segunda-feira, 13 de julho de 2009

MATEMÁTICA - TP 2



Análise e Reflexão: Como incorporar às aulas atividades que envolvam probabilidade e estatística?

Prezado (a) Professor (a) de Matemática

A quarta atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 2 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

20 comentários:

  1. Podemos utilizar nas aulas materias para a experimentação como dados ou moedas para resolver problemas simples,e introduzir o tema aos alunos.
    Porém, é preciso ter cuidado porque experimentações como essas servem para introdução, mas é necessário que os alunos consigam abstrair muitas situações problemas porque o número de possibilidades cresce muito rápido, e não dá para resolver apenas com dados e moedas.
    Para o trabalho com estatística há uma riqueza de materias e informações maiores, como jornais, revistas e internet, usando temas atuais como o aumento de casos de gripe suína, por exemplo,

    GIOVANA C. FERRARI GASPAROTTO
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

    ResponderExcluir
  2. Uma forma de incorporar as aulas atividades que envolvam probabilidade e estatistica é trazer para a sala experimentações com bolas, moedas ou cartas, para confrontar as intuições que os alunos possuem sobre o conceito de probabilidade com os resultados obtidos através de uma série de repetições daquele experimento.
    A partir dos resultados obtidos, organizar os dados e registros das estatisticas para representação gráfica.
    É importante construir as noções de probabilidade com as habilidades em estatistica para o aluno começar a perceber regularidades nas grandes massas de dados.

    ALZIRA DE O. FELIX
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

    ResponderExcluir
  3. Bom, se usarmos as notícias e informações do cotidiano, no campo da economia, saúde esportes e política por exemplo, teremos uma vasta rede de possibilidades. Tenho certeza que esses assuntos interessam a maioria dos alunos, porém é necessário o professor iniciar esse onteúdo com exercícios básicos e faceis de forma que os alunos consigam resolvê-los mentalmente, pois isso vai implicar na assimilação do tema pelo estudante. A partir do momento que o professor sentir que a maioria dos alunos " entendeu " o básico desse conteúdo ele poderá aprofundar os problemas, envolvendo questões com os temas acima mencionados.

    LÚCIO VALIM DOS SANTOS
    EMEF MARINA . . . . .

    ResponderExcluir
  4. Levando jornal ou revista, pedindo para que assistam ao noticiário da televisão, isto tudo fará com que os alunos entrem em contato com uma grande quantidade de números e gráficos que dará uma série de informações para a realização de um amplo trabalho. Também é muito importante, o trabalho de aplicação de situações problemas do dia-a-dia.
    Simone C. M. Galbier
    EMEF “PRofª Maria Diva Franco de Oliveira”

    ResponderExcluir
  5. O estudo das probabilidades deve ser iniciado com exemplos simples, envolvendo objetos conhecidos dos alunos, calculando qual a chance de algo acontecer, ou então de não acontecer um determinado evento, lembrando sempre que esse resultado é obtido tendo a quantidade de elementos favoráveis dividido pelo total de elementos, depois de realizados alguns experimentos podemos citar alguns exemplos mais elaborados , para que fique claro para o aluno que nem sempre é fácil de contar os elementos favoráveis a um determinado evento ou mesmo o total de elementos.

    Luís Isaias
    EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”

    ResponderExcluir
  6. Os dois assuntos estão muito presentes no cotidiano da sociedade, nas atividades comerciais, nos jornais, tanto em forma de notícias econômicas, esportivas, como na esfera científica.
    A estatística pode ser trabalhada mediante realização de pesquisas simples de opinião, análise de gráficos e tabelas impressos nos jornais,e trabalhando com o problema que o mundo está enfrentando com a pandemia da gripe H1N1,pode-se realizar com os alunos a estatística do número de casos por país, em cada estado do Brasil, evoluçao dos casos etc.
    A iniciação do assunto Probabilidade pode ocorrer jogando-se o dado comum mesmo, primeiro um e depois dois simultaneamente, para que os alunos possam compreender o conceito de evento e assim por diante.
    Partindo de atividades simples, podemos chegar a grandes resultados com eles, podendo assim, dar continuidade ao raciocínio e seguir para problemas de maior complexidade, visto que eles conseguiram entender a essência de ambos os assuntos.
    Carina Maria Cancian de Souza.
    EMEF "Adirce Cenedeze CAveanha".

    ResponderExcluir
  7. O cálculo das probabilidades associadas à ocorrência de eventos em jogos pedagógicos é quase intuitivamente realizado pelas crianças e adolescentes podendo ser introduzido dessa maneira para formalização de conhecimentos pré- adquiridos para posterior extrapolação.
    A correta compreensão de dados estatísticos de toda natureza é uma ferramenta indispensável no processo de construção de cidadania, devendo ser sempre desenvolvidos a partir de situações cotidianas, usando temas atuais que podem ser abordados em jornais, internet, revistas, etc, levando sempre em conta a faixa etária do aluno.

    Roberta Meloni de Assumpção
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  8. A idéia de probabilidade é primeiramente explorada informalmente como uma das aplicações dos números racionais e noções de Estatística é trabalhada inicialmente com a elaboração e interpretação de tabelas e gráficos.Posteriormente vamos sistematizando os vários tipos de gráficos, medidas de tendência a partir de situações-problema contextualizada e sistematizando a noção de probabilidade, definindo-a como razão.
    No estudo da probabilidade podemos utilizar vários materiais como moedas, dados, jogos,etc.Para trabalhar estatística podemos utilizar informações de temas atuais coletados em jornais, revistas, internet e pesquisas realizadas pelos alunos.
    Rosemeire Bueno de Oliveira
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

    ResponderExcluir
  9. Claudia - Secretaria da Educação4 de agosto de 2009 às 06:07

    Professores,
    Realmente a melhor maneira de introduzir ideias de probabilidade e estatística nas aulas é através de situações do cotidiano, usando temas atuais que podem ser abordados em jornais, internet, revistas, etc, levando sempre em conta a faixa etária do aluno. Os jogos também são nossos aliados para que processo de ensino/aprendizagem ocorra de maneira significativa.
    Abraços
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Concordo que utilizar noticias principalmente de esportes pode despertar um maior interesse dos alunos, mas tambem é preciso. Planejar um trabalho de maneira favorável ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, e a construção do conhecimento matemático é de grande importância no processo de ensino aprendizagem, dentro de um contexto atual e real, que favoreça mecanismos da compreensão através da prática.
    Luís Alberto Tomazini
    EMEF Prof. Marina Ap. Rogerio Paschoalotti

    ResponderExcluir
  11. Para que haja aprendizagem significativa é necessário inserir o cotidiano. Tratando-se de probabilidade e estátistica não tem como fugir do atual e real. Precisando despertar o interesse no aluno favorecendo o processo, usamos notícias, resultados, eventos e outras informações que gerem o desenvolvimento cognitivo.

    Alessandra Alves
    Emef " Adirce C. Caveanha"

    ResponderExcluir
  12. Desafiar a intuição dos alunos por meio de experimentação em sala de aula com materias manipulativos ( moedas,dados,baralhos) com a finalidade de determinar ou comprovar um resultado.Também utilizar informações cotidianas encontradas em jornais, revistas,internet, para que possam perceber o quanto o tema se faz presente ao nosso dia-a-dia

    Profª Gisele de Cássia
    EMEF MÁRICA HELENA

    ResponderExcluir
  13. Em nosso cotidiano, estamos diante de tanta instabilidade e de tantas mudanças, que é importante sabermos interpretar as estatísticas e informações sobre probabilidades, para nelas basearmos nossas decisões. Temos, para isso, que incorporar resoluções de situações problemas. Identificar nas situações do cotidiano, problemas que envolvam probabilidade e para resolvê-los, elaborar método para estimular os alunos ao raciocínio probabilístico através de situações de incerteza, criar uma estratégia envolvendo dados, desenvolvendo suas intuições sobre probabilidade. Os alunos devem dar seus palpites sobre probabilidade, comparando-as.
    Na estatística, é necessário o registro do resultado, o cálculo das freqüências com que aparece nos diversos estados, cálculo das freqüências relativas, representação gráfica dos dados, a comparação com os dados obtidos por outros alunos, a elaboração de hipóteses sobre o experimento; uma vez que precisamos de organização de dados e registro das estatísticas.
    Utiliza-se tabelas ou conjunto de dados estatísticos extraído de material feito pelo próprio aluno.

    Profª Maria Aparecida Boratti Favretto
    EMEF MÁRCIA HELENA

    ResponderExcluir
  14. De acordo com o PCN deve-se trabalhar atividades relativas ao tratamento de informações desde as séries iniciais e ampliar essa exploração.Observar que os alunos já trazem experiências diárias concepções e conceitos informais ,as quais podemos aproveitar construindo conhecimentos,registrando e analisando os resultados de uma série grande de repetições dos fenômenos aleatórios com apreciação de regularidades nesse comportamento.
    Na sala de aula temos que fazer com que o aluno venha construir procedimentos para coletar,organizar,comunicar e interpretar dados ,utilizando tabelas,gráficos e representações que aparecem frequentemente no seu dia-a-dia usando jornais,revistas,temas do momento e também o uso da internet.

    Rita Ap.Gomes Formenti
    EMEF. Profª Marina Ap.R.Paschoalotti

    ResponderExcluir
  15. A incorporação da probabilidade nas aulas pode ter seu início pelo princípio multiplicativo, utilizando o próprio ambiente, roupas dos alunos ou situações simples de seus cotidiano para sua aplicação. Quanto a estatística inicia sempre com interpretação de gráficos, utilizando livros, jornais impresso ou eletrônico, etc., aprofundando para tópicos como variação, frequência, média, mediana e demais conceitos que as envolvem.

    ANDRÉIA MARIA DUDA

    EMEF "PREF. WALDOMIRO CALMAZINI"

    ResponderExcluir
  16. Estimular osalunosaoreciocínio probabilístico em situações de inceetteza. Formular atividades nas quais os alunos tenham que experimentar concretamente situações envolvendo probabilidadecom jogos, dados, roletas e outros mareirais concretos.
    Desnvolver o raciocínio combinatório através de situaç~eos problema que envolvem contagem. Aplicar o pricípio multiplicativo em problemas de contagem.
    A princípio trabalhar com textos que se trata de situações de inceettezas e que envolvem comparação entre riscos e possíveis benefícios. Contextualizar outras situações do cotidiano que envolva riscos, no trabalho, nas apostas, seguiros, etc...

    EMEF''ANIRA F. CAMPOS''
    PROF. PAULO ROBERTO TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  17. Através do cotidiano do aluno, utilizando de matérias concretos ( baralho, dados, bolinhas coloridas,etc..),já a estatística poderá ser aplicada através de noticiários em jornais, revistas e pesquisas realizadas pelos próprios alunos mas direcionada pelo professor. Essas atividades relacionadas com o cotidiano facilita a aprendizagem significativa.
    Elis A.P
    EMEF “ Adirce C.Caveanha”

    ResponderExcluir
  18. Os alunos precisam entender a diferença entrer possibilidade e probabilidade.
    Ex. Vai cchover? É possivel estimar?
    Jogando este dado, que número vai dar? É possivel estimar?
    Daí por diante, pode ser construída a idéia da probabilidade.
    Desenvolver o raciocínio combinatório através de situações problemas que envolvam contagem. Aplicar o pricípio multiplicativo em problemas de contagem e daí ampliar para a estatística.

    ResponderExcluir
  19. Prof Cássio
    EMEF Márcia (comentário acima)

    ResponderExcluir
  20. A probabilidade estatistica apartece na sala de aula em exercícios práticos de ocorrencias de eventos aleátórios que se sucedem ou acontecem de maneira previsivel na vida do aluno como por exemplo, a relação de números que aparecerão em maior quantidade em um lançamento de dados.

    José Carlos Momesso EMEF MARIA DIVA.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger