terça-feira, 8 de setembro de 2009

MATEMÁTICA - TP4



Análise e Reflexão: Faça uma reflexão sobre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade

Prezado (a) Professor (a) de Matemática

A oitava atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP4 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

19 comentários:

  1. Na multidisciplinaridade recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si.
    Cada matéria contribui com informações pertencentes, referentes ao seu campo de conhecimento sem que houvesse uma real integração entre elas.
    Esta forma de relacionamento entre as disciplinas é a menos eficaz para o aprendizado do aluno.

    Na interdisciplinaridade estabelecemos uma interação entre duas ou mais disciplinas.
    Proporciona uma apendizagem muito mais estruturada pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais de estruturas conceituais e metodológicas compartilhada por várias disciplinas em um trabalho reflexivo e cooperativo.
    A interdisciplinaridade amplia a capacidade do aluno de interagir de forma crítica, posicionar-se diante das informações.

    Na Transdisciplinaridade a cooperação entre várias matérias é tanta que não dá mais para separá-las: acaba surgindo uma nova macrodisciplina.
    È a reunião das contribuições de todas as áreas do conhecimento num processo de elaboração do saber voltado para a compreensão da realidade é a descoberta de alternativas de se atuar sobre ela e transformá-la.

    EMEF. Profa. Marcia Helena M.F.Risola
    Profa. Maria Aparecida Boratti Favretto

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  2. Segundo ABUD p.102 “O mundo é uma totalidade” e diante disso na tentativa de simplificar a compreensão do conhecimento, fragmentou-o em currículos por disciplinas. Segundo Piaget as relações entre as disciplinas podem-se dar em três níveis: Multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.
    Multidisciplinaridade refere-se a recorrer a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem se preocupar em interligar as disciplinas entre si.
    Interdisciplinaridade é uma interação entre duas ou mais disciplinas, o ensino baseado nela proporciona uma aprendizagem muito estruturada e rica.
    Na transdisciplinaridade a cooperação é total entre as disciplinas que não há como separá-las. Segundo Zemelman ela é a reunião das contribuições de todas as áreas do conhecimento num processo de elaboração do saber voltado para a compreensão da realidade, a descoberta de potencialidades e alternativas de se atuar sobre ela, tendo em vista transformá-la.
    Segundo os autores citados acima a transdisciplinaridade é a que mais favorece a aprendizagem dos alunos, mas realizá-la num ambiente escolar apostilado é algo muito complexo, acredito impossível.

    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI
    PROFa.GIOVANA C. F. GASPAROTTO

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  3. Multidisciplinaridade: As informações são buscadas em varias matérias (áreas), sem a preocupação de interligar entre elas. Esta é a forma de menor eficiência.
    Pluridisciplinaridade: Observam-se sinais de cooperação entre diferentes áreas, mas os seus objetivos são distintos.
    Interdisciplinaridade: Ocorre uma integração entre as áreas, existe uma real cooperação e troca de informações em diferentes disciplinas ocorrendo a unificação do conhecimento
    Transdisciplinaridade: Alem da integração das diferentes disciplinas, esta pedagogia derruba as fronteiras Entre as áreas de conhecimentos, fica quase impossível perceber onde começa e termina cada matéria.
    EMEF PROF. MARINA AP. ROGERIO PASCHOALOTTI
    Luís Alberto Tomazini

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  4. A Multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas.Mas as abordagens são específicas de cada disciplina e não há interligação.Cada matéria contribui com informações pertinentes ao seu campo de conhecimento.
    Esse nível é o menos eficaz para a transferência de conhecimentos para os alunos.
    A Interdisciplinaridade é a articulação que existe entre duas ou mais disciplinas para que o conhecimento seja global e não segmentado.É importante que os conteúdos sejam vistos como instrumentos culturais,para que avancem na formação global e não como fim de si mesmo.A prática interdiscipinar envolve o processo de aprender a aprender e estabelece novas competências e habilidades.
    Esse nível proporciona uma aprendizagem muito mais estruturada e rica,devolvendo a identidade às disciplinas e fortalecendo mudanças na prática pedagógica.
    A Transdisciplinaridade é uma abordagem mais complexa,em que a divisão por disciplinas,hoje implantada nas escolas,deixa de existir.Essa prática só será viável quando não houver mais a fragmentação do conhecimento,surgindo uma nova "macrodisciplina".
    Nesse nível há um processo de elaboração do saber voltado para a compreensão da realidade.

    EMEF."ProfªMARIA AP. R. PASHOALOTTI"
    Profª Rita Ap. Gomes Formenti

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  5. O modelo multidisciplinar, presente na escola ainda hoje, é um modelo fragmentado em que há justaposição de disciplinas diversas sem relação aparente entre si.
    Já a interdisciplinaridade, refere-se a uma nova concepção de ensino e de currículo, e hoje exige uma nova visão da escola, criativa, ousada, com uma outra divisão do saber, pois a especificidade de cada conteúdo precisa ser garantida, paralelamente à sua integração em um todo harmonioso e significativo.
    Um currículo escolar atualizado não pode ignorar o modo de funcionamento da mente humana, as necessidades de aprendizagem e as novas tecnologias informatizadas, coordenando todas as disciplinas em um sistema lógico de conhecimento, com livre trânsito de um campo de saber para outro.
    É preciso hoje pensar o conhecimento (e o currículo) e a escola como lugar não apenas de transmissão do saber, mas também de sua construção coletiva.


    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI
    ALZIRA DE OLIVEIRA FELIX

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  6. Multidisciplinaridade: muitas vezes, no estudo da matemática recorremos a outras ciências para
    explicar onde será aplicado o assunto que está sendo estudado num determinado momento.
    Interdisciplinaridade: além de citar exemplos de onde serão usados determinados conhecimentos são feitos outros elos, o que torna o estudo mais consistente, significativo.
    Transdisciplinaridade: o uso de tudo ou de quase tudo o que se estuda para compreender o mundo ao redor interagir com o mesmo e se posssível transformá-lo.
    Nas escolas hoje, tenho certeza que multidisciplinaridade acontece constantemente, interdisciplinaridade, quando a escola está envolvida em algum projeto,porém,transdisciplinaridade como já relataram alguns estudiosos em educação, é muito difícil de acontecer, pois, a mesma não se baseia apenas em um assunto, precisaria acontecer em todos
    os assuntos estudados.

    Luís Isaias
    EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”

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  7. Multidisciplinaridade é o trabalhar com as disciplinas ao mesmo tempo, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas A multidisciplinaridade foi considerada importante para acabar com um ensino extremamente especializado, reunido em uma única disciplina.
    A interdisciplinaridade é um esforço de superar a fragmentação do conhecimento, quebrar a rigidez dos compartimentos em que se encontram isoladas as disciplinas. Muitos esforços tem sido feitos na tentativa de superar essa fragmetação e criar uma relação entre o conhecimento e a realidade do aluno.
    A transdisciplinaridade não é somente a colaboração entre as disciplinas, mas significa também que existe um pensamento organizador que vai além das próprias disciplina.

    Simone C. M. Galbier
    EMEF Maria Diva

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  8. As disciplinas são campos de investigação e sistematização dos conhecimentos. A Matemática reúne campos antigos, como a Geometria e a Álgebra. A Biologia reúne campos tradicionais como a Botânica e etc, mas nem sempre se estabelecem fronteiras entre as disciplinas.
    Sendo assim, ao estudarmos literatura, muitas vezes recorremos a dados vindos da história, isso é multidisciplinaridade, usamos alguns dados, informações de outras áreas do conhecimento sem termos a preocupação de interligar as disciplinas entre si.
    Porém, quando estabelecemos uma interação entre duas ou mais disciplinas há a interdisciplinaridade. Já a transdisciplinaridade é a reunião de todas as áreas do conhecimento, tendo descoberta de potencialidades e transformações.

    Roberta Meloni de Assumpção
    EMEF “Profª Anira Franco de Campos”

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  9. Multidisciplinar: Pressupõe que várias disciplinas podem ser reunidas,porém essa reunião não implica nem que elas tenham o mesmo objeto de estudo e tampouco que partilhem qualquer tipo de relação sobre esse objeto.
    Interdisplinaridade: Dois ou mais campos do saber estão reunidos e voltados para a análise e verificação do mesmo objeto de estudo.
    No trabalho interdisplinar , uma área enriquece o conhecimento sobre a outra e o resultado é a construção de um saber mais complexo e menos fragmentado,que buscará trazer mais união para o estudante visto que pesquisado e discutido sob diferentes pontos de vista.
    "O professor interdisciplinar traz em si um gosto especial por conhecer e pesquisar, possui um grau de comprometimento diferenciado para com seus alunos,ousa novas técnicas e procedimentos de ensino. Antes,porém,analisa-os e dosa-os convenientemente." Ivani Fazenda

    Transdisciplinar: É um conceito mais amplo,ele não se restringe nem á simples reunião das disciplinas nem á possibilidade de haver diálogo entre duas ou mais disciplinas porque ele ultrapassa sua dimensão.
    A transdisciplinaridade se preocupa com a interação contínuae inonterrupta de todas as disciplinas num momento e lugar.
    O primeiro pensador a definir o ensino transdisciplinar como um grau mais elevado de interdisciplinaridade foi Jean Piaget(1896-1980).Segundo o educador,haveria um momento na história do pensamento humano em que a interdisciplinaridade alcançaria um grau de conexão tão intenso que as disciplinas,para além do dialogo,chegariam a um nível mais elevado de interação.

    Professor Ercio Carlos de Lima
    EMEF" Maria Diva Franco de Oliveira"
    P

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  10. De acordo com Piaget, a ligação entre as disciplinas pode acontecer de três maneiras diferentes:
    _ Multidisciplinaridade: Coleta de informações de várias disciplinas para estudar um determinado assunto, sem que as mesmas possuam uma interligação entre si. É considerada a menos eficaz para o processo de aprendizagem dos alunos.
    _ Interdisciplinaridade: é a interação entre duas ou mais disciplinas, proporcionando uma aprendizagem mais estruturada e mais significativa, com conceitos organizados de maneira mais global.
    Constitui a maneira mais eficaz de se trabalhar, proporcinando ao aluno a capacidade de se expressar por diferentes linguagens e de interagir de forma crítica e ativa, com o meio físico e social.
    _ Transdisciplinaridade: a cooperação e o envolvimento entre as disciplinas se torna tão intensa, a ponto de não se tornar possível a separação entre as mesmas, além de favorecer a sobreposição de uma das envolvidas sobre as outras.
    Trata-se do processo mais complicado de se aplicar em sala de aula.

    Professora: Carina Maria Cancian de Souza.
    EMEF "Adirce Cenedeze CAveanha".

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  11. Na multidisciplinaridade não estamos preocupados com a ligação entre as disciplinas. o professor precisa estar atualizado, ler de tudo um pouco. Alguns assuntos pode-se estabelecer interação entre duas ou mais disciplinas, o que torna a aula mais rica. isto é a interdisciplinaridade.
    Nosso sistema de ensino é fragmentado, por isso na escola não dá para ocorrer a transdisciplinaridade,talvez em áreas voltadas para a sociologia poderíamos alcançar uma nova "macrodisciplina".
    Prof cássio
    EMEF Márcia

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  12. Multidisciplinariedade: informações adquiridas independente da área, sem que haja necessáriamente ligações entre as dísciplinas.
    Interdísciplinariedade:Ocorre uma interação real entre as dísciplinas.
    Transdiciplinariedade: é o surgimento da " macrodisciplina" onde as matérias deixa de ser fragmentada passando a ser única.

    Profª Gisele
    EMEF " MÁRICA HELENA"

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  13. A multidisciplinaridade parece esgotar-se nas tentativas de trabalho conjunto,pelos professores,entre as disciplinas em que cada uma trata de temas comuns sob sua própria ótica,articulando algumas vezes bibliografia,técnicas de ensino e procedimentos de avaliação.Poderia dizer que na multidisciplinaridade as pessoas,no caso as disciplinas do currículo escolar,estudam perto mas não juntas.
    A interdisciplinaridade pode ser tomada como uma possibilidade de quebrar a rigidez dos compartimentos em que se encontram isoladas as disciplinas dos currículos escolares, pois é uma interação entre duas ou mais disciplinas.
    No trabalho interdisciplinar há uma construção de um saber mais complexo e menos fragmentado, portanto ocorre uma aprendizagem mais rica e mais estruturada.
    Na transdisciplinaridade a cooperação entre as disciplinas é total de modo que não há como separá-las; ocorre um processo de elaboração do saber voltado para a compreensão da realidade.
    Na nossa realidade,acho que é muito difícil acontecer um trabalho transdisciplinar,pelo fato de nosso sistema de ensinoser fragmentado.

    Profª Rosemeire Bueno de Oliveira
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

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  14. Vou tentar resumir esses termos em um única reflexão:

    Unâmo-nos (independente de áreas)para descobrir quais capacidades e potencialidades de nossos filhos, queremos que a escola desenvolva e, o que os próprios (filhos)desejam desenvolver segundo "suas experiências de vida"; listemos, para início, os conhecimentos que serão necessários para o desenvolvimento dessas capacidades e potencialidades; discutamos sobre os mesmos, até que a lista de conhecimentos reduza-se a uma quantidade de itens que possam ser trabalhados em plenitude; nos distribuiremos em grupos por área para explorar de que forma poderemos explorar esses conhecimentos na disciplina que lecionamos; voltamos a nos reunir todos juntos para decidirmos, das análises discutidas por área, sobre quais: permanecerão, serão excluídas ou acrescentadas; a partir desta etapa constroe-se um plano escolar único, para nossos alunos, que contemple esse planejamento coletivo; que as reuniões periódicas semanais que temos sejam oferecidas para que haja troca de informações da aprendizagem dos alunos, que os professores em comunhão (pelo menos de 2 a 3 disciplinas diferentes) possam discutir sobre novas estratégias, intervenções que se fizerem necessárias, para replanejar os conteúdos em conformidade as situações de aprendizagem dos alunos, formas de trabalho dos professores e realidade escolar.
    Quando esse dia chegar (não é preciso que todos os professores pensem como eu, tendo uns três da mesma escola que pensem parecido e dispostos a aplicar essas sugestões) o ensino deixará de ser fragmentado e estaremos aplicando todos os inter, multi, trans, pluri que envolve a disciplina.

    Andréia Maria Duda
    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini"

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  15. Mutidisciplinaridade: É um trabalho conjunto entre as distintas áreas, onde cada disciplina trata de temas comuns sob sua própria óotica, articulando algunmas vezes bibliografia, técnicas de ensino e procedimentos de avaliaçã. Poderia dizer que na ultidisciplinaridade as pessoas, as disciplinas do currículo escolar, trabalham pertas mas não juntas.
    Interdisciplinaridade: É quebrar aquela rigidez de vivência isolada entre as disciplinas no currículo escolar, é uma intereção entre uma ou mais disciplinas. É um trabalhomenos fragmentado, onde ocorre um ensino aprendizagem mais rico e mais estruturado.
    Transdisciplinaridade: É a cooperação entre as disciplinas totalmente, não tendo como separá-las; é um processo da elaboração do saber voltado para compreensão da realidade.

    EMEF''ANIRA F. DE CAMPOS''
    PROF. PAULO ROBERTO TEIXEIRA

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  16. Sabe-se que o conhecimento é cumulativo e resultante da soma dos ínumeros e, porque não dizer, dos infinitos aspectos que permeiam as esferas sociocultural e científica na qual o ser humano esta inserido. Num mundo globalizado, faz-se necessário que o conhecimento produzido e disceminado seja baseado e consolidado através de suas inúmeras vertentes, para trazer para à consciência questões complexas ou simples.
    Na multidiciplinaridade tem-se a oportunidade de conhecer aspectos múltiplos de uma mesma realidade, porém com roupagem diferente, daí, após o domínio de aspectos básicos e estruturadores, pode-se, finalmente transpor e enriquecer conhecimentos adquiridos.

    Alessandra Alves
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

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  17. estes três processos educacionais, vem a ser um espelho do mundo em que vivemos, ele não é disciplinar, isto é, dividido em partes e analizado separadamente. tudo acontece ao mesmo tempo, no trabalho, na vida, no amor. Por que a aprendizagem seria diferente analisando apenas a parte? Claramente se conclui a nescessidade de analizar inter, trans e multidisciplinaridade pois o mundo assim o ´=e e por que a escola deveria ser compartimentada se todos estão interagindo sempre.

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  18. Na Multidisciplinaridade, nós trabalhamos com as diversas disciplinas ao mesmo tempo, as vezes, fazendo aparecer as relações que existem entre elas. Dessa maneira, nós trabalhamos a interdisciplinaridade, pois tentamos transmitir conhecimento sem usar a fragmentação dos conteúdos alojados em "pastas" específicas (história, geografia, matemática, ciências etc). Essa movimentação em torno da unificação curricular, se apóia na transdisciplinaridade que ajuda no desenvolvimento do conceito de que fazer um link entre as diversas disciplinas, traz benefícios para os alunos, pois tenta de maneira organizada mostrar a ele que no seu cotidiano há uma relação estreita entre todos os conhecimentos que ele adquire.

    PROF. LUCIO VALIM DOS SANTOS
    EMEF MARINA

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  19. Multidisciplinariedade, interdisciplinariedade e transdisciplinaridade são formas possíveis de articulação das diversas disciplinas.
    .Multidisciplinariedade- envolve mais de uma disciplina , onde cada disciplina mantém sua metodologia e teoria sem modificações e não há integração dos resultados obtidos.
    .Interdisciplinariedade- e comum para as disciplinas envolvidas, promove a integração dos resultados obtidos.
    Os interesses próprios de cada disciplina é preservados.
    .Transdisciplinariedade- etapa superior de integração onde não existe fronteira entre as disciplinas, onde nenhum saber é mais importante que o outro.Todos são igualmente importantes.
    Todas são importantes e dispensáveis para o desenvolvimento do aprendizado do aluno.

    Elis A.Pinafi - EMEF “ Adirce C.Caveanha”

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