segunda-feira, 15 de junho de 2009
MATEMÁTICA - Atividade TP 1
Análise e Reflexão: Comente sobre a diferença de problema e situações-problema
Prezado (a) Professor (a) de Matemática
A segunda atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:
Fazer a leitura da TP 1 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Diferença entre problema e situação-problema:
ResponderExcluirProblema: para sua resolução é necessário se ter conhecimentos e habilidades que englobam os conteúdos matemáticos já vistos,assim a criança cria estratégias para sua resolução que vão desde compreensão do problema a encontrar conexão entre os dados e incógnita e executara um plano de ação. Além do problema fornecer dados necessários e obter uma solução.
Situação-problema: exige-se muito mais do que conhecimento de determinado conteúdo, ele explora hipóteses, decisão,criatividade, desafia o aluno a selecionar sua propria estratégia. Para resolver utiliza-se de conhecimentos que já tem, mas também constróem novos conhecimentos em ação. Situação-problema pode oferecer como resposta mais de uma solução.
Gisele EMEF Márcia Falsete
Problema: Um problema requer um processo de resolução envolvendo mais de uma ação: várias operações ou cadeia lógica de argumentos, organização de dados. Também exige uma reorganização dos conhecimentos anteriores, chegando a novas aprendizagens. Por isso que quando fala "problema dele" é para que ele se enganje em sua resolução e não tente resolvê-lo sem convicção.
ResponderExcluirSituação-problema: Uma situação-problema requer envolvimento, empenho, autonomia e criatividade por parte do aluno. Pretende desenvolver habilidades, ter capacidade de gerenciar informações e selecionar estratégias. Muitas vezes situações-problema não tem resposta única, nem exigem um tipo único de solução. O aluno usa conhecimentos que já tem, mas também constróem novos conhecimentos em ação.
É muito importante a atividade de socialização para desenvolver habilidades de argumentação e justificativa na validação de soluções.
Professora: Rita Formenti
EMEF "Profª Marina Aparecida Rogério Paschoalotti"
Para se resolver um problema é necessário que se tenha um certo conhecimento matemático, mas não necessariamente que se saiba resolver uma situação em que se envolva esse conhecimento específico.
ResponderExcluirUma situação problema, que hoje é a proposta da maioria dos livros didáticos, está de acordo com as propostas da Educação Matemática que visa não apenas “transmitir” os conteúdos matemáticos, mas que se preocupa, entre diversas outras coisas, com a relação que esse aluno fará com a matemática e o mundo que o cerca.
No TP1 p. 49 o autor diz que “Ensinar via resolução de problemas significa considerar o problema como um elemento disparador de um processo de construção do conhecimento matemático...É a necessidade de resolver o problema que leva o aluno a se apropriar, sozinho ou coletivamente, dos instrumentos intelectuais necessários à construção de uma solução.”
Como o texto mesmo diz, o aluno deve se apropriar do problema para que a aprendizagem ocorra, porém, muitas vezes em sala de aula, isso não ocorre pela falta de interesse que infelizmente afeta muitos de nossos alunos.
Abraços a todos,
Giovana C. F. Gasparotto
EMEF Pref. Waldomiro Calmazini
Um problema é uma situação nova ou diferente do que foi aprendido que requer a utilização estratégica de técnicas já conhecidas.
ResponderExcluirA situação-problema não é o mesmo que um simples problema, é apresentada de modo mais realista (contextualizada) e desafiante possível, onde se deseja obter solução, cuja resposta exige por à prova tudo o que se sabe, criando estratégias próprias de resolução.
Com isso, o aluno poderá compreender de forma significativa os conceitos matemáticos, que posteriormente poderão servir de apoio na resolução de outras situações em seu dia-a-dia.
Rosemeire Bueno de Oliveira
EMEF "Profª Anira Franco de Campos"
O Problema é a situação "nua" e "crua", não importa onde ele se originou e no que ele vai interferir. Um problema requer apenas que se tenha condições de resolvê-lo, solucioná-lo aplicando alguma técnica ou prática, que muitas vezes pode ser feito até mecanicamente, sem o envolvimento do individuo que ali o está solucionando.
ResponderExcluirA Situação Problema começa a existir a partir de um contexto, de uma história origina-se uma situação, um problema, que requer o envolvimento do individuo para solucioná-lo. Esse envolvimento requer atenção e criatividade, pois muitas podem ser as soluções para uma situação problema, porém é necessário escolhermos a forma mais adequada de solucioná-la, considerando-se sempre que pode haver mais de uma maneira adequada.
Muitas vezes os alunos tem mais facilidade em resolver um problema do que uma situação problema, pois esta exige leitura, interpretação e raciocínio.
O próprio TP1, aborda o assunto e indica a necessidade de se trabalhar mais e mais situações problemas, que por sinal já é a proposta de trabalho em diversos livros e apostilas.
Lúcio Valim dos Santos
Emef Marina
Cidinha disse:
ResponderExcluirProblema: Usa conteúdo dado,usa estratégia, técnicas para resolver.
Um problema requer um processo de resolução que envolve mais de uma ação:várias operações ou uma cadeia lógica de argumentos com vários procedimentos deferentes, como a organização dos dados, o desenho de diagramas ou a tentativa de generalização de algo que se percebe ser válido para alguns casos particulares.
Situação problema usa mais conhecimentos adquiridos e tem várias soluções.
O aluno cria suas próprias estratégias ou métodos.
A situação problema pode ser aplicada em vários momentos da aula, os conceitos aparecem de forma integrada e articulada uns dando vida e sentido aos outros.A resolução de situação problema como uma estratégia para mobilizar conhecimentos matemáticos já adquiridos.
Ao se trabalhar uma situação problema faz-se com que o aluno vivencia um novo modo de aprender matemática, a partir de situações do mundo real e para sua solução são necessárias a busca e a construção de conhecimentos matemáticos.
Maria Aparecida Boratti Favretto
EMEF Marcia H.M.F. Risola
Comentando sobre a diferença de problema e situação problema, tenho a dizer que o problema fornece todas as informações necessarias para a resolução, onde o aluno deve combinar os dados por meio de operações conhecidas, para chegar a uma resposta correta, mas isso não é garantia de apropriação do conhecimento envolvido.
ResponderExcluirJá as situações-problema devem ser problemas do mundo real da vida daqueles a que elas são propostas, e não selecionadas pelos conteudos matematicos que elas podem envolver.
Os alunos usam conhecimentos que já tem, mas também constroem novos conhecimentos em ação, e a atividade de socialização é prevista como forma de desenvolver habilidades de argumentação e justificativa na validação de soluções perante o grupo.
Alzira
EMEF Waldomiro Calmazini
Para a resolução do problema espera-se que o aluno use seus conhecimentos prévios e que não seja necessário tais sistemas e regras pra resolvê-lo, podendo ser desvendado mentalmente. Já na situação problema espera-se que o aluno analise, reflita, crie estratégias usando o raciocínio lógico, criatividade afim de desenvolver novos conhecimentos.
ResponderExcluirAlessandra Alves
EMEF Adirce C. Caveanha.
Situação problema engloba conhecimento anterior, mais criatividade e criação da parte do estudante, trabalhando muito além do que foi proposto em aula, dá autonomia ao estudante para que ele crie a resposta, dependendo da situação pode-se chegar a mais de uma resposta, produzindo a criação de uma solução de acordo com a situação proposta, é muito mais rico que se apresentar somente um problema modelo e fazer com que os alunos reproduzam o modo de solução já apresentado. Alguns alunos já conseguem isso sozinhos, apresentando soluções diversas da exemplificada a um problema. O desafio esta em levar este modo de pensar avançado a maior parte da classe e faze-los se interessar pela resolução. Esta é a barreira que gostaria que me ensinassem a transpor.
ResponderExcluirProblema é uma atividade a ser resolvida, sendo que não se dispõe de um caminho rápido e direto que leve a solução, exigindo o pensar do individuo ou de um grupo para solucioná-lo.
ResponderExcluirSituação problema Matematicamente falando são problemas que retratam situações reais do dia a dia e que exigem o uso da matemática para serem resolvidos. São em geral, problemas que exigem pesquisa e levantamento de dados. Podem ser apresentados em forma de projetos a serem desenvolvidos usando conhecimento e principios de outras áreas, desde que, a resposta se relacione a algo que desperte o interesse, o qual possibilita ao aluno uma visão menos fragmentada da realidade.
Roberta Meloni de Assumpção
EMEF "Profª Anira Franco de Campos"
Um problema pode ser solucionado por meio de conhecimentos prévios de conteúdos matemáticos, operações matemáticas, um conjunto de “idéias lógicas” que conduzirão a pessoa á uma solução única. Numa situação-problema, é necessário que a pessoa que o esteja resolvendo verifique as diversas informações fornecidas, se existe informação ou informações supérfluas, organize as informações relevantes e comece a estudar hipóteses. Muitas vezes as situações-problema não têm resposta única, nem exigem um tipo só de solução, é quando se faz necessário a criatividade, a tomada de decisão, a qual definirá caminhos diferentes para solucionar a situação-problema proposta.
ResponderExcluirLuís Isaias
EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”
Para o aluno resolver um problema, muitas vezes ele não precisa usar muito o raciocinio, basta utilizar ferramentas e formulas previamente assimiladas. Para resolver uma situação problema, além dele precisar conhecer as ferramentas e formulas, precisa envolver-se com a situação,usar o raciocinio para traçar o melhor plano de execução, pois cada situação problema requer estrategias diferentes para resolve-la.
ResponderExcluirGILBERTO ZIBORDI SOARES DA SILVA
EMEF PREFEITO WALDOMIRO CALMAZINI
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirResolver um problema implica em aplicar conceitos de um conteúdo aprendido, enquanto que na situação problema, espera-se que o aluno pense, analise e verifique qual melhor método, qual "ferramenta", poderá utilizar para sua resolução. E para que isso aconteça, é preciso que o aluno esteja interessado, o que infelizmente, tem sido um pouco difícil nos dias de hoje.
ResponderExcluirSimone C. M. Galbier
EMEF "ProfªMaria Diva F. de Oliveira"
Pode-se concluir com a leitura do texto, que para se resolver um problema, é necessário que o aluno possua conceitos acumulados durante sua vida escolar para que, no momento da resolução, estes sejam resgatados e aplicados de uma maneira eficiente, para isso esses conceitos precisam ter sido compreendidos e não apenas memorizados pelo mesmo.
ResponderExcluirJá em se tratando de uma situação problema, a exigência é muito maior que uma mera utilização de conceitos aprendidos, trata-se de uma organizãção sistemática de suas estruturas cognitivas, utilizando-se de estratégias de posicionamento e organização de ideias que possam filtrar o que pode ser feito, o que é importante ou útil neste momento e os resultados que tais atitudes vão gerar.
Este é o nosso maior desafio: colaborar com o desenvolvimento destas estratégias.
Professora Carina.
EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"
Pode-se concluir com a leitura do texto, que para se resolver um problema, é necessário que o aluno possua conceitos acumulados durante sua vida escolar para que, no momento da resolução, estes sejam resgatados e aplicados de uma maneira eficiente, para isso esses conceitos precisam ter sido compreendidos e não apenas memorizados pelo mesmo.
ResponderExcluirJá em se tratando de uma situação problema, a exigência é muito maior que uma mera utilização de conceitos aprendidos, trata-se de uma organizãção sistemática de suas estruturas cognitivas, utilizando-se de estratégias de posicionamento e organização de ideias que possam filtrar o que pode ser feito, o que é importante ou útil neste momento e os resultados que tais atitudes vão gerar.
Este é o nosso maior desafio: colaborar com o desenvolvimento destas estratégias.
Carina Maria Cancian de Souza.
EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"
Um problema requer ações, lógica de argumentos, organização de dados, desenhos etc.Muitas vezes com repetição de procedimentos.
ResponderExcluirAs situações problemas levam a novos procedimentos, empenho, criatividade, estratégia, hipóteses, enfim diferentes perspectivas para alcançar a solução.
Antonio Cássio
EMEF Márcia Helena
Professores,
ResponderExcluirRealmente o que queremos e o que vem de encontro com a nova proposta é que o aprendizado ocorra através de situações-problema, que levem o aluno a pensar e refletir, ao invés de apenas aplicar conceitos de um conteúdo aprendido, e isso faz com que a aprendizagem ocorra de maneira significatica. Concordo que o maior desafio está em levar este modo de pensar avançado a maior parte dos alunos e faze-los se interessar pela resolução do mesmo, o material do Gestar vem dar um grande apoio para isso, pois apresenta diversas situações, desde de simples a complexas, a serem desenvolvidas até mesmo como projetos.
Abraços
Claudia
A diferença entre Problema e Situação Problema.
ResponderExcluirOs problemas são relacionados com a Matemática e normalmente aparecem em livros e materiais didáticos de Matemática. E para solucionar estes problemas o aluno utiliza os conceitos já estudados.
A situação-problema, podemos dizer que é toda e qualquer situação onde se deseja obter uma solução, cuja resposta exige pôr à prova tudo o que se sabe.
Portanto a Situação Problema exige mais do aluno, ela tem como meta fazer com que o aluno aprenda conceitos, técnicas, a linguagem matemática e a comunicar idéias abstratas. Trata-se, portanto, de evidenciar os processos de pensamento e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos por parte do aluno.
Luis Alberto Tomazini
EMEF Marina
Problemas matemáticos são reproduzidos de livros didáticos, ora desvinculados da realidade do aluno ora como simples resolução mecânica,que geralmente serve como mero exercício para fixação de conteúdos.
ResponderExcluirAs situações-problema são problemas contextualizados, pouco estruturados que admitem mais de uma solução e funcionam como contexto para a aprendizagem e como elemento gerador de motivação. As situações-problema têm como meta desenvolver as seguintes habilidades: fazer com que o aluno aprenda conceitos, técnicas, a linguagem matemática e a comunicar idéias abstratas, que retratam a situações reais do dia-a-dia.
Elis A.P
EMEF"Adirce C.Caveanha"
Problema comporta a idéia de novidade, de algo nunca feito, de algo ainda não compreendido, ou ainda, toda situação que permite algum questionamento ou investigação. Pode ser caracterizado em várias dimensões: problema clássico, problema de cunho social, problema do cotidiano, problema lúdico, desafio matemático; problema intrínseco a própria matemática.
ResponderExcluirSituações-problema são situações reais, pertencentes à sociedade em que vivemos e que buscamos através da identificação do (s) problema (s) inerente (s) à essas situações retificá-las, solucioná-las ou melhorá-las.
ANDRÉIA MARIA DUDA
EMEF"PREF. WALDOMIRO CALMAZINI"
Vivemos sercados de problemas, alguns mais fáceis, outros mais difíceis, é o que existe para ser resolvido, e para cada um existe uma resolução. Portando problema é o que não falta para ser resolvido. Situação problema são as diferentes formas que temos para resolve-los, usando a matemática como ferramente para inerprtar e dar solução.
ResponderExcluirEMEF ''ANIRA F. CAMPOS''
PROF. PAULO ROBERTO TEIXEIRA
oi , bem?
ResponderExcluir