terça-feira, 30 de junho de 2009

LÍNGUA PORTUGUESA - ATIVIDADE TP 1


Análise e Reflexão: Da perspectiva da intertextualidade, explique o porquê de se trabalhar com textos.
Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A terceira atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP 1 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

42 comentários:

  1. Não existe texto que não tenha sequer um intertexto. As idéias são conectadas e as idéias de um autor são formadas por suas leituras anteriores que permeiam sua produção. Assim, quanto mais textos trabalharmos com as crianças, maior será o arcabouço destas para poderem construir suas próprias idéias. Luciane Aló Pedro EMEF Anira

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  2. O trabalho com texto deverá ser prioridade, devendo sempre ter seu lugar garantido como centro das atividades no ensino-aprendizagem de língua portuguesa, sendo a base para todas as atividades de linguaguem.Cabe ao professor ter sempre a preocupação de selecionar bons textos e garantir diversidade dos gêneros, desenvolvendo nos alunos a competência no uso da língua, colocando-os em contato com os mais diferentes textos em circulação no seu ambiente e na sociedade, tanto na modalidade oral quanto na escrita. O ensino-aprendizagem da língua deve se dá sempre com o uso de textos, porque é por meiodeles que pensamos e interagimos.
    coordenadora pedagógica-pef II, EMEF ANIRA FRANCO DE CAMPOS- SIMONE MARGARETH MAIA MENEZES DE OLIVEIRA.

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  4. Talvez nada se cria, tudo se transforma. Um texto dá origem a tantos outros; a leitura de um retoma a outros tantos com a mesma temática. Os textos dialogam entre si, muitos são atemporais, portanto atuais para quem os lê

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  6. Um texto nada mais é a expansão da virtualidadede um sistema de signos que tendem a iludir seus referentes, tornando-se referente de si mesmos e criando um referencial próprio.

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  7. A língua é construida historicamente a partir dos usos que o sujeito faz dela.Nos diversos textos há sempre características de uma cultura e ou comportamentos de uma época.
    Através da intertextualidade, podemos "imergir" na língua, focando as quatro habilidades.
    Os diversos gêneros textuais devem servir para aguçar o olhar e refletir sobre este intrumento vivo.
    Verônica Alves
    EMEF Márcia

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  8. Irene Costa Machado EMEF Maria Diva3 de julho de 2009 às 15:43

    Um texto nada mais é a expansão da virtualidadede um sistema de signos que tendem a iludir seus referentes, tornando-se referente de si mesmos e criando um referencial próprio.

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  9. Todo texto é intertextual ou melhor é influenciado pela ideia de outro texto.Um texto se comunica com outro, há um diálogo entre eles, em que o leitor irá interpretá-lo através de seu comhecimento de mundo. Na construção de um sentido de um texto,são considerados não só os aspectos centrados no texto, mas também,nos interlocutores.Ao ler, o leitor irá integrar seus conhecimentos prévios, ou seja os conhecimentos adquiridos no decorrer de sua vida que o leitor traz consigo,acrescentando aos veiculados pelos próprio texto,o que dará sentido ao texto, com base nos significados que pôde contruir.Por isso a grande necessidade de trabalhar com textos diversos,pois acrescentará muito a bagagem cultural do leitor como: identificar a intencionalidade explícita e implícita dos textos,reconhecimento de palavras novas,identificar diferentes tipos de textos,reconhecer as diferentes funções da linguagem,identificar a temática do texto,identificar fatos principais e secundários,estabelecer relações entre o título e o tema etc...

    Verginia Helena Correa de Moraes Santos
    EMEF Anira Franco de Campos

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  10. O centro de todas as atividades que envolvem o ouvir, o falar, o ler e o escrever deve ser o texto.É por meio dele que pensamos e interagimos.
    As ligações que cada texto faz com outros, antigos ou contemporâneos, constituem a intertextualidade e sob essa perspectiva deve-se trabalhar com textos para estabelecermos relações entre eles.
    De acordo com os PCNs "a unidade do ensino só pode ser o texto." É ele que nos abre janelas dando-nos diferentes visões de mundo.
    Ao mesmo tempo que nos ensina, o texto nos diverte, mostra-nos diversos caminhos, abre-nos horizontes, enfim, faz-nos sonhar!

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  11. Entende-se por intertextualidade “como a presença de outras vozes em um texto produzido”. E é por meio de textos que pensamos e interagimos, nada mais natural, o texto ser o centro de todas as atividades de ensino-aprendizagem, uma vez que os alunos devem desenvolver a capacidade de compreender e produzir textos diversos. Logo ao analisar, interpretar, avaliar e produzir diversos tipos de textos, eles podem ampliar as suas experiências, formulando suas opiniões e adquirindo conhecimento, mesmo que não percebam as influências.

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF Adirce Cenedeze Caveanha

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  12. Só alcançamos o nosso objetivo, que deve ser o de formar competentes leitores e produtores de textos a fim de interagirem com o mundo, se fizermos com os nossos alunos um trabalho adequado de aprendizado das competências linguísticas. Para tanto,a intertextualidade é essencial; sem essa conversa entre diferentes formas de se ver um tema, a competência linguística não surge e o objetivo final não é alcançado.
    Mariana Falsetti
    EMEF "Maria Diva"

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  13. Se queremos que os alunos produzam bons textos temos que promover a interação dos mesmos com outros já existentes, pois nenhum deles surge absolutamente original, mas vinculados a outros que circulam em nossa cultura.
    Rosa Contessoto
    EMEF "Márcia"

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  14. Intertextualidade é quando um texto tem relação com outros textos, nas mais diversas situações de diversos tipos de comunicação.
    Trabalhar com texto é aprofundar na compreensão de informações, ser capaz de delimitar as partes essenciais para o entendimento do todo e obter conhecimentos em todas as áreas.
    O texto deve ser o centro de todas as atividades que envolve o ouvir, o falar, o ler e o escrever.
    Márcia Cristina Zinetti
    EMEF Rita de Cassia

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  15. Araci Moraes França EMEF "Maria Diva"6 de julho de 2009 às 10:26

    É necessário trabalhar com textos diversos, para que nossos alunos possam se desenvolver nos mais variados contextos de uma sociedade letrada.Os textos fazem sentido quando são inseridos nas diversas situações comunicativas.Assim, o centro da aula de língua portuguesa deve ser o texto para o desenvolvimento de habilidades de leitura, fala e escuta, bem como o aprendizado das variedades linguísticas. '

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  16. A intertextualidade está presente nos diferentes textos que produzimos, sejam eles orais ou escritos, pois somos sujeito -ouvinte-participante de um contexto social e cultural. Dessa forma os diferentes textos em que trabalhamos em sala de aula, os quais, muitas vezes se fundem em uma mesma ideia, ajudam os alunos a refletirem e produzirem e seus próprios textos.
    Emef Anira Franco de Campos
    Marilene da Silva

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  17. Todos os textos que produzimos são influenciados pelos textos que já havíamos lidos, pois sempre escrevemos aquilo que já vivenciamos seja como uma leitura ou como histórias que nos foram contadas, sendo assim é necessário que trabalhemos com textos diversos, mostrando aos nossos alunos que quase sempre há uma ligação entre um texto e outro.
    Profª Elizabeth Aparecida de Lima.
    EMEF Proª Maria Diva Franco de Oliveira.

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  18. Tudo que falamos,escrevemos e, mais que isso, toda vez que nos comunicamos, estamos, de uma maneira ou de outra, reproduzindo com maior ou menor ênfase o que já foi dito ou escrito por alguém.A esse acontecimento denominamos intertextualidade,e, se assim acontece em nosso cotidiano, nada mais natural que trabalharmos dentro de sala de aula e, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa com textos que retomam conceitos e ideias promovendo a reflexão que deve ser o ponto de partida para que o aluno produza o seu próprio texto colocando nele o seu ponto de vista, a sua crítica, enfim.

    Maria Claudia Assin
    EMEF"Profª Anira Franco de Campos"

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  19. FLÁVIA MARIA DAINESI FRANCISCO - EMEF ANIRA F. DE CAMPOS7 de julho de 2009 às 08:03

    Os textos são com um farol; bem ilustrado no TP3, página 97; que ilumina todo um aprendizado da linguagem e da língua. Estudar língua Portuguesa sem textos, seria como entar em uma piscina sem água. Vivemos num mundo em alto grau de letramento nas mais variadas formas de gêneros e tipos textuais e inseridos neste meio de comunicação em textos escritos e orais somos mergulhados neste vasto pano de fundo para transformar as aulas em descobertas de significados, de regras, transformar e criar, aprimorar o objetivo da língua escrita e falada.
    Todo aprendizado deve estar em um contexto com o objetivo de aprender a ler significados e criar textos com significados não só nos textos apresentados em sala de aula, mas na leitura significativa do mundo.

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  20. O texto é o elemento básico com que devemos trabalhar no processo de ensino de qualquer disciplina. É através do texto que o usuário da língua desenvolve a sua capacidade de organizar o pensamento/conhecimento e de transmitir ideias, informações, opiniões em situações comunicativas.
    Tal entendimento do que seja texto evidencia a necessidade de trabalhar, em sala de aula, com vários gêneros textuais, usados em diferentes situações e com objetivos diversos: construir e desconstruir esses textos, ressaltando os efeitos provocados pelas alterações, criar intertextos, verificar o gênero textual e modificá-lo etc.
    O processo ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa deve basear-se assim em propostas interativas a fim de promover o desenvolvimento do indivíduo numa dimensão integral. Portanto, nessa perspectiva, o trabalho do professor é, dentre outros, desenvolver no aluno a capacidade de identificar um intertexto. O professor deve, então, investir na idéia de que todo texto é o resultado de outros textos. Quando se diz algo num texto, é dito em resposta a outro algo que já foi dito em outros textos. Dessa forma, um texto é sempre oriundo de outros textos orais ou escritos. Por isso, é imprescindível que o professor leve o aluno a perceber isso.
    Assim, a utilização da intertextualidade deve servir para o professor não só conscientizar os alunos quanto à existência desse recurso como também utilizar um modo mais criativo de verificar a capacidade dos alunos de relacionarem textos.

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  21. Creio que uma base de conhecimento intertextual e discursivo adquirida através do contato com os diversos gêneros textuais constitui um fator determinante para ampliação da competência de leitura e escrita de novos textos, pois por meio de análises, das diferentes interpretações amplia-se possibilidades de desencadear uma leitura crítica,
    numa perspectiva intertextual e hipertextual permite os alunos interagirem com textos mais próximos do seu contexto social para melhor produzirem seus próprios textos. Porém, é um trabalho que não esgota todas as possibilidades de análise, mas contribui, de alguma forma, para o ensino da leitura e escrita, sobretudo avaliando e se autoavaliando. ( trabalho contínuo professor X aluno, aluno X aluno)

    E>M>E>F Adirce Cedeneze Caveanh

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  22. A máxima de que quem conta um conto, aumenta um ponto, exemplifica como se dá a intertextualidade; porém há muitas histórias que acabam como aquelas frases simples ditas ao telefone sem fio,como exemplo temos o texto "Só a pura verdade". Dos tipos de intertextualidade mencionadas o que mais me chamou a atenção foi a de PASTICHES, não me recordava de seu nome e achei bem criativo o modo como ela é criada. A história do patinho realmente feio me levou a pensar no conceito abstrato de beleza, de como ele é importante, e da necessssidade de transformação de todos nós, semelhante à largata/borboleta. Boa férias

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  23. Nenhum texto é inédito.Quando o produzimos usamos nossos conhecimentos adquiridos por meio de outros textos a que tivemos contato, seja pela modalidade oral ou escrita, isto é, pela leitura de mundo.A criança aprende sua língua materna alicerçada por sua cultura e meio social, e esta relação dialógica transcende nos textos, uma vez que estes caracterizam as diferentes vozes do discurso. Portanto,é importante trabalhar o texto como unidade de ensino tendo em vista os gêneros discursivos como objeto de ensino, selecionando para se trabalhar aqueles de maior circulação no meio social.

    Profª Helena Quadros
    EMEF"Profª Maria Diva Franco de Oliveira"

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  24. O trabalho com textos se faz necessário a todo momento em nossas aulas.Cabe ao professor colocar os alunos em contato com os mais variados tipos textuais, permitindo que cada educando tenha uma visão de mundo mais crítica e mais elaborada. Sabemos que toda vez que temos contato com um texto, incorporamos, mesmo que de forma inconsciente, as ideias dos autores e a partir daí criamos nosssos próprios textos, ou seja, um texto dá origem a outros.Através de boas leitura e de produções de textos, nosso trabalho como educadores chegará ao resultado que tanto esperamos: a formação de leitores e escritores competentes que saibam se comunicar e se expressar em todas as situações .

    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

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  25. Irene Costa Machado EM''EFProfa.Maria Diva"8 de julho de 2009 às 17:34

    O texto é o elemento básico com que devemos tra-
    balhar no processo de ensino de qualquer disci-
    plina.É através do texto que o usuário da língua
    desenvolve a sua capacidade de organizar o pensa-
    mento/conhecimento e de transmitir ideias,infor-
    mações.opiniões em situações comunicativas.
    O processo ensiuno/aprendizagem de Língua Portu-
    guesa devebasear-se em propostas interativas,a fim de promover o desenvolvimento do indivíduo
    numa dimensão integral.Devemos desenvolver no aluno a capacidade de identificar um intertexto.
    Evidentemente, o fenômeno da intertextualidade
    está ligada ao "conhecimento do mundo",que deve ser compartilhada,ou seja,comum ao produtor e ao receptor de texto.

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  26. O texto é de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem de qualquer disciplina. o trabalho com diferentes tipos de textos faz com que os alunos tenham contato com diferentes culturas em diferentes épocas.Os textos automaticamente têm ligação entre si tantos os antigos quanto os contemporâneos e isso só vem enriquecer nossa cultura e contribuir para cada vez mais formarmos cidadão críticos.

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  27. Este comentário foi removido pelo autor.

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  28. O trabalho com diversos gêneros textuais em sala de aula se faz necessário constantemente, porque é por meio de textos que pensamos e interagimos. E esse trabalho fará o aluno perceber que todo texto tem um intertexto, ou seja, nenhum texto é inédito, sempre há outras "vozes" e outros textos dentro de um texto, com as quais dialogamos, mesmo que inconscientemente.
    Fazer com que nossos alunos compreendam o processo da intertextualidade é tornar sua leitura de mundo mais crítica e mais sensível.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

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  29. Juliana - Secretaria de Educação13 de julho de 2009 às 19:36

    Professores,
    Através de todas as reflexões feitas podemos concluir que temos um grande desafio :
    fazer com que nossos alunos percebam com clareza o processo da intertextualidade, o papel do ponto de vista e as influências de ambos em nossa vida diária para que tenham uma leitura de mundo mais crítica e mais sensível e isto só é possível quando lhes permitimos ter contato com os mais diversos tipos de textos de forma analítica e reflexiva.
    Há algumas atividades no AAA1 que podem facilitar nossa prática em sala, tais como : UM TEXTO DE MEMÓRIAS, INTERTEXTUALIDADE : DIÁLOGO ENTRE TEXTOS, PARÁFRASE : DOIS MODOS DE NOTICIAR O MESMO FATO, PARÓDIA : BRANCA DE NEVE, entre outras !!!
    Abraços e boas férias !!!

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  30. O texto é de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem de qualquer disciplina. Por isso o trabalho em sala de aula com diferentes tipos de textos, faz com que os alunos tenham contato com diferentes culturas em épocas diferentes . Os textos automaticamente têm ligação entre si tanto os antigos quantos os comtemporâneos e isso só vem enriquecer nossa cultura e contribuir para cada vez mais formarmos cidadãos críticos.

    EMEF Adirce
    Joseilda

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  31. A palavra gramática possui diversos sentidos.O primeiro deles é : o conjunto de recursos linguísticos que o falante aciona,mesmo inconscientemente,ao fazer uso da língua.
    É a gramática internalizada, isto é,está no texto oral ou escrito de todos os falantes. Isto quer dizer que, a pessoa não precisa saber as regras gramaticais para entender ou fazer - se entender.É ampliada à medida que novas situações de comunicação e diferentes usos da língua vão surgindo.
    O professor não deve desconsiderar essa gramática,ao contrário,deve partir dela e ampliá - la cada vez mais.
    Contato com textos de diversos gêneros, atividades de produção e reorganização de textos, de transposição de dialetos e registros, traduzem o ensino - aprendizagem chamado produtivo.O sujeito aprende a língua usando a língua e usando - a,também atua sobre ela e a constrói.Nessas atividades haverá algum tipo de reflexão,pois o ensino produtivo privilegia a língua em uso e o falante vai desenvolvendo novas habilidades.

    Maria de Lourdes - EMEF Márcia

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  32. A intertextualidade é importante para que a crianca, enquanto estudante, perceba a semelhança entre os assuntos tratados em diferentes textos, de modo que ela consiga correlacioná-los, podendo dessa forma compreender melhor o mundo em que vive, não necessitando estar 'in loco', e a partir daí criar seus próprios conceitos de tudo que a rodeia. Isso resultará numa estrada que essa criança construirá e por onde caminhará ao longo de sua vida, ampliando seus conhecimentos e estimulando-a se tornar cada vez mais leitora.
    Eliane de Carvalho Testa
    EMEF Adirce Cenedeze Caveanha

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  33. Maria Elisabeth Emef Profa Anira Franco de Campos26 de julho de 2009 às 13:29

    "Um texto sempre toma posição em relação a outros textos. De fato, nenhum texto se produz no vazio ou se origina do nada; todo texto se alimenta,de modo claro ou subentendido, de outros textos. Nessa perspectiva, não é possível deixar de trabalhar a intertextualidade, recurso fundamental na construção de sentido dos textos. Expor o aluno a uma diversidade de textos que dialogam entre si é colocá-lo no centro de uma questão fundamental para língua e a podução humana, que é a construção histórica do saber. E mais: é fazê-lo perceber essa trama e participar com sua voz também."

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  34. Adriana Manca Dal' Ava28 de julho de 2009 às 18:17

    Na prática de trabalhar textos distintos, na valorização da biblioteca, a simples atividade de ordenar os livros com os alunos os aproximam da leitura e enriquece a escrita.
    O educando deve compreender o texto como um produto histórico-social, relacioná-lo a outros textos e admitir a multiplicidade de leituras por ele suscitadas.
    A intertextualidade significa relação entre dois textos, ocorre em diversas áreas do conhecimento: na literatura, na pintura, na publicidade,etc. Deve fazer parte do planejamento do professor para conscientizar os alunos quanto à existência desse recurso. Assim o educador verifica a capacidade dos alunos de relacionarem textos Ora desempenhando papel de leitores, ora o papel de produtores de textos.

    Adriana Manca Dal'Ava
    EMEF"Profª Maria Diva Franco de Oliveira"

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  35. Maria Lúcia de Paula Corrêa - EMEF Anira F Campos30 de julho de 2009 às 20:09

    O trabalho com textos é muito importante desde a alfabetização, para que a criança vá aos poucos ampliando seu vocabulário e a compreensão do funcionamento da língua.
    Mas é importante salientar que os textos devem ser diversificados e de qualidade. Podem ser jornais, revistas, receitas e livros, mas que estejam próximos da realidade do leitor, principalmente das crianças.
    Os textos devem ter uma utilidade real e um significado para que o aluno possa compreender e desenvolver a sua capacidade discursiva e a de produzir textos.

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  36. Intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros textuais.
    O intertexto serve para ilustrar a importância do conhecimento de mundo e como este interfere no nível de compreensão do texto. Ao relacionar um texto com outro, o leitor entenderá que a intertextualidade é uma das estratégias utilizadas para a construção dos mesmos
    É através do texto que o usuário da língua desenvolve a sua capacidade de organizar o pensamento/conhecimento e de transmitir idéias, informações, opiniões em situações comunicativas
    O processo ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa deve basear-se assim em propostas interativas a fim de promover o desenvolvimento do indivíduo numa dimensão integral. Portanto, nessa perspectiva, o trabalho do professor é, dentre outros, desenvolver no aluno a capacidade de identificar um intertexto. . A intertextualidade é “um fenômeno constitutivo da produção do sentido e pode-se dar entre textos expressos por diferentes linguagens” (Silva, 2002). O professor deve, então, investir na idéia de que todo texto é o resultado de outros textos. Isso significa dizer que não são “puros”, pois a palavra é dialógica. Quando se diz algo num texto, é dito em resposta a outro algo que já foi dito em outros textos. Dessa forma, um texto é sempre oriundo de outros textos orais ou escritos. Por isso, é imprescindível que o professor leve o aluno a perceber isso.
    Assim, a utilização da intertextualidade deve servir para o professor não só conscientizar os alunos quanto à existência desse recurso como também utilizar um modo mais criativo de verificar a capacidade dos alunos de relacionarem textos.
    Edilaine T Ribeiro+ Edilson A Domingues + Sandra R T Zequim

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  37. Trabalhar com diferentes tipos de textos, além de ser um aprendizado riquíssimo para os nossos alunos, também é uma maneira de os colocarmos em contato com diferentes maneiras de pensar, de agir, de ver a importância da leitura, do conhecimento de mundo, de como um texto acaba sempre tendo como base outros textos e assim levá-los a perceber a intertextualidade, a maneira como um texto acaba "dialogando" com outro e é só conhecendo vários textos que ele irá entender a intertextualidade existente naquele texto, naquele momento.

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  38. Andréia - EMEF Adirce11 de agosto de 2009 às 18:24

    Andréia EMEF "Adirce C. Caveanha"

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  39. LUCINEIDE DE OLIVEIRA - EMEF "WALDOMIRO CALMAZINI"13 de agosto de 2009 às 17:36

    O diálogo que pressupõe a intertextualidade é um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação e o reconhecimento de remissões a abras ou trechos mais ou menos conhecidos. Esse fenômeno está ligado ao conhecimento de mundo que deve ser compartilhado, ou seja, como um produtor e receptor de textos. Daí a importância de se trabalhar com testos, para aproveitar esta riqueza que os textos nos dão. Lembrando que este diálogo pode ocorrer em diversas áreas do conhecimento e não apenas em textos literários. Pode ocorrer, por exemplo, na pintura, na publicidade etc.

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  40. Selma Leandra Bueno Freire.19 de agosto de 2009 às 16:04

    Desde a tenra idade o ser humano está em constante troca de experiências com outros seres. Essa troca de experiências, conhecimento e saberes causa-nos profundas marcas e nos tornamos frutos dessa influência que recebemos. Dessa forma, tudo que produzimos, escrevemos e falamos é resultado dessa troca.
    Então, se partimos desse pressuposto, a intertextualidade é uma constante em nossas vidas.
    Assim, todo texto é intertextual. Ao trabalharmos os diversos gêneros textuais com nossos alunos, estamos enriquecendo seu conhecimento, despertando neles um olhar crítico e uma postura reflexiva diante do mundo.

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  41. EMEF " Profª Marina"

    O trabalho com o texto na escola, hoje,equivale a inserir o aluno num mundo, contextualizado e registrado através das palavras, o texto é também uma forma de registro que perpetua o momento histórico e social de uma époica. Através dele, o homem registrou na pedra, pergaminho e modernos meios tecnológicos suas descobertas e processo evolutivo. Há um trabalho intenso no sentido de presevar as línguas faladas por todo o planeta, mesmo as que não tenham domínio na globalização, vide um meio para isto o nosso Museu da Língua em São Paulo.
    Portanto o texto é um meio fudamental na vida do homem, para que esse possa usufruí-lo no seu mais amplo sentido, deve ter domínio sobre todo tipo de texto.

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  42. EMEF Profª Marina - Maria José

    O trabalho do texto com o alunoé , hoje em dia se maior importância na vida atual, a sociedade é letrada, pois em todo lugar as informações estão sobforma de signos, o que equivale dizer que sem essa compreensão o cidadão estará fora deste mundo.
    O texto sempre foi o modo de preservação da história humana, além de promover e ampliar o seu conhecimento nos aspecto humanos, biológicos e exatos.

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