segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MATEMÁTICA - TP4



Análise e Reflexão: Como tratar o "erro" em sala de aula?

Prezado (a) Professor (a) de Matemática

A nona atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP4 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

21 comentários:

  1. O erro consiste em matéria-prima do processo ensino-aprendizagem.Podemos não encontrar explicações definitivas em todas as ocasiões,mas podemos refletir sobre muitas possibilidades de o educando ser levado a formular a resposta de tal maneira.
    Desmistificar a matemática não é tarefa simples,os alunos desmistificam uma ciência quando a produzem (Lopes,A.J.1987).E a autonomia em relação a construção do conhecimento não nasce do dia para a noite ou por decreto do professor,mesmo que bem intencionado.
    É necessário se criar um "ambiente" de livre pensar,indagar,explorar,duvidar,acreditar,criar e construir.Segundo Rafaela Borasi,este ambiente é construído por todos os envolvidos no processo de produzir-conhecer:alunos professores e comunidades.
    Os erros devem ser corrigidos no momento certo.Que nem sempre é o momento em que foram cometidos.
    Segundo Jussara Hoffman,O momento de correção passa a existir como um momento de reflexão sobre as hipóteses que vierem sendo construídas pelo aluno e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas.
    Em vez de tentar provocar nas crianças idéias corretas parece se mais significativo suscitar suas interrogaçãoes sobre o mundo e sua produção de "idéias brilhantes" no dizer de E.Duckworth,aceitando seus pontos de vista,por mais errôneos que sejam.
    Portanto, podemos considerar alguns príncípios:
    Dar opurtunidade aos alunos muitos momentos de expressar suas idéias;discutir situações desencadeadoras;no lugar de certo/errado,comentar as tarefas auxiliando-o a localizar a dificuldade e oferecer oportunidades de descobrirem melhores soluções;registrar as anotações significativas sobre o acompanhamento do aluno em seu processo de construção de conhecimento.

    EMEF."PROFªMARINA AP. R. PASCHOALOTTI"
    Profª Rita Ap. Gomes Formenti

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  2. O erro deve ser analizado e discutido com atenção. É nesse momento que podemos de uma maneira mais significativa introduzir outras linguagens de expressão,muitas vezes o erro ocorre não por que a criança não sabe o conteudo e sim por apresentar uma dificuldade da expressão formal. O erro também oferece ao professor uma oportunidade de perceber uma possível falta de uma melhor exposição do conteúdo no qual poderá ser melhor compreendido.
    Profª Gisele
    EMEF "MÁRCIA HELENA"

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  3. Trabalhar com os erros dos alunos constitui uma ferramententa muito útil no processo de aprendizagem dos alunos, enriquece a nossa prática e permite que avaliemos nossas aulas, distinguindo o que deu certo e o que devemos abordar de maneira mais específica.
    O erro é uma tentativa que não deu certo e que exige uma análise para que se consiga constatar até que ponto acertamos e de onde partimos para corrigir o que deu errado.
    Uma maneira que considero ser eficaz nesse sentido é atender a cada aluno individualmente, ao efetuar uma conta de divisão, por exemplo, observar em que ponto ele se confunde e tentar corrigi-lo neste momento, e não pedir que apague tudo e recomece, pois não acho que ele consiga melhorar fazendo isso.
    Para que este tipo de atitude seja possível, o número de alunos em sala é importante, para que possamos oferecer uma certa atenção, principalmente a aqueles alunos que apresentam dificuldades e, principalmente, defasagem em alguns conteúdos.

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  4. Anônimo disse...
    Trabalhar com os erros dos alunos constitui uma ferramententa muito útil no processo de aprendizagem dos alunos, enriquece a nossa prática e permite que avaliemos nossas aulas, distinguindo o que deu certo e o que devemos abordar de maneira mais específica.
    O erro é uma tentativa que não deu certo e que exige uma análise para que se consiga constatar até que ponto acertamos e de onde partimos para corrigir o que deu errado.
    Uma maneira que considero ser eficaz nesse sentido é atender a cada aluno individualmente, ao efetuar uma conta de divisão, por exemplo, observar em que ponto ele se confunde e tentar corrigi-lo neste momento, e não pedir que apague tudo e recomece, pois não acho que ele consiga melhorar fazendo isso.
    Para que este tipo de atitude seja possível, o número de alunos em sala é importante, para que possamos oferecer uma certa atenção, principalmente a aqueles alunos que apresentam dificuldades e, principalmente, defasagem em alguns conteúdos.

    Carina Maria Cancian de Souza.
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

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  5. Na matemática, particularmente, quando um aluno comete um erro o professor deve “fazer” com que o aluno perceba que errou exemplificando numa situação semelhante a qual o erro foi cometido dessa forma o aluno irá corrigir seu erro; visto que o trabalho por parte do aluno deve ser de: livre pensar, investigar, explorar, duvidar, acreditar, criar e construir. Assim, o erro consistirá no “ponto de partida” do processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno deve ser estimulado e ter uma certa autonomia para que o mesmo possa progredir em seu conhecimento.

    Luís Isaias
    EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”

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  6. Os erros cometidos pelo aluno devem ser vistos naturalmente como parte do ensino – aprendizagem, pois na maioria das vezes, é possível usá-los para promover uma aprendizagem mais significativa.
    É fundamental que o professor analise o tipo de erro cometido para perceber quais foram, de fato, as dificuldades apresentadas e, assim, reorientar sua ação pedagógica com mais eficácia para saná-las.
    Cada erro tem sua lógica e dá ao professor indicações sobre como está se dando o processo de aprendizagem de cada aluno.
    É interessante levar os alunos a comparar suas respostas, seus acertos e erros com os colegas, para entender como os outros colegas resolveram a mesma situação.

    EMEF “Waldomiro Calmazini”
    ALZIRA DE OLIVEIRA FELIX

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  7. NÃO É FÁCIL DESMISTIFICAR A MATEMÁTICA, EM SE TRATANDO DO ERRO, DEVE-SE TRATÁ-LO COMO "VERDADE PROVISÓRIA". iSSO SERÁ IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E PARA QUE O ALUNO APRENDA A CONSTRUIR CONHECIMENTOS NUM AMBIENTE DE LIVRE PENSAR, INDAGAR, CRIAR, ETC.
    COM ISSO, SEUS "ERROS" PODERÃO GERAR NOVOS PROBLEMAS. DEPOIS DISSO É QUE SE APRESENTA AS "VERDADES ESTABELECIDAS" E A EXPLANAÇÃO DIDÁTICA DE ERROS. SEMPRE QUE POSSÍVEL DE ACORDO COM O DESEMPENHO DA SALA DE AULA, ISSO SERÁ FEITO.
    CASSIO
    EMEF MARCIA

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  8. O erro permite ao professor enriquecer, refletir e aprimorar o seu trabalho dentro da sala de aula. Ao aluno, o erro constitui uma importante ferramenta na construção do conhecimento (matéria-prima do processo de ensino aprendizagem).
    Por isso, o professor deve propiciar ao aluno condições favoráveis para que ele seja crítico, pensante, questionador, criativo, pois a autonomia em relação à construção do conhecimento não nasce do dia para a noite. Para que isso aconteça, alunos, professores e comunidade precisam estar envolvidos, engajados nesse processo de ensino aprendizagem.
    Contudo, através do erro constatamos o que acertamos e de que ponto partir para corrigir o que erramos.

    Roberta Meloni de Assumpção
    EMEF “Profª Anira Franco de Campos"

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  9. Muito se aprende por tentativas e erros, os erros cometidos pelos alunos devem ser vistos naturalmente como parte do processo ensino-aprendizagem.
    Na maioria das vezes é possível usá-los para promover uma aprendizagem mais significativa.
    Ao analisar o erro cometido pelo aluno o professor irá perceber quais foram de fato as dificuldades apresentadas e assim reorientar sua ação pedagógica.
    Com os erros percebe-se como está se dando o processo de aprendizagem do aluno.
    Ao perceber o erro do aluno o professor trabalhará aquele assunto chamando a atenção para os pontos que o aluno tem mais dificuldade e com isso diminuir a possibilidade de erros, ajudando o aluno a superar suas dificuldades de aprendizagem.

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  10. EMEF.MÁRCIA
    PROF. Maria Aparecida Boratti Favretto

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  11. O erro não deve ser trabalhado,como uma falha do aluno e sim valorizar o tentativa de resolver um exercicio ou situação problema. O professor deve fazer com que o aluno perceba o erro e ver como um processo da natural da aprendizagem.
    Tambem devemos trabalhar o correção de exercicios e de provas destacando os erro comuns, para que os alunos percebam e não cometam mais, isto é aprender com o erro.
    Luís Alberto Tomazini
    EMEF Marina

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  12. Existem várias pesquisas científicas que afirmam as potencialidades de se trabalhar o erro na sala de aula, em como a partir do erro, fazer inferências aos alunos para melhorar sua aprendizagem.

    O erro faz parte de qualquer processo de ensino aprendizagem, em qualquer etapa da vida, saber identificar e trabalhar suas potencialidades não é tão simples assim, já que estamos em uma sociedade onde estamos acostumados a castigar e sermos castigados através dos erros, e não em aprender com eles.


    Um livro muito interessante que trata sobre o assunto é "ANÁLISE DE ERROS - O QUE PODEMOS APRENDER COM AS RESPOSTAS DOS ALUNOS" HELENA NORONHA CURY, quem quiser eu tenho, ou pelo site abaixo você poderá visualizar a introdução deste livro.

    http://www.autenticaeditora.com.br/download/capitulo/20090715141051.pdf

    PROFª GIOVANA C. FERRARI GASPAROTTO
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

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  13. O erro deve ser considerado como algo construtivo e se devidamente trabalhado, se torna um elemento facilitador da aprendizagem.
    Não podemos conceber o erro como uma falha, como algo a ser substituído, sem nenhuma reflexão prévia e sim tratá-lo como algo que pode ser transformado, superado, considerando o processo de reflexão do aluno como forma de avanço no conhecimento.
    Profª Rosemeire Bueno de Oliveira
    EMEF " Profª Anira Franco de Campos"

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  14. O “erro” em sala de aula deve ser tratado como mais uma ferramenta de aprendizagem, pois é a partir do erro que podemos identificar a dificuldade que o aluno se encontra e poder então trabalhar em cima dessa dificuldade, e até mesmo com a sala toda, pois as vezes o “erro” de um aluno serve como demonstração para a classe toda de tal explicação.
    Simone C. N. Galbier
    EMEF MARIA DIVA

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  15. O erro faz parte do processo de aprendizagem, pois quando se erra se aprende mais. O erro é gerado pela dúvida ou gerador da dúvida e a dúvida bem explorada é uma excelente oportunidade de enriquecimento dos conhecimentos de modo geral. sem contar que alguns erros ou dúvidas de alguns alunos, se compartilhados com a classe pode ser útil para mais alunos.

    Lúcio
    Emef Marina

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  16. De forma natural, sempre questionando os alunos sobre o modo que os levaram a pensar daquela forma. A partir dessa estratégia é possível descobrir se o aluno:
    - está dando uma resposta qualquer só para não ter a atenção de todos voltados para si;
    - acompanhar sua linha de raciocínio e fazer intervenções, através de questionamentos ou outras metodologias, que o auxiliem a perceber o erro e a encontrar, junto com a participação de todos, outras opções.

    Andréia Maria Duda

    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini"

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  17. Como tratar o erro em sala de aula?
    É trabalhar apartir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.Aprender é restruturar onosso sisstema de compreensão de mundo e essa reestruturação só acontece através de um importante trabalho cognitivo. O professor deve colocar seus alunos diante de obstáculos cognitivos: uma verdadeira situação-problema, que o obriga a tranpor um obstáculo graças a uma aprendizagem inédita, quer se trate de uma seimples transferência, de uma generalização ou da construção de um conhecimento interiramente novo.
    O objetivo-obstáculo leva os alunos a apropriarem-se dele, colocar sua mente em movimento, construir ipóteses, proceder a exploração, propor tentativas ''para ele ver''. Em um trabalho coletivo; inica-se a discussão, porque há o choque das representações e obriga cada aluno a clarear seu pensamento e a levarem conta os dos outros. Os erros são indispensáveis paara a busca dos acerto.

    EMEF ''ANIRA F. CAMPOS''
    Pro. Paulo Roberto Teixeira

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  18. Devemos respeitar o erro dos alunos, pois cada um tem seu tempo para aprender, o erro serve como diagnóstico para então retomar de onde o aluno ainda não aprendeu, não domina. Devemos sempre valorizar as produções dos alunos, ensinando-o a pensar juntamente com as correções, agredi-los nas colocações, com uma didática de ensino e aprendizagem.

    EMEF '' ANIRA F. DE CAMPOS''
    PROF. Paulo Roberto Teixeira.

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  19. O chamado "erro", muita vezes tratado de forma inadequada, não é senão, uma oportunidade de adestramento didático pedagógico visto que todo aluno possui a capacidade de aprender, além de não gostar de errar.
    Ao identificar um "erro" o professor deve trabalhá-lo de forma a corrigir ou adequar seus métodos de ensino para que se tornem acessíveis à compreeensão do educando.

    Alessandra Alves
    EMEF Adirce C. Caveanha

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  20. Para quem esta aprendendo errar faz parte do processo. O tratamento ao erro dado ao aluno pode permitir novas estratégias de retomada ao conteúdos, a partir dos erros dos alunos o professor poderá aprofundar seu conhecimento no processo da aprendizagem, facilitando assim cada vez mais na intervenção.
    Entender o erro como parte integrante do aprender e do ensinar ainda continua a ser um desafio para a maioria dos professores.
    Elis A.P
    EMEF" Adirce C.Caveanha"

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  21. Erro faz parte do processo de aprendizagem na mesma medida da importãncia da tentativa, da atitude, da insistencia em obter o resultado, clareando os caminhos par a obtenção do conhecimento, que é a reciclagem das imformações.

    José Carlos Momesso EMEF MARIA DIVA.

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