segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MATEMÁTICA - TP3



Análise e Reflexão: Como trabalhar geometria de maneira significativa?

Prezado (a) Professor (a) de Matemática

A sexta atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 3 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

20 comentários:

  1. Há várias maneiras de se abordar esse tema, a mais significativa, na minha opinião, é sempre aquela que se usa materiais manipulavéis, como palitos, elásticos, geoplano, no caso de ser geometria plana. Se for geometria espacial pode ser utilizado garrotes e palitos, caixas de papelão, sólidos de madeira, etc.

    PROF. GIOVANA CRISTINA FERRARI GASPAROTTO
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

    ResponderExcluir
  2. Para que se tenha uma aprendizagem mais efetiva ou seja, mais significatica, ela deve vir acompanhada de atividades práticas, palpáveis, como a utilização de materias diversificados( canudinhos,palitos,papel cartão, garrote,elásticos ...) onde o aluno possa ao mesmo tempo interagir e construir seu conhecimento.

    Profª Gisele de Cássia Miguel de Oliveira Floriano
    EMEF MÁRICA HELENA

    ResponderExcluir
  3. ASSIM COMO, COM OUTROS CONTEÚDOS, A MELHOR MANEIRA DE SE TRABALHAR OS ASSUNTOS DA MATEMÁTICA É RELACIONÁ-LOS AO COTIDIANO DE NOSSOS ALUNOS, NÃO SERIA DIFERENTE NA GEOMETRIA, QUE TEMOS UM VASTO CAMPO DE ATIVIDADES PARA APLICAR. CONCORDO COM GIOVANA, QUE MANIPULAR OBJETOS E FORMAS GEOMÉTRICAS E EXPLORAR NELES OS CONHECIMENTOS QUE QUEREMOS TRANSMITIR AOS ALUNOS É UMA PRÁTICA EXCELENTE, POIS COM UMA CAIXINHA DE PAPELÃO, DO TIPO, CAIXINHA DE REMÉDIO, DE PERFUMES, DE KINDER OVO, PODEMOS TRABALHAR ÁREA, VOLUME, PERÍMETRO, VÉRTICES, ÃNGULOS, PLANIFICAÇÃO ETC..

    LÚCIO
    EMEF MARINA

    ResponderExcluir
  4. Deve-se trabalhar a geometria de maneira significativa, utilizando diversos instrumentos mediadores, desde o uso da dobradura até os softwares educativos.
    Deve-se utilizar materiais diversos, como: palitos, geoplano, material concreto; despertando aí, o interesse e a criatividade dos alunos na manipulação do material, identificando figuras planas, não planas, volumes, perímetro e superfície.
    Identificar situação-problema adequado aos alunos envolvendo formas geométricas (construção de piscina, de ginásio de esportes).
    Conhecer idéias para ações no cotidiano escolar: uso de construções e objetos reproduzidos em revistas para cálculo de volume, elaboração de maquetes e reconhecimento da dimensão de formas.
    Fazer trabalho em equipe pode ser estimulante.


    Profª Maria Aparecida Boratti Favretto
    EMEF MÉRCIA HELENA

    ResponderExcluir
  5. A geometria é sem dúvida a parte da matemática que podemos trabalhar de maneira significativa, manipulando diversos tipos de materiais, fazer muitas demonstrações, tanto na geometria plana quanto na espacial, o que torna o assunto interessante para o aluno, pois o
    mesmo ao realizar as atividades acaba por descobrir as propriedades matemáticas envolvidas.

    Luís Isaias
    EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”

    ResponderExcluir
  6. A Geometria é uma parte da Matemática que exige isso de nós professores, seus conceitos somente possuem realmente algum significado quando aplicados de maneira prática.
    Como exemplo muito simples, podemos usar a área do triângulo: quando o aluno recorta um retângulo e traça a sua diagonal, consegue compreender porque a área do triângulo corresponde exatamente à metade da área do retângulo.
    Por meio de demonstrações e confecção de diversos polígonos e sólidos geométricos,fazendo uso do tangram, de materiais como cartolina, grão de feijão etc, conseguimos fazer com que nossos alunos compreendam conceitos importantes, como: área, perímetro, volume dos principais sólidos, como por exemplo, podemos citar o volume do paralelepípedo retângulo e da pirâmide, ou do cilindro e do cone, o que eles tem em comum.
    Enfim, a Geometria, quando trabalhada de maneira clara e quanto mais próxima possível da nossa realidade em sala de aula, ela se torna simples e muito agradável de ser compreendida, depende da nossa criatividade para que isso se concretize.

    ResponderExcluir
  7. A Geometria é uma parte da Matemática que exige isso de nós professores, seus conceitos somente possuem realmente algum significado quando aplicados de maneira prática.
    Como exemplo muito simples, podemos usar a área do triângulo: quando o aluno recorta um retângulo e traça a sua diagonal, consegue compreender porque a área do triângulo corresponde exatamente à metade da área do retângulo.
    Por meio de demonstrações e confecção de diversos polígonos e sólidos geométricos,fazendo uso do tangram, de materiais como cartolina, grão de feijão etc, conseguimos fazer com que nossos alunos compreendam conceitos importantes, como: área, perímetro, volume dos principais sólidos, como por exemplo, podemos citar o volume do paralelepípedo retângulo e da pirâmide, ou do cilindro e do cone, o que eles tem em comum.
    Enfim, a Geometria, quando trabalhada de maneira clara e quanto mais próxima possível da nossa realidade em sala de aula, ela se torna simples e muito agradável de ser compreendida, depende da nossa criatividade para que isso se concretize.
    EMEF "Adirce Cenedeze CAveanha".
    Carina Maria Cancian de Souza.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a utilização de materiais manipuláveis, também podemos estudar Geometria em Obras de Arte, Mosaicos, é um campo muito rico. Podemos também utilizar softwares educacionais que oferece muitas potencialidades, pois podem criar um ambiente rico de imagens, sons e animações.
    Luis Alberto Tomazini
    EMEF Prof. Marina Ap. Rogelio Paschoalotti

    ResponderExcluir
  9. Para trabalhar geometria de maneira significativa é necessário que as atividades propostas aos alunos possibilitem imaginar, explorar, criar, levantar hipóteses e argumentar para que os aprendizes construam os conceitos de geometria.
    Faz-se necessário na pratica educativa da geometria a criação da variadas situações de aprendizagem, utilizando diversos instrumentos mediadores como, por exemplo, dobradura, papel quadriculado, malha triangular, folhas de sulfite e de cartolina, fita crepe, cola, barbante, arame, canudinhos, palitos, etc., aumentando consideravelmente, as oportunidades de aprendizagem.

    ALZIRA DE OLIVEIRA FELIX
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

    ResponderExcluir
  10. É preciso que as atividades propostas sejam as mais concretas possíveis, para que o aluno possa sentir os significados e assim poder entender, imaginar, criar, explorando assim o máximo dos conteúdos.
    Simone C M Galbier
    EMEF “Profª Maria Diva F de Oliveira”

    ResponderExcluir
  11. Para que haja uma aprendizagem significativa, é preciso que aconteça atividades práticas, como materiais que se possa sentir, ver, palpar, como elásticos, canudos, caixas de papelão, palitos, dobraduras e outros, dependendo da geometria a ser trabalhada (plana/espacial).

    Roberta Meloni de Assumpção
    EMEF “Profª Anira Franco de Campos”

    ResponderExcluir
  12. A geometria deverá ser trabalhada partindo sempre que possível de materiais concretos, de modo que o aluno possa perceber na prática seus diversos conceitos e depois poderá ser conduzida por situações problemas e exercícios sistemáticos.
    Prof Cássio
    EMEF Márcia

    ResponderExcluir
  13. Como se pode observar, geometria faz parte da nossa vida muito intensamente, visto que nossa casa tem planta, nossa pizza tem setores, nossa bicicleta tem rodas, o banco de nosso carro tem ângulos reguláveis, etc, como vemos não escapamos da geografia e conectando a aula com estes fatos teremos uma significancia extrema na aula de geometria como propõem o assunto em discussão.

    ResponderExcluir
  14. O estudo da Geometria leva o aluno a desenvolver um tipo especial de pensamento,pois lhe permitem a comprender,descrever e representar,de forma organizada o mundo em que vive.
    Este é um campo fértil em que podemos trabalhar com situações-problemas pelo qual leva ao aluno despertar mais interesse e com isso vem a contribuir com a sua aprendizagem.

    Profº. Ercio Carlos de Lima
    Emef "Maria Diva F. de Oliveira"

    ResponderExcluir
  15. Como a Geometria desempenha um grande papel nas diversas partes da matemática,além de um campo fértil para o exercício de aprender a fazer e aprender a pensar,devemos levar para o aluno atividades prazerosas que vão despertar curiosidades, como: dobraduras,palitos,softwares,canudinhos ou garrrotes,papel quadriculado,caixas de diferentes formatos(paralelepípedo,cubo,prisma)e desmontar formando figuras planas,mostrando aos alunos com base no que já conhecem sobre sólidos geométricos,dscobrindo a que tipo de caixa corresponde cada planificação,desenvolvendo o raciocínio sobre a transposição do tridimensional para o bidimensional,ou,como se representa um objeto espacial em um plano.

    Profª Rita Aparecida Gomes Formenti
    EMEF."ProfªMarina Ap. R.Paschoalotti"

    ResponderExcluir
  16. Concordo que os conceitos de Geometria somente possuem algum significado quando aplicados de maneira prática, como fazendo demonstrações,confeccionando sólidos geométricos e maquetes, explorando diversos tipos de materiais como: palitos, geoplano, elásticos, dobraduras e utilizando programas computacionais para o ensino de geometria espacial,etc.
    Enfim, a maneira mais significativa de se trabalhar geometria é utilizando diversos recursos para que o assunto se torne interessante para o aluno e que o mesmo sinta motivado a aprender.
    Profª Rosemeire Bueno de Oliveira
    EMEF: "Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  17. Para trabalhar a geometria(espacial e plana) de forma significativa somente por do meio de atividades concretas para a visualização,manipulação, observação e identificação das formas geométricas contidas nas mesmas(embalagens, construção dos sólidos,etc..). A motivação, o interesse e a metodologia utilizada despertaram em cada aluno a motivação, curiosidade e a vontade de aprender.

    Elis A.P - EMEF " Adirce C.Caveanha"

    ResponderExcluir
  18. Trabalhar a Geometria de maneira significativa atualmente, é algo muito fácil (não menos trabalhoso) devido a diversidade de materiais reaproveitáveis que dispomos para utilizar em aulas práticas para a compreensão das figuras planas e sólidas, suas características, propriedades e teoremas. Com aulas práticas os alunos se envolvem mais, questionam-se mais, utilizam várias de suas inteligências múltiplas, portanto apreendem de modo siginicativo.


    ANDRÉIA MARIA DUDA
    EMEF "PREF WALDOMIRO CALMAZINI".

    ResponderExcluir
  19. É criar várias situações de aprendizagem utilizando diversos instrumentos mediadores proporcionando, inicialmente, a manipulação de materiais que priviligiaem a intuição e a experiência para, em seguida, a sistematização e generalização. Dessa maneira passar da geometria como ciências do espaço para geometria como construção lógica, aumntando consideravelmente, as oportunidades de aprendizagem.

    EMEF''ANIRA F. DE CAMPOS''
    PROF. PAULO ROBERTO TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  20. Acredito que para trabalhar geometria de maneira significativa com os alunos é necessário o uso de instrumentos concretos para visualização e manipulação. Estes instrumentos proporcionam a interação dos alunos na sua conquista a aprendizagem.
    Alessandra Alves
    EMEF Adirce C. Caveanha.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger