terça-feira, 1 de dezembro de 2009
LINGUA PORTUGUESA - TP6
Análise e Reflexão: Comente sobre a metacognição e sua importância na Escola
Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:
A décima quarta atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:
Fazer a leitura da TP6 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Usando a definição do próprio Glossário do TP6 temos que: “Metacognição é a habilidade de refletir sobre os próprios processos cognitivos (usos da percepção, memória, linguagem, atenção e raciocínio), como, por exemplo, a tomada de decisão em relação ao uso de um certo raciocínio durante uma resolução de problemas. Essa habilidade é aprendida, sobretudo na escola, por meio de intervenção adequada, inclusive, por meio do fornecimento de modelos, por exemplo, quando praticamos a leitura de textos cujo gênero é o mesmo que utilizaremos para a atividade de produção textual.”
ResponderExcluirO aluno precisa desenvolver esta habilidade na escola pois esta é a ferramenta que vai usar a vida toda: ele precisa do arcabouço de conhecimentos apreendidos na escola mas precisa, principalmente, saber escolher qual deles vai aplicar em qual situação.
Não adianta decorar regras e fórmulas sem saber aplicá-las. Só a metacognição vai guiá-lo neste momento.
Luciane Aló Pedro - EMEF ANIRA
“Metacognição é a habilidade de refletir sobre os próprios processos cognitivos ( uso da percepção, memória, linguagem, atenção e raciocínio).” Essa habilidade é estimulada, sobretudo na escola com a intervenção adequada do professor. É utilizando a percepção, memória, linguagem, atenção e raciocínio que as crianças descobrem e sistematizam o conhecimento, ao entender e saber utilizar esses processos cognitivos, eles passam a ser usados com mais eficiência e eficácia.
ResponderExcluirKellen Barbosa de Ávila
EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"
Aprender a usar os vários conhecimentos na resolução de problemas, faz parte da vida do indivíduo no processo de seu desenvolvimento, como no meio familiar,os pais são os primeiros professores das crianças,ou não. Com a escola continua este trabalho,através dos conhecimentos específicos,o indivíduo se desenvolve em um processo mais elaborado do conhecimento no que se refere às Ciências Humanas, Biológicas e Exatas.
ResponderExcluirA Metacognição é uma habilidade que contribui para este processo, envolvendo o uso da percepção,memória,linguagem,atenção e raciocíno.O trabalho do professor é intenso e árduo neste sentido,pois é individual e coletivo; muitas vezes com inúmeras interferências que tornam o trabalho menos produtivo.
EMEF "Prof.Marina"- Maria José
Metacognição é a habilidade de pensar sobre o processo de aprendizagem ,uso da percepção,memória, linguagem ,atenção e raciocínio e ela é importante porque se aprende na escola com o fornecimento de modelos que assim o educando consegue entender o como fazer, para que fazer até que sozinho passe a tomar decisões e usar seu raciocínio lógico para resolução das atividades propostas.
ResponderExcluirEMEF Marina Alzira Donizeti da Luz
Metacognição é a habilidade de pensar sobre o processo de aprendizagem ,uso da percepção,memória, linguagem ,atenção e raciocínio e ela é importante porque se aprende na escola com o fornecimento de modelos que assim o educando consegue entender o como fazer, para que fazer até que sozinho passe a tomar decisões e usar seu raciocínio lógico para resolução das atividades propostas.
ResponderExcluirEMEF Marina -
Alzira Donizeti da Luz
A metacognição é a capacidade de refletir sobre os próprios processos de conhecimentos e, muitas vezes automaticamente, utilizar uma estratégia para a tomada de decisão frente a uma questão. Nesse processo, a escola tem o papel fundamental de transmitir ao aluno um rol de estratégias que sejam adequadas e que sirvam de modelos nas resoluções de questões não apenas durante a vida escolar, mas sempre que se fizerem necessárias.
ResponderExcluirMariana Falsetti
EMEF "Maria Diva"
A metacognição é um construto recente da literatura psicológica. É chamada de metacognição porque seu sentido é pensar sobre o pensamento. Desempenha papel importante em atividades cognitivas, exemplo: comunicação oral, compreensão em leitura, escrita e linguagem. Pode-se entender a metacognição como o conhecimento e controle que a pessoa tem sobre sua própria cognição em atividades de aprendizagens. Isso implica em ter conhecimento de seu estilo de pensamento na habilidade para controlar esses processos.
ResponderExcluirO conhecimento sobre a cognição e a regulação da cognição são dois componentes da metacognição. O conhecimento sobre cognição se refere ao que o indivíduo sabe sobre o eu e habilidades. A regulação da cognação se refere ao que pode ser desenvolvido por instrução.
Profª Adriana Manca Dal'Ava
EMEF "Profª Maria Diva Franco de Oliveira"
Metacognição é a habilidade de refletir sobre os próprios processos cognitivos (usos da percepção, memória, linguagem, atenção e raciocínio), portanto sua importância na escola é fundamental, pois será através dessa habilidade (juntamente com o auxílio do professor que mostrará modelos de atividades, textos de vários gêneros), que o aluno refletirá como, por exemplo, escrever uma carta, um poema ou outro tipo de gênero textual.
ResponderExcluirProfª Elizabeth Aparecida de Lima
EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira.
Metacognição é a habilidade de pensar, refletir e dar condições para uma auto reflexão/ avaliação sobre seu próprio processo de aprendizagem , e que, utilizando-se de estratégias e uso da percepção,memória, linguagem ,atenção e raciocínio , gradativamente e é nestes momentos que a escola desempenha um papel muito importante; fornecer modelos de resoluções, dos quais possam transmitir ao educando para que ele consiga entender o como fazer, para que fazer obtendo cada vez mais a autonomia, não apenas nas atividades escolares propostas, mas também em sua vida na sociedade.
ResponderExcluirEMEF"ADIRCE CENEDEZE CAVEANHA"
Metacognição é a habilidade que todos temos de perceber, memorizar, usar e entender a linguagem, ter atenção e raciocinar tudo o que nos é transmitido, seja na nossa experiência de vida fora da escola quanto dentro dela. A diferença é justamente que pela escola aprendemos a ajustar ou aprimorar o uso dessas habilidades. Nós o fazemos quando possuímos modelos ou somos instigados, através de nossos mestres, a utilizar esses propulsores de inteligência cognitiva. É um processo que teve seu princípio no momento em que nascemos, que foi desenvolvido e aprimorado pela escola, mas que não chegou ao seu final, pois enquanto vivermos estaremos desenvolvendo esse potencial cada vez mais e melhor.
ResponderExcluirMetacognição é a capacidade que temos em refletir sobre como aprendemos. Têm pessoas que aprendem melhor usando a audição, outras aprendem através da visão, do tato e assim por diante. É necessário que cada um preste atenção em como aprende com mais facilidade para que possa tirar proveito disso. É interessante perceber também nossa habilidade em raciocinar,memorizar, utilizar a linguagem. Estas habilidades devem ser aprimoradas na escola dia após dia através da intervenção do professor. Desta forma o educando consegue assimilar com mais facilidade os conteúdos trabalhados e colocá-los em prática em sua vida fora da escola.
ResponderExcluirAdriana Mascarello Benáglia Coquieri
EMEF Pref Waldomiro Calmazini
Metacognição é a capacidade de refletir sobre os próprios processos cognitivos:usos da percepção,memória,linguagem,etc),como por exemplo a tomada de decisão ao se deparar com um problema e qual o caminho a seguir para a sua resolução.Essa habilidade é exercitada principalmente na escola onde os conhecimentos ,as regras são sistematizadas e objeto de reflexão com a intervenção do professor que fornece modelos e encaminha o aluno para que faça as escolhas mais adequadas às situações sócio-comunicativas em questão.
ResponderExcluirEMEF "Profª Anira Franco de Campos"
Maria Claudia Assin
Metacognição significa controlar o próprio processo do conhecimento,de aprendizagem.Refere-se ao conjunto de estratégias e uso de habilidades que o aluno usa para aprender a aprender,estratégias para monitorar o seu próprio processo de aprendizage.
ResponderExcluirEssa habilidade é aprendida,sobretudo na escola,por meio de interverção adequada e é importante porque o aluno é levado ao autoconhecimento como aprendiz.
Através da consciência metacognitiva o aluno é estimulado a fazer escolhas,aprimorando o seu desempenho escolar.
A metacognição tem como objetivo levar o aluno a aprender a aprender,reconhecendo as estratégias que facilitam a aprendizagem pessoal.
Cabe à escola,portanto,estimular e propiciar a metacognição,a fim de que o aluno adquira a habilidade de refletir sobre os próprios processos adquiridos.
Maria de Lourdes
EMEF ``Márcia``
Pode-se entender a metacognição como o conhecimento e controle que a pessoa tem sobre sua própria cognição e atividades de aprendizagem. Isso implica em ter conhecimento do seu estilo de pensamento (processos e eventos cognitivos), o conteúdo dos mesmos (estruturas) e habilidade para controlar esses processos, com o objetivo de organizá-los, revisá-los e modificá-los em função dos resultados obtidos na aprendizagem (Bolívar, 2002).
ResponderExcluirsignifica "pensar sobre o pensamento". Em sala de aula, cabe aos professores, estimular e encaminhar a "descoberta" desse conhecimento através das diversas "intervenções" nas atividades propostas.
Aprender a aprender, refletir sobre o próprio conhecimento e estabelecer relações lógicas, linguisticas de atenção, memória e raciocínio, ou seja, aprender a pensar é o significado da palavra metacognição.
ResponderExcluirEssa aprendizagem é desenvolvida principalmente na escola, através da leitura e das diversas oportunidades de aprendizagens em diferentes textos e contextos. É a partir daí que o aluno "memoriza" , reflete, aprende, não só como o professor ensinou em sua aula expositiva, com exemplos e repetições de atividades, mas é ter a capacidade de refletir sobre tudo isso. Refletir sobre sua própria cognição e construir saber sobre ela.
Para a escola e o professor é necessário que se estimule o pensamento reflexivo do aluno para que ele possa fazer a metacogniçao.
Marilene da Silva
EMEF Profa. Anira Franco de Campos
Usando a definição do próprio Glossário do TP6 temos que: “Metacognição é a habilidade de refletir sobre os próprios processos cognitivos (usos da percepção, memória, linguagem, atenção e raciocínio), entendemos então que essa habilidade na verdade, dependendo do contexto social em que essa criança está inserida, vai contribuir para o desenvolvimento rápido ou não dela na idade escolar. Quando a criança já é estimulada no convívio familiar a escola apenas dá continuidade com a orientação do professor, então a criança tem mais facilidade quando usa a percepção, a memória, a linguagem, a atenção e o raciocínio. Porém quando acontece o contrário, geralmente a criança tem dificuldade para desenvolver essa as habilidades, usando-as sem eficácia nenhuma, isso atrapalha o seu desenvolvimento.
ResponderExcluirEMEF Adirce
Joseilda
Todo nosso esforço em sala de aula é de garantir ao aluno que ele desenvolva sua habilidade de Metacognição, pois uma vez adquirida ele será capaz de por si mesmo realizar descobertas. Como é um processo ligado à percepção,memória, linguagem, atenção e raciocínio devemos sempre nos preocupar em organizar nossas atividades ligadas a eles para que o estudante amadureça e possa caminhar e descobrir por conta própria, pois, na vida, nos deparamos, todo tempo, com problemas e situações que envolvem habilidades de metacognição, saber como agir é de fato muito importante.
ResponderExcluirA Metacognição é a habilidade de refletir sobre os próprios processos cognitivos onde se faz uso da percepção, memória, linguagem, atenção e raciocínio, os quais são acionados para resolver problemas, escolher a linguagem adequada a diferentes contextos, desenvolver a concentração...Essa habilidade é desenvolvida na escola quando há intervenção adequada, na qual o aluno recebe modelos que servem de alavanca para exercer sua criatividade e organizar suas ideias que constituirão novos conhecimentos.Um exemplo de modelo é oferecer-lhe textos sobre o tema e gênero a serem estudados e propor momentos de discussão. Após esse processo o aluno poderá planejar seu texto com objetivos definidos, e assim escrever com autonomia.
ResponderExcluirEMEF."PROFª.MARIA DIVA FRANCO DE OLIVEIRA"
Profª Helena de Oliveira Quadros
Meta cognição seria em minha opinião, um processo mental no qual nós analizamos, conhecemos e nos interamos dos nossos próprios processos cognitivos, sendo eles todos, analizados e melhorados tornando-se cada vez mais eficazes e funcionais em nosso processo cognitivo.
ResponderExcluirJosé Carlos Momesso EMEF MARIA DIVA.
Segundo Flavell, a metacognição se refere ao desenvolvimento que se tem sobre os próprios processos cognitivos e produtos ou qualquer coisa relacionada a eles, isto é, o aprendizado das propriedades relevantes da informação ou dos dados. Assim,o processo da metacognição, oportuniza uma aprendizagem mais rica e concreta além de provocar desafios e oportunidades onde o aluno mediado pelo professor é levado a construir e reconstruir seu próprio conhecimento.
ResponderExcluirMaria Augusta
EMEF Marina
Falamos muito em uso de vocabulário diferenciado e aqui está uma palavra forte, moderna, que expressa o que já desenvolvemos com nossos alunos no dia-a-dia, metacognição. Quero dizer que propiciamos a cada momento a reflexão sobre a escrita e realizamos a intervenção adequada para a aprendizagem aconteça. Quando o aluno realiza uma revisão do próprio texto está fazendo uso da atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio e muito mais.
ResponderExcluirSe não desenvolvermos isso na escola, consequentemente não haverá aprendizagem.
Professora Rosa Contessoto
EMEF "Márcia"
“Metacognição é a habilidade de refletir sobre os próprios processos cognitivos (usos da percepção, memória, linguagem, atenção e raciocínio).Essa habilidade é importante e necessária porque o aluno, em seu processo de aprendizagem constrói estratégias para auxiliá-lo nas soluções de situações-problemas em sua vida escolar e, posteriormente, em sua vida pessoal. Ao professor, cabe ser o mediador desse processo, pois quando fazemos nossas intervenções em sala de aula, estamos desenvolvendo em nossos alunos sua habilidade metacognitiva.
ResponderExcluirMetacognição e Aprendizagem:
ResponderExcluirApesar de toda a polêmica existente à volta deste conceito,tem sido observada a sua contribuição para a potencialização da aprendizagem. Os treinos que contemplam, além de
atividades cognitivas, atividades metacognitivas, têm originado melhores resultados em termos de realização
escolar.
A metacognição, no que diz respeito especificamente à aprendizagem, pode
assumir dois significados: a avaliação de recursos e a metacognição em ação. A avaliação de recursos ou auto-apreciação cognitiva
refere-se a reflexões pessoais sobre o estado dos
conhecimentos e competências cognitivas, sobre as
características da tarefa que influenciam a dificuldade cognitiva e sobre as estratégias disponíveis para a realização da tarefa.
A metacognição em ação ou auto-controle cognitivo diz respeito a reflexões pessoais sobre a organização e planificação da ação - antes do início da tarefa, nos ajustamentos que se fazem enquanto se realiza a tarefa e nas revisões necessárias à verificação dos resultados obtidos.
Idealmente, os professores funcionam como mediadores na aprendizagem e agem como promotores da auto-revisão e isso é fundamental na preparação dos alunos para planejar e
monitorar as suas próprias atividades.
De modo a estimular a metacognição, o professor tem toda a vantagem em multiplicar as situações abertas de investigação, as resoluções de problemas no decurso dos quais o sujeito é levado a escolher entre várias
alternativas e a antecipar as conseqüências destas escolhas.
Torna-se assim necessário que a escola seja um espaço de difusão dos saberes e se defina
como um contexto que estimule os seus alunos a apropriar-se e a construir, de uma forma progressiva, o seu patrimônio
pessoal de metaconhecimentos, ou seja, de conhecimentos sobre o modo como se adquire, gere, utiliza e alarga o seu campo de
saberes.
Em síntese, a consideração da aprendizagem numa
orientação metacognitiva apresenta diversas vantagens,entre as quais a de salientar: a auto-apreciação e o auto-controle cognitivos como formas de pensamento.
ENFIM, PENSAR SOBRE O PENSAR, APRENDER A APRENDER.
Metacognição é o conhecimento que o aprendiz possui sobre si próprio, sobre os fatores ou variavéis da pessoa, da tarefa, e da estratégia e sobre o modo como afetam o resultado dos procedimentos cognitivos. Contribui para o controle das condutas de resolução, permitindo ao aprendiz reconhecer e representar as situações, ter mais fácil acesso ao repertório das estratégias disponíveis e selecionar as suscetíveis de se poderem aplicar.Permite avaliar os resultados finais e/ou intermédios e reforçar a estratégia escolhida ou de alterar.
ResponderExcluirProfª Márcia Cristina Zinetti
EMEF Profª Rita de Cassia G.S.Cola
As estratégias metacognitivas visam potencializar a aprendizagem, ou seja no desenvolvimento pelo aluno de modos eficazes para lidar com a informação proveniente do meio e com os próprios processos de pensamento.
ResponderExcluirAcredito que apesar da poêmica sobre o conceito da metacognição é inegável sua contribuição para a aprendizagem, pois as atividades metacognitivas tem produzido melhores resultados na realização escolar e gerando confiança nas suas próprias capacidades.
Metacognição é a habilidade de refletir sobre os próprios processos cognitivos (usos da percepção, memória, linguagem, atenção e raciocínio).
ResponderExcluirPortanto, na escola é fundamental que o professor estimule seus alunos a refletirem sobre suas certezas e aprendizagens sendo o mediador do conhecimento, para que o educando em sua vida pessoal possa ser um indivíduo capaz e autônomo, conseguindo colocar em prática tudo o que aprendeu durante sua vida escolar, independentemente. Aprimorando cada vez mais suas habilidades metacognitivas.
Éverton Roberto Rodrigues
EMEF Pref. Waldomiro Calmazini
Pewnsar é a atividade humana complexa.Ela envolve o emprego de símbolos e signos para representar aspectos do ambiente físico e social permitindo-nos ir além da apreeensão percetual.Pensar leva á formação de conceitos abstratos tais como "igualdade,liberdade e fraternidade".
ResponderExcluirE essa habilidade o aluno desenvolve na escola por meio de leitura,intervenção adequada,por meio de fornecimento de modelos etc.
Edilson A. Domingues
ResponderExcluir"Adirce"
A metacognição pode exercer influência sobre a motivação (Jones, 1988 ), pois o fato dos alunos poderem controlar e gerir os próprios porcessos cognitivos lhes dá a noçãoda responsabilidade pelo seu desempenho escolar e gera confiança nas suas próprias capacidades.
* processos
ResponderExcluirEdilson
Edilaine
ResponderExcluir"Adirce"
A prática da metacognição conduz a uma melhoria na atividade cognitiva e motivacional, e, portanto, a uma pontecialização do processo de aprender, isto é, o conhecimento que o aluno possui acerca de seu conhecimento e de seus processos, parece ser fundamental, por um lado, para o entendimento da utilização de estratégias de estudo, pois, presume-se que tal CONHECIMENTO auxilia o sujeito a decidir quando e qual estratégia utilizar e, por outro lado, ou, consequentemente, para a melhoria do desempenho escolar.
Sandra Regina Turquino Zequim
ResponderExcluir“Adirce”
A metacognição exerce influência em áreas fundamentais da aprendizagem escolar, tais como, na comunicação e compreenção oral e escrita, e na resolução de problemas, constituindo assim, um elemento chave no precesso de “aprender a aprender” (valente,Salema, Morais & Cruz 1989).
"O procedimento metacognitivo é a operação deliberada do sujeito sobre suas próprias ações intelectuais que indica a conciência do sujeito a respeito de seus processos de pensamento, a qual lhe permite descrever, explicar esses processos a outras pessoas; envolve também uma busca intencional de estratégias adequadas a cada tarefa específica a partir da consciência de que há diversas regras e princípios a serem utilizados na solução de problemas".
ResponderExcluirNa leitura, esse princípio serve de base para que o aluno compreenda as intenções e os múltiplos sentidos produzidos nas circunstâncias e contextos em que os textos se apresentam, supõe o exercício de habilidades relacionadas que envolvam as escolhas de recursos variados de linguagem.