quarta-feira, 29 de julho de 2009

LINGUA PORTUGUESA - TP 2


Análise e Reflexão: Como trabalhar a arte e a interpretação da realidade?
Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A quinta atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 2 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

40 comentários:

  1. “A arte é cultural, é uma construção histórica, a forma de expressar por meio dela e de percebê-la muda sempre conforme os tempos e os lugares”.(Tp2 pág.78)
    A partir dessa perspectiva, é possível pressupor que criar e ou apreciar a arte, é uma “construção” individual .
    Nós professores, temos o dever de “criar oportunidades para que os alunos não só experimentem criar como também desenvolva suas qualidades de fruidores da arte”. (Tp2 pág.82)
    Para tanto, é necessário levar para a sala de aula, além da literatura, outras manifestações artísticas: músicas, pinturas, filmes, arquitetura, fotografia... Buscando instigar o olhar, ampliando a reflexão e a visão de mundo de cada um.

    Verônica Alves
    EMEF Márcia

    ResponderExcluir
  2. É fundamental que o professor procure relacionar a realidade dos seus alunos, criar oportunidades para que eles enxerguem no seu dia-a-dia "arte".Fazê-los compreender que não é necessário ser conhecedor de arte, ou de uma arte especificamente.Levar para sala de aula, discos de música erudita ou de boa música brasileira,composições simples, usadas na televisão ou no cinema, para momentos de descanso, durante a merenda, enquanto produzem um texto. Educar o aluno constantemente. Incentivá-los a ouvir os músicos da cidade e nossa música folclórica verdadeira. Programar filmes de qualidade, brasileiros ou não adequados às suas experiências. Ouvir a opinião deles, levá-los a comentar o desfecho, criticar, comentar´. Programar passeios culturais, visitar as edificações importantes que fazem parte da história da cidade. Incentivá-los a se corresponderem com algum escritor, autor de algum obra que eles gostem, expor no mural da escola trabalhos realizados pelos alunos e organizar eventos que estimule sempre a prática da pesquisa de trabalhos artísticos procurando concentrar o mais número de alunos possíveis na realização do trabalho.

    ResponderExcluir
  3. EMEF ANIRA FRANCO DE CAMPOS. SIMONE MARGARETH MAIA MENEZES DE OLIVEIRA.

    ResponderExcluir
  4. ``A arte é uma interpretação da realidade.``
    Através dela expressamos nossos sentimentos,nossas emoções.
    Cabe à escola oferecer aos alunos o maior número possível de manifestações artísticas como pintura,escultura,literatura,fotografia entre outras.
    Em contato com a arte o aluno descobrirá novas possibilidades de interpretação,ampliará sua visão de mundo e desenvolverá seu senso crítico, além de relacionar conteúdos.
    A arte poderá ser trabalhada através de músicas,leitura,interpretação de imagens,dança, reprodução,releitura,conhecendo assim produções culturais da humanidade,soltando a imaginação e desenvolvendo a criatividade,tudo com um novo olhar dado à interpretação da realidade.
    Maria de Lourdes
    EMEF Márcia

    ResponderExcluir
  5. É de suma importância trabalhar as várias manifestações da arte, bem como mostrar ao nosso aluno que a mesma está presente em nosso cotidiano.
    Mesmo que não haja um profundo conhecimento da arte, cabe a nós professores darmos condições para que nosso aluno se familiarize com as várias manifestações através de visitas a exposições e museus e também passeios aos vários bairros da nossa própria cidade, para que vejam -in loco- as mudanças arquitetônicas
    pelas quais ela passou.
    A música poderá ser desenvolvida através de
    comparações entre as atuais e aquelas consideradas eruditas e mesmo as cantigas
    do Trovadorismo.
    Profª Araci França - EMEF Profª Maria Diva

    ResponderExcluir
  6. A arte faz parte da criatividade humana a partir da observação da realidade. Como diz Da Vinci"A Arte permeia todas as coisas" - nos devemos ser atraídos ao que é belo, o exame detalhada das formas e os sons expressos na e pela natureza, mostram esta magnitude de beleza, mas infelizmente ao longo dos tempos aliado ao declínio moral dos povos o conceito de beleza tem se mascarado; há que se recuperar a manifestação artística verdadeira ou legítima a partir das atividades realizadas na escola através da observação, comparação e reflexão a partir de bons temas...

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais nada o exemplo soberano deve ser o PROFESSOR, o que é óbvio!. Se um professor não gostar de ler, não gostar de ver bons filmes, de ouvir boas músicas me diga como ele despertará no aluno o interesse pela arte? Difícil né!
    Cabe ao educador tornar perceptível ao aluno que não há cotidiano sem arte, que é a interpretação da realidade, ela está nas roupas, nos brincos e acessórios artesanais usados para ornamentar o corpo, na tatuagem, nas novelas da Globo, nos filmes e desenhos animados, na dança, definitivamente: EM TUDO!
    Portanto, é responsabilidade do professor levar a sala de aula a diversidade artística e possibilitar ao aluno fundamentação teórica e prática afim de que sozinho possa (re)interpretar, desvendar o mundo, a sociedade em que vive através da visão do artista, através da arte.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini."

    ResponderExcluir
  8. A arte faz parte do nosso cotidiano. Cabe ao professor observá-la, apreciá-la e conhecê-la bem para que possa trabalhar com todas as expressões artísticas de forma que desperte no aluno o gosto por estas manifestações. Podemos fazer isso de diversas maneiras como assistir a um bom filme, ouvir músicas de épocas distintas, observar e apreciar a arquitetura da própria cidade ou de cidades históricas através de fotos ou até mesmo através de visitas a estes locais, oferecer livros interessantes. Além disso, o professor pode e deve mostrar ao aluno que ele também pode se expressar através da arte, sugerindo atividades que estimulem a criação artística.

    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

    ResponderExcluir
  9. Como foi descrito no material: "Toda manifestação artística é uma interpretação da realidade feita pelo seu criador". Então para representar algo cada criador coloca sua época, suas impressões, emoções e particularidades. Compreender o que um artista quer demonstrar depende muito das diversas leituras que devemos fazer sobre o obra, sejam elas visual ou escrita.
    Para trabalhar a arte em sala de aula é essencial incentivar a leitura de imagens, questionar o que e o porquê de se utilizar um determinado desenho ou pintuta. A partir daí proporcionar a leitura de obras consagradas. Incentivar também, é claro, uma experiência pessoal como visitas a museus, trabalhos com outros meios sejam eles teatrais, filmes, esculturas e arquiteturas. Dessa forma contribuiremos para formar um leitor capaz de interpretar as diferentes realidades sugeridas pelas obras.

    Marilene da Silva
    EMEF Profa. Anira Franco de Campos

    ResponderExcluir
  10. A arte e a interpretação da realidade estão intimamente entrelaçados percorrem o mesmo caminho e devem estar na mesma sintonia. O aluno quando produz um texto ele está criando uma obra, ou seja nesse momento ele está expressando suas emoções, sua vivência de mundo , sua história,sua cultura.Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e nem por nenhuma manifestação ligada a ela,mas esquecem que a arte não se restrige somente a pintura,arquitetura etc... Mas vai muito além ,há vários exemplos concretos:A música,cinema,teatro,dança etc... E tudo isso de uma certa forma atraí muito os alunos do mundo moderno.O professor poderá tirar proveito fazendo uma ponte com os conteúdos propostos e aplicá-los, pois toda atividade que se realiza com prazer é mais assimilável e passa ter um verdadeiro significado para quem está adquirindo o conhecimento.O professor que enriquece suas aulas utilizando recursos estratégicos mais concretos como: teatro,filmes, formas arquitetônicas antigas e atuais da cidade onde vive,museus ,exposições etc...Formará leitores críticos, reflexivos,questionadores com uma bagagem cultural bem diferenciada.

    Verginia Helena Correa de Moraes Santos
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  11. Atualmente vivemos em um mundo rodeado pela Arte; considerando que a Arte saiu dos limites clássicos e elitista que perdurou por muito tempo, ganhando um mundo de valores modificados, em que toda expressão humana pode resultar em expressão artística. A expressão artítica faz uma releitura da vida cotidiana,que além do belo preza a contextualizacão da sociedade moderna; daí a Arte se tornou um meio crítico e indispensável na vida. Neste sentido o trabalho com a Arte, nas suas mais diversas formas, na Esccola, se tornou mais um aliado a formacão do aluno, com a vivência e exposicão desta diversidade: Lieratura,Música, Cinema e Vídeo, Danca,Publicidade, Grafite entre outras meios artíticos; proporciana um desenvolvimento das percepcões e sensibilidade,além do apecto critico do aluno, de forma prazerosa.
    EMEF "Prof. Marina" - Maria José

    ResponderExcluir
  12. Estamos vivenciando um mundo de inovações, um mundo de diferentes sentidos, os quais são representados por diferentes linguagens, há diferenças pessoais dentro e fora da sala de aula, a escola nos exige interdisciplinaridade...
    Sendo assim, como a arte é fundamental para interpretar a realidade , é uma forma de apresentar valores de cada ambiente cultural, envolve ações /produções artísticas/conhecimentos históricos registrados através dos tempos, é indispensável na construção e formação do cidadão, pois o desperta quanto à sensibilidade, à criatividade, à criatividade estética, o desenvolvimento de sua personalidade com seu meio, e como descreve Wygotsky e Wallon; constituindo-se como sujeito social.

    E.M.E.F. "Adirece Cedeneze Caveanha"

    ResponderExcluir
  13. A arte está ligada com a interpretação da realidade, pois foi desta forma que o artista encontrou para expressar seus sentimentos.Devemos mostrar aos nossos alunos que arte não é somente pinturas, escultura, etc, mas que estamos cercados o tempo todo por manifestações artísticas, como uma canção, uma dança, um filme, uma peça teatral entre outras, para isso é necessário que o professor esteja antenado a estas manifestações artísticas enriquecendo suas aulas com elas, permitindo que os conteúdos propostos sejam assimilados por todos de uma forma mais agradável, ampliando assim a bagagem cultural dos alunos.

    Profª Elizabeth Aparecida de Lima.
    EMEF.Profª Maria Diva Franco de Oliveira.

    ResponderExcluir
  14. Desde o início da humanidade a Arte sempre esteve presente em praticamente todas as formações culturais.
    Assim o ensino e aprendizagem da arte fazem parte, de acordo com as normas e valores estabelecidos em cada ambiente cultural, do conhecimento que envolve a produção artística e histórica em todos os tempos, desenvolvendo-se:
    - a sensibilização ao meio ambiente;
    - o desenvolvimento da personalidade;
    - a criatividade estética;
    - a criatividade.
    Vários autores que pensam o desenvolvimento da criança, como Vygotski, Winnicott e Wallon consideram a criação como uma forma fundamental de interação da criança com seu meio, constituindo-se como sujeito social.
    Vivenciando a arte podemos experimentar o mundo que nos cerca através de nossos diferentes sentidos e, podemos ler e representar o mundo através de diferentes linguagens.
    Sabemos que as artes nos oferecem inúmeras possibilidades de leitura, tantas sejam as formas de representações artísticas, criadas pelo homem através do tempo e do espaço.
    Leitura é arte, e como tal às relações de aprendizagem e de vivência que se estabelece entre ela e o indivíduo, são fundamentais para que este alcance sua formação integral.
    A escola preocupada em fazer com que os alunos desenvolvam suas capacidades ajusta sua maneira de ensinar e seleciona suas práticas de modo a auxiliá-los a se adequarem em várias vivências, considerando e potencializando as capacidades que já possuem.
    Cabe então ao professor apresentar os conteúdos e as atividades ensino-aprendizagem de forma criativa ampliando esses interesses e/ou habilidades.
    Sendo assim, pode-se afirmar que a leitura constitui a mais importante das artes, pois sua matéria é a palavra, o pensamento, as idéias, a criatividade e a imaginação.
    A escola é o espaço mais adequado para o desenvolvimento dessa habilidade, na formação do hábito e gosto pela leitura, assim como sua relação íntima e direta com a arte.

    ResponderExcluir
  15. A arte está presente no dia a dia das pessoas mesmo sem que elas percebam.A música, a arquitetura,a escultura,a dança,etc fazem parte do nosso cotidiano e nos ajudam a interpretar o mundo a partir de nossos conhecimentos,de nossa realidade.Nós,como professores,conscientes da nossa importância na formação de cidadãos críticos,e a escola com local privilegiado a que essa atividade se realize,temos a função de proporcionar a nossos alunos o contato com os mais variados tipos de material,levando-os para a sala como forma de enriquecer as aulas,programando visitas a museus,exposições,teatro,sem nos esquecermos da literatura que tem no uso da palavra sua principal arte, incentivando o contato constante com todo tipo de manifestação artística como forma de enriquecimento cultural e do próprio ser humano
    Maria Claudia Assin
    EMEF"Profª Anira F. de Campos"

    ResponderExcluir
  16. "A arte sendo uma interpretação da realidade" nos permite enxergá-la por outros ângulos. Ao trabalhar com produções artísticas proporcionamos aos alunos ampliar seus conhecimentos, vendo o mundo através de outros olhos e a partir destes formular seus próprios conceitos a cerca da realidade

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF " Adirce Cenedeze Caveanha

    ResponderExcluir
  17. Mostrar ao aluno as várias manifestações de arte e a importância de trabalhá-las no desenvolvimento do dia a dia.
    Oferecendo essas diversas manifestações artísticas proporciona o desenvolvimento da criatividade, amplitude de interpretação e desenvolve uma nova visão da realidade.
    Arte é cultura, a forma de expressar "olhares", sentimentos, emoções conforme o tempo e o lugar.

    Márcia Cristina Zinetti
    Emef Profª Rita de Cassia

    ResponderExcluir
  18. A Arte não é apenas uma disciplina, mas um instrumento de trabalho usado por muitos especialistas para cura de problemas emocionais de crianças, jovens, adultos, que sofreram algum tipo de abuso, trauma, e outros. Portanto, deve ser tratada com muita seriedade pela classe docente, inclusive ser usada como uma ferramenta a mais para o desenvolvimento da linguagem.
    Eliane de Carvalho Testa
    EMEF Adirce C.Caveanha
    A criança é capaz de se expressar melhor através da pintura, do desenho, enfim, de outros recursos sem ser necessariamente a fala e escrita, problemas internos profundos causados ao longo de sua vida, de uma maneira mais sutil e fiel. Muitas vezes é tão nítido o sentimento da criança dentre seus desenhos, que o professor consegue interpretar, mesmo sem ser um especialista na área de psicologia ou algo parecido.
    Acho que o professor deve fazer uso de todos os materiais possíveis que possam ser transformados em arte, a fim de que o aluno desenvolva a capacidade de se expressar naquilo que normalmente não consegue, tais como cartazes, cores, matizes, peças teatrais, atividades lúdicas, materiais recicláveis e tudo o mais que possa ser transformado em linguagem

    ResponderExcluir
  19. A Arte não é apenas uma disciplina, mas um instrumento de trabalho usado por muitos especialistas para cura de problemas emocionais de crianças, jovens, adultos, que sofreram algum tipo de abuso, trauma, e outros. Portanto, deve ser tratada com muita seriedade pela classe docente, inclusive ser usada como uma ferramenta a mais para o desenvolvimento da linguagem.
    A criança é capaz de se expressar melhor através da pintura, do desenho, enfim, de outros recursos sem ser necessariamente a fala e escrita, problemas internos profundos causados ao longo de sua vida, de uma maneira mais sutil e fiel. Muitas vezes é tão nítido o sentimento da criança dentre seus desenhos, que o professor consegue interpretar, mesmo sem ser um especialista na área de psicologia ou algo parecido.
    Acho que o professor deve fazer uso de todos os materiais possíveis que possam ser transformados em arte, a fim de que o aluno desenvolva a capacidade de se expressar naquilo que normalmente não consegue, tais como cartazes, cores, matizes, peças teatrais, atividades lúdicas, materiais recicláveis e tudo o mais que possa ser transformado em linguagem.
    Eliane de Carvalho Testa
    EMEF Adirce C. Caveanha

    ResponderExcluir
  20. Eliane de Carvalho Testa - EMEF Adirce10 de agosto de 2009 às 20:38

    A Arte não é apenas uma disciplina, mas um instrumento de trabalho usado por muitos especialistas para cura de problemas emocionais de crianças, jovens, adultos, que sofreram algum tipo de abuso, trauma, e outros. Portanto, deve ser tratada com muita seriedade pela classe docente, inclusive ser usada como uma ferramenta a mais para o desenvolvimento da linguagem.
    A criança é capaz de se expressar melhor através da pintura, do desenho, enfim, de outros recursos sem ser necessariamente a fala e escrita, problemas internos profundos causados ao longo de sua vida, de uma maneira mais sutil e fiel. Muitas vezes é tão nítido o sentimento da criança dentre seus desenhos, que o professor consegue interpretar, mesmo sem ser um especialista na área de psicologia ou algo parecido.
    Acho que o professor deve fazer uso de todos os materiais possíveis que possam ser transformados em arte, a fim de que o aluno desenvolva a capacidade de se expressar naquilo que normalmente não consegue, tais como cartazes, cores, matizes, peças teatrais, atividades lúdicas, materiais recicláveis e tudo o mais que possa ser transformado em linguagem.

    ResponderExcluir
  21. Meus parabéns Eliane de Carvalho Testa por esses paragrafos de superior inteligencia e brilhante conclusão, pois todos sabemos que o educando enquanto elemento propiciador de um futuro melhor para o mundo, é merecedor de educadores do quilate semelhantes ao teu.

    ResponderExcluir
  22. Ao iniciar a leitura do capítulo sobre arte me deparei com uma pergunta na página 76 que me chamou a atenção: quando pensa em arte, o que vêm a sua mente? Imediatamente veio muitas coisas relacionadas a arte,mas o que me inspira é oferecer a arte dentro da minha disciplina pois ela favorece a aprendizagem do aluno. Nada como uma música para exemplificar um assunto, um filme, uma poesia, uma imagem. A arte favorece a interpretação da realidade e nós devemos usá-la sempre, fazendo uma parceria de sucesso.
    Profª Rosa Contessoto
    EMEF "Márcia"

    ResponderExcluir
  23. Irene Costa Machado EMEF Profa Maria Diva11 de agosto de 2009 às 14:44

    O ser humano é um ser de linguagens,as quais são tanto meios de produção da cultura quanto parte fundamental da cultura humana.
    Desde a antiguidade,estudiosos e artístas vêm tentando não só conceituar a arte como também definir o seu papel que exerce na vida humana TP2 pag78.O que pretendemos,portanto,é manter presente a relação entre o texto e seu contexto(histórico,social,econômico e cultural) para que o seu estudo adquira um significado formativo para os alunos, uma vez que,por meio desse estudo,tem se a oportunidade de refletir sobre a trajetória humana e de discutir por que determinados valores éticos,sociais e até mesmo estéticos foram associados á produção literária de um determinado período.Cabe ao professor usar de todos os recurso e discutir com os alunos,como diferentes formas de arte(pintura, música,escultura,literatura,cinema etc)encontraram maneiras de representar o mundo,traduzindo os ideais estéticos do momento em que foram produzidas.

    ResponderExcluir
  24. FLAVIA MARIA DAINESI FRANCISCO - EMEF PROFa ANIRA F. DE CAMPOS11 de agosto de 2009 às 15:50

    COMO TRABALHAR A ARTE E A INTERPRETAÇÀO DA REALIDADE?
    Pensando bem, interpretar a realidade é um dos grandes segredos pra se dar bem na vida. Foi interpretando a realidade que o doceiro do Rio ficou rico vendendo bombons em sua barraquinha de feira, é interpretando realidades que se constrói um comércio certo e na medida certa, se planeja mudanças na medida certa, interpretar a realidade é o primeiro passo pra ninguém ficar excluído. Penso que o grande segredo de ser feliz, ser realizado é saber, de fato, interpretar a realidade em que se vive, realidade política, religioosa, histórica, social e pessoal.
    Nunca paramos de aprende a interpretar textos, pinturas, acontecimentos, religiões, construções, relações, pessoas, a natureza, toda espécie de arte, enfim a realidade humana no passado, no presente e no futuro.
    Cabe a nós, professores, a arte de ajudar nossos alunos a amar e gostar de interpretar a arte e a vida. Nós, professores, viramo-nos por todos os lados pra aprender que atrás das metáforas, das metonímias, das comparações, das hipérboles, das antíteses, das ironias, do pleonasmo e de todas as formas de arte está o grande segredo da interpretação da vida. Temos que abrir caminhos aos alunos pra que possam caminhar no mundo das artes e interpretar como a arte interpreta a realidade. Em se tratando de trabalho artístico, o artista precisa de intérpretes conscientes que desejam entender, ter o olhar crítico, a mente aberta; aqui vejo a responsabilidade nossa como professores: capacitar nossos alunos pra interpretar essa realidade cheia de arte, cheia de jeitos diferentes. Cabe ao professor fazer brotar no alunado o gosto pelo conhecimento, interpretar e aceitar o diferente, inlcusive a arte escondida a nossa volta.

    ResponderExcluir
  25. Edilson A. + Edilaine T. + Sandra R. T. Zequim


    Desde o nascimento o ser humano interage com o mundo através de diferentes manifestações culturais. O ser humano é capaz de produzir arte se inserido num contexto apropriado,por isso entre as funções sociais da escola está em disponibilizar a condição para que os dicentes se apropriem do conhecimento artístico produzindo novas e diferentes formas de ver e sentir o mundo, os outros e a si próprio.

    ResponderExcluir
  26. Nós professores de Línguas, sabemos a impotância de se trabalhar a arte aliada à literatura, pode- se obsevar nos livros mais elaborados do Ensino Médio um acervo de Pinturas de artistas famosos, indicações de música, filmes, peças teatrais, pois a arte dá suporte para o entendimento da disciplina e da realidade, pois não faz sentido o ensino se não para o entendimento do próprio mundo, isto é do momento histórico e sua modificação se necessária. EMEF " Adirce Cenedeze Caveanha" Edilson + Edilaine + Sandra Zequim

    ResponderExcluir
  27. Há várias formas possíveis de se trabalhar a interpretação da realidade e a arte é uma das maiores expressões da realidade ,ela apresenta -nos o momento histórico em que foi desenvolvida.Um objeto de arte é feito pelo artista dentro da realidade e emoção que ele vive no momneto da elaboração de seus projetos ou mesmo período em que o mundo emseu contexto histórico.Para o educando aprender a desenvolver melhor sua percepção em interpretar a arte e a realdade pode-se apresentar a ele um texto ,uma música,um quadro com variados tipos de iamgem nele contido ,um objeto como por exemplo uma estátueta ,uma pintura abstrata,uma foto de uma obra de arquitetura, mas ele irá interpretá- la de acordo com a vivência de mundo que tenha, podendo talvez aproximar da visão em que o autor da obra a produziu,haverá diferentes interpretações pois cada ser é único e a vivência de cada um difere muito nesse universo.
    EMEF Profª Marina Alzira Donizeti da Luz

    ResponderExcluir
  28. É de fundamental importância a intervenção do professor para que o aluno possa através da sua própria realidade enxergar a arte no seu dia-a-dia, nas pequenas coisas como: roupas, acessórios, tatuagens, novelas, filmes, poesias, músicas, desenhos animados, etc.
    O professor tem a obrigação de ter o hábito de ler bons livros, assistir bons filmes, ouvir boas músicas e conhecer bons autores, escritores e poetas, pois só assim será capaz de despertar nos alunos o gosta pela verdadeira arte, que nada mais é do que a forma mais verdadeira das expressões dos pensamentos e sentimentos do ser humano.

    Joseilda da Silva Assis
    EMEF Adirce Cenedeze Caveanha

    ResponderExcluir
  29. A arte sempre esteve presente no cotidiano das pessoas.Ela representa as mais diferentes formas de expressão de pensamentos e sentimentos, momentos históricos e as diversas culturas existentes. Podemos percebê-la em várias coisas que nos cercam. Oferecer ao aluno oportunidades de contato com a arte: cinema, teatro, música, literatura, exposições, pintura... lhe possibilitará novos caminhos para interpretar o mundo.

    Helena de Oliveira Quadros
    EMEF."Profª Maria Diva Franco de Oliveira"

    ResponderExcluir
  30. Lucineide de Oliveira - EMEF "Waldomiro Calmazini"13 de agosto de 2009 às 17:44

    É um desafio aos educadores democratizar o acesso ao ensino da arte como fonte de educação, humanização e socialização e não ser entendida como mercadoria ou arte elitista. Neste sentido, a escola tem a função de promover oportunidades para que todos usufruam do mundo da arte entendida como forma de conhecimento e de criação.
    Na perspectiva do trabalho de arte como interpretação da realidade ela não deve ser vista como uma atividade isolada das demais atividades sociais e humanas uma vez que é fundamental para a construção plena do sujeito sócio-histórico.

    ResponderExcluir
  31. Maria Lucia de Paula Correa13 de agosto de 2009 às 18:39

    A presença da arte é tão forte em nossa vida e as vezes não nos damos conta disso. Estamos envolvidos pelas mais variadas formas artísticas o tempo todo.
    Em toda obra de arte existe uma mensagem, se não tem mensagem não é arte. Para tanto é fundamental e importante que nós professores instiguemos e criemos oportunidades para que os alunos possam relacionar a sua realidade e a suas atividades do dia-a-dia, como "arte".
    Para que essa relação com a arte seja percebida pelos nossos alunos, eles precisam ter conhecimento e contato com as várias manifestações artísticas, tais como: música, pintura, filmes, arquitetura e literatura.
    Podemos começar mostrando ao aluno que a maneira de compor o visual é uma arte, bem como a abertura dos cadernos com seus enfeites e adesivos também é uma manifestação artítica.
    Para trabalhar a arte em sala de aula podemos começar à partir de uma história em quadrinhos e levar o aluno a refletir sobre o porquê, daquela piada ou mensagem e adaptar aos conteúdos trabalhados.

    ResponderExcluir
  32. Sendo a arte a interpretação da realidade, o aluno pode começar representando sua realidade com desenhos, recortes e colagem e poesias e mostrar seu trabalho a um colega que irá discutir com ele os porquês da sua representação.
    Assim ele deverá perceber que seu ponto de vista está impresso e expresso em seu trabalho. Aí sim, leva-lo a conhecer obras de arte e discutir com ele qual seria o ponto de vista do autor naquele momento. O contexto histórico, social e emocional da obra.
    E com isso construir a visão de interpretação da realidade, que baseia essa aula.

    Luciane Aló Pedro - EMEF Anira Franco de Campos

    ResponderExcluir
  33. Maria Elisabeth -- Emef Profa Anira Franco de Campos14 de agosto de 2009 às 17:07

    A Arte faz uma leitura do mundo segundo os valores estéticos de um determinado momento histórico.
    A Arte estimula o diálogo do leitor com a vida pela fantasia, oferece uma ruptura da repetição e da rotina das atividades do cotidiano para dar vazão às emoções, ao exercício da criatividade, da curiosidade e da efetividade.
    O professor deve incentivar os alunos a valorizarem as manifestações artísticas, desenvolvendo em sala de aula atividades que promovam o conhecimento e a interpretação das obras de arte relacionando-as com realidade.

    ResponderExcluir
  34. A arte é a manifestação cultural da história; potanto, é impossível separar a arte da realidade; pelo contrário, perceber a história através das diferentes manifestações artísticas é uma atividade apaixonante que torna o aprendizado mais interessante.
    E para que esse aprendizado ocorra, é essencial que se trabalhe com boas músicas, bons filmes, leitura de quadros, fotos, poesias, é necessário que se visite exposições, museus, prédios e monumentos históricos e, ainda, que se trabalhe com a arte folclórica.

    Mariana Falsetti
    EMEF "Maria Diva"

    ResponderExcluir
  35. Juliana - Secretaria de Educação17 de agosto de 2009 às 06:50

    Professores, bom dia!
    Através das reflexões : “É de suma importância trabalhar várias manifestações de arte...”“Cabe ao educador tornar perceptível ao aluno que não há cotidiano sem arte” .“A arte é a interpretação da realidade” “É fundamental que o professor procure relacionar a realidade dos seus alunos, criar oportunidades para que enxerguem no seu dia-a-dia arte.” “É necessário levar para a sala de aula, além de literatura, outras manifestações artísticas”. “Vivenciando a arte podemos experimentar o mundo que nos cerca através de nossos sentidos”. “Temos que abrir caminhos aos alunos para que possam caminhar no mundo das artes...” Percebe-se que a arte como interpretação da realidade já é trabalhada em sala de aula. Deixarei algumas dicas de atividades que facilitarão trabalhar este assunto presentes no AAA2: Manifestações Artísticas; Teatro: O Cavalinho Azul; Leitura do quadro Magritte; Recriação do quadro Portinari entre outras.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  36. A arte nas mais diversas formas, faz parte da criatividade humana. Permeia todas as coisas e faz parte da construção histórica.
    Muitas vezes, não temos clareza quanto ao poder da arte, num mundo marcado pela concorrência e pela luta no mercado de trabalho.
    Com a vivência e exposição destas diversidades:Literatura, música, cinema,dança entre outros meios artísticos; nos proporciona um desenvolvimento das percepções e sensibilidade com mudanças intelectuais e comportamentais.

    PrfªAdriana Manca Dal'Ava
    EMEF"ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"

    ResponderExcluir
  37. Selma Leandra Bueno Freire. Emef. "Profª. Márcia "19 de agosto de 2009 às 17:55

    Desde os primórdios o ser humano com sua capacidade imaginativa expressa seus sentimentos e emoções através das artes. É também através dela que o artista retrata a história e a cultura de um povo. Tamanha riqueza não poderia ficar fora da sala aula! A Arte representa a realidade, o cotidiano e está presente em nossas vidas o tempo todo. Como professores devemos criar oportunidades para os nossos alunos entrar em contato com todo o tipo de arte, seja escultura, pintura, música, dança,literatura entre outras. Esse contato, enriquecerá nossas aulas, tornando-as diversificadas, prazerosas e interessantes.

    ResponderExcluir
  38. A área de Arte agrega as variadas formas de percepção e expressão de ideias,sentimentos, emoções e saberes culturalmente construídos e reconstruídos, ou seja,compreende as diferentes linguagens.De acordo com essas ideias, muito mais do que impor determinada cultura em detrimento de outra,á escola cabe analisar, refletir ,ressignificar e ampliar o patrimônio cultural dos educandos e esducadores.Por isso, o curriculo de arte busca respeitar e valorizar os aspectos multicultural e intercultural do conhecimento e proporcionar aos estudantes uma compreensão melhor da realidade na qual estão inseridos,possibilitando uma ação consciente e segura no mundo e promovendo a ampliação de seu universo cultural.

    Maria Augusta
    EMEF Marina...

    ResponderExcluir
  39. A arte está presente no nosso dia-a-dia e precisamos interpretá-la a todo momento, mesmo que não tenhamos um grande conhecimento sobre esse assunto. Precisamos propiciar aos nossos alunos a oportunidade de conhecer as várias manifestações da arte, através de leitura, passeios, filmes, etc, levando-os a perceber que a arte faz parte das nossas vidas e da maneira como interpretamos a realidade. A arte preenche a nossa necessidade de manifestar nossos desejos, nossa ficção, nossa imaginação.
    Andréia C. S. Souza
    EMEF "Adirce C. Caveanha"

    ResponderExcluir
  40. A área de Arte agrega várias formas de percepção e expressão de idéias, sentimentos, emoções e saberes culturalmente construídos e reconstruídos, ou seja, compreende as diferentes linguagens.
    De acordo com essas idéias, muito mais do que impor determinada cultura em detrimento de outra, à escola cabe analisar, refletir, ressignificar e ampliar o patrimônio cultural dos estudantes e dos professores.
    O trabalho com Arte busca respeitar e valorizar o aspecto multicultural do conhecimento do educando e ao mesmo tempo proporcionar a eles uma compreensão melhor da realidade na qual estão inseridos.

    Maria Augusta
    EMEF. Marina...

    ResponderExcluir

Powered By Blogger