segunda-feira, 21 de setembro de 2009

LINGUA PORTUGUESA - TP4



Análise e Reflexão: Onde está o significado do texto? Comente sobre o processo inferencial

Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A nona atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP4 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

34 comentários:

  1. PROFa. FLAVIA MARIA DAINESI FRANCISCO - EMEF PROFa ANIRA23 de setembro de 2009 às 14:48

    TP4 - ANÁLISE E REFLEXÃO: ONDE ESTÁ O SIGNIFICADO DO TEXTO? COMENTE SOBRE O PROCESSO INFERENCIAL
    O termo inferencial faz lembrar dois objetos relacionados: o significado e o significante, pois o significado que temos de todos os significantes à nossa volta está condicionado pelo contexto social e cultural vividos. Entendo que processo inferencial tem duas vertentes:
    1- Tudo o que entra pelos sentidos e passa pelo complexo campo de significados de cada indivíduo produz significantes diferentes.
    2- As inferências que o professor sugere para compreensão do objeto em questão.
    Em se tratando de leitura, nossos interesses, valores, gostos, aversões, crenças, princípios influenciam no desejo de ler. Orientados pela ética, os professores podem inferir para que os alunos ampliem seu valores, gostos, princípios e escolhas para que tenham interesse por outros gêneros, além daqueles que trazem para a escola;assim, ativar o conhecimento destes outros gêneros é fator decisivo para a leitura com compreensão, como por exemplo as perguntas feitas pelo professor podem ser o caminho para essa compreensão, pois “um dos recursos essenciais na procura do conhecimento em geral é a pergunta”. “... a formulação de perguntas é de valor inestimável, quando temos consciência de que elas podem ter objetivos diferentes: da motivação à leitura crítica do texto, assim a consideração das respostas têm de ser diferentes.” (tp4, pág.121, 123 e 125).
    Afinal, onde está o significado do texto? Não está somente no texto, está em todo esse contexto acima comentado que envolve o indivíduo leitor: sua cultura, conhecimento de mundo, seu vasto mundo interior de valores e escolhas, na capacidade de ler as entrelinhas, na qualidade de sua intertextualidade.(tp4, pág. 125). Enfim, está no letramento que adentra o leitor ao texto e nas inferências do professor para que o aluno perceba todo o significado sugerido pelo autor.
    Creio que o significado de um texto está dentro e fora do leitor.

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  2. A significação de em texto está nas mãos (ou na cabeça) do leitor, sem o qual o texto inexiste, portanto; não tem significado. A leitura, pressupôe uma série de procedimentos complexos, nem sempre bem conhecidos, nos quais o leitor faz constantes interpretações e reinterpretações, até chegar à compreensão global do texto.
    Na leitura, as próprias palavras da língua possibilitam diferentes interpretações do texto. Mas, além das compreenções perfeitamente"possíveis", podem ocorrer outras, impertinentes, como as várias interpretações que se pode ter sobre uma mesma figura, quando observada por pessoas diferentes. Trata-se de reconhecer o texto e o leitor como criadores de significados.
    A constituição de um texto está condicionada pelo contexto social e cultural do sujeito, portanto, é importante discutir outras compreesões. Não se pode permitir que o texto literário possa ser entendido de qualquer forma, não é aceitável uma vez que o criador procura apontar caminhos para a leitura. Com isso, a constituição do texto vai delimitando em algum sentido a sua compreensão.
    Não podemos esquecer da importância relevante e insubistituível do trabalho com o dicionário como auxiliar direto o interpretar, a busca de significados reais, ouseja, INFERÊNCIA, subst. feminino. Ato de inferir , ou resultado desse ato; raciocínio, dedução.
    ANIRA FRANCO DE CAMPOS-SIMONE MARGARETH MAIA MENEZES DE OLIVEIRA.

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  3. Texto é a manifestação linguística que as pessoas utilizam para se comunicar,orientar, ordenar e interagir para um formação social e cultural.Segundo Mikhail Bakhtin(2003) aprender a falar e escrever significa aprender a construir textos,porque nossa comunicação não se dá por frase isoladas e sim por meio de textos sejam orais ou escritos.ao produzir um texto estamos colocando no papel nossos sentidos,o leitor faz inferência cognitivas relevantes na construção de seus conhecimentos,possibilita relacioná-lo a partir de dados previamente existente na memória, favorecendo uma mudança e transformação no que lê e conseguindo então mudar o texto.
    O conhecimento prévio que alguém tenha sobre a escrita e a leitura ajudará e muito na construção de um texto e ou interpretação, conseguindo que o mesmo faça inferências no que lê e até mesmo captar o que o próprio autor do texto quis quando o escreveu.
    Embora o texto tenha um sentido pretentido pelo autor ele oferece oportunidade de ser refeito ,de darmos coerência e sentido na negociação de seus significados que assim aumneta a possibilidade e capacidade de compreensão.Na leitura sendo ela um encontro entre o leitor e o autor do texto,estes constitui um confronto de significados nessa interação de cada um com a vivência ,também nesse encontro o leitor ao compreendê-lo vai mudando-o ajustando ,ampliando seus conceitos dando um impacto sobre eles.A ampliação de conhecimento do individuo possibilitará transformar o mundo,j´´a não verá da mesma forma terá novas percepções frente as adversidades que vivenciar.
    Chartier(2001) diz que a inferência ultrapassa limites do campo psicológico,entendendo-se ao campo gestual,ao corporale ao comportamental.Isto nos deixa claro que ler determinados textos ou registro escritos pode nos dar orientações praticas ou comportamentos dentro do social.O processo inferencial vai permitir a organização dos sentidos que o individuo faz em seu contato com o texto,possibilitando ter capacidade de exercer papel fundamental na ampliação de seu conhcimento negociando com o autor os significados relevantes e permitido.Segundo Marcushi (1985 e 1989) elas são processos cognitivos que implicam a construção de representação sematica baseada na informação textual e no contexto ,sendo justamente a capacidade de reconhceimneto da intenção comunicativa do interlocutor e mais precisamente do autor.EMEF Prof[ Marina- Alzira Donizeti da Luz

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  4. O significado do texto é dado por quem o lê, dependerá, portanto, de suas experiências leituras, de vida. Assim quanto mais lê. mais o indivíduo se apropria da cultura, do saber, do imaginário. Alguns descobriram talentos e habilidades de escrita, outras gostaram de ler para saber, para conhecer, e sua leitura fruirá, fará parte de sua vida....

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  5. Verônica Alves - EMEF MÁRCIA27 de setembro de 2009 às 09:54

    O significado do texto está na capacidade reflexiva que cada um adquire ao "amadurecer" seu ato de ler.
    As indagações, as sutilezas, as informações expostas nas entrelinhas, só são perceptíveis por aqueles que tornam-se essencialmente letrados.
    Ler, não é apenas decodificar simbolos; é conseguir descobrir as interfaces propostas pelo autor; supondo refletindo; questionando; inferindo.

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  6. O significado do texto está tanto nele como no seu leitor, a produção de significado implica tanto no que o escritor quer transmitir quanto nos diversos significados atribuídos pelo leitor, porém não há como fugir da essência do texto, do objetivo principal. Cada um ao ler um texto recorre aos seus conhecimentos prévios, suas experiências únicas, sua cultura, seu amadurecimento para compreensão da leitura.

    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"
    Kellen Barbosa de Ávila

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  7. A partir de cada momento em que o leitor desempenha ativamente realizando suas inferências sente-se inserido ao desvelar e atribuir significados, os quais atribui de acordo com sua visão de mundo. Pois, ao ler um texto, recorre ‘as suas experiências, seus conhecimentos prévios, busca interpreta-lo e interagir com leitor/autor gerando sentidos, produzindo significados diversos.

    E.M.E.F" ADIRCE CEDENEZE CAVEANHA"

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  8. A compreensão de um texto está relacionada pelo contexto social e cultural do leitor.Importante
    para o aprendiz é descobrir as intenções do texto, entendendo o que está em jogo em suas linhas e entrelinhas os seus gêneros e discernindo os fatores de textualidade, como contextualização, coesão, coerência e intertextualidade.
    Definir a especificidade dos textos implica que nos interroguemos sobre o tema, fazendo perguntas que provoca discussões e fazendo adaptações necessárias.

    Profª Márcia Cristina Zinetti
    EMEF Profª Rita de Cassia G.S.Cola

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  9. Antes achava-se que o significado do texto estava nele mesmo,pois o texto possue os elementos capazes de garantir sua significação.
    Recentemente esta ideia foi ampliada e a significação de um texto está nas mãos ( ou na cabeça)do leitor,sem o qual o texto inexiste,portanto,não tem significado.
    A tentativa de extrair do texto e só dele um significado envolve um ato que nunca será inconsciente nem completamente passivo.
    Não podemos imaginar que o significado do texto esteja integralmente a cargo do leitor e que ele pode atribuir ao que foi lido qualquer significado. A leitura é uma parceria que promove a interação,a interlocução.
    As próprias palavras da língua possibilitam diferentes interpretações do texto. Além dessas compreensões perfeitamente `` possíveis`` podem ocorrer outras.
    O processo de inferência ocorre quando o aluno ``supõe``,pelo contexto ou por outros meios,um significado para determinada expressão.Com esse procedimento,o aluno atribuirá um significado aproximado,e isso não trará grande prejuízo para a compreensão global do texto.Truncar a leitura muita vezes compromete mais a compreensão do que atribuir a uma palavra um significado aproximado.
    Concluindo: a compreensão de um texto está condicionada pelo contexto social e cultural do sujeito. Por isso,é importante que o professor discuta outras compreensões.
    Maria de Lourdes ``EMEF Márcia``

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  10. Desde o momento em que entramos em contato com um texto, já criamos expectativas sobre o que vai ser lido.
    Entretanto, nem sempre o que é lido tem relação com as expectativas que criamos, e mais, a cada leitura de um mesmo texto, podemos ter diferentes entendimentos. Tudo depende do modo que fazemos a leitura.
    O importante sempre é ter um objetivo ao ler; e nós, enquanto professores, temos que ajudar nossos alunos a buscar razões para ler verdadeiramente, a partir de sua própria história e produzindo diferentes significados a cada leitura.
    Um procedimento essencial para atingir esse objetivo é a indagação sobre o assunto, o gênero e a estrutura. Ajudar o aluno através de perguntas e levantamento de hipóteses é um bom caminho para a construção de significados do texto e nossas perguntas devem levá-los a avançar na formulação de suas próprias inferências e no caminho para uma leitura autônoma.
    É só assim que acontecerá a compreensão do texto.

    Mariana Falsetti
    EMEF "Maria Diva"

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  11. A leitura deve ser concebida como um processo de interação entre autor, texto e leitor, no qual estão envolvidas várias habilidades cognitivas, além daquelas ligadas à decodificação, pois a compreensão de textos não está baseada apenas na informação linguística que o texto carrega. Ao contrário, os processos de compreensão mobilizam tanto a informação obtida por meio da decodificação – e fundada nos elementos linguísticos – quanto a informação gerada a partir do conteúdo semântico do texto ou de outros processos cognitivos que o leitor/ouvinte executa ao buscar o(s) sentido(s) do texto. Desse modo, partimos do pressuposto de que a comunicação humana, seja ela oral ou escrita, é eminentemente inferencial, de modo que grande parte do conteúdo de um texto deve ser inferida por meio de operações sociocognitivas, com base tanto no conhecimento de mundo que o leitor/ouvinte detém em sua memória, como no conhecimento que tem da língua. Nesse sentido, a compreensão de um texto não pode ser considerada apenas como o produto, mas deve ser tomada principalmente como um processo ativo no qual os leitores (re)constroem o(s) sentido(s) do texto.

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  12. O significado do texto depende de sua compreensão e esta depende tanto dos processos de decodificação como da realização de inferências, entendendo este processo como uma estratégia usada pelo leitor para gerar uma informação semântica nova, a partir de uma dada no texto, dentro do contexto deste. Assim, o significado depende desta inferência, ou melhor, não há compreensão do texto, ou geração de significado sem inferência.
    Luciane Aló Pedro - EMEF ANIRA

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  13. Hoje já sabemos que o sentido de um texto depende muito do contexto social e cultural em que está inserido e principalmente do leitor que está tendo contato com ele, mas é necessário que se faça um boa leitura para que a compreensão seja coerente.Como professores, não podemos aceitar qualquer interpretação feita pelos nossos alunos, por isso torna-se necessário criarmos oprtunidades para que façam inferências acerca do texto. Podemos ajudá-los, por exemplo, apresentando o título de um artigo que será trabalhado ou uma imagem relacionada ao texto e questioná-los qual será o assunto deste texto.A partir disso, podem criar hipóteses sobre o texto, sentindo-se instigados em lê-lo, confirmando ou não as hipóteses levantadas. Ativar o conhecimento prévio é essencial para que a leitura aconteça efetivamente e para que o processo ensino aprendizagem aconteça de maneira eficaz.

    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

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  14. Irene Costa Machado Profª Maria Diva4 de outubro de 2009 às 12:12

    Falar em leitura remete á questão da produção de sentidos constituídos no contexto de interação recíproca entre autor e leitor via texto,os quais se expressam diferentemente,de acordo com a subjetividade do leitor:seus conhecimentos,suas experiências e seus valores.Nesse caso,pode-se dizer que o texto constrói-se a cada leitura,não trazendo em si um sentido preestabelecido pelo seu autor,mas uma demarcação para os sentidos possíveis.
    Na produção de sentidos,o leitor desempenha um papel ativo,sendo as inferênciais um processo cognitivo relevante para esse tipo de atividade.Isto ocorre porque elas possibilitam a construção de novos conhecimentos a partir de dados previamente existente na memória do interlocutor, os quais são ativados e relacionados ás informações veiculadas pelo texto.Esse processo favorece a mudança e a transformação do leitor,que por sua vez, modifica o texto.

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  15. Texto é toda manifestação linguística (oral e escrito) onde o autor tem intenção de comunicar-se com seu interlocutor transmitindo uma mensagem. E o interlocutor tem liberdade e faz suas interferências dentro do que lhe foi transmitido, transformando assim em outras leituras. Nesta produção de sentido o leitor desempenha um papel ativo.
    EMEF "Marina" - Maria José

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  16. A compreensão de um texto está relacionada ao contexto social e cultural do leitor. Na produção de sentidos de textos, o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade. A compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas sobretudo pelo que estas marcas têm a dizer e pelo modo como o leitor apreende e interpreta a intenção do autor. Na escola, instigar a classe antes da leitura de um texto, explorando,por exemplo, o título, ajuda o professor a levantar os conhecimentos prévios dos alunos.
    A dificuldade no entendimento do texto pode decorrer da falha de compreensão do leitor,devido a insuficiência de conhecimentos prévios ou de seu não acionamento, ou do autor ,decorrente da má estruturação, incoerências, imprecisões e ambigüidades no texto. È importante levar em consideração o objetivo da leitura de um texto para que haja a escolha do gênero específico. Cabe ao professor ajudar seu aluno a desenvolver a consciência da importância da leitura oferecendo-lhes materiais e experiências de leitura capaz de mobiliza-los ( TP4 pág.84).
    Assim, o aluno poderá selecionar o que deseja ler de acordo com os objetivos que se almeja com determinada leitura.


    EMEF "Prof.ª Maria Diva Franco de Oliveira"
    Helena de Oliveira Quadros

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  17. O ato de ler é complexo porque envolve duas pessoas,o autor e o leitor do texto que deve não só ser capaz de decodificar palavras mas inferir o significado que o autor quis promover com elas.Para isso deve acionar mecanismos internos que envolvem conhecimentos prévios e o objetivo que se tem com determinada leitura ,o que se busca ali.Na escola nem sempre fica claro para o aluno o objetivo que se busca com a leitura de determinados textos ,cabendo então ao professor o desafio de mostrar a ele a necessidade de se buscar nos textos a ampliação da visão de mundo,o enriquecimento de sua cultura,a vivência de novas experiências,enfim.

    EMEF"Anira Franco de Campos"
    Maria Claudia Assin

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  18. A leitura de um texto deve ser mais que decodificar símbolos, é preciso compreender o está lendo, essa atribuição de significados às palavras depende muito do leitor, pois cada indíviduo possue um conhecimento de mundo particular. Mas não podemos imaginar que um texto tenha diversos significados atribuidos por leitores diferentes, porque há uma ligação entre o autor, o que ele quis dizer, e o leitor que fará a leitura e chegará ao mais próximo do real tema proposto pelo autor, para que essa leitura ocorra sérão necessárias várias leituras neste mesmo texto, a fim de inferir significados reais a ele.

    Profª Elizabeth Aparecida de Lima
    EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira

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  19. No processo inferencial as próprias palavras da língua possibilitam diferentes interpretações.É preciso compreender o que está lendo,porque cada um de nós possui diferentes tipos de conhecimentos.
    Os significados estão tanto no texto como no leitor. Podemos citar falha de compreensão decorrentes:as incoerências,as imprecisões e ambiguidades.Cada sujeito está ligado a um contexto social e cultural,no entanto a construção do texto se dá pela interpretação que o indivíduo faz.

    ProfªAdriana Manca Dal'Ava
    EMEF "Maria Diva Franco de Oliveira"

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  20. O significado de um texto está nas entrelinhas, ou seja está escondido atrás de seus enunciados,da intenção de quem os escreve.Um texto nada mais que um tecido de palavras que na medida que vai sendo organizadas pelo escritor gera uma informação,uma mensagem, que caberá ao leitor inferir,deduzir,levantar hipóteses,etc...
    Portanto,essa inferência é muito influênciada pela bagagem cultural,o conhecimento de mundo de cada leitor.Por isso a leitura de um mesmo texto, em diversas fases da vida do leitor com certeza terá significado diferentes e ao inferir as suas deduções e hipóteses acontecerá de maneira diferente.Assim o signicado e a inferência que cada leitor faz está muito ligado no contexto que ele vive no momento da leitura.
    EMEF "ProfªAnira Franco de Campos"
    Verginia Helena Correa de Moraes santos

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  21. O significado do texto pode ser influenciado pela capacidade de reflexão de quem o lê, mas é evidente que dentro de certo limite. Quando lemos uma poesia, por exemplo, cada leitor pode interpretá-la de forma diferente, já quando lemos um texto informativo não temos muitas alternativas de interpretação, se não a que o autor pretende nos informar.
    Então, dependendo do tipo de texto que lemos, podemos dar margem ou não a várias interpretações, só não podemos fugir de sua essência.
    È importante ressaltar, que quanto mais trabalhamos com diferentes textos, mais ensinamos nossos alunos em seus questionamentos, suas críticas e, para que isso ocorra de forma construtiva temos que ensiná-los a ler corretamente e não apenas decodificarem símbolos.
    Joseilda
    EMEF Adirce

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  22. "Ler o texto dentro do contexto para não ter pretexto de manipular o texto." Essa era uma frase muito usada por um professor para explicar sobre o significado do texto. Ainda me lembro muito bem e a uso sempre quando há necessidade de explicar qualquer significado.
    As palavras adquirem nova significação a partir da cognição, vivência, experiência e cultura de cada um. Por isso a necessidade de contextualizar.
    Assim como já foi citado pelas colegas, fazer a compreensão do texto não é somente decodificá-lo, mas também compreender o todo, as diversas vozes que o compõem, ou seja, inferí-lo para a partir daí estabelecer um significado e sua real intenção de escrita.

    Profa. Marilene da Silva
    EMEF Anira Franco de Campos

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  23. É evidente que as próprias palavras da língua possibilitam diferentes interpretações do texto. Mas, além dessas compreensões perfeitamente possíveis podem ocorrer outras. E é nesse sentido que temos sempre que discutir os possíveis sentidos do texto chegando a uma compreensão global.A compreensão de um texto está condicionada pelo contexto social e cultural do sujeito. Sendo assim, é importante que o professor discuta outras e garanta um avanço no que se refere ao entendimento pelo contexto.
    Professora Rosa
    EMEF "Márcia"

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  24. Pensar onde se encontra o significado do texto e o processo inferencial, é pensar não somente na obra escrita, mas em seu leitor.
    O leitor é responsável pelo significado do texto, pois a compreensão deste é determinada pelo contexto sócio-cultural do sujeito.
    Para atingir a compreensão de um texto através das pistas deixadas pelo autor é necessário uma busca inferencial de tudo o que lemos, vimos e ouvimos, sendo assim podemos trazer toda a significação para o nosso dia a dia.
    Como professores, devemos estimular os alunos a perceberem as pistas implícitas de um texto e não aceitar qualquer tipo de interpretação, senão aquela contida na obra. Esse estímulo deve ser feito frequentemente, para que assim, nossos alunos, independentemente, consigam desfrutar de todas as informações e sentimentos que um autor nos deixa através da leitura.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini"

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  25. O que deve orientar a leitura de qualquer texto é compreender o que ele diz.Em uma primeira aproximação, devemos procurar entendê-lo globalmente.
    Muitas vezes é possível deduzir o que uma palavra significa a partir do contexto. Se tal palavra se refere ao seu núcleo temático, é certo que aparecerá mais de uma vez. Essas múltiplas ocorrências criam oportunidades para que o leitor vá se aproximando cada vez mais do que ela significa, ou , então avalie a necessidade de consultar um dicionário.
    Assim,compreender globalmente o texto implica tanto decifrar o material gráfico, como fazer uso do conhecimento prévio para preencher o que não está escrito, estabelecendo conexões através de inferências que podem envolver diferentes graus de complexidade.

    Maria Augusta Araújo
    EMEF Marina

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  26. Edilson A. Domingues - EMEF” Profª Adirce C. Caveanha”
    A compreensão de textos depende dos processos de decodificação como da realização de inferências. Inferência é, aqui, tomada como estratégia cognitiva pela qual o autor gera uma informação semântica nova, a partir de uma informação semântica dada, em um determinado contexto. O processo inferencial está relacionado tanto aos esquemas mentais dos sujeitos como ao seu contexto pessoal, de modo que, utilizando destas duas fontes de informação extratextual, os sujeitos buscam estabelecer o sentido do texto com a realização de inferencias lógicas, informativas e elaborativas.
    Concluindo, de acordo com TP4, tanto o texto quanto o leitor são criadores de significados.

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  27. Edilaine Teresinha
    EMEF" Adirce Cenedeze Caveanha"


    A leitura é uma atividade de construção de sentido que pressupõe a interação autor-texto-leitor, é preciso considerar que, nessa atividade, além das pistas e sinalizações que o texto oferece entram em jogo os conhecimentos de leitor .
    Koch(2002) afirma que, para o processamento textual, recorremos a três grandes conhecimentos: linguístico, enciclopédico e interacional.
    De acordo com Marcushi, as inferenciais são processos cognitivos que implicam a representação semântica baseada na informação textual e de contexto.
    O processo inferencial é relevante na produção de sentido, porque possilbilita a construção de novos conhecimentos a partir de dados previamente existentes na memória do interlocutor, os quais são ativados e relacionados às informações veiculadas no texto.
    É a interação LEITOR/AUTOR via texto que dará o sentido a este.

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  28. Sandra Regina Turquino Zequem
    EMEF " Adirece C. Caveanha"


    A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto, neste processo tenta-se satisfazer os objetivos que guiam sua leitura.
    Esta afirmação tem várias consequências, pois envolve a presença de um leitor ativo que precessa e examina o texto. Também implica, que sempre deve existir um objetivo para guiar a leitura, em outras palavras sempre lemos para algo, para alcançar uma finalidade. A interpretação que nós, leitores, realizamos dos textos que lemos depende em grande parte do objetivo da nossa leitura. Isto é, ainda que o conteúdo de um texto permaneça invariavelmente, é possível que dois leitores com finalidade diferentes extrai am informações distinta do mesmo texto.
    O leitor constrói o significado do texto. Isso não quer dizer que o texto em si não tenha sentido – significado. Felizmente, para os leitores, essa condição costuma ser respeitada. Sendo a leitura um processo que propicia um encontro de “duas vozes” a do produtor e a do leitor, sendo assim, o ato de ler é uma produção social dos sentidos, já que resulta, de uma negociação entre produtor e leitor para que os sentidos de um texto sejam colocados em circulação em um determinado momento e contexto social de apropriação.

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  29. Juliana - Secretaria de Educação21 de outubro de 2009 às 04:13

    Professores,
    Mediante a todas as reflexões, podemos concluir que a leitura pressupõe uma série de procedimentos complexos nem sempre bem conhecidos, nos quais o leitor faz constantes interpretações e reinterpretações, até chegar à compreensão global do texto, todavia não podemos imaginar que o significado do texto esteja integralmente a cargo do leitor e que ele pode atribuir ao que foi lido qualquer significado. Não podemos deixar de considerar a leitura como parceira, se não fosse assim, teríamos não uma interação, uma interlocução, mas um monólogo, conforme descrito no TP4.
    Há várias atividades no AAA4 e TP4 que abordam este assunto de maneira simples e objetiva, confiram!

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  30. Eliane de Carvalho Testa-EMEF Adirce C.Caveanha21 de outubro de 2009 às 04:32

    Quando tomamos um livro ou um texto qualquer já previamente imaginamos o que estará contido ali, porém, podemos nos enganar em nossas suposições, à medida que vamos adentrando nesse contexto, e então teremos de reavaliar os nossos primeiros conceitos a respeito e replanejarmos uma nova interpretação, que poderá sofrer novas alterações, caso ainda não tenhamos tido êxito, talvez por falta de atenção às dicas que o próprio texto propõe ou por desconhecermos tal assunto e até mesmo pelos signos que nos sejam desconhecidos. E é exatamente essa a tarefa que nos cabe junto aos nossos alunos, ou seja, apresentar-lhes subsídios, vocabulário, contexto, a fim de levá-los a uma compreensão correta a respeito do que foi tratado nesse texto.

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  31. Selma Leandra Bueno Freire. Emef. Profª. Márcia Helena M.F. Risola"3 de novembro de 2009 às 14:03

    Houve um tempo em que acreditava-se que o significado do texto estava essencialmente e completamente nele mesmo.Entretanto, mais recentemente essa linha de pensamento foi superada e existe uma posição contrária que afirma que a significação do texto está na concepção do próprio leitor, sem o qual o texto não existe, portanto, não tem significado.
    O processo de aquisição da leitura ocorre gradativamente e o amadurecimento do leitor se dá através das experiências vividas e dos diversos contatos com diferentes gêneros e tipos textuais.
    O processo inferencial é representado por dois termos relacionados: o significado e o significante, pois o significado que temos de todos os significantes à nossa volta está condicionado pelo contexto social e cultural vividos.Por exemplo: ao ler "...a cadeira foi deixada vazia no canto da sala...", pode-se imaginar uma cadeira simples, de madeira, velha ou, uma cadeira com belas almofadas, de madeira entalhada, etc. Isso ocorre porque cada leitor ao decodificar as palavras, também as relaciona com suas experiências vividas em seu contexto social e cultural, através de uma imaginação que é íntima e pessoal.
    Cabe ao professor, auxiliar o aluno em sua leitura, para que não ocorra interpretações equivocadas, e que possa alcançar objetivos claros quanto à compreensão de textos trabalhados em sala de aula.
    Tornar a leitura verdadeiramente significativa implica criar nos alunos motivos para ler, ou, em outras palavras, ajudá-los a ter necessidade de ler para aprender mais e sempre.

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  32. Andréia - EMEF Adirce
    O significado do texto está na maneira de cada um interpretar, ler, inferir dados e informações relevantes na construção do sentido e do entendimento do texto. O conhecimento prévio que temos certamente nos norteia para entendermos o significado, o porquê, o que estamos lendo e de certa forma também vamos tendo um processo inferencial aguçado, capaz de deduzir e inferir dados e conhecimentos para compreendermos o que lemos e vivemos.

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  33. Maria Elisabeth - Emef. Profa. Anira26 de novembro de 2009 às 12:00

    O desenvolvimento tecnológico necessita de um leitor competente que saiba decodificar a mensagem no seu aspecto literal até o estabelecimento de um conjunto mínimo de relações estruturais que ampliem a significação do texto e a multiplicidade de relações estabelecidas entre o texto e o leitor, entre textos e textos, entre textos e o mundo.
    A competência de estabelecer relações mínimas de significado não exclui a complexidade do ato da leitura, porque o número mínimo de operações e habilidades exigidas é muito grande.
    Pressupõe-se também uma relaçao com o texto que desenvolva no leitor competências diante de qualquer tipo de texto.
    Para que o texto dialogue com o mundo do leitor é preciso que se mobilize conhecimentos prévios que possibilitem tornar o texto significativo.

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  34. Maria Lúcia de Paula Corrêa30 de novembro de 2009 às 16:07

    A compreensão de um texto depende sempre da decodificação da escrita, ou seja, de saber ler no sentido literal. Consiste num processo gradual em que o leitor procura uma configuração de esquemas que representem adequadamente cada uma das passagens que vai lendo. Essas passagens sugerem ao leitor interpretações possíveis que vão sendo avalidadas em função das frases seguinte, até que uma interpretação consistente seja encontrada.
    Quando os conhecimentos são relevantes para entender o que está escrito e fazer o trabalho de interpretação, costrói-se um significado para o texto.


    Maria Lúcia
    Emef Anira F.Campos

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