terça-feira, 30 de junho de 2009

MATEMÁTICA - ATIVIDADE TP 1



Análise e Reflexão: É possível haver um currículo em rede de verdade, mediante a nossa realidade?

Prezado (a) Professor (a) de Matemática

A terceira atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 1 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

22 comentários:

  1. No GESTAR II há uma concepção de aprendizagem matemática e do seu ensino que leva em conta a integração entre os vários elementos internos da matemática. A sua proposta é buscar a construção de um currículo em rede através de um trabalho coletivo de todos os envolvidos no projeto pedagógico da escola e na construção do currículo.

    Acredito que não é possível buscar um currículo único, mas um currículo em rede que seja BEM flexível, dada a diversidade que vivemos, tanto se pensarmos localmente, nossa cidade, quanto mais se pensarmos no Brasil, de tantos contrastes.
    O currículo em rede tenta preencher justamente essas lacunas que a desigualdade social produz, mas como as desigualdades são gritantes, e fica muito complexo acreditar que um único conteúdo possa ser aplicado em todo o país.

    GIOVANA C. F. GASPAROTTO
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

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  2. Não, é necessário mais discussões sobre o tema para que o professor alcance resultados com esta nova postura. É muito interessante pensarmos em abordagem interdisciplinar, interconexões entre os conceitos, transferência de relações de um feixe a outro, desenvolvimento da inteligência etc, e todo professor está preocupado em tornar o conteúdo significativo para o aluno.A questão é,como fazê-lo face à defazagem na aprendizagem que muitos alunos apresentam. A escola deve considerar a sua realidade.
    Antonio Cássio
    EMEF Márcia Helena

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  3. Eu acredito que sim, desde que seja flexível a realidade de cada escola. Até porque , muitos professores já trabalham de forma diversificada,sustentando a idéia de interação , de relação e interligação entre todos, envolvendo o projeto político pedagógico da escola, ou seja já estão fazendo esse diferencial, porem muitas vezes são barrados pelo tempo ocupado nesse processo, uma vez que TEMOS que cumprir metas independente do tempo real a sua realidade, ou seja esse tempo é rejeitado, causando frustração e desinteresse pelo professor.

    Gisele de Cássia
    EMEF Márcia Helena

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  4. Acho possível um currículo único em rede, desde que sejam respeitadas as diferenças entre as escolas e as turmas dentro de cada escola. Afinal temos realidades diferentes dentro de apenas uma unidade escolar, imaginem se considerarmos todas as turmas de todas as escolas. Também deve ser levado em consideração projetos e outras atividades que por vezes os alunos participam ou realizam. Penso também que um curriculo único, não significa conteúdos exatamente iguais, afinal sabemos que em alguns casos é possível aprofundarmos em torias e práticas, já em outros os alunos conseguem apenas uma assimilição superficial, primária daquele conteúdo. Para isso teremos que fazer uso de um Curriculo/plano muito flexível, com professores sentindo confiança e tendo autonomia para trabalhar.
    O GESTAR II/TP1 exprime uma idéia de que o trabalho para um curriculo único depende da interação, integração, boa vontade e empenho de TODOS, MAS TODOS MESMO, profissionais envolvidos nessa questão pois a aprendizagem/ensino da matemática é um processo que deve ser construído através do percurso que o estudante faz na sua vida escolar.

    Lúcio Valim dos Santos
    Emef Marina ...

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  5. O currículo em rede busca, sustentar idéias de interação, relação, integração, interligação, é permitir uma maior e melhor navegação entre diferentes objetos de conhecimentos, e a capacidade do aluno em navegar entre diferentes áreas do conhecimento estabelecendo conexões entre elas, pois a escola poderá fornecer indivíduos aptos para a vida.
    A construção de um Currículo em rede requer que o professor aceite a possibilidade de realizar um trabalho pedagógico não linear, que não se baseie na lógica do currículo fundado na disciplina.
    A construção de um Currículo de Matemática em rede requer um trabalho coletivo de todos os envolvidos no projeto pedagógico da escola e na construção do currículo, de um novo projeto pedagógico da escolar.
    Tudo isso é possível se adaptarmos a realidade, uma vez que o professor já faz isso.

    Maria Aparecida
    EMEF MÁRICA HELENA

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  6. Mediante a nossa realidade, não. É necessario que haja mudanças para a construção de um curriculo em rede, e o professor é um elemento importante porque requer que aceite a possibilidade de realizar um trabalho pedagógico não linear, que não se baseie na lógica do curriculo fundado em disciplinas. É necessario que o professor busque promover as interconexões entre os conceitos e procedimentos matemáticos presentes no processo de resolução de situação problema que é uma porta de entrada interessante para uma ressignificação do curriculo de matemática, que nos leva a perceber o quanto é artificial a fragmentação curricular imposta pela escola.

    Alzira de Oliveira Felix
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

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  7. Um currículo em rede de fato, da forma em que a escola está organizada hoje é impossível, pois, nós professores recebemos material “apostilas” cujos conteúdos são extensos e, para o desenvolvimento desse projeto demandaria tempo maior para trabalhar os conteúdos, explorando algumas conexões e aplicações significativas para os alunos, os quais apresentam grande diversidade quanto a um determinado assunto na matemática ser interessante para ele, por mais exemplos de aplicações que sejam dados.Portanto, seria necessária uma mudança muito grande,porém, acredito que todo professor de matemática na medida do possível já faz as conexões e os elos entre a matemática e as outras ciências.

    Luís Isaias
    EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”

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  8. Não,pois a nossa rede não está acompanhando a proposta curicular para o ensino de matemática do Estado de São Paulo,que seria o nosso parâmetro, o material que utilizamos não foi discutido entre nós professores,como consta na pág 144(TP1) que diz:" A construção de um currículo de matemática em rede requer um trabalho coletivo de todos os envolvidos no projeto pedagógico e na construção do curículo.
    Temos que partir para uma reflexão para elaborarmos uma proposta curricular que atenda a nossa realidade

    Profº Ercio Carlos de Lima
    Emef."Profª Maria D. F. de Oliveira"

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  9. Da maneira como estamos trabalhando, acredito que não seria possível o estabelecimento de um currículo em rede, pois cada escola, ou melhor, cada turma em si, possui particularidades e características que talvez não se adaptem a determinadas situações, é necessário que haja a parte diversificada, para que consigamos nos encaixar nestas situações.
    A respeito de se trabalhar a Matemática interligada às outras disciplinas, em tese já fazemos isso, na medida do possível, acho que um planejamento detalhado seria de primordial importância, porém, para isso, precisamos de tempo, análise de estudos e, com a vida corrida que temos, não dispomos deste no momento, o ideal seria que pudéssemos dispor de uma carga horária na escola, sem alunos, somente para estudos, para que montássemos projetos com esta finalidade.
    Prof. Carina Maria Cancian de Souza.
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha".

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  10. A construção de um currículo em rede requer que o professor aceite a possibilidade de realizar um trabalho pedagógico não linear, que não se baseie na lógica do currículo fundado em disciplinas e busque promover interconexões entre os conceitos e procedimentos matemáticos presentes no processo de resolução de situação-problem.A construção de um currículo de matemática em rede requer um trabalho coletivo de todos os envolvidos no projeto pedagógico da escola e na construção do currículo.
    Mediante a nossa realidade tudo isso é possível desde que o currículo seja flexível a realidade de cada escola, cidade e região.
    Profª Rosemeire Bueno de Oliveira
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

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  11. Para que isso aconteça é preciso que cada escola trabalhe na sua realidade, se aprofundando mais ou menos de acordo com sua clientela.
    Profª Simone C. M. Galbier
    EMEF “Profª Maria Diva Franco de Oliveira”

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  12. Para que isso aconteça é preciso que cada escola trabalhe na sua realidade, se aprofundando mais ou menos de acordo com sua clientela.
    Simone C. M. Galbier
    EMEF “Profª Maria Diva Franco de Oliveira”

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  13. Para que isso aconteça é preciso que cada escola trabalhe na sua realidade, se aprofundando mais ou menos de acordo com sua clientela.
    Simone C. M. Galbier
    EMEF “Profª Maria Diva Franco de Oliveira”

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  14. O GESTAR II/TP1 busca uma proposta que visa um currículo em rede onde ninguém conhece tudo e de que o conhecimento coletivo é maior que a soma dos conhecimentos individuais, além de ser qualitativamente diferente. Através da reflexão e prática compartilhadas é possível tornar uma escola à altura dos tempos atuais. É necessário um currículo flexível, considerando a diversidade entre os povos, por que é quase impossível, em um país como o Brasil, estabelecer o que deve ser ensinado a todos, sem exceção. Portanto, devido a essas diferenças sociais, a construção de um currículo de Matemática em rede só será possível se não esquecermos e nos adaptarmos a realidade em que vivemos.

    Roberta Meloni de Assumpção
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

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  15. Claudia - Secretaria da Educação4 de agosto de 2009 às 06:00

    Professores

    Através de todas as reflexões podemos concluir que o currículo em rede é um grande desafio,ou seja, fazer um trabalho coletivo onde haja o envolvimento de todos no projeto pedagógico da escola e na construção do currículo exige empenho e colaboração de todos.
    Ao meu ver, o desafio ficou bem claro na frase "... um curriculo único depende da interação, integração, boa vontade e empenho de TODOS, MAS TODOS MESMO, profissionais envolvidos nessa questão pois a aprendizagem/ensino da matemática é um processo que deve ser construído através do percurso que o estudante faz na sua vida escolar."
    Abraços
    Claudia

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  16. Acredito num currículo em rede bastante flexível que atenda as necessidades de cada escola, ou melhor, de cada turma em si, como disse a professora Carina.

    Alessandra Alves
    Emef "Adirce C. Caveanha"

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  17. É aceitável a criação de um Currículo único, como uma base de conceitos a ser trabalhado ou seja com um parâmetro, mas não podemos esquecer das nossas diversidades ((étnica, cultural, religiosa, de género, etc). Portanto devemos manter a flexibilidade de trabalhar de acordo com nossas realidades não se esquecendo do conteúdo básico.

    Luís Alberto Tomazini
    EMEF Prof. Marina Ap. Rogerio Paschoalotti.

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  18. Como vemos o projeto pedagógico e o planejamento escolar orienta o trabalho em comum acordo com as escolas pertencentes a rede,sendo assim, os professores terão eficácia em implementar um currículo em rede no ensino público municipal. Basta que isso não atrapalhe a flexibilidade necessárias para administrar diferenças que existem entre a clientela que espera coisas nem sempre parecidas de uma escola para outra.

    José Carlos Momesso Emef. Maria Diva

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  19. É interessante um currículo em rede. Os conteúdos são trabalhados de forma mais prática, num contexto mais real. Porém acredito que não é tão fácil , temos que pensar na realidade cada unidade escolar . Esse trabalho e essa mudança dependem de planejamento em grupo, e isto é complicado considerando o pouco tempo disponível que temos. Elis A.P
    EMEF" Adirce C.Caveanha"

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  20. Gosto da idéia do Currículo único pela interação/integração que promove com todos os profissionais, levando-os a estarem mais próximos uns dos outros e assim, ampliar a troca de experiêcias e vivências escolares/sociais. Porém a que se ter cauteLa, pois a flexibilidade do mesmo deve ser garantida, levando em consideração que cada escola ou região da própria cidade possui realidades diversas.


    ANDRÉIA MARIA DUDA
    EMEF "PREF. WALDOMIRO CALMAZINI"

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  21. Sim, desde queatenda as necessidades individuais, ele não pode ser fechado, devendo haver flexibilidade.Levar em consideração que cada escola ou região da própria cidade possui realidades diferentes.
    EMEF''ANIRA F. CAMPOS''
    PROF. PAULO ROBERTO TEIXEIRA

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  22. No primeiro momento dessa resposta diria que não. Mas após ler e refletir sobre o texto proposto,selecionei algumas frases como " A construção de um currículo em rede só é possível a partir de uma nova postura do professor diante do conhecimento."e "A construção de um currículo de matemáticaem rede requer um trabalho coletivo de todos envolvidos no projeto da escola e na construção do currículo."Assim digo que tudo é possível desde que o currículo seja flexívela ralidade da escola,comunidade,cidade,região etc.Não deixxando deconsiderar que compreender é aprender significados e esses constituem feixes de relações e essas relações articulam-se em teias,em redes, construidas socialmente e individualmente, e estão permanentemente em estado de atualização, com tudo isso a escola estaria contribuindo para o desenvolvimento da inteligência.

    Rita Formente
    EMEF Marina

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