segunda-feira, 10 de agosto de 2009
LINGUA PORTUGUESA - TP3
Análise e Reflexão: Faça uma reflexão sobre gêneros textuais como práticas sócio-históricas.
Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:
A sexta atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:
Fazer a leitura da TP 3 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A língua é uma atividade social, por isso necessitamos dos gêneros para nos comunicar. Marcuschi diz que os gêneros textuais surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por sua função comunicativa, cognitiva e institucional do que por sua peculiaridade linguística e estrutural.Dominar um gênero textual é realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.
ResponderExcluirEMEF "ADIRCE" Edilson, Edilaine, Sandra R T Zequim
Os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia.São dinâmicos,maleáveis e variam segundo as necessidades de comunicação.
ResponderExcluirA importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento. Daí a quantidade e diversidade de gêneros textuais atualmente existentes. Hoje são exigidos níveis de leitura e escrita diferentes de tempos atrás e é crescente o surgimento de novos gêneros textuais, isto é,textos que se apóiam em gêneros já conhecidos e que mantém com eles alguma semelhança. Isto se deve à intensidade do uso das tecnologias.
Os gêneros textuais surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem.
Segundo os PCNs `` ... são os textos que favorecem a reflexão crítica e imaginativa,o exercício de formas de pensamento mais elaboradas e abstratas,os mais vitais para a plena participação numa sociedade letrada.``
Cabe à escola viabilizar o acesso do aluno ao repertório de textos que circulam socialmente,produzi-los e interpretá-los uma vez que os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social.
Maria de Lourdes
EMEF Márcia
Já vimos nas unidades anteriores que o texto traz em si muito de seu autor e sua vivência. Assim como de outros textos que ajudam a compor a colcha de retalhos do conhecimento de cada indivíduo.
ResponderExcluirOs gêneros textuais são práticas sócio-históricas pois refletem uma época, e a sociedade vigente neste tempo.
De acordo com as diferentes maneiras de organizar linguisticamente as informações no texto, e nosso conhecimento de mundo, podemos inferir informações não explícitas no texto que nos levem a desvendar a sociedade ou a época em que foi escrito.
Desde os tempos mais remotos a grande diversidade de gêneros textuais faz parte do cotidiano da humanidade como cita o texto de Marcuschi"numa primeira fase,povos de cultura essencialmente oral desenvolveram um conjunto limitado de gêneros".Mas após a invenção da escrita ocorreram mudanças significativas,os gêneros textuais acompanharam essa evolução entrando em sintonia com as tendências e o momento histórico da época,crescendo e dominando todos os povos e culturas.Todos somos rodeados de informações o tempo todo e isso ocorre através de textos Verbais ou não-verbais literários ou não literários(bilhetes,sinais,anúncios,imagens,poemas,slogan,jornais,revistas,e-mails,etc...
ResponderExcluirA sociedade contemporânea recebeu grandes influências da cultura eletrônica com isso foi acrescentado novos gêneros textuais ou melhor textos que se amparam,sustentam através de gêneros já existentes,Não são completamente novos,pois conservam semelhanças entre eles.
Todo discurso repete,reafirma ou contradiz algo que já foi dito.Nada é original,tudo se recria(Fiorim,1994)
Verginia Helena Corea de Moraes Santos
EMEF "Profª Anira Franco de Campos"
Com o desenvolvimento da competência linguística, adquirimos também a competência sociocomunicativa, e com ela,"a capacidade para perceber as diferenças nos textos".
ResponderExcluirNo convívio social aprendemos o quê, quando e como podemos dizer algo. Entramos em contato com os diferentes gêneros textuais e nos acostumamos com práticas já existentes; lidamos com diversos gêneros textuais e aprendemos que ao produzir a linguagem fazemos escolhas de vocabulário; nível de formalidades etc.
Ao longo da vida e consequentemente através de estudos sobre a língua vamos aperfeiçoando e refinando o vocabulário, e porque não dizer, tornamos-nos letrados.Por isso dizemos que tais conceitos obedecem a hábitos culturalmente construídos.
Verônica Alves
EMEF Márcia
Os gêneros textuais foram surgindo de acordo com as exigências sociais e culturais de cada época.É por isso que atualmente temos uma diversidade muito grande de gêneros textuais que podemos levar para dentro da sala de aula e trabalhá-los de maneira dinâmica e significativa. Cabe ao professor criar a oportunidade para que o aluno reflita sobre o texto e perceba o quanto as ideias e concepções culturais podem estar embutidas neste texto.Então é coerente destacar que definir o gênero de um texto vai além de observar suas características linguísticas e estruturais. O modo de escrever do autor e a função social do texto também podem ajudar a definir qual é o gênero de um determinado texto.Só teremos aluno apto para perceber o gênero de um texto se dermos a ele a chance de pensar , interpretar e interagir com textos bons e variados. É esta uma das nossas funções como educadores da língua.
ResponderExcluirAdriana Mascarello Benáglia Coquieri
EMEF Pref. Waldomiro Calmazini
Bakhtin caracteriza a língua como atividade social, histórica e cognitiva e Marcuschi diz que os gêneros textuais são produções culturais e históricas construídos pelo homem. Assim, ambos autores concordam que os gêneros textuais representam textos e falas que estão no nosso entorno, na sociedade.
ResponderExcluirPortanto,os diversos gêneros textuais apresentam-se formas de estruturar textos e constitui um leque de características gramaticais: aspectos lexicais, sintaxe, coesão, coerência, ... e como a língua não é estática, novas concepções surgem ao que se referem ao ensino de tipo e gênero textual. Diante deste quadro, as atividades propostas pela escola devem exigir interpretações reflexivas das quais o aluno raciocine e busque informações além do texto, de forma produtiva a ter um conhecimento mais amplo em sua vida cotidiana.
EMEF "Adirce Cedeneze Caveanha"
Os textos produzidos nas mais diversas atividades humanas são
ResponderExcluirinstrumentos com os quais a sociedade utiliza a língua em forma de enunciados.
Esses enunciados, os gêneros do discurso, em sua multiplicidade de formas, definem-se de acordo com o conteúdo temático, o estilo utilizado e a escolha da construção composicional.
Cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso.
As formas de manifestação dos gêneros do discurso são inesgotáveis; seu repertório se renova ou se transforma à medida que as atividades humanas sofrem transformações. A heterogeneidade dos gêneros (orais e escritos) é um retrato das múltiplas ações humanas nas quais eles surgem e se transformam.
Podemos classificá-los em gêneros simples, utilizados em situações discursivas imediatas, como o diálogo real, e secundários, surgidos de necessidades ou situações de convívio cultural mais complexo e que demandam maior elaboração (romance, artigo de opinião).
Portanto, nas situações diárias que vivenciamos, interagimos
discursivamente e, dentro dos contextos sociais, utilizamos os gêneros textuais
adequados.
A língua passa a integrar a vida através de enunciados concretos (que a
realizam); é igualmente através de enunciados concretos que a vida
entra na língua.
Assim, dominamos esses enunciados concretos e, no momento em que
ouvimos ou lemos as primeiras palavras de alguém, já sabemos quase que
intuitivamente qual é o discurso que o outro utilizará e também interagimos
naturalmente nessa situação, porque já conhecemos essas diversas formas
estáveis de enunciação.
Como os gêneros do discurso surgem nas situações de convivência
humana, podemos agrupá-los em domínios discursivos, isto é, para as diferentes atividades desenvolvem-se diferentes gêneros que se tornam instrumentos de interação nas esferas sociais. Para exemplificar, no domínio discursivo familiar encontramos: carta, bilhete, lista de compras, receita culinária, telefonema, cartão, convites, conversação. No discurso jornalístico: notícia, editorial, crônica, reportagem, entrevista, classificados, charge. Assim podemos identificar os diversos textos que circulam nos domínios escolar, religioso, literário, jurídico,comercial, entre outros.
Os gêneros textuais contribuem para evolução da linguagem e de sua relação com a linguagem em uso e cultura.
ResponderExcluirFornecer ao aluno a oportunidade de conhecimento
a diversos textos favorece e aprofunda o repertório de informações, reflexão crítica, interpretação e interação no cotidiano.
Márcia Cristina Zinetti
EMEF Profª Rita de Cassia G.S.Cola
O texto é a base de nossa comunicação, a partir das necessidades e atividades socioculturais foram surgindo os diversos tipos de textos, que se organizaram em gêneros textuais de acordo com suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais. Mais importante do que saber identificar um gênero textual, é saber usá-lo, pois é através de textos que nos comunicamos. Os textos são cheios de intencionalidade e recursos lingüísticos que contribuem para nos expressarmos com clareza e exatidão. Como a nossa língua não é estanque, os gêneros textuais estão em constante transformação, se aperfeiçoando, se adaptando as novas tecnologias e inventando novas formas para que nossa comunicação se torne cada vez melhor.
ResponderExcluirKellen Barbosa de Ávila
EMEF Adirce Cenedeze Caveanha
Assim como a Língua, os gêneros textuais também se modificam e se inovam com o passar do tempo, sofrendo adaptações, mutações e inovações.
ResponderExcluirOs novos gêneros, ou melhor as novas adaptações e usos de gêneros antigos - não podemos dizer que temos um gênero completamente NOVO, pois eles se embasam em outros já conhecidos - surgem conforme a necessidade de se interagir através dos novos meios de comunicação que emergem na sociedade em que vivemos.
Um dos mais atuais gêneros que surgiu em nossa sociedade foi o Twitter, que nada mais é do que a comunicação pelo BILHETE, entretanto em um contexto completamente diferente.
Portanto, sempre teremos mutações de gêneros antigos, pois sempre haverá um novo enquadramento comunicativo para esses gêneros já existentes, e os mesmos deixarão de existir quando novas tecnologias emergem, fazendo com que eles percam sua relevância cultural.
É fundamental que o professor conheça amplamente os gêneros textuais, afim de que possa propiciar a seus alunos diversas formas de comunicação e interação na sociedade.
Éverton Roberto Rodrigues
EMEF Pref. Waldomiro Calmazini
O Gênero textual está associado as atividades (oral e escrita) da lingua,as necessidades histórico-social determinam seu desenvolvimento,sua transformacão através do tempo.
ResponderExcluirO trabalho com gêneros textuais em sala de aula produz condicão de ampliar o conhecimento e possibilitar o desenvolvimento do senso crítico do aluno.
Maria José EMEF "Marina"
O LIVRO TP3 É RIQUÍSSIMO SOB O PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO, EXPOSIÇÃO E DESENVILVIMENTO DOS TEMAS. MUITO BOM !
ResponderExcluirAS REFLEXÕES DEIXAM CLARO QUE COMPETÊNCIA SÓCIOCOMUNICATIVA E GÊNEROS TEXTUAIS CAMINHAM JUNTOS COMO PRÁTICAS SÓCIO-HISTÓRICAS, ONDE CADA CIDADÃO VÊ O MUNDO COM O CONHECIMENTO DE MUNDO QUE TEM E, IMPLICITAMENTE , ESTÃO SUAS COMPETÊNCIAS DE LEITURA E INTERPRETAÇÀO DO GÊNEROS, QUASE INFINITOS, QUE PERMEIAM NOSSO PLANETA, NA ERA DA COMUNICAÇÀO.
CABE A NÓS PROFESSORES LEVAR AOS ALUNOS O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE GÊNEROS TEXTUAIS PRA QUE SEU CONHECIMENTO DE MUNDO AMPLIE, POSSIBILITANDO-LHE MAIOR CAPACIDADE DE INTERPRETAR O MUNDO EM SUA RIQUEZA DE GÊNEROS TEXTUAIS, SABENDO QUE A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA CAMINHA JUNTO COM ESSA INTERPRETA DA VIDA. QUANTO MAIOR A VISÃO DO MUNDO EM SUA RIQUEZA DE GÊNEROS, MAIOR A COMPETÊNCIA SÓCIOCOMUNICATIVA, MELHOR A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E CONSEQUENTEMENTE A INTERPRETAÇÀO DO MUNDO LITERÁRIO ATINGIRÁ O GRANDE OBJETIVO: A PERFEITA RELAÇÀO SOCIAL DO INDIVÍDUO COM O MUNDO LITERÁRIO QUE SE MANIFESTA NA ENORME INVASÃO DE GÊNEROS, HOJE, PERMITINDO-LHE REFAZER SUA HISTÓRIA SENDO ATUANTE E PARTICIPATIVO NO MUNDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS.
SABENDO QUE GÊNERO É MAIS QUESTÀO DE USO QUE DE FORMA, FICA MAIS FÁCIL TRAZER ESSA REALIDADE PARA A SALA DE AULA E DEFINIR, COM O ALUNO, A FUNCIONALIDADE E USO DO TEXTO, DISCERNINDO A IDENTIDADE DOS DIFERENTES GÊNEROS.
PRA MIM, A LEITURA E A REFLEXÃO DO TP3 FOI ENRIQUECEDORA SOB O PONTO DE VISTA LINGUÍSTICO E PEDAGÓGICO. SOMOS BOMBARDEADOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, FICA A CARGO DO PROFESSOR A RESPONSABILIDADE DE LEVAR ESSAS EXPLOSÕES PARA A SALA E, COM OS ALUNOS, DESCOBRIR OS GÊNEROS E INTERPRETAR OS SIGNIFICADOS RESPECTIVAMENTE. ESSE CONTATO AUMENTA A INTERTEXTUALIDADE NO MUNDO DOS ALUNOS.
PERCEBO QUE REALMENTE, DAR AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA, HOJE, É MAIS COMPLEXO E TUDO TEM QUE TER PROFUNDO SIGNIFICADO.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs gêneros textuais segundo Marcuschi são o fruto de trabalho coletivo de uma sociedade, portanto eles não são caracterizados somente como práticas linguísticas e sim como práticas discursivas e socio-comunicativas. Com o surgimento da escrita e o crescimento do uso das tecnologias ligadas a comunicação, o gêneros textuais aumentaram, diferentemente de quando a comunicação era somente oral que havia poucos gêneros, por isso a sociedade junto com o seu desenvolvimento é responsável pelo surgimeno de tantos outros tipos de gêneros textuais, lembrando que mesmo aparentando ser novos, não os são, pois foram cridos a partir de outros gêneros já existentes, atendendo às necessidades do crescimento tecnológico de casa época.
ResponderExcluirProfª Elizabeth Aparecida de Lima
EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira
Os gêneros textuais constituem as práticas enunciativas discursivas no processo da comunicação. Surgiram com a invenção da escrita e a partir da Revolução Industrial, com o aparato da tecnologia, foram se ampliando de forma a atender às necessidades e atividades socioculturais e inovações tecnológicas.
ResponderExcluirHoje há uma explosão de novos gêneros que circundam a esfera sóciocomunicativa, e cabe à escola não trabalhar apenas suas características, mas torná-los objetos de ensino a fim de reconhecê-los como práticas enunciativas concretas nas relações de interlocução.
Profª Helena de Oliveira Quadros
EMEF."Profª Maria Diva Franco de Oliveira"
Os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social.Fruto do trabalho coletivo,os gêneros textuais contribuem para ordenar e estabelecer as atividades comunicativas do dia-a-dia.
ResponderExcluirA quntidade de gêneros textuais è amplo,e hoje há uma explosâo de novos gêneros que circundam a esféra sociocomunicativa, e cabe ao professor trabalhar com seus alunos ampliando cada vez mais o conhecimento,a compreensão e desenvolver as habilidades de reconhecer a organização e o seu suporte.
Adriana
ResponderExcluirÉ importante observar a forma que o livro didático trabalha com o contexto comunicativo, conhecer a forma que o livro trabalha com gêneros e tipos textuais.
A linguagem precisa ser o instrumento de interação do indivíduo ao contexto social e na ação daquele sobre esse. Os gêneros textuais referem-se a todas as formas de textos, sejam eles escritos e/ou orais, à relação diálogica existente no processo de interação verbal.
Dominar um gênero não é somente tornar-se capaz de gerenciar uma forma escrita/fala, mas manipular uma realização linguística com objetivos específicos em situações particulares.
Os gêneros textuais são narrativos, descritivos, argumentativos e expositivos. Portanto o educador precisa trabalhar diversos gêneros textuais com contextualização para desenvolver a competência comunicativa para formação significativa do indivíduo.
ProfªAdriana Manca Dal'Ava
EMEF"ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"
Sabemos que os gêneros textuais são fenômenos históricos, pois estão vinculados à vida cultural e social.São caracterizados por serem altamente maleávies e dinâmicos, visto sua comunicatividade.
ResponderExcluirCom o surgimento da escrita multiplicaram-se os gêneros textuais. Hoje, em plena fase da cultura eletrônica, houve uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita. Esses gêneros caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais.
Toda essa variedade de gêneros textuais amplia ainda mais as nossas possibilidades de trabalho em sala de aula, visando o estudo e o aprimoramento da linguagem.
Os gêneros textuais são unidades sociocomunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. São encontrados nos mais diferentes suportes e retratam o cotidiano da sociedade. É importante também salientar que a cada nova tecnologia criada, a cada novo momento da história surgem novos gêneros textuais ou gêneros já existentes são adaptados para suprir essas novas necessidades. Portanto, a história de todos os tempos da sociedade humana é divulgada por meio dos mais diferentes tipos de gêneros textuais.
ResponderExcluirMariana Falsetti
EMEF "Maria Diva"
Os gêneros textuais estão inseridos dentro da linguagem, nossa comunicação, portanto se adequam ao momento histórico, social e cultural de cada época. Eles precisam preencher as exigências sociocomunicativas de um período histórico e como diz Marcuschi "surgem emparelhados a necessidades e atividades sociocuturais, bem como na relação com inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedade anteriores a escrita."
ResponderExcluirNa atualidade podemos perceber como os gêneros textuais se entrelaçam, não é difícil encontrarmos trechos descritivos dissertativos, narrativos, informativos ou até mesmo poéticos em cartas, bilhetes e anúncios por exemplo.
Como o avanço da tecnologia e a comunicação por esses meios,verificamos a "mistura" de gêneros.
É claro que originalmente eles possuem a mesma base, mas os meios modificam-se a linguagem utilizada. Se pensarmos, por exemplo, nos e-mails, torpedos,bate-papo, não passam de bilhetes e cartas de forma mais rápida, porém adiciona-se a isso a nova linguagem do internetes.
E o blog que gênero textual seria? Originalmente ele surgiu como um diário pessoal eletrônico, mas podemos verificar que serve para textos opinativos, discursivos e até científicos, pois aprendemos muito com o seu uso.
Profa. Marilene da Silva
Emef Profa. Anira Franco de Campos
Os gêneros textuais são fenômenos históricos que estão vinculados à vida cultural e social.Eles contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia.surgem de acordo com a necessidade e atividades sociculturais,bem como na relação com inovações tecnológicas.
ResponderExcluirCom relação ao último aspecto observando históricamente o surgimento dos g~enenroa num primeiro momento,povos de cultura em especial oral dedesmvolveram um conjunto limitado de gêneros.só após a invenção da escrita alfabética por volta do século VII AC eles se multiplicaram.A partir do século XV se expandiram com o surgimento da imprensa.Hoje vivendo na era eletrônica, da internet observamos uma infinidade de novos gêneros e novas formas de comunicação tanto na oralidade quanto na escrita.
Eles surgem se integram de modo funcional nas cultura em que se desenvolvam caracterizando -se muito mais por suas funções cominicativas cognitivas institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais.para serem melhor compreendidos e ser usados corretamente devem ser viabilizados aos educandos com orientação do professor para que assim então sejam integrados em seu cotidiano de acordo com a necessidade sociocultural de cada um.
Alzira Donizeti da Luz
EMEF Profª Marina
Os gêneros textuais ordenam e estabilizam a comunicação, por isso podem ser maleáveis dependendo da situação em que o comunicador está envolvido.
ResponderExcluiracreditamos que os gêneros textuais são desenvolvidos de acordo com a cultura em qual está inserida seu autor.
A escola tem um papel muito importante porque pode proporcionar aos educandos o acesso a um número infinitos de textos dos quais sozinhos não eles teriam acesso e nem curiosidade de ler.
Sabemos que nós educadores temos a responsabilidade de incentivar nossos educandos a produzir, interpretar os textos, pois eles são responsaveis não só pela boa comunicação, mas também através deles podemos entrar em contato com nossa história e na intimidade de seus autores.
joseilda da Silva Assis
EMEF Adirce Cenedeze Caveanha
Não é difícil constatar que nos últimos dois séculos foram as novas tecnologias que propiciaram o surgimento de novos gêneros textuais. Contudo, não basta existir inúmeros gêneros se o escolar não consegue identificá-los e usá-los no seu di-a-dia. Para que essa prática se torne efetiva na vida dos estudantes é preciso explorar não apenas as características de um determinado gênero, mas discutir por que e para quem escrevemos. Essa é a diferença entre tratar gêneros como mais uma atividade a ser desenvolvida com os alunos e mostrá-los nas práticas de leitura e escrita.
ResponderExcluirEMEF Márcia - Professora Rosa
Os gêneros textuais estão presentes na vida do ser humano organizando e ordenando as atividades comunicativas desde sempre.Com o passar dos séculos,o surgimento da escrita e mais recentemente com as novas tecnologias,alguns desses gêneros foram desaparecendo e dando lugar a outros já que não são estruturas estanques mas caracterizam-se pela sua maleabilidade e adequação aos diferentes contextos socioculturais aos quais estamos expostos no nosso dia a dia.Nós,como professores,devemos trabalhar com os alunos atividades que contemplem essa grande variedade de gêneros,levando-os a identificá-los e ,mais do que isso,capacitá-los a fazer uso da modalidade adequada ao contexto em questão.
ResponderExcluirProfª Maria Claudia Assin
EMEF'Profª Anira F. de Campos"
Segundo Marcuschi, os gêneros são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São Entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa.
ResponderExcluirUm dos aspectos mais inovadores da produção do Círculo de Bakhtin foi enxergar a linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo – e não apenas como um sistema autônomo. “A língua materna, seu vocabulário e sua estrutura gramatical, não conhecemos por meio de dicionários ou manuais de gramática, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação efetiva com as pessoas que nos rodeiam” escreveu o filósofo.
Portanto, a escola deve proporcionar momentos reservados à reflexão crítica em que o aluno possa se apropriar, através de diversos textos, da cultura construída, seja pela gramática ou pela vida cotidiana.
Nos últimos tempos a grande mudança nas aulas de Língua Portuguesa foi a chegada dos gêneros textuais à escola.
ResponderExcluirOs gêneros textuais, como práticas sócio-históricas, privilegiam o ensino dos comportamentes leitores e escritores e variam segundo as necessidades de comunicação. São maleáveis e estão ligados as atividades socioculturais por contribuirem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia.
De acordo com a evolução, os gêneros textuais vão mudando e novos vão surgindo. É bom salientar que o ambiente em que os textos aparecem é que determinam o gênero presente.
As pessoas, ao longo dos tempos, têm encontrado diversas maneiras de se comunicarem e os diversos gêneros textuais têm acompanhado a humanidade já faz um bom tempo. Os gêneros textuais vem acompanhando a evolução da escrita
ResponderExcluire atualmente a diversidade de gêneros textuais é muito grande. Os gêneros textuais vão instigando
a reflexão e a análise e de certa forma mostram as mudanças, os fatos, etc que se manifestam historicamente.
Andréia C. S. Souza
EMEF "Adirce C. Caveanha"
Gêneros Textuais são maneiras de organizar as informações linguísticas de acordo com a finalidade do texto. Desenvolvemos uma competência linguística quando aprendemos o código linguistico. A incapacidade de reconhecer e reproduzir essas marcas chamamos competência sociocomunicativa. Gêneros textuais são realizações linguísticas concretas, definidas por prtopriedades sociocomunicativas; é a situação de produção de um texto que determina um gênero. Os gêneros, assim definem por aspectos formais e estruturais da lingua: estão ligados à natureza interativa do texto. Pela competência sociocomunicativa organizamos e identificamos os diferentes gêneros textuais. os textos também podem apresentar uma mistura de gêneros, com predominância de um. Por isso as classificações devem sempre levar em consideração a finalidade para qual o texto é construído.
ResponderExcluirGêneros Textuais são maneiras de organizar as informações linguísticas de acordo com a finalidade do texto. Desenvolvemos uma competência linguística quando aprendemos o código linguistico. A incapacidade de reconhecer e reproduzir essas marcas chamamos competência sociocomunicativa. Gêneros textuais são realizações linguísticas concretas, definidas por prtopriedades sociocomunicativas; é a situação de produção de um texto que determina um gênero. Os gêneros, assim definem por aspectos formais e estruturais da lingua: estão ligados à natureza interativa do texto. Pela competência sociocomunicativa organizamos e identificamos os diferentes gêneros textuais. os textos também podem apresentar uma mistura de gêneros, com predominância de um. Por isso as classificações devem sempre levar em consideração a finalidade para qual o texto é construído.
ResponderExcluirEMEF ANIRA FRANCO DE CAMPOS- SIMONE MARGARETH MAIA MENEZES DE OLIVEIRA
A noção de gênero remonta à Antiguidade. sempre foi bastante utilizada na tradição crítica literária com um sentido especificamente literário para identificar e classificar os diferentes gêneros a que pertencem. para Bakhtin, essa noção possui um sentido mais amplo e refere-se também aos textos que circulam nas situações cotidianas. Para esse teórico e historiador da literatura, todos os contextos sociais, por mais variados que sejam, estão sempre relacionados à utlilização da língua, em outras palavras, a linguagem está presente em todas as atividades que desempenhamos no cotidiano. Cada uma dessas esferas sociais da atividade humana produz diferentes enunciados concretos, ou seja, maneiras de dizer próprias àquela atividade social. Essas maneiras de dizer correspondem aos gêneros do discurso, que são tão variados quantas são as atividades humanas. Nessa perspectiva , podemos afirmar que nos comunicamos por meio de textos pertencentes a diferentes gêneros.Aprender a comunicar-se é, assim, aprender a utilizar o gênero apropriado à situação de troca oral uo escrita.
ResponderExcluirMaria Augusta
EMEF Marina..
Os gêneros fazem parte de nossa realidade linguística,cultural e social possibilitando exercer uma ação linguística em dois aspectos diferentes de aprendizagem: amplia a capacidade do aluno e amplia seu conhecimento sobre os diversos gêneros que socialmente circulam entre nós.
ResponderExcluirNossas ações lingüísticas do dia-a-dia são sempre orientadas por um conjunto de fatores que atuam no contexto situacional: quem produz
o texto, qual é o interlocutor, qual é o objetivo do texto e que gênero pode ser utilizado para que a comunicação atinja seu objetivo.
Assim, empregamos os gêneros textuais transmitidos a nós sócio-historicamente, ampliando a compreensão da realidade direcionando as formas concretas da participação social.
Professores,
ResponderExcluirComo descrito no TP3, o texto como unidade privilegiada do fazer pedagógico, mostra-se com múltiplas faces: é um espaço de marcas históricas e dos usos que os sujeitos fazem da linguagem. Por isso, foge da sistematização controlada e previsível das regras gramaticais. O reconhecimento desta “maleabilidade” lingüística pode, muitas vezes, provocar uma certa confusão e insegurança porque envolve considerável mudança nas práticas sociais desenvolvidas na escola. Especialmente porque uma classificação quanto ao gênero textual não é rígida, nem pode ser feita antes dos usos concretos e da circulação de um texto. Durante muito tempo no ambiente escolar, os gêneros foram associados apenas à literatura, mas com as propostas dos PCNs, essa ideia foi ampliada e o gêneros são reconhecidos como unidades sociocomunicativas para qualquer finalidade de textos. Segundo Marcuschi quando dominamos um gênero textual, não dominamos uma forma linguística e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações particulares. Assim, para que nossos alunos conheçam esta diversidade de textos, há necessidade que lhes propiciemos a análise e reflexão de diversos gêneros. Deixarei sugestões de atividades que podem facilitar o este trabalho : TP3 – gênero literário e não literário e AAA3 – Descobrindo caminhos da poesia, criando classificados e muito mais! Verifiquem as atividades!
Abraços
Embora os gêneros textuais existam há muito tempo, não me lembro, em meus tempos de faculdade, ouvir falar de sua multiplicidade. Creio que essa variedade apenas mudou de nome ou foram renomeados atendendo às novas tecnologias e meios de comunicação. O que de fato importa mesmo é que saibamos como transmiti-los e fazer com que nossos alunos façam uso deles de modo apropriado e pertinente, e essa tarefa não é das mais fáceis, já que vivemos num tempo que as pessoas, como um todo, sejam jovens ou adultos, seguem a tendência da rapidez da comunicação, e preferem a visual, inclusive, por gastar 'menos' tempo. Na escola observamos esse mesmo processo. Mas temos que nos adequar e tornar todos esses gêneros atrativos, a fim de que colhamos bons resultados.
ResponderExcluirFazendo uma simples observação histórica do surgimento dos gêneros revela que, numa primeira fase, povos de cultura essencialmente oral desenvolveram um conjunto limitado de gêneros e hoje, em plena fase da denominada cultura eletrônica, presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita. Um aspecto relevante no caso dos gêneros emergentes é a nova relação que instauram com os usos da linguagem, pois possibilitam a redefinição de alguns aspectos centrais na observação dessa linguagem em uso, por exemplo, a relação entre oralidade e escrita. Por isso é importante que diversos gêneros sejam propostos para que o estudante se torne um leitor e escritor competente.
ResponderExcluirProfessora Rosa – EMEF “Márcia”
O conhecimento humano em todas as áreas ampliou-se muito no último século, não seria normal que não houvesse novos gêneros que atendessem as necessidades hodiernas. Tudo evolue e se modifica à medida da necessidade dos seres humanos; a roupa antiga é bonita,mas não serve mais, por isso e preciso trocá-la, adaptá-la, com a língua e seu uso não é diferente.
ResponderExcluir