segunda-feira, 13 de julho de 2009

LÍNGUA PORTUGUESA - ATIVIDADE TP 2


Análise e Reflexão: Faça uma reflexão e comente sobre a gramática interna e o ensino produtivo

Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A quarta atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 2 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

31 comentários:

  1. Como descreve a TP 2: gramática interna é o conjunto de recursos línguísticos que foi sendo internalizado desde o início da aquisição da linguagem e que vai sendo usado de forma inconsciente e independentemente de qualquer estudo sistemático da língua.
    Nossos alunos possuem uma gramática implícita muito ampla, quando dizem "Nós vai..." utilizam pelo menos uma marca de concordância, logo eles possuem as regras que organizam as palavras para realizarem o uso da língua, e esse conjunto vai se tornando mais amplo, quando o professor passa a criar mais oportunidades nas mais variadas situações sociocomunicativas.
    Portanto, o ensino de gramática em sala de aula só será produtivo, no momento em que o educador valorizar a gramática como ensino reflexivo, utilizando-se da gramática internalizada que os alunos adquiriram no seu meio socio-cultural, e desenvolvendo a competência discursiva deles.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

    ResponderExcluir
  2. Gramática interna é o conjunto de regras da língua que cada falante domina, mesmo inconscientemente e independentemente de sua escolaridade, ao fazer uso da língua. Pode se dizer, que trata-se de um conhecimento prévio que a criança adquire ao longo de sua vida, com características do meio em que vive. O ensino produtivo valoriza essa gramática, pois pretende ampliar e desenvolver as habilidades do falante a partir do conhecimento tácito de cada um, é o estudo da língua em uso.

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF Adirce Cenedeze Caveanha

    ResponderExcluir
  3. Desde o nascimento o indivíduo se torna imerso no universo linguístico.
    Com seu desenvolvimento passa a dominar, mesmo sem saber, as regras desse sistema.
    Quanto mais rico em situações sociocomunicativas, melhor se apresentará sua fala.
    Cabe à escola e aos professores de forma geral, criar oportunidades para que os alunos ampliem cada vez mais os usos da língua nas mais variadas situações de comunicação.

    Verõnica Alves
    EMEF Márcia

    ResponderExcluir
  4. Na concepção da gramática internalizada ou implícita o indivíduo vai incorporar,adotar,introjetar a linguagem que adquiriu do meio onde vive, ou seja do seu convivio, isso acontece de forma inconsciente sem que o falante perceba,passará então a ser o conjunto de regras que o falante da língua irá dominar. Se observarmos o que fala a teoria do inatismo ela afirma "que todo ser humano nasce provido por uma gramática universal e possui uma propensão inata para a linguagem, essa gramática que o indivíduo possui ao nascer é a base de qualquer língua materna."
    A partir da gramática internalizada na criança ela está apta para falar e construir frases.
    Segundo (Luf)"construída a teoria a criança"sabe"o que é frase, oração,coordenação,subordinação,pois constrói frases simples,compostas e complexas."Sabe" o que é sujeito,verbo e concordância, visto que usa formas verbais, flexionadas segundo as categorias de pessoa e numero."
    O ensino produtivo leva em conta o precioso valor que a gramática internalizada tem para o indivíduo,ou seja o trabalho do educador é valorizar essa gramática que cada um traz consigo do meio onde vive,e fazer disso o ponto de partida para um ensino produtivo e reflexivo buscando ampliar e desenvolver novas habilidades dos falantes.
    Verginia Helena Correa de Moraes Santos
    EMEF ProfªAnira Franco de Campos

    ResponderExcluir
  5. Como os colegas já comentaram: A gramática interna é o conjunto de recursos linguísticos...
    E são estes recursos que nos orienta e nos conduz a uma análise de como cada elemento da língua funciona em muitas das situações em que presenciamos, ora na escrita, ora nos diálogos, são como pistas e instruções relacionais e interpretativas; de que ligações cada elemento da língua é capaz de indicar ao receptor de maneira que ele possa ter acesso ao modelo de representação que o locutor se comunica, ou seja, é a gramática que nos conscientiza da especificidade de cada uma das formas de marcação existentes na língua no momento atual (sincrônico) de sua evolução.
    Portanto, quando se pensa no ensino do português como língua materna, nós professores devemos refletir: É importante ensinar gramática? Quais habilidades são importantes para o desenvolvimento de nossos alunos para ajudá-los a se expressar? Que tipos de atividades realmente os envolveriam e os ajudariam, e ainda, com prazer no ensino/aprendizado?
    Partindo deste pressuposto, trabalhar a gramática numa perspectiva de interação comunicativa, envolvendo estudos e reflexões que tão somente poderão subsidiar a elaboração e prática de atividades que levem a um ensino produtivo, e naturalmente desenvolver e ampliar habilidades de nossos alunos.

    E.M.E.F. “ Adirce Cedeneze Caveanha”

    ResponderExcluir
  6. O professor de língua portuguesa precisa conhecer profundamente o conteúdo que leciona, conhecer a língua portuguesa significa dominar os conceitos da gramática normativa, da gramática descritiva, da gramática histórica, da lingüística e de suas ramificações. Com isso, ele estará apto a perceber as necessidades do seu aluno, refletir sobre elas e auxiliá-lo para que desenvolva e aperfeiçoe seus conhecimentos.
    Em primeira concepção, a gramática é concebida como um manual com regras de bom uso da língua a serem seguidas por aqueles que querem se expressar adequadamente, ou seja, um conjunto sistemático de normas para bem falar e escrever, estabelecidas pelos especialistas.
    O ensino produtivo ensina novas habilidades lingüísticas. Ele quer ajudar o aluno a entender o uso da sua língua materna de maneira mais eficiente; dessa forma, não quer alterar padrões que o aluno já adquiriu, mas aumentar os recursos que possui. Daí o ensino produtivo ser o mais adequado para desenvolvermos no aluno o domínio da norma culta e o da variante escrita da língua, porque, graças a suas experiências com o idioma, sejam elas orais sejam escritas, o aluno compreende o mecanismo de sua língua e constrói significados.
    Não se pode esquecer, entretanto, que as aulas de língua portuguesa visam à norma culta. O que precisa ficar claro para o aluno é que a norma culta é uma maneira de ascensão. Em seu ambiente familiar, é importante que conserve sua maneira de falar, mas na sociedade, compreendendo a escola, o trabalho, as leis, os livros ele deverá utilizar, de maneira eficiente, a norma adequada ao contexto, para poder sociabilizar-se, compreender, ser compreendido, enfim, interagir.
    Considerando que ele precisa saber mais do que apenas as regras de construção de frases para ter uma competência comunicativa, o professor deve descrever-lhe como é e como funciona a língua que ele utiliza e levá-lo a observar esses mesmos fatos.

    ResponderExcluir
  7. Adriana Mascarello Benáglia Coquieri21 de julho de 2009 às 16:40

    Todos os seres humanos, em contato com outras pessoas, passam a internalizar, desde cedo, o vocabulário e as estruturas linguísticas que vão ouvindo ao longo da vida. A cada dia a linguagem da criança vai se aprimorando mais e novas regras vão se incorporando naturalmente à sua maneira de falar, ou seja, a criança aciona recursos inconscientemente ao fazer uso da língua. Isso é gramática que vai sendo enriquecida de acordo com as situações de comunicação que o falante é exposto.
    Nossa função como professores da língua é considerar esta gramática interna e cria momentos para que seja possível ampliá-la e aperfeiçoá-la. Podemos fazer isso colocando nossos alunos em contato com variados tipos de texto, propondo produções de textos significativos e que tenhamo uma função social, criando situações para que a oralidade seja trabalhada...O que não podemos esquecer é que através do uso da língua é que o educando vai refletindo sobre ela e vai criando suas hipóteses cada vez mais elaboradas e desenvolvendo novas habilidades e competências como leitores e escritores.
    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

    ResponderExcluir
  8. Sabemos que gramática interna é um conjunto de regras que o individuo, a medida que se desenvolve, começa a dominar normalmente independente de saber ou não regras gramaticais. É importante ressaltar que o meio em que esse individuo está inserido é de fundamental importância para seu melhor desenvolvimento. Então o ensino produtivo tem o papel de valorizar esse conhecimento e criar novas oportunidades para que os alunos ampliem e desenvolvam suas habilidades e possam reconhecer as diferentes situações de comunicação.

    Joseilda
    EMEF Adirce

    ResponderExcluir
  9. Gramática interna, como exemplificado na TP2 é o conjunto de regras ou condições linguísticas que cada ser humano adquiri para uma significação. A partir do momento em que o indivíduo é inserido em uma sociedade escolarizada ele passa a receber diversos outros estímulos para aumentar sua gramática implícita e a partir daí produzir os efeitos de sentido desejado em uma interação.
    Para que esse indíviduo aprenda eficientemente a Língua e, portanto, a gramática é necessário que o professor propicie e conduza uma reflexão sobre o funcionamento da linguagem e de uma maneira óbvia indo pelo "uso" linguístico, para chegar aos resultados de sentidos desejados.

    Profa. Marilene da Silva
    EMEF Anira Franco de Campos

    ResponderExcluir
  10. Toda criança mostra conhecimentos sobre a língua mesmo sem conhecer regras. Essa é a chamada gramática interna que deve ser ampliada na medida em que o falante vai entrando em contato com novas situações de comunicação e diferentes usos da língua.
    Para que esse conhecimento se desenvolva é preciso que os estudantes tenham contato com textos dos diversos gêneros, produções e reorganizações de textos. Essa é a chamada gramática produtiva ocorrendo a competência discursiva do aluno, seja como locutor ou interlocutor.

    Profª Rosa Contessoto
    EMEF "Márcia"

    ResponderExcluir
  11. Gramática Internalizada é o conjunto de recursos linguisticos que foi sendo internalizado desde o início da linguagem.
    Ao longo da vida o indivíduo se aprimora, se enriquece na linguagem de acordo com as situações de comunicação que o falante é exposto em seu convívio.
    É fundamental valorizar o conhecimento prévio de cada indivíduo e estimular criando novas oportunidades para que a criança(aluno) desenvolva e amplie as habilidades e competências.
    O ensino produtivo deve ter como objetivo desenvolver a capacidade comunicativa do falante e compreender as mais diversas situações de comunicação do seu cotidiano.
    Profª Márcia Cristina Zinetti
    EMEF Profª Rita de Cassia

    ResponderExcluir
  12. Gramática interna são os recursos linguísticos adquiridos pela criança no meio em que esteve inserida desde os primeiros anos de vida. Quando a criança vai para a escola, já é capaz de fazer uso da língua oralmente, estruturando frases e textos que transmitem suas ideias e pensamentos. Na escola, o ensino produtivo deverá lhe proporcionar novas habilidades linguísticas, aumentar os recursos que possui, sem alterar padrões da língua por ela adquiridos anteriormente.
    O professor, portanto, deverá proporcionar à criança um ensino-aprendizagem que vise desenvolver suas habilidades, demonstrando as principais diferenças entre os vários registros, para que ela venha a reconhecê-los e utilizá-los nas mais diversas situações de uso. Assim, a criança compreenderá que a língua não é um conjunto de regras, mas um conjuntos de usos determinados pelos contextos.

    Profª Helena de Oliveira Quadros
    EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira

    ResponderExcluir
  13. A gramática interna é o conjunto de regras necessárias para que o falante faça uso de determinada Língua e que a criança vai incorporando desde os primeiros anos de vida à medida que tem contato com as pessoas à sua volta.A partir do momento em que começa a frequentar a escola, essa gramática internalizada deve ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem como oportunidade para que o aluno amplie cada vez mais seus usos da língua nas mais variadas situações de comunicação,quando devem ser propostas leituras dos mais variados gêneros textuais,reescritas de textos,etc,partindo do que o aluno sabe para propor uma reflexão.
    Profª Maria Claudia Assin
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  14. A criança desde que vem ao mundo já começa a ouvir falas de pessoas adultas e outras crianças,ela vai crescendo internalizando o que ouve e a partir dai constrói sua própria linguagem, usará em suas contruções de fala os erros que são permitidos até que vá adquirindo conhecimento da estrutura correta da língua que vai acontecer e aproriar-se durante seu crescimento e amadurecimento com o convívio que terá e na escola,essa apropriação deve ocorrer de modo que o profissional trabalhe partindo da realidade de mundo da criança ,pois muitas vezes torna-se desinteressante quando o professor menospreza o conhcecimento do educando e aplica os conceitos não intertextualizado ,o que ajuda muito também é partir das produções da criança o que fica mais próximo dela ,fazendo com que realmente internalize a aprendizagem da norma culta passando a usá-la em seu cotidiano seja na oralidade ou na escrita.
    EMEF Marina professora Alzira Donizeti da Luz

    ResponderExcluir
  15. Cada indíviduo independentemente de sua escolaridade possue uma grámatica interna, pois desde muito pequeno tudo que ouve internaliza e então constrói sua própria linguagem. Cabe aos professores, construir junto com os alunos um ensino produtivo, explorando esta linguagem e aprimorando-a, acrescentando novos recursos linguisticos para que reconheçam as diferentes situações de comunicação que serão expostos no decorrer de suas vidas.
    Profª Elizabeth Aparecida de Lima.
    EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira.

    ResponderExcluir
  16. A língua é um elemento de comunicacão, regida por regras- a gramática. Antes mesmo do nascimento, a crianca recebe estímulos, entre eles o da língua falada, como a voz da mãe,por exemplo. Ao nascer, a crianca, vive o processo de aquisicão da fala, de forma contínua e gradativa,adquire um vocabulário que está associado a gramática internalizada, mesmo com erros de contrucão, as ideias são compreendidas e assim progressivamente,esses erros vão se acertando através da ajuda das pessoas com quem convive e da vivência das mais diversas situacões de comunicacão. Na escola, com a ampliacão do contexto da apredizagem,a crianca desenvolve seu repertório e domínio da língua; através de sua exposicão a situacões que a levem a refletir, como diversas leituras, variedades de gêneros textuais,situacões variadas de escrita.

    ResponderExcluir
  17. A língua é um elemento de comunicacão, regida por regras, a gramática. Antes mesmo do nascimento, a crianca recebe estímulos, entre eles o da língua falada, como a voz da mãe, por exemplo. Ao nascer, a crianca, vive o processo de aquisicão da fala, de forma contínua e gradativa,adquire um vocabulário que está associado a gramática internalizada, mesmo com erros de construcão,as ideias são compreendidas e assim progressivamente, esses erros vão se acertando com a ajuda das pessoas com quem convive e da vivência das mais diversas situacões de comunicacão. Na escola, com ampliacão do contexto da aprendizagem, a crianca desenvolve seu repertório e domínio da língua, através de sua exposicão a situacões que a levem a refletir, como diversas leituras,estudo das variedades de gêneros textuais e situacões variadas de escrita. EMEF "Prof. Marina" _ Maria José

    ResponderExcluir
  18. Irene Costa Machado EMEF ''Profa Mria Diva28 de julho de 2009 às 06:03

    A língua é concebida como um sistema centrado na gramática,as crianças em geral desde cedo já constróia gramática internizada como mostra o exemplo TP2 a conversa entre uma criança de 2 anos e 9 meses,sua avó e sua babá.Sabemos que elas usam um conjunto de regras que atribui significados.Esses recursos línguistico adquiridos pela criança surge no meio em que ela está inseridade desde os primeiros anos de vida,a cada dia vai aprimorando e novas regras vão se incorporando naturalmente á sua maneira de falar.O professor deverá criar oportunidades para que as crianças ampliem os usos da língua nas mais variadas situações de comunicacão.

    ResponderExcluir
  19. Juliana não estou conseguindo postar minha opinião sobre a atividade proposta. Beijos,Simone do Anira.

    ResponderExcluir
  20. Profª Araci França2 de agosto de 2009 às 15:35

    Todo faslante domina, independente de sua escolaridade as regras básicas da comunicação oral. Assim, a criança, do díálogo lido, ao colocar "eu sabo", demonstra que implicitamente fez uma comparação com "eu falo, eu bebo, eu brinco", que são colocações pertinentes à idade. Também ao falar "mais gande", mostra que já tem um conhecimento de palavras com conotações de grandeza.
    Logicamnete, cabe a nós professores, ao lidar com as crianças, na escola, oportunizar que as mesmas desenvolvam a gramática que já trazem consigo, quando diante do ensino produtivo da língua.

    ResponderExcluir
  21. Juliana - Secretaria de Educação3 de agosto de 2009 às 05:09

    Professores, bom dia !!
    Através das reflexões como :
    “...o ensino de gramática em sala de aula só será produtivo, no momento que o educador valorize a gramática como ensino reflexivo...”
    “...cabe à escola e aos professores de forma geral, criar oportunidades para que os alunos ampliem cada vez mais os usos da língua”.
    “O trabalho do educador é valorizar essa gramática, que cada um traz consigo do meio onde vive, e fazer disso ponto de partida”.
    “O ensino produtivo ensina novas habilidades lingüísticas.”
    Conclui-se que nossos alunos só terão um aprendizado efetivo da gramática a partir do momento que a aprenderem de forma reflexiva e a utilizarem de maneira consciente, para tanto há necessidade que tenham contato com diversos gêneros textuais, dos próprios alunos ou alheios, atividades de produção e de reorganização de textos, de transposição de dialetos e registros que são formas essenciais desse tipo de ensino-aprendizagem, conforme descrito no TP2. Deixarei algumas sugestões de atividades que desenvolvem este ensino produtivo, no AAA2 temos :
    - Na AULA 3 - uma placa na horta;
    - A anedota contada por Bento Prado Jr.
    - História do bebum – Tatiana Belinky
    Entre outras !!!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  22. A GRAMÁTICA INTERNA E O ENSINO PRODUTIVO


    O ensino da gramática interna(Língua Materna) parece não se justificar por nenhuma outra razão que não seja o objetivo de desenvolver a competência comunicativa dos falantes, isto é, a capacidade de o falante empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação. Portanto este desenvolvimento deve ser entendido como a progressiva capacidade de realizar a adequação do ato verbal às situações de comunicação. Se a comunicação acontece sempre através de textos, pode-se dizer que, se o objetivo de ensino de língua materna é desenvolver a competência comunicativa, isto corresponde então a desenvolver a capacidade de produzir e compreender textos nas mais diversas situações de comunicação.
    Partindo do pressuposto que o ensino produtivo busca ensinar novas habilidades lingüísticas, o aluno deve ser ajudado a estender o uso de sua língua materna de maneira mais eficiente, dessa forma, não quer alterar padrões já adquiridos pelo aluno, mas aumentar os recursos que possui e fazer isso de modo tal que tenha a seu dispor, para uso adequado, a maior escala possível de potencialidades de sua língua, em todas as diversas situações em que tem necessidade delas.
    Edilaine T. Ribeiro + Edilson A. Domingues + Sandra Regina T. Zequim
    EMEF “ Adirce Cenedeze Caveanha”

    ResponderExcluir
  23. Adriana Manca Dal' Ava11 de agosto de 2009 às 10:08

    De maneira geral a gramática é um conjunto de normas para bem falar e escrever estabelecidas por especialistas.
    O aprendizado da língua materna é um processo natural do homem. Na escola a criança aprende a ler, a escrever e por fim a gramática e suas regras.O professor deve organizar um ensino de modo que o aluno possa desenvolver seus conhecimentos discursivos e liguísticos, como: ler e escrever conforme seus propósitos, expressar-se apropriadamente e refletir sobre os fenômenos da linguagem, particularmente sobre a questão da variedade linguística. Assim o aluno constitui uma condição social tornando possível fazer análise crítica dos discursos e identificando valores sociais.

    Adriana amanca Dal'Ava
    EMEF "Maria Diva Franco de Oliveira"

    ResponderExcluir
  24. FLÁVIA MARIA DAINESI FRANCISCO- EMEF PROFa ANIRA F. DE CAMPOS11 de agosto de 2009 às 14:51

    A GRAMÁTICA INTERNA E O ENSINO PRODUTIVO
    O aluno nunca é uma “tábua rasa”, todos têm sua história com muitas experiências no uso da Língua materna. Interpretar aexperiência que o aluno traz em seu repertório é importantíssimo para que se sinta valorizado no processo ensino-aprendizagem. Foi muito bom conhecer melhor os outros lados da gramática, a saber:a gramática interna. Os alunos gostam de saber que aprendem gramática desde a infância, ninguém gosta de começar do zero.
    Como professora, o segredo é descobrir jeitos e trejeitos para ampliar o ensino produtivo da Língua aproveitando o idioleto de cada um e desenvolver outras habilidades da Língua, inclusive, descobrir motivações pra conhecer a gramática normativa e saber em quais circunstâncias podemos usá-la, pois apesar da valorização do idioleto de cada um, o aluno deve saber que o dialeto culto é muito cobrado pela sociedade e em concursos, mas nem por isso é o mais importante que os outros.
    Ensino produtivo é um aprender que gera mudanças na vida real, isso gera no professor uma enorme responsabilidade, só decorar regras gramaticais, realmente, não tem sentido pra vida. O que tem sentido pra vida, no ensino produtivo? Penso que ensino produtivo seja inserir em nossos alunos o gosto por todos os gêneros que trazem informação, desde um simples bilhete a uma obra literária clássica, inserir nossos alunos em realidades diferentes -não melhores- daquelas de seu cotidiano, mostrar-lhes o sabor do saber que se esconde em todo tipo de texto e toda arte. Sair da mesmice e mergulhar no mundo da leitura das letras escondidas nos livros, nos jornais, nos cadernos, nos pacotes, nas receitas, nas placas, na arte, enfim, ler o mundo com a gramática interna e saber que existe uma gramática normativa e com elas interpretar o mundo.

    ResponderExcluir
  25. A criança, de acordo com tudo que acontece à sua volta e com tudo o que ela ouve, ela internaliza maneiras próprias de falar, conjugar os verbos, fazer concordâncias, mesmo antes de frequentar a escola ou conhecer as regras gramaticais, ela vai adquirindo suas póprias características do meio em que vive. Esse conhecimento já existente deve ser aproveitado e usado como ponto de partida para se ter um ensino produtivo, onde o aluno vai ampliando e entendendo o uso da língua.
    Andréia C. S. Souza - EMEF "Adirce C. Caveanha"

    ResponderExcluir
  26. LUCINEIDE DE OLIVEIRA - EMEF "WALDOMIRO CALMAZINI"13 de agosto de 2009 às 17:39

    A gramática implícita ou internalizada é definida como o conjunto de regras que o falante domina. É o conhecimento lexical e sintático-semântico que o falante possui e que permite que ele entenda e produza enunciados em sua língua.
    O ensino produtivo deve proporcionar ao aluno o conhecimento e o domínio de uma gramática culta, uma linguagem de prestígio, seus usos e sua relevância para a ascensão social. A aula de Línguas Portuguesa é o espaço privilegiado para este aprendizado, considerando os conhecimentos e a sensibilidade que o professor desta área deve ter para conseguir ensinar a língua culta não desprezando a linguagem que seu aluno traz consigo, aprendida no seio de sua família, em seu convívio social.
    Portanto, se trabalhada de maneira eficaz, o aluno saberá utilizar de modo adequado a “sua” gramática e a gramática “do professor”.

    ResponderExcluir
  27. Gramática Interna é o conjunto de regras que cada falante domina, essas regras são adquiridas a partir do nascimento e vai se desenvolvendo. Por volta dos seis anos, a criança já conhece a estrutura básica dessas regras. A gramática internalizada está no texto oral ou escrito de todos os falantes e a língua só se realiza com esse conjunto de regras. Cabe aos professores valorizar a gramática interna do aluno para que à partir dai,possa ir criando condições para ampliá-las e aperfeiçoá-las, afim de que o ensino de novas habilidades seja produtivo.
    Um exemplo é oferecer ao aluno o contato com os vários gêneros textuais para que ele possa refletir sobre a escrita e reconhecer os recursos linguísticos presentes nos textos.


    Maria Lúcia de Paula Corrêa

    ResponderExcluir
  28. Todo bebê apresenta um certo reconhecimento da entonações e pausas da linguagem. A gramática interna está em formação nos pequenos seres que a carregarão consigo.
    Quando tomamos as rédeas da construção do conhecimento com o ensino produtivo, precisamos fazer as adequações dessa bagagem do aluno à gramática normativa.
    Assim, precisamos oferecer exemplos da norma culta (textos, etc) e exercícios que possibilitem a “reprogramação do cérebro”, com a gramática normativa.
    Não pode haver choque, para que não haja estranhamento e ruptura com o vínculo afetivo do aprendizado, e deve haver contextualização para que haja aprendizado efetivo.

    ResponderExcluir
  29. Maria Elisabeth Emef Profa Anira Franco de Campos14 de agosto de 2009 às 15:46

    Toda pessoa faz uso da língua materna e um baixo nível no domínio dos aspectos gramaticais pode gerar uma exclusão social.
    Um estudo sobre o uso da língua e suas mais diversas manifestações se faz necessário para compreender os mecanismos de funcionamento e aprender o emprego da norma culta.
    A escola deve aprimorar o conhecimento que o aluno possui, discutindo e evidenciando as relações gramaticais, oferecendo novas possibilidades de expressão. Não se deve trabalhar com conceitos prontos, passando para o aluno uma série de atividades inúteis, mas sim criar situações de variação linguística.
    O conhecimento gramatical será eficiente, quanto mais o aluno estiver exposto aos fatos gramaticais e fazer uma reflexão sobre a adequação da linguagem em determinado contexto e os aplica compreendendo seu uso.

    ResponderExcluir
  30. O ensino produtivo da língua acontece quando o professor considera a gramática interna de seus alunos e propõe um trabalho que parta dessa gramática e procure ampliá-la, criando oportunidades para que os alunos aumentem cada vez mais seus usos da língua, nas mais variadas situações sociocomunicativas.

    Mariana Falsetti
    EMEF "Maria Diva"

    ResponderExcluir
  31. Selma Leandra Bueno Freire. Emef. "Profª Márcia.19 de agosto de 2009 às 16:47

    Desde os primeiros anos de nossas vidas estamos em contato com nossa língua nativa. Aprendemos a falar com nossos familiares através do contato, das repetições e das experiências vividas, sem que haja uma preocupação com a estrutura gramatical da nossa língua.Sendo assim, quando iniciamos os primeiros anos escolares já dominamos o suficiente para nos comunicar, ou seja, possuímos uma gramática internalizada. O papel da escola é justamente conscientizar o aluno desse seu conhecimento prévio. Muitas vezes nós, como professores, nos deparamos com declarações dos nossos alunos nos dizendo que não sabem português. No ensino-aprendizagem da língua, é fundamental considerar esse conhecimento prévio do aluno e, a partir daí, criar situações e oportunidades para que ele se desenvolva e amplie o seu conhecimento. O contato com os diversos gêneros textuais, atividades de produção e reorganização de textos, de transposição de dialetos e registros são meios produtivos desse tipo de ensino-aprendizagem da língua.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger