segunda-feira, 24 de agosto de 2009

LÍNGUA PORTUGUESA - TP3



Análise e Reflexão: Explique a inter-relação entre gêneros e tipos textuais

Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A sétima atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 3 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

39 comentários:

  1. Edilson - EMEF " Adirce" Os enunciados - organizados e agrupados - são usados em toda e qualquer atividade humana. Essas atividades se caracterizam por condições especiais de atuação e por objetivos específicos, e, sendo inúmeras, cada esfera de atividade desenvolve tipos relativamente estáveis de enunciados que passam a ser comumente associados a elas. Mesmo variando em termos de extensão, conteúdo e estrutura, os enunciados conservam características comuns, daí serem considerados tipos relativamente estáveis. Bakhtin (1997) chama de gêneros de discurso esses tipos estáveis de enunciados. Vale ressaltar que o termo gênero normalmente é associado aos estudos literários, daí a tendência, nos estudos lingüísticos, para o uso da expressão tipos de texto, considerada mais neutra (Silva, 1995).

    ResponderExcluir
  2. Edilson EMEF " Adirce"

    A classificação de um texto pode ser feita com base em diferentes pontos de vista, mesmo que a sua principal finalidade seja transmitir informação. A apresentação da informação depende do tipo textual. Para classificar um texto, deve-se levar em conta a esfera de circulação em que é produzido. Assim, há textos jornalísticos, publicitários, técnicos e científicos. De acordo com a intenção com que são elaborados e a função comunicativa da linguagem predominante.

    ResponderExcluir
  3. Juliana - Secretaria de Educação26 de agosto de 2009 às 11:19

    Edilson,
    Vale lembrar que os gêneros funcionam mais ou menos como um “emolduramento” – ou um “enquadre” – para sequências tipológicas, devemos também considerar que o relacionamento entre gênero e tipo depende das opções que a cultura e a história põem a disposição do falante, como descrito na TP3 – pg. 143.

    ResponderExcluir
  4. Sandra Regina Turquino Zequim

    EMEF "Adirce"
    Assim como a leitura, a produção de testos escritos é uma prática de linguagem e, como tal, uma prática social. Apresentando os gêneros discursivos determinados: carta , anúncio folhetos de propaganda, artigo acadêmico-científico, currículo, etc. É uma atividade que nunca é a mesma nas diferentes circunstâncias em ocorre, se caracteriza por diferentes situações que determinam a produção dos discursos. Ser um escritor proficiente, portanto, significa saber lidar com todas as características do contexto de produção dos textos, de maneira a orientar a produção do seu discurso pelos parâmetros por ela estabelecido. Não se pode falar de gêneros sem ligá-los a tipologia textual, que nasceu da necessidade de comunicação nas eras mais primitivas - necessidades de narrar, decrever, argumentar, explicar e dialogar.
    Pode-se concluir acerca de gêneros e tipos textuais que estes são formas de composição que atendem as necessidades primárias de comunicação e que aqueles são formas mistas de composição que organizam o discurso, tendem a uma finalidade social específica, por isso se agrupam pelo tema, função e pelo estilo. Sugestões de leitura Bakhtin e Koch.

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo texto é com x
    Sandra Regina Turquino Zequim

    ResponderExcluir
  6. A implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais trouxe a tona a preocupação com os gêneros e tipos textuais. Os parâmetros propõem o texto como unidade básica do trabalho com o ensino de Língua Portuguesa e os gêneros não se desvincularam dos textos. O texto é um espaço de marca histórica e dos usos que os sujeitos fazem da linguagem.Por isso, foge da sistematização controlada e previsivel das regras gramaticais. Quando dominamos um genero textual, não dominamos uma forma linguística e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações socias particulares.

    EMEF ANIRA F DE CAMPOS - SIMONE MARGARETH MAIA MENEZES DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  7. Os textos realizam em diferentes gêneros classificados em situações sócio-comunicativas diversas, fazendo uso de flexibilidades de tipos na estrutura linguísticas utilizadas para compor o texto.
    Genêro textual e tipologia textual direciona o trabalho do professor na leitura, compreensão e produção de texto, desenvolve no aluno habilidades que faz com que ele tenha a capacidade de usar um número maior de recursos da língua para produzir efeitos de sentido de forma adequada a cada situação específica de interação humana.
    O trabalho com o texto e com os diferentes tipos de texto é fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa.

    Márcia Cristina Zinetti
    EMEF Profª Rita de Cassia Gomes da Silva Cola

    ResponderExcluir
  8. Gênero é menos abrangente que tipo textual, uma vez que o texto pode ser literário ou nao, mas quando se abre a tipologia encontramos um leque; norteado pela narração, descrição, dissertação-argumentação, injunção e ainda o preditivo. Mas quando se pensa e analise o texto não poderá ser engavetado apenas em um lugar, pois os tipos se permeiam e se completam.

    Suzete de Freitas - Escola Maria Diva

    ResponderExcluir
  9. Veronica Aves EMEF Márcia30 de agosto de 2009 às 10:50

    Os gêneros carta, conto, crônica... retratam de certa forma, as intenções do autor ao representar sua ideia no texto.E eles podem ser: narrativo, descritivo,injutivo...
    "O relacionamento entre gênero e tipo depende das opções que a cultura e a história poem à disposição do falante." (página 143)

    ResponderExcluir
  10. Os critérios definidores de gêneros incorporam aspectos exteriores da utilização dos textos.
    Já os tipos,são classificados segundo as estruturas linguísticas que compõem o plano composicional dos gêneros.
    Os tipos textuais se colocam a serviço dos gêneros textuais e aparecem na forma de organização do texto.
    É inevitável a articulação entre gêneros e tipos,pois nestes se constróem linguisticamente aqueles.
    A predominância de um ou mais tipos também pode servir para caracterizar um gênero. Isso porque os gêneros são uma espécie de " moldura" para apresentar a informação e o escritor tem uma certa liberdade para escolher de que maneira organiza essa informação.
    A classificação quanto ao tipo vai ser direcionada pela predominância de características formais ou funcionais.
    Tudo depende da intenção do produtor do texto;das '' escolhas''lexicais,sintáticas e tipológicas que o autor considera mais eficazes para atingir seus objetivos numa dada situação comunicativa.
    O tipo textual integra o plano composicional dos gêneros,e serve,muitas vezes para caracterizá-los.
    Concluindo,podemos dizer que os tipos e gêneros ocorrem simultaneamente nos textos.
    A articulação entre tipos e gêneros pode ser estendida a uma grande variedade,pois a escolha das sequências tipológicas que vão compor um texto é parte do trabalho linguístico de cada falante: é uma das formas segundo as quais agimos na língua e pela língua.
    Maria de Lourdes
    EMEF " Márcia"

    ResponderExcluir
  11. Os tipos textuais se definem pela forma em que as informações são organizadas e de como se estrutura o texo. Já os gêneros são formados pelas intenções sociocomunicativas do autor. Porém, quando lemos um texto, devemos considerar que ele é composto por um (ou mais)tipo e, simultaneamente, por um gênero textual escolhido.

    Mariana Falsetti
    EMEF "Maria Diva"

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Os tipos textuais se dividem em grupos que definem a função do texto escrito. Essas tipologias constituem os grupos do narrar, relatar, prescrever, argumentar e expor os quais são definidos pelo conteúdo temático, estilo e construção composicional que irão caracterizar o gênero específico de acordo com escolha epilinguística feita pelo locutor.Um gênero pode apresentar características de outros gêneros , porém é classificado de acordo com as marcas predominantes.
    Os gêneros textuais circulam as esferas sociais: lar, escola, trabalho, reuniões, lazer, palestras, filmes, jornais, religiões,... e exigem recursos linguísticos específicos a cada esfera da comunicação.
    Quando a escola trabalha os gêneros reconhecendo-os em situações epilinguísticas, fica evidente que a língua não é estanque,mas mostra-se viva na medida que se modifica a cada momento de uso, e essa variação ocorre de acordo com as situações, o momento e o objetivo dos interlocutores.
    Trabalhando os gêneros de forma geral,desarraiga a visão de que se tem de trabalhar na escola primeiro descrição nas séries iniciais e sequentemente narração e dissertação. A criança, desde pequena, consegue expor seus pontos de vista sobre diversos assuntos de sua vivência. Daí a importância de se trabalhar os gêneros em função da necessidade do dia-a- dia,fazendo com que a criança assuma uma postura de usuária legítima da língua.


    EMEF"Profª Maria Diva Franco de Oliveira"
    Helena de Oliveira Quadros

    ResponderExcluir
  14. Gêneros e tipos textuais estão diretamente ligados. Os tipos textuais classificados como descritivos, narrativos, injuntivos, preditivos, expositivos integram textos de diferentes gêneros, muitas vezes vário tipos em um mesmo gênero, chamados de sequências tipológicas.
    Sempre que nos comunicamos, realizamos um gênero, que é o resultado do trabalho humano, e os tipos textuais servem para caracterizar esses gêneros compondo várias sequências tipológicas diferentes, mas sempre servindo para realizar esse gênero.

    Profª Elizabeth Aparecida de Lima
    EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira.

    ResponderExcluir
  15. Marcushi (2002:25) destaca-se que "em todos os gêneros também se está realizando tipos textuais,podendo ocorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos".
    Pode-se dizer que a inter-relação entre os gêneros e tipos textuais estão ligados feito elos, que se entrelaçam e mesclam cada um com a sua função especifica.
    O indivíduo quando está escrevendo um texto não tem como evitar que essa inter-relação ocorra, isso acontece de forma natural,e cada escritor explora esses recurso de sua maneira.Portanto não tem como separar os tipos textuais(narração,argumentação,exposição,imjunção,etc)
    dos infinitos gêneros textuais(cartas,bilhetes,e-mail,artigo,entrevistas) em consequência dessa parceria eles caminham seguindo a mesmas trilhas sempre um completando o outro.
    Verginia Helena Correa De moraes Santos
    EMEF"Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  16. Todas as linguagens se materializam em textos e esses textos se organizam em forma de gêneros, a identificação destes está incluso na competência sociocomunicativa. Alguns deles são aprendidos espontaneamente, outros exigem estudos mais profundos. As práticas sociais ou discursivas determinam o gênero adequado. A classificação do texto envolve análise de todos os fatores que diz respeito a sua construção; a estrutura linguística, as finalidades do texto e a situação social dos interlocutores.

    ResponderExcluir
  17. Já ficou muito clara a materialização da linguagem em textos, após a leitura do material até este ponto. A construção dos textos como produto sociocomunicativo também ficou clara. Os tipos textuais ou sequências tipológicas apresentam este certo padrão de organização de estruturas lingüísticas a ponto de identificá-los como um dos tipos da classificação. Gêneros são realizações lingüísticas concretas, e permeadas de propriedades sociocomunicativas. É interessante a relação ressaltada no material de que tipos estão no “interior” do texto e gêneros no “exterior”.

    ResponderExcluir
  18. Os gêneros literários classificam-se de acordo com a situação sócio-comunicativa na qual a pessoa está inserida. Pode-se dizer que servem como uma 'moldura' para apresentar uma informação.Já os tipos textuais são classificados de acordo com as características linguísticas. É uma construção mais formal, mais teórica que tem como finalidade, muitas vezes, caracterizar o gênero.

    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Pref Waldomiro Calmazini

    ResponderExcluir
  19. Os gêneros e os tipos textuais se inter-relacionam, dependendo, em sua maioria é claro, da intenção de quem os produz.
    Conforme descrito no material TP3 os gêneros e tipos pertencem a linguagem e como a linguagem é mutável, eles também se adequam as necessidades dos falantes de cada época histórica. Interessante também observar que os gêneros referem-se ao exterior do texto, como uma "moldura" e para cada intenção um enquadramento diferente. Quanto aos tipos referem-se ao "interior" de cada texto, as estruturas linguísticas utilizadas, sua ordem, e sintaxe. Dessa forma eles vão se "enquadrando" no nosso cotidiano.

    Marilene da Silva
    Emef Profa. Anira Franco de Campos

    ResponderExcluir
  20. Irene Costa machado EMEF" Profa Maria Diva"6 de setembro de 2009 às 12:33

    Os gêneros são merecedores de atenção e estudo devido a grande incidência que tem em nossa vida diária.Por isso, também vêm ganhando,cada vez mais, um espaço considerável nos livros didáticos de língua portuguesa,sobretudo com o aval mais recente dos PCN se os tipos textuais ou discursivos constituem um aspecto essêncial na compreensão do gênero, é preciso mostrar como é que devemos combinar tipos na percepção de um gênero.
    Os gêneros textuais permeiam o ensino desde sempre, porque para ensinar a ler e escrever, é preciso trabalhar com eles, pois toda forma de comunicação cristaliza-se em formas específicas da linguagem:gêneros. Porém, a particularidade da situação escolar está no fato de que nesse contexto há um desdobramento em que o gênero não é mais um instrumento de comunicação somente,mas um objeto de ensino aprendizagem Schneuwly& Dolz (2004).

    ResponderExcluir
  21. Na pagina 152 do livro Tp3 menciona-se que os gêneros textuais definem-se pela situação sociocomunicativa, e que mudanças nessas situações são refletidas na organização composional dos gêneros.O exemplo citado no livro deixa bem claro para nós que um gênero pode comportar vários tipos de sequências de enunciados resultantes de organizações cognitivas diversas e de objetivos comunicativos diferentes, como nas cartas que Marisa enviou para seus colegas de trabalho, e apesar de conservar os mesmos indivíduos como interlocutores, são situações sociocomunicativas diferentes.
    Então podemos concluir que nem todos os tipos se realizam em todos os gêneros, e nenhum gênero realiza apenas um tipo textual Tp3 p. 154.
    Por isso temos que aproveitar as oportunidades e mostrar aos nossos alunos que em qualquer interação verbal ocorre a diversidade de "padrões linguísticos" e convivemos tanto com gêneros quanto com tipos textuais, mesmo sem nos darmos conta disso.
    Joseilda
    EMEF Adirce

    ResponderExcluir
  22. Eliane de Carvalho Testa - EMEF Adirce C.Caveanha7 de setembro de 2009 às 14:49

    Creio que tanto a tipologia quando os gêneros textuais são flexíveis, à medida que os interlocutores possuam domínio sobre os mesmos. Há que se mostrar aos educandos a grande diversidade e maleabilidade de enquadramento e entrelaçamento de ambos.

    ResponderExcluir
  23. O que diferencia o homem dos demais seres são a razão e a atividade linguística manifestada pelo uso da palavra.Esse uso é pautado não só por fatores interiores mas exteriores como o objetivo que se tem ,os interlocutores,a situação sociocomunicativa em que tal texto é produzido,enfim.Dessa maneira,dentro de um único texto,de um único gênero textual, convivem diferentes tipos textuais,assim como dentro de um romance temos trechos descritivos,narrativos e até outros argumentativos caso algum personagem ou mesmo o narrador esteja divagando sobre determinado assunto.No meu entender,os diferentes tipos textuais estão contidos nos inúmeros gêneros e com eles se interrelacionam,ajudando a compô-los.
    Maria Claudia Assin
    EMEF"Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  24. EMEF "Marina" - Maria José
    O homem torna-se sujeito social pela atividade linguítica ou seja o uso da palavra no processo de sua existência. Produz ao longo da vida comunição,utilizando-se de textos orais e escritos em diversas situações sociais.
    A comunicação se faz pela realização de um gênero,com sequência de enunciados estruturados linguíticamente de acordo com a organização de informações do pensamento.Esta construção definida pela natureza linguística de sua composição é chamada de tipo textual,integra o plano composicional dos gêneros.Assim o gênero compõe-se de várias sequências tipológicas diferentes e as várias sequências tipológicas que compõem um gênero também podem ser muito heterogênio, estando muito interligados.

    ResponderExcluir
  25. Tipos textuais: caracterizam-se pela forma, designa uma sequência definida pela natureza linguística de sua composição, são observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Já os gêneros textuais definem-se pelo uso, pela natureza interativa do texto. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. Tipos e gêneros se inter-relacionam, se articulam com flexibilidade para que a comunicação se efetive com sucesso.

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

    ResponderExcluir
  26. Os tipos textuais são definidos por traços linguísticos como: aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas, de acordo com Marcuschi quando se nomeia um certo texto de narrativo, descritivo ou argumentativo não está nomeando o gênero e sim predominando um tipo de sequência de base. Ao trabalhar gêneros textuais em sala de aula estamos oportunizando aos alunos a lidar com a língua nos mais diversos usos do cotidiano e assim possibilitar a produção e interpretação de cada situação comunicativa.

    ResponderExcluir
  27. Edilaine Teresinha Ribeiro

    A tipologia textual tem estreita relação com gêneros textuais . É através das situações sociocomunicativas que se percebe a inter-relação. Os tipos mais frequentes são a narração e descrição, os menos são o injuntivo e predicativo e os mais comuns são o expositivo e argumentativo.
    Um escritor ao definir seu objetivo comunicativo cria um gênero, por exemplo, um romance. Para compor o romance, empregará a tipologia, comporá sequência descitiva, narrativa e até mesmo expositiva e argumentativo, como o faz , brilhantemente, Machado de Assis em Memórias póstumas.
    De forma simples, pode-se comparar os gêneros como um gaveteiro e os tipos são as ferramentas guardadas nessas gavetas de acordo com a necessidade do usuário.
    Dicas: A FNDE enviou às escolas uma coleção de livros que contém vários gêneros, devem estar nas bibliotecas ou com a coodenação, inclusive há um livro explicativo para o professor.
    Para saber mais:
    MARCUSHI, L. A. g~eneros textuais, constituição e práticas sociais.São paulo. Ed. Cortez
    BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São paulo: Ed. Matins Fontes, 1992.

    ResponderExcluir
  28. Juliana - Secretaria de Educação16 de setembro de 2009 às 10:50

    Professores,
    De acordo com o TP3 quando voltamos o “olhar” para o interior do texto – observamos os tipos –e ao exterior – observamos os gêneros. Esta classificação é dada, pois os critérios definidores de gêneros incorporam aspectos exteriores da utilização dos textos: os objetivos sociocomunicativos, os interlocutores, etc. Já os tipos, interiores do texto porque são classificados segundo as estruturas linguísticas que compõem o plano composicional dos gêneros. Assim, dependendo dos objetivos de produção, um gênero pode migrar para outro, “transportando” seqüências tipológicas. Considerando que os gêneros funcionam mais ou menos como um “emolduramento” – ou um “enquadre” – para seqüências tipológicas, devemos também considerar que o relacionamento entre gênero e tipo depende das opções que a cultura e a história põem à disposição do falante.
    Para usar uma imagem do que fazemos quando produzimos um texto – oral ou
    escrito –, podemos dizer que, em cada propósito comunicativo, escolhemos a “moldura”,ou o “quadro” que julgamos mais adequado para aí elaborar nosso texto. Por outro lado, cada tipo de “moldura” ressalta seqüências tipológicas a ela mais afins.
    Há várias atividades no AAA3 e TP3 que abordam de maneira simples e objetiva toda essa temática.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Juliana - Secretaria de Educação16 de setembro de 2009 às 11:10

    Edilaine,ótimas dicas!!
    Professores, esta coleção que a FNDE enviou realmente é muito boa, verifiquem!

    ResponderExcluir
  30. Gêneros textuais,utilizados nos mais diversos ambientes linguísticos, retratam de forma ideal a evolução da linguagem.Assim, como ordena e estabilza atividades do cotidiano.
    Segundo leitura do TP3,tipos textuais definem-se pela forma em que as informações são organizadas nos textos, ou seja, pela predominância das categorias gramaticais que conduzem o leitor/ouvinte a dar significado ao texto. Dessa forma, pode-se dizer que gêneros e tipos textuais estão inter-ligados,porém não mantém uma relação fixa. Portanto, tudo irá depender dos objetivos propostos.

    Maria Augusta,
    EMEF Marina...

    ResponderExcluir
  31. A diferença entre gênero e tipo textual é importante para direcionar o trabalho do professor de língua portuguesa na leitura, compreensão e produção de texto, para que se desenvolva no aluno a capacidade de usar os recursos da língua.
    Todo gênero realiza necessáriamente uma ou mais seqência tipológica e todos os tipos inserem-se em algum gênero textual.
    Todos os usuários da lingua adaptam suas falas às configurações de algum gênero. Lidam com gêneros no seu dia a dia, e é esse domínio que permite a comuncação verbal, ler/escrever, falar-ouvir.

    ResponderExcluir
  32. Maria Lucia de Paula Correa
    EMEF ANIRA

    ResponderExcluir
  33. Maria Lúcia,

    corrigindo digitação:"Lidam com gêneros no seu dia-a-dia, e é esse domínio..."



    Maria Lúcia de Paula Corrêa
    EMEF ANIRA

    ResponderExcluir
  34. A presença de diversos gêneros e tipos textuais nas atividades de sala de aula torna as práticas sociais na escola mais próximas de situações sociocomunicativas que acontecem fora da sala de aula. Por isso é importante apresenta´-los e diferenciá-los aos alunos para o seu reconhecimento e uso no dia-a-dia.
    Rosa, EMEF "Márcia"

    ResponderExcluir
  35. Gênero é definido de acordo com a estrutura, o estilo e a recepção junto ao público leitor-ouvinte. Já tipos textuais ele é definido a partir do uso cotidiano, como Juliana disse "os gêneros funcionam mais ou menos como um “emolduramento” – ou um “enquadre” – para seqüências tipológicas", uma análise superficial nos dará a qual gênero tal texto pertence, porém uma análise mais intrínseca corresponderá aos tipos.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini"

    ResponderExcluir
  36. Selma Leandra Bueno Freire. Emef. "Profª. Márcia H. M. F. Risola"29 de setembro de 2009 às 16:24

    Os gêneros textuais são diversos e sua função é sociocomunicativa. Já os tipos textuais são uma sequência definida pela natureza linguística de sua composição. Os tipos textuais, por sua vez, abrangem um conjunto ilimitado de categorias teóricas determinadas por aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, ao passo que os gêneros textuais são abertos e ilimitados de designações concretas determinadas pelo estilo, conteúdo e função.
    A heterogeneidade tipológica está presente nos gêneros textuais.
    O contato com os diversos gêneros textuais que circulam no meio social pelos alunos, desde os primeiros anos escolares, ampliam suas possibilidades de aprendizagem, compreensão, interpretação e produção textual.

    ResponderExcluir
  37. Selma Leandra Bueno Freire. Emef. "Profª. Márcia H. M. F. Risola"29 de setembro de 2009 às 16:44

    CORREÇÃO
    Ao ler: "Os tipos textuais, por sua vez, abrangem um conjunto ilimitado...", entenda-se limitado.

    ResponderExcluir
  38. Maria Elisabeth - EMEF Profa Anira Franco de Campos15 de outubro de 2009 às 14:00

    Todos os textos produzidos,orais ou escritos, apresentam um conjunto de características, tendo ou não consciência delas. Essas características configuram diferentes textos ou gêneros do discurso,que apresentam três aspectos básicos: o tema, a estrura e o estilo.
    Numa situação de interação verbal a escolha do gênero não é completamente espontânea, porque leva em conta um conjunto de elementos dados pela própria situação de comunicação.
    A produção de texto a partir do enfoque de gêneros demonstra uma ampliação diversificada e enriquece a capacidade dos alunos para produzir textos orais e escritos.

    ResponderExcluir
  39. Andréia - EMEF Adirce
    Os tipos textuais e gêneros ocorrem ao mesmo tempo nos textos e de certa forma, os tipos textuais aparecem na organização, na estruturação dos textos, ficando assim a serviço
    dos gêneros. Não podemos falar de gêneros sem falar dos tipos de textos, pois eles estão inter-relacionados.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger