segunda-feira, 21 de setembro de 2009
MATEMÁTICA - TP4
Análise e Reflexão: Como tratar o "erro" em sala de aula?
Prezado (a) Professor (a) de Matemática
A nona atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:
Fazer a leitura da TP4 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.
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O erro consiste em matéria-prima do processo ensino-aprendizagem.Podemos não encontrar explicações definitivas em todas as ocasiões,mas podemos refletir sobre muitas possibilidades de o educando ser levado a formular a resposta de tal maneira.
ResponderExcluirDesmistificar a matemática não é tarefa simples,os alunos desmistificam uma ciência quando a produzem (Lopes,A.J.1987).E a autonomia em relação a construção do conhecimento não nasce do dia para a noite ou por decreto do professor,mesmo que bem intencionado.
É necessário se criar um "ambiente" de livre pensar,indagar,explorar,duvidar,acreditar,criar e construir.Segundo Rafaela Borasi,este ambiente é construído por todos os envolvidos no processo de produzir-conhecer:alunos professores e comunidades.
Os erros devem ser corrigidos no momento certo.Que nem sempre é o momento em que foram cometidos.
Segundo Jussara Hoffman,O momento de correção passa a existir como um momento de reflexão sobre as hipóteses que vierem sendo construídas pelo aluno e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas.
Em vez de tentar provocar nas crianças idéias corretas parece se mais significativo suscitar suas interrogaçãoes sobre o mundo e sua produção de "idéias brilhantes" no dizer de E.Duckworth,aceitando seus pontos de vista,por mais errôneos que sejam.
Portanto, podemos considerar alguns príncípios:
Dar opurtunidade aos alunos muitos momentos de expressar suas idéias;discutir situações desencadeadoras;no lugar de certo/errado,comentar as tarefas auxiliando-o a localizar a dificuldade e oferecer oportunidades de descobrirem melhores soluções;registrar as anotações significativas sobre o acompanhamento do aluno em seu processo de construção de conhecimento.
EMEF."PROFªMARINA AP. R. PASCHOALOTTI"
Profª Rita Ap. Gomes Formenti
O erro deve ser analizado e discutido com atenção. É nesse momento que podemos de uma maneira mais significativa introduzir outras linguagens de expressão,muitas vezes o erro ocorre não por que a criança não sabe o conteudo e sim por apresentar uma dificuldade da expressão formal. O erro também oferece ao professor uma oportunidade de perceber uma possível falta de uma melhor exposição do conteúdo no qual poderá ser melhor compreendido.
ResponderExcluirProfª Gisele
EMEF "MÁRCIA HELENA"
Trabalhar com os erros dos alunos constitui uma ferramententa muito útil no processo de aprendizagem dos alunos, enriquece a nossa prática e permite que avaliemos nossas aulas, distinguindo o que deu certo e o que devemos abordar de maneira mais específica.
ResponderExcluirO erro é uma tentativa que não deu certo e que exige uma análise para que se consiga constatar até que ponto acertamos e de onde partimos para corrigir o que deu errado.
Uma maneira que considero ser eficaz nesse sentido é atender a cada aluno individualmente, ao efetuar uma conta de divisão, por exemplo, observar em que ponto ele se confunde e tentar corrigi-lo neste momento, e não pedir que apague tudo e recomece, pois não acho que ele consiga melhorar fazendo isso.
Para que este tipo de atitude seja possível, o número de alunos em sala é importante, para que possamos oferecer uma certa atenção, principalmente a aqueles alunos que apresentam dificuldades e, principalmente, defasagem em alguns conteúdos.
Anônimo disse...
ResponderExcluirTrabalhar com os erros dos alunos constitui uma ferramententa muito útil no processo de aprendizagem dos alunos, enriquece a nossa prática e permite que avaliemos nossas aulas, distinguindo o que deu certo e o que devemos abordar de maneira mais específica.
O erro é uma tentativa que não deu certo e que exige uma análise para que se consiga constatar até que ponto acertamos e de onde partimos para corrigir o que deu errado.
Uma maneira que considero ser eficaz nesse sentido é atender a cada aluno individualmente, ao efetuar uma conta de divisão, por exemplo, observar em que ponto ele se confunde e tentar corrigi-lo neste momento, e não pedir que apague tudo e recomece, pois não acho que ele consiga melhorar fazendo isso.
Para que este tipo de atitude seja possível, o número de alunos em sala é importante, para que possamos oferecer uma certa atenção, principalmente a aqueles alunos que apresentam dificuldades e, principalmente, defasagem em alguns conteúdos.
Carina Maria Cancian de Souza.
EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"
Na matemática, particularmente, quando um aluno comete um erro o professor deve “fazer” com que o aluno perceba que errou exemplificando numa situação semelhante a qual o erro foi cometido dessa forma o aluno irá corrigir seu erro; visto que o trabalho por parte do aluno deve ser de: livre pensar, investigar, explorar, duvidar, acreditar, criar e construir. Assim, o erro consistirá no “ponto de partida” do processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno deve ser estimulado e ter uma certa autonomia para que o mesmo possa progredir em seu conhecimento.
ResponderExcluirLuís Isaias
EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”
Os erros cometidos pelo aluno devem ser vistos naturalmente como parte do ensino – aprendizagem, pois na maioria das vezes, é possível usá-los para promover uma aprendizagem mais significativa.
ResponderExcluirÉ fundamental que o professor analise o tipo de erro cometido para perceber quais foram, de fato, as dificuldades apresentadas e, assim, reorientar sua ação pedagógica com mais eficácia para saná-las.
Cada erro tem sua lógica e dá ao professor indicações sobre como está se dando o processo de aprendizagem de cada aluno.
É interessante levar os alunos a comparar suas respostas, seus acertos e erros com os colegas, para entender como os outros colegas resolveram a mesma situação.
EMEF “Waldomiro Calmazini”
ALZIRA DE OLIVEIRA FELIX
NÃO É FÁCIL DESMISTIFICAR A MATEMÁTICA, EM SE TRATANDO DO ERRO, DEVE-SE TRATÁ-LO COMO "VERDADE PROVISÓRIA". iSSO SERÁ IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E PARA QUE O ALUNO APRENDA A CONSTRUIR CONHECIMENTOS NUM AMBIENTE DE LIVRE PENSAR, INDAGAR, CRIAR, ETC.
ResponderExcluirCOM ISSO, SEUS "ERROS" PODERÃO GERAR NOVOS PROBLEMAS. DEPOIS DISSO É QUE SE APRESENTA AS "VERDADES ESTABELECIDAS" E A EXPLANAÇÃO DIDÁTICA DE ERROS. SEMPRE QUE POSSÍVEL DE ACORDO COM O DESEMPENHO DA SALA DE AULA, ISSO SERÁ FEITO.
CASSIO
EMEF MARCIA
O erro permite ao professor enriquecer, refletir e aprimorar o seu trabalho dentro da sala de aula. Ao aluno, o erro constitui uma importante ferramenta na construção do conhecimento (matéria-prima do processo de ensino aprendizagem).
ResponderExcluirPor isso, o professor deve propiciar ao aluno condições favoráveis para que ele seja crítico, pensante, questionador, criativo, pois a autonomia em relação à construção do conhecimento não nasce do dia para a noite. Para que isso aconteça, alunos, professores e comunidade precisam estar envolvidos, engajados nesse processo de ensino aprendizagem.
Contudo, através do erro constatamos o que acertamos e de que ponto partir para corrigir o que erramos.
Roberta Meloni de Assumpção
EMEF “Profª Anira Franco de Campos"
Muito se aprende por tentativas e erros, os erros cometidos pelos alunos devem ser vistos naturalmente como parte do processo ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirNa maioria das vezes é possível usá-los para promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao analisar o erro cometido pelo aluno o professor irá perceber quais foram de fato as dificuldades apresentadas e assim reorientar sua ação pedagógica.
Com os erros percebe-se como está se dando o processo de aprendizagem do aluno.
Ao perceber o erro do aluno o professor trabalhará aquele assunto chamando a atenção para os pontos que o aluno tem mais dificuldade e com isso diminuir a possibilidade de erros, ajudando o aluno a superar suas dificuldades de aprendizagem.
EMEF.MÁRCIA
ResponderExcluirPROF. Maria Aparecida Boratti Favretto
O erro não deve ser trabalhado,como uma falha do aluno e sim valorizar o tentativa de resolver um exercicio ou situação problema. O professor deve fazer com que o aluno perceba o erro e ver como um processo da natural da aprendizagem.
ResponderExcluirTambem devemos trabalhar o correção de exercicios e de provas destacando os erro comuns, para que os alunos percebam e não cometam mais, isto é aprender com o erro.
Luís Alberto Tomazini
EMEF Marina
Existem várias pesquisas científicas que afirmam as potencialidades de se trabalhar o erro na sala de aula, em como a partir do erro, fazer inferências aos alunos para melhorar sua aprendizagem.
ResponderExcluirO erro faz parte de qualquer processo de ensino aprendizagem, em qualquer etapa da vida, saber identificar e trabalhar suas potencialidades não é tão simples assim, já que estamos em uma sociedade onde estamos acostumados a castigar e sermos castigados através dos erros, e não em aprender com eles.
Um livro muito interessante que trata sobre o assunto é "ANÁLISE DE ERROS - O QUE PODEMOS APRENDER COM AS RESPOSTAS DOS ALUNOS" HELENA NORONHA CURY, quem quiser eu tenho, ou pelo site abaixo você poderá visualizar a introdução deste livro.
http://www.autenticaeditora.com.br/download/capitulo/20090715141051.pdf
PROFª GIOVANA C. FERRARI GASPAROTTO
EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI
O erro deve ser considerado como algo construtivo e se devidamente trabalhado, se torna um elemento facilitador da aprendizagem.
ResponderExcluirNão podemos conceber o erro como uma falha, como algo a ser substituído, sem nenhuma reflexão prévia e sim tratá-lo como algo que pode ser transformado, superado, considerando o processo de reflexão do aluno como forma de avanço no conhecimento.
Profª Rosemeire Bueno de Oliveira
EMEF " Profª Anira Franco de Campos"
O “erro” em sala de aula deve ser tratado como mais uma ferramenta de aprendizagem, pois é a partir do erro que podemos identificar a dificuldade que o aluno se encontra e poder então trabalhar em cima dessa dificuldade, e até mesmo com a sala toda, pois as vezes o “erro” de um aluno serve como demonstração para a classe toda de tal explicação.
ResponderExcluirSimone C. N. Galbier
EMEF MARIA DIVA
O erro faz parte do processo de aprendizagem, pois quando se erra se aprende mais. O erro é gerado pela dúvida ou gerador da dúvida e a dúvida bem explorada é uma excelente oportunidade de enriquecimento dos conhecimentos de modo geral. sem contar que alguns erros ou dúvidas de alguns alunos, se compartilhados com a classe pode ser útil para mais alunos.
ResponderExcluirLúcio
Emef Marina
De forma natural, sempre questionando os alunos sobre o modo que os levaram a pensar daquela forma. A partir dessa estratégia é possível descobrir se o aluno:
ResponderExcluir- está dando uma resposta qualquer só para não ter a atenção de todos voltados para si;
- acompanhar sua linha de raciocínio e fazer intervenções, através de questionamentos ou outras metodologias, que o auxiliem a perceber o erro e a encontrar, junto com a participação de todos, outras opções.
Andréia Maria Duda
EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini"
Como tratar o erro em sala de aula?
ResponderExcluirÉ trabalhar apartir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.Aprender é restruturar onosso sisstema de compreensão de mundo e essa reestruturação só acontece através de um importante trabalho cognitivo. O professor deve colocar seus alunos diante de obstáculos cognitivos: uma verdadeira situação-problema, que o obriga a tranpor um obstáculo graças a uma aprendizagem inédita, quer se trate de uma seimples transferência, de uma generalização ou da construção de um conhecimento interiramente novo.
O objetivo-obstáculo leva os alunos a apropriarem-se dele, colocar sua mente em movimento, construir ipóteses, proceder a exploração, propor tentativas ''para ele ver''. Em um trabalho coletivo; inica-se a discussão, porque há o choque das representações e obriga cada aluno a clarear seu pensamento e a levarem conta os dos outros. Os erros são indispensáveis paara a busca dos acerto.
EMEF ''ANIRA F. CAMPOS''
Pro. Paulo Roberto Teixeira
Devemos respeitar o erro dos alunos, pois cada um tem seu tempo para aprender, o erro serve como diagnóstico para então retomar de onde o aluno ainda não aprendeu, não domina. Devemos sempre valorizar as produções dos alunos, ensinando-o a pensar juntamente com as correções, agredi-los nas colocações, com uma didática de ensino e aprendizagem.
ResponderExcluirEMEF '' ANIRA F. DE CAMPOS''
PROF. Paulo Roberto Teixeira.
O chamado "erro", muita vezes tratado de forma inadequada, não é senão, uma oportunidade de adestramento didático pedagógico visto que todo aluno possui a capacidade de aprender, além de não gostar de errar.
ResponderExcluirAo identificar um "erro" o professor deve trabalhá-lo de forma a corrigir ou adequar seus métodos de ensino para que se tornem acessíveis à compreeensão do educando.
Alessandra Alves
EMEF Adirce C. Caveanha
Para quem esta aprendendo errar faz parte do processo. O tratamento ao erro dado ao aluno pode permitir novas estratégias de retomada ao conteúdos, a partir dos erros dos alunos o professor poderá aprofundar seu conhecimento no processo da aprendizagem, facilitando assim cada vez mais na intervenção.
ResponderExcluirEntender o erro como parte integrante do aprender e do ensinar ainda continua a ser um desafio para a maioria dos professores.
Elis A.P
EMEF" Adirce C.Caveanha"
Erro faz parte do processo de aprendizagem na mesma medida da importãncia da tentativa, da atitude, da insistencia em obter o resultado, clareando os caminhos par a obtenção do conhecimento, que é a reciclagem das imformações.
ResponderExcluirJosé Carlos Momesso EMEF MARIA DIVA.