quarta-feira, 29 de julho de 2009

MATEMÁTICA - TP2



Análise e Reflexão: Tendo em vista o processo cíclico reflita sobre a modelagem matemática.
Prezado (a) Professor (a) de Matemática

A quinta atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 2 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

20 comentários:

  1. Por ser um processo cíclico, a modelagem matemática procura reproduzir os principais processos que compõem um fenômeno, para compreensão do fenômeno e previsão de seus resultados. Requer primeiramente um conhecimento profundo das variáveis e dos dados observados na situação real para formação de conjecturas sobre como as variáveis envolvidas no fenômeno podem estar se relacionando ou se comportando.
    Após um enxugamento do problema, faz-se a matematização do modelo. As simulações servem para validar o modelo, verificar se os resultados obtidos são coerentes e compatíveis com a situação real inicial.
    Assim, partindo de uma situação real, como por exemplo uma epidemia, pode-se ampliar a visão de matemática, passando de uma visão estática para uma concepção dinâmica.

    ALZIRA O.FÉLIX
    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini."

    ResponderExcluir
  2. "Um modelo é uma representação de algo. Um modelo é uma representação de alguma situação do mundo real por meio da matemática." p.172 TP2

    Como representação, a modelagem matemática é amplamente utilizada em diversos campos das áreas do conhecimento como estatística, engenharia, biologia, etc.

    Mas há uma grande vertente que há muitos anos trabalha no Brasil a modelagem matemática para o ensino, como por exemplo a Modelagem Matemática para o ensino de cálculo integral e diferencial nas universidades através de projetos. É óbvio que com uma bagagem maior os alunos conseguem pensar e desenvolver temas muito mais elaborados como crescimento de população de peixes ou bactérias, desenvolvimento de modelos sobre animais silvestres, plantas enfim umas infinidade de coisas. Mas na escola fundamental há também grandes possibilidades de se trabalhar modelos, sempre deixando claro que quando se trabalha com eles é necessário fazer aproximações.

    Para quem se interessar mais sobre o tema Modelagem Matemática, procure por Dr. Marcelo de Carvalho Borba, ele tem diversos artigos e alunos orientandos de mestrado e doutorado que trabalham no tema a Modelagem Matemática para o ensino.

    Abraços a todos.

    PROF. GIOVANA CRISTINA FERRARI GASPAROTTO
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

    ResponderExcluir
  3. A modelagem é a reprodução dos principais processos de um determinado fenômeno com a finalidade de prever seus resultados.
    Modelagem matemática é a transformação do problema real para problemas matemáticos afim de resolvê-los.Ou seja, é necessário que se tenha um conhecimento profundo da situação real e suas variáveis com a finalidade de estudar o fenômeno para só então idealizar e determinar a expressão do modelo real.

    Profª Gisele de Cássia Miguel de Oliveira Floriano

    EMEF MÁRICA HELENA

    ResponderExcluir
  4. Um modelo matemático é uma representação de alguma situação do mundo real por meio da matemática.
    Sendo a modelagem um processo cíclico, quando este se aplica à matemática, transforma problemas da realidade em problemas matemáticos e resolvê-os, interpretando suas soluções na linguagem do mundo real.
    Para tanto, é preciso o estudo dos fenômenos e conjecturas acerca das variáveis envolvidas nos mesmo.
    A segunda etapa compreende um enxugamento do problema, representando-o de forma simplificada, o que é função própria do autor do modelo.
    A próxima etapa é a expressão do modelo real em termos matemáticos, como obtenção de vários resultados. A partir deles, são feitas simulações que podem ou não validar o modelo, através de comparação com a situação real inicial.

    Profª Maria Aparecida Boratti Favretto
    EMEF MÁRCIA HELENA

    ResponderExcluir
  5. Utilizar um modelo e a partir dele prever situações e comportamento é uma prática comum em diversos seguimentos como por exemplo nas áreas financeira, saude, economia, produção, climática etc.. É fato que a modelagem matemática cíclica deve ser utilizada de maneira coerente, principalmente levando em consideração a exatidão e o levantamento dos dados utilizados, para que os resultados obtidos sejam coerentes e não tendenciosos.

    ResponderExcluir
  6. Utilizar um modelo e a partir dele prever situações e comportamento é uma prática comum em diversos seguimentos como por exemplo nas áreas financeira, saude, economia, produção, climática etc.. É fato que a modelagem matemática cíclica deve ser utilizada de maneira coerente, principalmente levando em consideração a exatidão e o levantamento dos dados utilizados, para que os resultados obtidos sejam coerentes e não tendenciosos.

    LÚCIO
    EMEF MARINA

    ResponderExcluir
  7. A modelagem matemática tem como objetivo interpretar e compreender os mais diversos fenômenos do nosso cotidiano, transformá-los em problemas matemáticos e resolvê-los, interpretando suas soluções na linguagem do mundo real.
    Ao trabalharmos Modelagem Matemática é fundamental aliar o tema à ser escolhido com a realidade de nossos alunos e aproveitar as experiências extra-classe dos alunos aliadas à experiência do professor em sala de aula.

    EMEF "Anira Franco de Campos"
    Rosemeire Bueno de Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Trata-se de uma representação de uma situação real utilizando-se, para isso, a linguagem matemática.
    Estabelecer um modelo matemático requer uma série de etapas:a escolha de um tema interessante para os alunos, a realização de um estudo geral sobre o mesmo, em seguida, deve-se fazer um enxugamento do problema, criando-se já nesta etapa a projeção do modelo, procurar matematizá-lo, aplicando o modelo real em assuntos matemáticos e, por fim, dá-se a geração de dados e a simulação destes dados.
    Verificando-se que os resultados obtidos pelas simulações correspondem aos objetivos traçados, pode-se então validar este modelo.
    Se o mesmo não estiver condizente à realidade, todo o processo deve ser reinicializado, até que essse modelo de refira a uma situação real.
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"
    Carina Maria Cancian de Souza.

    ResponderExcluir
  9. O ensino de matemática sempre foi alvo das atenções sociais. Atualmente ocupa lugar de destaque, sobressaindo-se entre as demais disciplinas, pois têm trazido preocupações a professores, alunos, pais e à sociedade, diante do baixo rendimento escolar. A Modelagem Matemática é uma alternativa pedagógica para o ensino de matemática. Neste ambiente o aluno tem oportunidade de experimentar, modelar, testar sua capacidade de organização, analisar situações e tomar decisões. A modelagem matemática traz contribuições que possam proporcionar a nós professores condições para o controle e se possível superação de tal problema.
    É consensual a idéia de que não existe um caminho que possa ser identificado como único e melhor para o ensino de qualquer disciplina, em particular, da matemática. No entanto conhecer diversas possibilidades de trabalho em sala de aula onde os problemas surgem de forma contextualizada é fundamental para que o professor construa sua própria prática.

    Simone C M Galbier
    EMEF “Profª Maria Diva Franco de Oliveira”

    ResponderExcluir
  10. Modelagem Matemática é conceituada como o processo que visa a produção de um modelo matemático. Ou, em outras palavras, Modelagem Matemática é a abordagem de situações originárias de outros campos científicos ou do dia-a-dia por meio da matemática.
    A utilização da metodologia da Modelagem Matemática em atividades de sala de aula possibilita tanto ao professor quanto ao aluno relacionar situações reais com os conteúdos matemáticos.
    Luis Alberto Tomazini
    EMEF Prof. Marina Ap, Rogerio Paschoalotti

    ResponderExcluir
  11. Um modelo matemático é uma representação de alguma situação do mundo real através da matemática. Como a modelagem matemática é um processo cíclico,é uma arte que transforma problemas da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los,interpretando suas soluções na linguagemdo mundo real.O professor deve seguir o seguinte:apresentação de uma situação do mundo real;enxugamento do problema usando idealizações e aproximações;matematização do modelo através de expressões em termos matemáticos,experimentar e simular.Se as simulações derem certo,validar o modelo,se não foi viável,o ciclo é reiniciado,refinado até obter um modelo satisfatório.

    Rita Ap.Gomes Formenti
    EMEF.Profª Marina Ap.Rogério Paschoalotti

    ResponderExcluir
  12. "Modelo é o que é dado para ser reproduzido".
    Pensando nessa reprodução, a modelagem matemática é a reprodução, transformação do problema que existe de fato, verdadeiro para linguagem matemática, com a estratégia de resolução.

    Roberta Meloni de Assumpção
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  13. A modelagem matemática é um processo que consiste em levar para a sala de aula situações práticas e reais de forma a validar o modelo através de termos matemáticos, expressões,etc
    Percebe-se que o desafio é levar o aluno a aprender conceitos, contextualiza-los em diferentes situações, depois disso generalizá-las.
    Prof Cássio
    EMEF Márcia

    ResponderExcluir
  14. Expressar as relações do nosso dia a dia em linguagem matemática é um dos desafios para se exercer uma modelagem matemática, enriquecendo a aula de forma muito grande.Mostrar um fenômeno normal na vida do aluno, todo ele traduzido para linguagem matemática é um excelente modo de interessar o aluno na aula.

    ResponderExcluir
  15. Os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis e dinâmicos Contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São também constituintes da tipologia dos grupos de: narrar,relatar, expor, argumentar e preescrever. Existem vários gêneros dentro de cada tipologia; no grupo narrar temos: fábula crônica, conto,etc. No grupo relatar temos: notícia, reportagem, etc.
    Hoje com o telefone, o gravador e a internet temos novas formas de comunicações, tanto na oralidade como na escrita. De modo geral os gêneros textuais estão ligados a diversidade das situaçôes de comunicação, todo texto leva uma certa visão de mundo ao leitor.

    ProfªAdriana Manca Dal'Ava
    EMEF"ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"

    ResponderExcluir
  16. Expressar relações do cotidiano em linguagem matemática faz com que o interesse pela aula seja despertado. Lançar desafios através de situações práticas desenvolve o conceito depois de contextualizado.

    Alessandra Alves

    ResponderExcluir
  17. Percebemos a modelagem matemática como uma estratégia de ensino e aprendizagem importante para as aulas de matemática, como uma forma de fazer com que o estudante desenvolva a sua capacidade de reflexão. Portanto é necessário que a escola, a aula (de Matemática) dê espaço ao aluno para desenvolver sua capacidade de reflexão.Hoje o grande desafio é fazer o aluno compreender o seu papel na sociedade de agente ativo e transformador da sua realidade, e a importância da matemática no seu dia a dia.

    Elis A.P - EMEF " Adirce C.Caveanha"

    ResponderExcluir
  18. Trabalhar modelagem matemática enriquece muito a aula e também a que se disponobilizar tempo para que de uma situação real, se pesquise sobre esta, tente conhecê-la (a situação) mais profundamente, levantando dados reais, trabalhando com as hipóteses e suposições para que através da criação de um modelo matemático se consiga uma solução(aproximada)ou uma interpretação matemática satisfatória da realidade que a desencadeou.

    ANDRÉIA MARIA DUDA

    EMEF "PREF. WALDOMIRO CALMAZINI"

    ResponderExcluir
  19. Tem haver com a etnomatemática, a matemática cotidianeira, do mundo real, transformanda em situação problema da realidade para o modelo matemático que será traduzidopara linguagem do mundo real. É a matematica cotidianeira traduzida pela matemática academica. Exempo: tempoem que se fazia a colheita de café usando meidas, hoje através de investigações, aproximações representações simbólicas e abstrata, simulações, concluiu-se numa certa medida padronizada.
    EMEF''ANIRA F. CAMPOS''
    PROF. PAULO ROBERTO TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  20. A modelagem matemática é embasada na “criação” de modelos ou fórmulas matemáticas que represente ou traduza para a linguagem matemática uma situação ou fenômeno do mundo real. Para construir um modelo matemático é necessária muita observação e análise sobre as variáveis que interferem no fenômeno em questão, isso normalmente é feito por especialistas. O próximo passo é fazer a verificação desse modelo, isto é, colocá-lo em prática, associá-lo ao fenômeno estudado, fazer a simulação; caso o modelo construído não se mostre viável ou satisfatório, o ciclo deverá ser reiniciado
    e assim poderão ser feitas as alterações necessárias.
    Aplicada ao ensino, a modelagem matemática esbarra em algumas dificuldades, como por exemplo o tempo que demanda para as observações e experimentos, visto que temos que cumprir certos conteúdos ou conhecimentos mínimos necessários aos nossos alunos, porém, o que muitos de nós, fazemos é expor uma situação problema e a partir dela o aluno deve verificar qual é o modelo matemático que mais se aproxima da situação e posteriormente resolvê-la.


    Luís Isaias
    EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”

    ResponderExcluir

Powered By Blogger