquanto comunicador. Por isso, a importância de se trabalhá-las em sala de aula.
    No entanto, a modalidade oral, por ser a nossa língua natural,a deixamos muitas vezes em um segundo plano. Não percebemos as ricas possibilidades de trabalho. Podemos, através de debates, jograis, jornal falado, dramatizações, etc., mostrar aos nosssos alunos as variantes de nossa língua e o quanto é importante saber se expressar de modo claro e competente nas diversas situações do dia-a-dia.
    Quanto à modalidade escrita, o importante é mostrar aos nosssos alunos que ao escrever um texto não detemos dos meios que a modalidade oral detém, ou seja, o ritmo, os gestos, as expressões facias etc.É necessário saber quem será o nosso público alvo, qual é o nosso objetivo em escrever aquele texto. Nessa modalidade, a leitura de bons e variados textos (literários ou não), a produção textual e a reescrita ajudarão em muito o desenvolvimento de nossso aluno.

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  13. Quando o aluno se expressa oralmente nos dá pistas de sua língua natural. Devemos aproveitar ao máximo essa linguagem e relacioná-la à escrita, acrescentando as normas da língua que precisam ser assimiladas por ele.
    Uma boa situação de aprendizagem é a produção de textos espontâneos seguida de revisão imediata com o aluno, fazendo-o avançar em suas concepções da língua escrita.
    Rosa - EMEF Márcia

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  14. Sobre as modalidades da língua gosto de pensar em oral - natural e escrita - artificial. Assim acho que a definição fica mais resumida e simples. Mas esta definição simples é só para nós, professores, que já estudamos e apreendemos os conceitos. Gosto de trabalhar em sala de aula com os poemas de Patativa do Assaré e mostrar ao aluno, que por mais natural que seja a modalidade oral, quando escrita ipsis literis se torna estranha pois com certo tempo de escolaridade já incorporamos também a modalidade escrita e esta é formal. Tem regras e fazer a "correção" dos poemas reforça o uso destas. Luciane Aló Pedro - Emef Anira

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  15. A oralidade e a escrita são aas duas modalidades da língua.
    A primeira é natural,enquanto a escrita é artificial,isto é,necessita ser aprendida.
    O professor deve ampliar a competência do aluno no seu uso da língua,preocupando-se também com situações de escuta.
    Uma atividade que envolve oralidade,escuta e escrita é a apresentação de uma peça teatral.
    As duas modalidades são igualmente importantes e devem ser trabalhadas na escola.
    Maria de Lourdes
    EMEF Márcia

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  16. São duas as modalidades da Língua, a oral, aquela que aprendemos naturalmente,no nosso dia a dia,no cotidiano e que o aluno traz em sua bagagem quando vem para a escola e a escrita ,que é a que a escola pretende ensinar ou, digamos,sistematizar,ensinar as regras e, o mais importante, quando e onde deve usar uma e outra se quiser ser considerado apto a exercer seu papel de cidadão na sociedade.Acho que em sala de aula o trabalho de mostrar ao aluno essas diferenças deve levar em conta a sua linguagem cotidiana, informal ,a produção de textos e a constante revisão e reescrita dos mesmos, bem como o trabalho com diferentes gêneros textuais para que aos poucos ele perceba essas diferenças e o seu uso.
    Maria Claudia Assin
    EMEF "Anira"

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  17. Considerando os estudos que servem de referência sobre as modalidades da língua, é possível dizer que ela se divide em dois grupos: a língua falada e a língua escrita - que se subdividem de acordo com o formalismo. Portanto, a língua falada pode ir da oratória ao familiar; e a língua escrita, do hiperformal ao pessoal.
    O importante porém é fazer com que os nossos alunos, durante a sua vida escolar, se conscientizem da existência dessas modalidades e que aprendam a selecionar a forma mais adequada de uso para cada situação. Para tanto, é necessário apresentar essas diversas formas através do constante exercício da leitura e da compreensão de situações que envolvam todas essas modalidades: da gíria ao seminário, do regionalismo à norma culta, da discussão entre colegas da mesma faixa etária ao debate padrão.
    Recentemente, uma atividade que eu fiz com os meus alunos de quinta série, envolvendo variações da língua, foi com a leitura de histórias em quadrinhos do Mauricio de Sousa; utilizei uma história do Chico Bento (Mundo Animal - nº453) para trabalhar tanto o regionalismo, quanto a linguagem figurada. Creio que os gibis, as tirinhas e as charges são sempre portadores de textos bem interessantes a serem explorados em nossas aulas.
    Enfim, propiciar aos alunos o conhecimento das variedades da língua, quando e como usá-las certamente facilitará a vida dos nossos alunos como efetivos cidadãos.

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  18. A língua é um sistema aberto, o que possibilita uma grande variedade de usos.A Línguística tem se ocupado há tempo da caracterização e do uso das variações linguísticas que podem referir-se ao uso de um grupo ou ao uso de cada locutor, no momento específico da interação.Sabemos, portanto da importância dessas variações, e que não existe apenas uma correta, uma vez que depende da situação de uso.
    Estudos se voltam cada vez mais para a valorização da língua cotidiana de cada locutor e da expressão oral, sendo esta tão importante quanto a modalidade escrita.Tendo em vista que a criança aprende a língua materna no convívio familiar, cabe à escola trabalhar a língua escrita, tida como a superficial, porém não deve deixar de trabalhar as atividades orais nas situações de fala e de escuta, pois além do respeito ao locutor, envolve a capacidade de concentração, compreensão e análise para responder adequadamente ao que ouvimos. Diante da importância de se trabalhar na escola as duas modalidades da língua, a oral e a escrita, sugiro o jornal falado, uma interessante atividade para se desenvolver as habilidades de fala, escrita, escuta e também a autoavaliação.

    EMEFProfª Maria Diva Franco de Oliveira
    Profª Helena Quadros

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  19. Não consegui postar o comentário sobre o que é texto, por isso estou fazendo junto com modalidade.

    Do ponto de vista linguístico, texto é uma unidade gramatical ampla, do da comunicação é uma unidade de linguagem, visto que possui um caráter sociocomunicativo, isto é, uma intenção.
    Há autores que misturam tipologia com modalidade.
    Partindo do pressuposto de que modalidade de texto trata-se da dicotomia escrita e oral ( ABAURRE), pode –se elaborar diferentes atividades. De início, deve-se mostrar aos alunos por que um texto escrito é complexo, e diferente do discurso falado.
    Quando nos referimos a texto, normalmente fazemos do ponto de vista escrito, polarizando e sempre a favor da escrita. É evidente que há traços distintivos na escrita e na fala, mas, nem por isso, devemos desvalorizar a modelidade oral,pelo contrário, partindo –se do trabalho oral melhora-se a escrita.
    Sugestões:
    O professor deve trazer para sala toda tipologia textual.
    Para o trabalho oral pode-se utilizar prancha, livros sem escrita, contar uma histórias e, em seguida pedir a sequência dos fatos. Usar jogos de sequência lógica, etc. Sendo assim, estará preparando para a escrita.
    Edilaine Teresinha Ribeiro
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

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  20. As modalidades da Língua possuem características bem distintas: A oralidade é natural, aprendida através do convívio interpessoal e apresenta expressões físicas que são próprias do ser humano. Já a linguagem escrita é artificial, pois necessita de uma sistematização, a qual é realizada pela escola.Isso muitas vezes causa um distanciamento do interlocutor. Esse distanciamento tem causado a exclusão social, pois só tem valor quem conhece a maneira "formal".
    É claro que a escola deve ensinar o padrão da Língua, porém deve ser especificado para os alunos que há diferentes usos da Língua e adequações necessárias nas diversas situações de convivência.
    Uma atividade em que trabalhei a oralidade foi através da música Arnesto de Adoniram Barbosa. Ela consistia em apresentar a letra da música, fazer a leitura e comentá-la. Após ouvimos e assim os alunos puderam perceber grande diferença, pois ao fazer a leitura perceberam "erros" e quando ouviram perceberam a diferença. Solicitei então que reescrevessem a letra na maneira formal da Língua.
    Após essa atividade surgiu a ideia de uma pesquisa com o seguinte tema: "A Língua é viva". Essa pesquisa consistiu em procurar expressões, gírias, jargões das décadas 50,60,70 e 80 e comparar com a linguagem atual. Com isso perceberam como a oralidade é mutável e se adequa as necessidades.

    Marilene da Silva
    EMEF Anira Franco de Campos

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  21. A língua possui duas modalidades: oral e escrita.
    A escrita é uma forma de representação mais elaborada, pois não se ampara nos mecanismo da linguagem oral, durante o processo de alfabetização o aluno necessita da mediação do professor para organizar suas idéias na escrita. Uma sugestão para o desenvolvimento da escrita é a leitura diária pelo professor e, neste ato, ele deve demonstrar o prazer de se ler, a leitura deve ser preparada com antecedência, a leitura deve ser uma espécie de dramatização.
    Antes de chegarem à escola, as crianças já estão com a fala desenvolvida, pois é através da fala que o ser humano interagem na sua comunidade, a linguagem oral é menos elaborada pelo fato de poder amparar a comunicação em gestos, expressões faciais, etc. Tanto na fala como na escrita torna-se necessário o desenvolvimento de competências para participarem de intercâmbio oral que requeram ouvir com atenção, intervir, formular e responder perguntas justificando suas respostas. Como sugestão de trabalho pode-se realizar rodas de conversas em que os alunos possam relatar acontecimentos do cotidiano, organizar palestras debates e seminários, etc.

    Edilson Domingues Andrade
    EMEF " Adirce Cenedeze Caveanha"

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  22. Linguagem oral é representada por exemplo em uma conversa entre amigos, e a linguagem escrita se aprende ao ser alfabetizado.São duas práticas discursivas, de um lado a informalidade e de outro o formalismo.
    Existem textos escritos que se situam mais próximos ao da fala, exemplos: bilhete, carta familiar, textos de humor. Ao passo que existem textos falados que mais se aproximam da escrita formal,como: entrevistas profissionais ou cargos administrativos.

    Proposta de Atividade:
    Muitos alunos tem dificuldades de escrever pelo fato de o fazerem como falam. Por isso, a escola deve trabalhar a oralidade,mostrando as diferenças e semelhanças entre estas duas modalidades linguísticas, fala e escrita.

    Adriana Manca Dal'Ava
    EMEF "ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"

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  24. As modalidades da língua são: oral e escrita, a modalidade oral aprendemos naturalmente e a escrita é preciso que nos esforcemos um pouco para o aprendizado, pois não é natural, não nascemos sabendo escrever.`
    É importante trabalhar as duas modalidades com os alunos, porque eles precisam saber que nem sempre podemos escrever da mesma forma que falamos, há situações que pedem uma escrita mais culta, diferente da que usamos no dia-a-dia.
    Uma atividade que considero interessante é levar textos escritos como falamos, informais, e pedir aos alunos que analisem e reescrevam o texto deixando-o formal, exemplificando assim as duas modalidades da língua.

    Elizabeth Apª de Lima
    EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira.

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  25. As atividades que podem auxiliar no desenvolvimento da oralidade de nossos estudantes são a leitura compartilhada, seminários, entrevistas e argumentação de seu ponto de vista. Embora a oralidade seja natural e anterior a escrita, percebe-se ainda que o estudante não se sente à vontade quando diante das atividades mencionadas, daí a necessidade delas serem realizadas para que os obstáculos de organização do pensamento sejam vencidos. Já em relação a escrita, a leitura comparativa, a análise reflexiva de textos interessantes e variados permitem a ampliação do vocabulário antecipando compreensão e facilitando a oralidade.

    Suzete de Freitas - "Maria Diva"

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  27. As atividades que podem auxiliar no desenvolvimento da oralidade de nossos estudantes são a leitura compartilhada, seminários, entrevistas e argumentação de seu ponto de vista. Embora a oralidade seja natural e anterior a escrita, percebe-se ainda que o estudante não se sente à vontade quando diante das atividades mencionadas, daí a necessidade delas serem realizadas para que os obstáculos de organização do pensamento sejam vencidos. Já em relação a escrita, a leitura comparativa, a análise reflexiva de textos interessantes e variados permitem a ampliação do vocabulário antecipando compreensão e facilitando a oralidade.

    Suzete de Freitas - "Maria Diva"

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  28. Temos duas modalidades distintas da língua: escrita e oral, esta adquirida naturalmente e desenvolvida pelo meio sócio-histórico-cultural de cada indivíduo, geralmente a família; aquela, artificial, adquirida posteriormente, necessitando de esforço, tempo e disciplina para aquisição da mesma.
    Como professores, devemos fazer com que nossos alunos entendam que a língua deve ser usada como uma roupa. Não vamos à praia de terno, muito menos a um casamento de sunga, portanto, na fala ou na escrita deve ocorrer o mesmo, tudo depende do interlocutor, para quem estou direcionando minha fala, para quem será o meu texto escrito?
    Propostas de atividades interessantes são aquelas que fazem o aluno refletir sobre a diversidade do uso da língua, levando um texto, geralmente dramático, e pedindo para diversificarem com outros dialetos - sociais, etários, regionais, profissional etc - e depois reescreverem o texto no mesmo critério abordado, logo, direcionarão o texto escrito ou falado para os seus interlocutores correspondentes, em um grupo de adolescentes predominará o uso de gírias, numa conversa de um aluno com a diretora, esse tentará o uso formal da língua.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

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  29. Sandra Regina de Souza Lima27 de junho de 2009 às 19:30

    Sandra Regina de Souza Lima
    E.M.E.F. Adirce Cedeneze Caveanha

    A fala é individual, isto é, depende do uso que cada falante faz da língua, seja a oral ou a escrita, transforma-se foneticamente, adquire novas palavras, rejeita outras, sendo assim, a fala do indivíduo modifica-se de acordo com sua história pessoal, com suas intenções e sua maior ou menor aquisição de conhecimentos.
    Nesse sentido, parece não serem as modalidades da língua, mas os tipos de textos e suas situações (palestras, conversas, artigos de opinião, diálogo ao telefone) que determinam esse formalismo gradativo.

    ATIVIDADES

    - a biblioteca se encaixa como a mais proveitosa ferramenta, porém destacando os mais variados gêneros textuais, entre romances, contos, enciclopédias, dicionários, revistas infantis, HQs, vídeos, jogos, recursos audiovisuais , oportunizando os alunos a fazerem inferência de mais de um tipo textual, gêneros que trabalhem o sistema verbal e não verbal, trabalhando a interdisciplinaridade e tratando de temas do cotidiano.
    - gravar diálogos entre dois ou mais alunos envolvidos em uma atividade manual e transcreve-lo e discuti-lo apontando as diferentes modalidades;
    - fazer registros de reflexões obtidas em leituras, reescritas, debates relacionadas à análise oral e escrita da língua;

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  30. A oralidade e a escrita são as duas modalidades da língua. A modalidade oral é a nossa língua natural, a qual aprendemos pelos simples contato com outros falantes. A modalidade escrita não é natural, já que não nascemos sabendo escrever, além do que, muitas línguas no mundo não têm escrita. Essa modalidade necessita ser adquirida, apropriada, o que exigirá maior tempo e esforço do que na aquisição da língua oral.
    Sugestão de atividade:
    Proposta de produção de texto instrucional
    Em sua escola ocorrerá um concurso de pipas, mas muitos de seus colegas não sabem construir uma. Ensine-os de forma simples e prática, descrevendo todo o processo através de um texto que obedeça à sequência lógica, não esquecendo de todas as informações necessárias à execução da pipa.

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  31. Juliana - Secretaria de Educação29 de junho de 2009 às 17:49

    Professores,
    Quantas dicas interessantes e práticas para serem desenvolvidas em sala de aula! Vou deixar a minha também : no AAA1 (caderno de atividades de apoio à aprendizagem ), há diversas atividades que trabalham as modalidades da língua de maneira simples e objetiva como o poema : O qui é Brasí Cabôco? de José Nêumane Pinto ou a fábula moderna : A morte da tartaruga de Millôr Fernandes, entre outras.
    Quem tiver interesse em utilizar estas atividades e não dispuser do material na escola, é só acessar GESTAR II ON LINE, que está no blog, aparecerá uma caixa de pesquisa básica, basta selecionar o tipo de mídia : texto e colocar como título GESTAR II e aparecerá todos os cadernos deste curso.
    Atenção para o próximo tema que já está disponível : Da perspectiva da intertextualidade, explique o porquê de se trabalhar com textos.
    Um abraço.

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  32. Sabemos que a linguagem oral, digamos, faz parte de nossa genética, e portanto nos é ensinada também via oral por nossos pais, já a linguagem escrita é adquirida. Porém, ambas devem andar lado a lado, no processo de comunicação. Enquanto na linguagem oral podemos uti@lizar de recursos físicos para que sejamos melhor compreendidos, na escrita contamos com todos os recursos linguísticos disponíveis na gramática normativa, tão amplamente discutida e renovada a cada dia, à medida que vamos nos apropriando mais de seu uso e sua aplicabilidade. Nós, professores de Língua Portuguesa, percebemos a cada aula, a cada nova lição, uma forma diferente de explicar determinado uso de linguagem escrita, e com isso vamos nos aprimorando, a fim de que possamos obter um melhor resultado de nossos alunos. Estamos aprendendo mais e mais a cada minuto, construindo novas formas de também nos expressarmos melhor, tanto na linguagem oral quanto na escrita, assim, quanto mais uso fizermos dessas linguagens mais aptos estaremos para tornarmo-nos escritores, leitores e transmissores de conhecimento mais eficientes. Somos todos, enfim, oradores, escritores, leitores e ouvintes, que convivemos com variadas formas de comunicação, vivas e alternativas, repletas de significados e significantes, mutantes, numa era globalizada, cuja rapidez se dá principalmente na comunicação entre os povos e todas as suas tribos.
    Eliane de Carvalho
    EMEF Adirce C. Caveanha

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  33. Irene Costa Machado EMEF Profa .Maria Diva5 de julho de 2009 às 12:14

    A língua falada deve ocupar um lugar de destaque
    no ensino de língua.A motivaçao para que essa mo-dalidade seja trabalhada com tal relevo se dá,de um lado,porque o aluno já sabe falar quando chega á escola e domina, em sua essência,a gramática da lingua.Por outro,a fala influencia sobremaneira a escrita nos primeiros anos escolares,principalmente no que se refere à representação gráfica dos sons.
    Cabe á escola mostrar aos alunos a grande varie-
    dade de usos da fala, dando-lhes a consciênciade que a língua não é homogênia, monolítica,traba-
    lhando com eles os diferentes níveis (do mais co-
    loquial ao mais formal)das duas modalidades a
    falada e escrita.

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  34. MARIA LÚCIA DE PAULA CORRÊA-EMEF ANIRA5 de julho de 2009 às 17:35

    Modalidades da Língua

    A modalidade da língua é caracterizada pela língua oral e escrita. A língua oral é a nossa língua natural, a que aprendemos pelo simples contato com outros falantes.
    Por exemplo, quando a criança nasce já é rodeada por textos orais e escritos. Ela já começa a ter contato com a língua oral através de conversas de médicos e enfermeiros, quando se comunica aos pais o estado da criança, ao ouvir seu nome....
    A língua escrita não é natural, mas ao nascer também já temos contato com ela, através de frases e mensagens de boas vindas escritas no quarto.A criança, embora não entenda nada, vai tendo contato com essa linguagem escrita.
    Existem particularidades que são elementos exclusivos de cada modalidade, como a gesticulação na linguagem oral e a reedição de texto na linguagem escrita.
    Certamente as pessoas não escrevem do mesmo modo que falam, uma vez que se tratam de processos diferentes.
    Essas diferentes condição de produção para usos de diferentes intenções propiciam a criação de diferentes tipos de linguagem. Fatores como contexto, a intenção do usuário e a temática são responsáveis pela diferença entre a linguagem oral e a escrita.

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  35. Araci Moraes França EMEF "Maria Diva"6 de julho de 2009 às 10:49

    As duas modalidades da língua são: a oral e a escrita. A oralidade é a modalidade na qual estamos inseridos desde o nosso nascimento. A escrita, aprende-se a partir da inserção na escola.
    Uma atividade que pode ajudar ao aluno é a confecção de um "portfolio", no qual o mesmo vai colocando todas as suas produções e verificando o seu aprendizado e o seu progresso.

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  36. FLÁVIA MARIA DAINESI FRANCISCO- EMEF PROF. ANIRA FRANCO DE CAMPOS6 de julho de 2009 às 15:16

    A lingua é viva e acompanha o ir e vir da humanidade,desde os tempos mais remotos. Quando terminei minha faculdade de Letras em 94,chamávamos de Norma Culta e Língua Padrão o que hoje se chama de Dialeto Culto,hoje, norma é a forma que cada grupo usa a língua.
    Há progressos, a perder de vista, mas questiono se nào corremos o risco de minimizar a Língua trabalhada pela regras gramaticais que é tào prazerosa de ouvir ou ler. Não sou ortodoxa quanto às mudanças, mas conservo em mim o valor do que chamo de uma boa literatura -cada palavra, cada vírgula- uma trama trabalhada, uma obra de arte sob um ponto de vista mais formal.
    Valorizo, sim, as modalidades da lingua falada e escrita, pois a verdade não está nas màos de um grupo ou de regras elaboradas...
    Trabalho as modalidades com naturalidade, valorizo os dialetos etário, social, regional e etc., mas nào deixo de esclarecer aos alunos que nossa sociedade, ainda, padroniza o dialeto culto como padrão pra bons empregos ou ascençào social, por isso há, sim, a necessidade de conhecer o mínimo das regras que norteiam as normas gramaticais, pois é dever da escola oferecer aos alunos uma vasta visào de cultura, inclusive, o dialeto culto usado em discursos científicos, políticos e outras formalidades tão presentes em nossa vida.
    Hoje,as aulas de Língua portuguesa são muito mais enriquecedoras porque nadamos em infinitas prais de gêneros e tipos textuais e infinitas formas de trabalhar as quase infinitas facetas da língua. Aprendi que um dos melhores jeitos de trabalhar modalidades da língua oral e escrita é incentivar a leitura nos quase infinitos gêneros ou fontes de informação para redescobrir na leitura o conhecimento dos diferentes modos de escrever e falar,perceber o objetivo e o público alvo de cada texto.
    Finalizo meu comentário, mencionando Fernando Pessoa: "NÃO TENHO SENTIMENTO NENHUM POLÍTICO OU SOCIAL. TENHO, PORÉM, NUM SENTIDO, UM ALTO SENTIMENTO PATRIÓTICO. MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA.

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  37. Sabemos que são duas as modalidades da língua: oralidade e escrita. No entanto, a oralidade é nossa língua natural e a modalidade escrita só temos contanto geralmente quando freqüentamos a escola. Por isso, talvez seja tão difícil para nossos educando os primeiros contatos. Sabemos que para os educandos não é fácil lidar com as duas modalidades, no entanto nós educadores temos a responsabilidade de orientá-los e fazer com que eles saibam que as duas modalidades são extremamente importantes e podem conviver juntas sem nenhum problema desde que consigamos selecionar corretamente a forma mais adequada para cada situação.

    Proposta de atividade: acredito que não haja uma receita ideal para resolver esse grave problema do nosso cotidiano escolar, mas quanto maior for o contato dos nossos educando com maior número de diferentes textos, maior curiosidade terão em descobrir a melhor maneira de lidar com o problema de trazer para a escrita a oralidade, desde que sejam bem orientados pelos educadores e aprendendo a aceitar as variedades da língua sem qualquer preconceito. Um bom exercício é transcrever um trecho de um gibi com algumas falas do Chico Bento para a linguagem formal.

    EMEF Adirce
    Joseilda

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  38. Maria Elisabeth - Emef Prof. Anira Franco de Campos26 de julho de 2009 às 12:27

    A oralidade e a escrita são as duas modalidades da língua.A oralidade representa uma maneira própria de manifestação linguística, na qual são encontradas caracteríticas específicas de comunicação.A produção oral ocorre com a presença de interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar perfeitamente as ideias e selecionar a estrutura dos textos, na oralidade existem repetições, hesitações, correção imediata, entre outros recursos. A língua oral sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também em função da situação em que ela acontece.
    A língua escrita é mais semelhante do que diferente da língua oral, ainda que cada uma tenha suas particularidades.
    A escrita diz respeito às variaçôes linguísticas, tem padrões mais rígidos de controle social, representados, por exemplo,pelas academias, pelas normas ortográficas oficiais, pelos dicionários.

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  39. As modalidades da língua, a oralidade e a escrita, estão presentes em nossas vidas desde o início, ainda pequenos já convivemos com elas, porém, a oralidade adquirimos expontaneamente, ouvindo nossos pais ou simplesmente convivendo com outros falantes, ela vai acontecendo naturalmente diante de nossas necessidades de comunicação. Já a escrita é adquirida aos poucos, exige maior tempo e treino para irmos nos apropriando corretamente de seu uso e normas. Sabemos que muitas vezes a linguagem oral influencia a linguagem escrita, e é ai que entra o nosso papel enquanto professores, de conseguir fazer com que nossos alunos percebam que existem diferentes maneiras de nos expressarmos na fala e na escrita, e que na hora de escrever devemos procurar as palavras certas,a concordância certa,os recursos linguíticos adequados, etc
    Andréia C. S. Souza - EMEF "Adirce C. Caveanha"

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  40. Lucineide de Oliveira - EMEF "WALDOMIRO CALMAZINI"13 de agosto de 2009 às 17:32

    A língua funcional de modalidade culta compreende a língua literária, tem por base a norma culta, forma linguística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade. É a língua utilizada pelos veículos de comunicação ( emissoras de televisão e de rádio, jornais, revistas, painéis, anúncios, etc., sua função deve ser de aliados da escola, prestando serviço à sociedade colaborando com a educação e não o contrário. É a língua culta que assegura a unidade da língua nacional. É justamente em nome dessa unidade tão importante do ponto de vista político-cultural, que é ensinada nas escolas e difundida nas gramáticas. Por outro lado, a língua falada é espontânea e criativa e se afigura mais expressiva e dinâmica, não segue regras gramaticais, é portanto, livre.É papel da escola, valorizar a linguagem do aluno e promover ricas oportunidades de aprendizagens para que ele possa conhecer e utilizar nos momentos adequados essa linguagem de prestígio que é a linguagem-padrão.Para trabalhar estas diferenças no uso da linguagem o professor pode levar para a sala de aula uma notícia de jornal, fazer a leitura com os alunos e depois pedir que eles escrevam contando aquele fato que constava na notícia do “jeito deles” como se estivesse contando para um amigo ou para alguém da família. Ao final, o professor explicará as diferenças destas duas modalidades da língua levando os alunos a perceberem que as duas são importantes, mas que falamos de um jeito e escrevemos de outro.

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