segunda-feira, 24 de agosto de 2009
MATEMÁTICA - TP3
Análise e Reflexão: Qual a importância da história da matemática na formação do professor?
Prezado (a) Professor (a) de Matemática
A sétima atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:
Fazer a leitura da TP 3 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pelo estudo da matemática do passado ou seja a história da matemática podemos perceber como a matemática de hoje insere-se na produção cultural humana e alcança uma compreensão mais significativa de seu papel de seus conceitos e de suas teorias. Uma vez que a matemática do passado e a atual engendram-se e fundamentam-se mutuamente.
ResponderExcluirA história da matemática é um importante aliado no trabalho de pesquisa e investigação dos nossos alunos.
É interessante o relacionamento da matemática da antiguidade do seu desenvolvimento com a tecnologia de hoje.
Porisso é muito importante a história da matemática na formação do professor este pode inserir a matemática em todas as áreas, fazendo com que o aluno amplie seu conceito.
EMEF. MÁRCIA
Prof. Maria Aparecida Boratti Favretto
Acredito ser fundamental para a formação do professor de Matemática o aprendizado da História da Matemática, tanto a história da matemática antiga como a matemática maia, asteca, o desenvolvimento do uso do zero, como o desenvolvimento da matemática moderna.
ResponderExcluirSaber sobre a história faz o professor em formação vivenciar melhor o processo de construção do conhecimento matemático, além de poder melhor instruir seus alunos em qualquer nível de ensino.
Há uma ressalva que eu gostaria de levantar, que está em discussão nos grupos de estudo de História da Matemática, que é a vertente que diz que aprender sobre a História de Matemática não significa apenas usá-la como curiosidade durante as aulas, isso seria reduzir muito o seu potencial. Uma maneira de potencializar o seu uso em sala seria através da utilização de projetos divididos em tema.
GIOVANA C. FERRARI GASPAROTTO
EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI
A importância da historia da matemática é tão importante como a historia de qualquer ciência.
ResponderExcluirComo ensinar Teorema de Tales, se ao menos não comentar a época em que viveu,destacar para os alunos o recurso que ele dispunha, destacando que a tecnologia é importante, mas é necessário buscar conhecimentos para dominala.
Todos os professores devem ter consciência como foi construído o conhecimento habitual; eles devem saber as etapas da matemática.
Luis Alberto Tomazini
EMEF Marina
A importância da história da matemática na formação do professor pode ajudar a ultrapassar situações problemáticas que deverão ser enfrentadas se quisermos superar a fragmentação do saber.Essa formação possibilita a explicitação de momentos nos quais a natureza qualitativa e quantitativa da produção matemática modificou-se em função de problemas colocados por outras áreas facilitando a compreensão de um "modelo" possibilitando a verificação de alguns casos na utilização de modelos matemáticos na aplicação de conceitos de outras áreas(por exemplo,a utilização de funções trigonométricas ou fenômenos periódicos ,tais como cordas vibrantes,ondas de rádio etc.)podendo contribuir para análise de como os discursos de outras áreas do saber têm um relacionamento como discurso matemático.
ResponderExcluirA matemática que se estuda nas escolas é uma das muitas formas desenvolvidas pela humanidade e que teve origem nas culturas da antiguidade mediterrâneae se desenvolveu ao longo da Idade Média e somente a partir do século XVII se organizou um corpo de conhecimentos,com um estilo próprio,alcançando uma compreensão mais significativa de seu papel,de seus conceitos e de suas teorias.
A história da matemática permite uma compreensão epistemológica das lógicas internas de constituição do conhecimento matemático nos diferentes momentos e diferentes correntes folosóficas.
Profª Rita Ap.Gomes Formenti
EMEF. Marina
É importante informar ao aluno sobre a história da matemática sempre que possível, para que o mesmo perceba que foi necessário desenvolver aquele conhecimento principalmente para resolver uma situação-problema, presente na maioria das vezes numa outra ciência, proporcionando desenvolvimento da mesma, com isso, o aluno pode entender o porque de estudar um determinado assunto e sua real importância, que num determinado momento da civilização aquele conhecimento foi produzido, muitas vezes num longo tempo. Assim o aluno provavelmente construirá seu conhecimento matemático.
ResponderExcluirLuís Isaias
EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”
"A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos." (Cícero)
ResponderExcluirNão somente a Matemática, mas tudo se amplia quando se tem um ponto de vista histórico.
Estes dias estava pesquisando sobre números e encontrei os números cretenses, não mencionados comumente nos livros.Achei muito curioso e fica ai minha sugestão aos colegas interessados.
O Professor de fato precisa conhecer as relações da matemática do passado e a atual, sua participação na arte, religião e na produção cultural em todos os tempos.
Prof Antonio Cássio
EMEF Marcia
Ao estudar a história da matemática é possível conhecer e entender suas fases e seu processo de evolução.Nos permite enxergarmos suas origens, sempre acompanhada de uma necessidade de solucionar situações problemas, tanto na matemática como em outras áreas.
ResponderExcluirEMEF MÁRCIA HELEMA
PROFª GISELE
A história da matemática é importante na formação do professor porque o tema pode ser um importante aliado no trabalho de pesquisa e investigação dos nossos alunos na utilização de livros,enciclopédias,internet,etc.
ResponderExcluirTambém possibilita a explicitação de momentos nas quais a natureza qualitativa e quantitativa da produção matemática modificou-se em funçaõ de problemas colocados por outras áreas.
Com o estudo da história da matemática é possível perceber como a matemática de hoje insere-se na produção cultural e então. compreender melhor o seu papel no presente.
EMEF 'PREF.WALDOMIRO CALMAZINI'
Prof. ALZIRA FÉLIX
Cássio, gostei muito da sua colocação sobre a história e também da sua sugestão, não conheço os números cretenses, mas fiquei curiosa e vou procurar conhecer.
ResponderExcluirAbraços
A história da Matemática nos mostra a constante busca humana pelo conhecimento, com a finalidade de facilitar atividades do nosso cotidiano, de resolver nossos problemas, portanto, é de extrema importância que a mesma faça parte de nossa formação, não somente durante o período em que passamos pela faculdade, mas no decorrer do exercício da profissão principalmente.
ResponderExcluirÉ fundamental que qualquer pessoa que realize um cálculo, compreenda os princípios do mesmo, o motivo pelo qual foi aplicado etc.
A construção do conhecimento matemático evoluiu muito com o passar dos anos, com a utlilização de recursos tecnológicos, mas nós também podemos fazer parte dessa construção, com atitudes muito simples, como de repente conseguirmos chegar a uma solução de uma maneira diferenciada, compartilharmos experiências com os colegas, enfim, através de pesquisas e experimentações, além de evoluirmos mentalmente e culturalmente, conseguimos também deixar nossa colaboração à humanidade, através de nossos alunos, por isso, nossa dedicação aos estudos precisa ser constante, prova disso é estarmos participando do presente curso.
EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"
Carina Maria Cancian de Souza.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA história da matemática na formação do professor é de grande importância pois trata-se de um aliado no trabalho de pesquisa e de investigação dos nossos alunos.
ResponderExcluirNão devemos ser um especialista em história da matemática,mas sim devemos compartilhar com eles informações,curiosidades históricas e leva-lo a uma reflexão,com isto iremos gerar muito interesse nas aulas de matemática.
Para que serve a matemática? Esta é pergunta que ouvimos em sala de aula de nossos alunos,não é uma tarefa fácil de responder,mas através da história da matemática podemos mostrar que a matemática hoje é fruto de uma longa trajetória do homem na busca de resoluções de seus problemas de sobrevivência
e transcendência e de desenvolvimento de uma concepção da matemática como construção humana participante e de evoluções de idéias.
Infelizmente no material didático utilizado pelo aluno não traz nenhum conhecimento histórico desde evidências antigas,como também a vida de ilustres matemáticos.
Na formação do professor a história da matemática é de grande importância,pois ela contribui para que as aulas de matemática se tornem cada vez mais interessantes,participativas e aproveitosas.
Podemos assim mostrar aos nossos alunos que a matemática é uma disciplina muito interessante e que existe uma história e o que eles estudam tem fundamentos, até que também seria interessante construir uma linha do tempo da matemática para que eles visualizassem a evolução da matemática.
" O livro do universo está escrito em linguagem matemática" (Galileu).
Profº Ercio Carlos de Lima
Emef Profª "Maria Diva Franco de Oliveira"
A história da matemática é um precioso instrumento para o ensino/aprendizado. É possível aprender muito de Matemática estudando a sua história, pois ela é um dos capítulos mais importante do conhecimento, é também possível compreender a origem das idéias que deram forma à nossa cultura e observar os aspectos humanos do seu desenvolvimento.
ResponderExcluirSimone C. M. Galbier
EMEF MARIA DIVA
A história da matemática tem muita importância na formação do professor para ele vivenciar o processo de construção do conhecimento matemático,pensar como esses conhecimentos históricos são tratados no currículo, refletir a importância do tema na ajuda da superação da fragmentação do saber e ter o tema como um importante aliado no trabalho de pesquisa e investigação de seus alunos.
ResponderExcluirRosemeire Bueno de Oliveira
EMEF "Anira Franco de Campos"
Em todas as culturas e em todas as épocas, a Matemática constitue um componente básico dos currículos escolares. Conhecer sobre a história da matemática, possibilita ao professor investigar e vivenciar o processo de construção do conhecimento matemático.
ResponderExcluirNão é à toa que na organização dos documentos que integram os PCN prevaleceu a proximidade com as Ciências Naturais, pois estas encontram na Matemática uma linguagem especialmente apropriada, desde as origens da Ciência moderna, com Galileu, até Descartes, com seu sonho de expressão de todo conhecimento confiável na linguagem matemática.
Assim, podemos mostrar uma longa tragetória humana em busca de soluções diferenciadas.
Roberta Meloni de Assumpção
EMEF "Profª Anira Franco de Campos"
A história da matemática é apontada por alguns pesquisadores como um
ResponderExcluirrecurso didático que pode trazer importantes contribuições à Educação Matemática e à
formação de professores de Matemática.
O conhecimento da história dos conceitos matemáticos precisa fazer parte
da formação dos professores para que tenham elementos que lhes permitam
mostrar aos alunos a Matemática como ciência que não trata de verdades
eternas, infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta
à incorporação de novos conhecimentos (BRASIL, 1997, p. 30).
A história da matemática satisfaz a curiosidade do aluno e o motiva, ajuda a veicular a
criação humana, como uma manifestação cultural e a mudar concepções a respeito da
natureza da matemática.
Elis A.P - EMEF " Adirce C.Caveanha"
A história da matemática na minha formação fez e faz toda a diferença, pois gosto muito de investigar como civilizações remotas pensavam e desenvolviam a matemática para compreender os meios pelos quais a atual se faz presente. É muito rico mostrar e experienciar com os alunos a metodologia, técnicas, utilizadas a séculos ou milênios passados e de que forma podem ser aperfeiçoadas hoje com os novos conhecimentos que possuímos, até para estimular os alunos e a nós mesmos novas descobertas. É um incentivo a compreensão da evolução histórica humana através da matemática.
ResponderExcluirANDRÉIA MARIA DUDA
EMEF "PREF. WALDOMIRO CALMAZINI"
Leva o professor a refletir sobre sua prática, didática, que deve estar ipregnada da prespectiva construtivista, onde o aluno aprende a siruar-se e entender as fórmulas.
ResponderExcluirO Professor da a aula de matemática um caráter lúdico concentrando sobre as situações históricas. Despertar no aluno que essa ciência tem seu lado humano, real e cultural. através de dramatizações e teatro, construindo painéis para evidenciar a linha do tempo o aluno certamente dara mais importância a essa importante matéria.
EMEF''ANIRA F. DE CAMPOS''
PROF. PAULO ROBERTO TEIXEIRA
O exercício de resgatar esse processo permite a criança compreender que os conceitos matemáticos foram desenvolvendo-se, construindo-se através dos tempos para atender as necessidades de cada época, isso possibilita a criança colocar sentido na aprendizagem.
ResponderExcluirAlessandra Alves
EMEF Adirce C. Caveanha
A história da matemática traz oportunidades ínpares para arrematar uma grande quntidade de assuntos em experiencias práticas de raciocinio e dedução para o campo das experiencias práticas observadas no decorrer dos milênios entre as descobertas matemáticas ocorridas paulatinamente.
ResponderExcluirJoé Carlos Momesso EMEF MARIA DIVA.
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, é importante na formação profissional do professor, pois faz com que todos nós percebamos que existe uma relação humana no contexto e desenvolvimento da matemática. Através desse entendimento, nós e os alunos podemos observar que a necessidade fez com que nossos ancestrais desenvolvessem um método de contagem,comparação e registro para resolverem seus problemas. Essa compreensão é importante, pois mostra que a matemática desenvolveu-se junto com a humanidade, tornando-se dessa maneira essencial seu conhecimento para a pessoa viver inserida no mundo contemporâneo.
ResponderExcluirPROF LÚCIO VALIM DOS SANTOS
EMEF MARINA