terça-feira, 8 de setembro de 2009

LINGUA PORTUGUESA - TP4



Análise e Reflexão: Faça uma relação entre leitura, escrita e cultura

Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A oitava atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP4 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

36 comentários:

  1. Verônica Alves EMEF Márcia9 de setembro de 2009 às 08:38

    Leitura, escrita e cultura são práticas sociais adquiridas ao longo da vida.Necessitam de aprimoramento.
    Ambas estão interligadas pois uma depende da outra pra se desenvolver.

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  2. Estamos cercados por diferentes modos de organização na escrita: no comércio, os documentos que ultilizamos, as revístas, os jornais, livros que lemos e escrevemos, os sinais nas ruas, os outdoors, etc...O modo com que a escrita se apresenta na nossa sociedade seus usos e as funções nas diferentes situações comunicativas em que é ultilizada coletiva e pessoalmente, chamamos de literatura.
    A literatura e a escrita, são atividades de comunicação e são ultilizadas com funções diferenciadas também da oralidade.Estas situações são parte da cultura ao mesmo tempo em que a constróe historicamente.
    Em nossas salas de aula, os usos e funções da escrita devem ser ensinados discutidos e criticados também a partir da observação do meio em que vivemos. SIMONE MARGARETH- EMEF ANIRA

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  3. Leitura, escrita e cultura. Vimos nas atividades anteriores que a escrita é meio de propagação da cultura e a leitura meio de aquisição desta. O que seria da humanidade sem estas três? De que adiantaria inventar alguma coisa se não pudéssemos transferir o conhecimento? EStaríamos ainda reinventando a roda...

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  4. A leitura, a escrita, e a cultura são como elos, ou seja elas estão diretamente ligados,conectados uma com a outra interagem entre si e trilham os mesmos percursos. Assim mergulhar no mundo da leitura e da escrita está paralelamente ligado a cultura que pertence a esse indivíduo ,ou seja é simplesmente a sua história,a sua bagagem cultural e todo o seu conhecimento de mundo.
    Segundo Gabriel Chalita " a literatura é um importante agente de educação, pois flui nas três áreas vitais do homem: cognitiva,social e afetiva.
    EMEF "Anira Franco de Campos"
    Verginia Helena Correa de Moraes Santos

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  5. Um dos conhecimentos escolares mais importantes é a escrita. A escrita é um sistema, ou seja, um conhecimento organizado, com regras, padrões e estruturas. É um conhecimento complexo. Para aprender as várias áreas de conhecimento, na escola, a pessoa precisa se apropriar do sistema da escrita. Aprender a escrever, no entanto, vai, além disso: faz parte da cidadania, é um direito de todo ser humano.
    A leitura e a escrita são produtos da cultura, que faz dela certos usos, que define seus modos de ensino e seus processos de aprendizagem. Elas são, portanto, produzidas por relações sociais, por formas culturais que delas se apossam e definem seus modos de transmissão e assimilação. É preciso se considerar também, que as formas de ensino da língua escrita, que caracterizam o trabalho escolar da língua escrita (a cópia, o ditado, os exercícios, as formas de compreensão do texto etc.), são uma construção teórica sobre a língua, produzida pelos gramáticos, pelas relações de poder e interesses políticos. E o aprendizado da leitura e da escrita na escola é apenas uma das formas de introdução das crianças ao mundo da cultura escrita.

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  6. A escrita surgiu na Antiguidade para solucionar problemas práticos relacionados à memória e à medida que o tempo foi passando adquiriu novas finalidades.
    Ela ampliou a potencialidade de nossa memória,possibilitou a comunicação a distância e tornou-se um instrumento de poder.
    Cultura é tudo aquilo que é produzido pela humanidade quando os homens e as mulheres transformam os recursos naturais e as próprias formas de pensar e fazer.
    As práticas e necessidades de diferentes culturas e as funções e os usos da leitura e escrita estão interligadas.
    O aprendizado e o desenvolvimento da leitura e da escrita ocorrem parte no cotidiano e parte por meio de reflexões sobre as práticas de nossa cultura e de outras culturas.
    Em todas as interações que fazem uso da escrita,o escritor pratica a leitura e a escrita do mundo em que vive. Cabe à escola valorizar essas experiências e também ampliá-las,ensinando cada aluno a observar o mundo que o rodeia.
    Refletindo sobre os textos e a função que a escrita exerce em dada situação e a sua utilização,estamos privilegiando um olhar cultural sobre a língua.Os textos são portadores dos significados da cultura.
    Ë importante o estabelecimento da leitura do mundo no aprendizado e uso da leitura e da escrita.
    A escrita exerce diferentes funções na cultura,gerando novos modos de comunicação e de elaboração de informação.
    A leitura e a escrita são atividades de comunicação e são utilizadas com funções diferenciadas também da oralidade.Essas situações são parte da cultura ao mesmo tempo em que a constróem historicamente.
    Maria de Lourdes - EMEF ``Márcia``

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  7. A leitura e a escrita são uns dos conhecimentos escolares mais importantes, pois é através deles que conseguimos aprender sobre como uma sociedade vive ou vivia em uma determinada época.
    Para que a leitura e a escrita possuam esse caráter social devemos sempre levar em conta todo conhecimento de mundo dos nossos alunos a fim de desenvolvermos um processo de ensino-aprendizagem eficiente, deixando de focar somente na decodificação/transcrição de signos para a verdadeira construção de conhecimentos.

    Profª Elizabeth Aparecida de Lima
    EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira

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  8. Aprender a escrever é, na maioria das vezes, aprender a pensar e a organizar ideias. A partir daí podemos dizer que a escrita influencia o pensamento e portanto a "cultura" de cada época.
    A escrita surgiu da necessidade de registrar a própria história do Homem, desde então foi acompanhando as alterações sofridas pela sociedade e se adequando às necessidades de comunicação de cada época. Ela impõe-se como importante fonte de pesquisa, comunicação e autoridade.
    Nos dias atuais a escrita é a base da formação do pensamento humano, a maneira como utilizá-la vai das diversas leituras realizadas, e aí entra o papel da escola para ensinar os alunos a "lerem" criticamente os diversos tipos de textos, pois eles podem influenciar seus pensamentos e por consequencia sua cultura.

    Profa. Marilene da Silva
    Emef Anira Franco de Campos

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  9. Leitura, escrita e cultura se interagem entre si e seguem juntas. Essa relação estre a cultura e os usos sociais e funções da escrita está nos contextos em que vivemos.
    A escrita é um conhecimento com padrões, surgiu na antiguidade para informar e narrar fatos. Com o passar do tempo a sociedade foi se modificando e possibilitando a comunicação.

    Profª Márcia Cristina Zinetti
    EMEF Rita de Cassia G.S. Cola

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  10. Um dos conhecimentos escolares mais importantes é a escrita. Ela é um conhecimento organizado, com regras, padrões e estrururas. Na escola a pessoa precisa se aprimorar do sistema para aprender a escrever e ler.
    Quando pensamos na educação escolar precisamos considerar que escrever e se expressar são essenciais para o estudante.
    Nos anos iniciais da ecolaridade a escrita pode ser desenvolvida com: fábulas que fala das preocupações mais atuais das pessoas,fábulas humorísticas,contos policiais e contos de fábulas recontados pela classe.
    A leitura poderia ser estimulada com jornais confeccionado pelos alunos,leitura e trabalho com jornal mural que fala sobre as perdas que a biosfera vem sofrendo,candidatos da próxima eleição e suas plataformas de governo, clonagem, etc.
    Na cultura, organizar em sala um debate de relevância social como: preconceito racial, internacionalização da Amazônia entre outros.

    ProfªAdriana Manca Dal'Ava
    EMEF "ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"

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  11. A escrita e a leitura são inerentes à cultura de cada povo. Antes de saber escrever, desde pequenos, já fazemos a leitura das coisas que nos cercam, isto é, de toda cultura produzida pelo homem. Assim, não lemos apenas palavras, lemos símbolos, objetos, paisagens,ilustrações, obras de arte, enfim, tudo o que podemos interpretar. Portanto, a escrita, a leitura e a cultura representam o avanço do conhecimento de várias gerações e as diferentes maneiras de entender o mundo.Assim, cabe à escola oferecer ao aluno oportunidades de contato com a leitura e a escrita de forma a entender e ampliar o seu universo cultural.

    EMEF"ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"

    Helena de Oliveira Quadros

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  12. A escrita e a leitura são importantes instrumentos de comunicação que foram se modificando ao longo do tempo para sanarem as exigências culturais e sociais de épocas distintas. As sociedades foram se tornando cada vez mais complexas e o domínio da escrita e da leitura tornou-se essencial. Como professores de Língua Portuguesa devemos criar momentos dentro da sala de aula em que seja possível o aluno entrar em contato com o universo cultura de hoje e de outras épocas, desenvolvendo assim suas competências de leitura e de escrita.É através delas que o sujeito amplia seu conhecimento, construindo novas maneiras de pensar e de entender o mundo a sua volta.

    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

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  13. PROF. FLÁVIA MARIA DAINESI FRANCISCO- EMEF ANIRA20 de setembro de 2009 às 12:56

    TP 4 –
    Leitura, escrita e cultura são realidades distintas e essencialmente ligadas entre si. Podemos dizer que a leitura e a escrita são instrumentos que o homem tem para expandir e perpetuar seus conhecimentos em sua cultura.
    Aqui vem a pergunta crucial: Qual o papel da escola?
    Partindo da ideia de que a leitura e a escrita promovem a organização de pensamento no indivíduo, a escola tem papel efetivo e definitivo na formação e na aprendizagem da cultura ao longo da história, a escola ensina para a leitura de mundo e de culturas através do conhecimento das funções da leitura e da escrita em seus infinitos tipos de textos e não textos.
    A escola é lugar do conhecimento das culturas através da leitura profunda do mundo em seus textos alfabéticos e não alfabéticos e da escrita com suas funções sociais e pessoais em todas as dimensões. A capacidade de ir fundo nas interpretações e não ficar na superfície diante de todo tipo de comunicação oral, desenhada, escrita ou de qualquer outro tipo de sinal que comunique uma ideia está na formação e na informação cujo gargalo é a escola.
    Óbvio que os que têm acesso ao mundo da leitura e da escrita têm acesso à cultura letrada e os que não têm acesso ao mundo da leitura e da escrita ficam a ela segregados. O dever da escola seria oferecer a todos os mesmos direitos de conhecimento para que a cultura em todos seus aspectos fosse um direito de todos,mas não só no sentido de conhecer mas de fazer parte da cultura, assim a leitura e a escrita em todas as suas funções e objetivos são relevantes e imprescindíveis.
    Cabe, também, à escola ajudar os professores a se aprofundarem sempre mais no conhecimento dos processos da leitura e da escrita, na interpretação do mundo na na arte de interferir com sabedoria e segurança no complexo mundo da aprendizagem que permance em constante movimento.

    Não há como separar cultura,leitura e escrita no mundo da aprendizagem.

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  14. A leitura, escrita e cultura estão completamente interligadas, para escrever bem é preciso ler bem, e ler não se trata apenas de ler textos e sim ler e compreender as diversas situações de leitura e escrita do dia-a-dia, pois são atividades sociocomunicativas que refletem diretamente na cultura de cada ser humano.

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

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  15. O acesso à cultura só ocorre efetivamente quando o cidadão que lê um texto consegue interpretá-lo,entendê-lo,e isso consiste em não só conseguir decodificar as palavras mas saber ler nas entrelinhas.Nesse processo de letramento,devemos,como educadores, levar em conta o conhecimento prévio do nosso aluno e, a partir dele propormos atividades que o levem a ter contato com novos textos, novos gêneros,novas experiências a fim de que sua leitura do mundo possa ser ampliada transformando-o assim num leitor crítico.
    EMEF"Anira Franco de Campos"
    Maria Claudia Assin

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  16. Pensar em escrita sem ligá-la à leitura seria como pensar em Romeu sem Julieta. Pois elas se encontram perpetuamente unidas.
    Quando um professor aplica uma atividade de produção de texto (escrita), automaticamente ele procura formar um escritor e um leitor, pois o aluno tem que buscar todo o seu conhecimento de mundo que adquiriu com a leitura de textos diversos e aplicar essa intertextualidade no seu texto.
    O educador que não proporciona a seus alunos o desenvolvimento autônomo de sua competência leitora e escritora, está privando esse aluno de toda a cultura produzida pela comunidade em que ele vive. E, concomitantemente, o deixando à margem da sociedade, afinal "quem domina a escrita domina um código complexo que compõe formas de comunicação diferentes daquelas utilizadas na oralidade [...] Não depende também de um mediador que ajude em situações em que o leitor precise utilizar ou encontrar informações que estejam codificadas em sistema gráfico" (TP4 pag. 14), logo torna-se um individuo autonômo e criador de sua própria opinião e identidade.
    Portanto, é de suma importância propiciar ao educando a maior relação possível de experiências com diferentes materiais escritos em gêneros diversos, porque assim ele utilizará a leitura e a escrita de acordo com suas funções e usos sociais.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini"

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  17. Refletindo sobre a inter-relação entre gêneros e tipos textuais podemos concluir que gêneros textuais são praticas sociodiscursivas,não são as tecnologia que originam os gêneros e sim a intensidade dos usos dessas tecnologia da comunicação tais como o rádio,a televisão ,o jornal, a revista, a ineternet or terem um presença marcante e grande centralidade nas atividades comunicativas da realidade social que ajudam a criar ,propiciar assim novos gêneros muito característicos fazendo então surgir formas discursivas como editoriais,artigos de fundo,notícias,telefonemas,telegramas,telemensa-gem,ao vivo ,cartas,teleconferência,reportagem ,
    eletronicas(e-mail) bate papos virtuais e outros fazendo com que haja assim a inter-relação entre eles podendo usar a sequência tipologica que mais convir, seja injuntiva ,narrativa expositiva ,descritiva ou argumentativa É muito importante saber reconhecer e produzir o gênero adequado para a situação sociocomunicativa e utilizar um principio de sistematização que facilite a compreensão do problema.Assim um gênero compõe-se de várias sequências tipologicas podendo ser muito heterogêneas ,mas estão sempre muito interligadas,pos prestam -se a finalidade da realização desse gênero.
    EMEF Prof[ Marina -Alzira Donizeti da Luz

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  18. Maria Lúcia de Paula Corrêa22 de setembro de 2009 às 17:54

    A leitura e a escrita são produtos da cultura, que faz dela certo usos e define seus modos de ensino e seus processos de aprendizagem. Elas são portanto, produzidas por relações sociais, por formas culturais que delas se apossam e definem seus modos de transmissão e assimilação.
    É importante salientar que o aprendizado da leitura e da escrita na escola é apenas uma das formas de introdução das crianças ao mundo da cultura da escrita.


    EMEF Profª ANIRA

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  19. EDILAINE TERESINHA RIBEIRO - EMEF “ Adirce Cenedeze Caveanha”
    A escrita é uma etapa que nem todas as línguas apresentam. O fato de dispor de um sitema de representação das ideias e das as palavras permite preservar a informação para transmitil-la a outras pessoas de uma maneira fiel. Sua primeira utilidade foi registrar informações de interesse para o governo das cidades, por exemplo, sobre impostos ou transações comerciais, só depois foram escritos livros religiosos, obras literárias, etc.
    A invenção da escrita teve tanta importância que e o nascimento da história foi estabelecido a partir do aparecimento dos primeiros testemnhas escritos.
    A escrita transformou a forma de nos comunicarmos e aprendermos em três instância : Ampliou a pontencialidade de nossa memória nossa memória, possibilitou a comunicação a distância e tornou-se um instrumento de poder.
    As práticas e necessidades de diferentes culturas e as funções e os usos da leitura e escrita estão interligadas. Para entendermos essa relação, é importante refletirmos sobre como se desenvolvem as práticas na escola e os usos que faz da escrita na sociedade, no nosso dia –a-dia no trabalho, no lazer, na religião, nas festas, etc.
    Na prática pode se observar eventos e formas de funcionamento da cultura local e sua história é um modo de exemplificar os usos e funções da escrita e de facilitar o aprendizado da leitura e a produção de textos escritos quando levados para sala de aula e utilizados de forma significativa como parte de diferentes situaçãoes comunicativas.

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  20. SANDRA REGINa TURQUINO ZEQUIM EMEF " Adirce Cenedeze Caveanha"


    A escrita exerce diferentes funções na cultura, gerando novos modos de comunicação e de elaboração de informação. Ao fazermos parte de uma cultura e de uma determinada sociedade entramos em acordos (convenções) que podem ser revistos de tempos em tempos como surgimento de novas possibilidade de comunicação.
    Aprendemos a ler e a escrever à medida que nos alfabetizamos ao longo da vida e adquirimos experiências nas diversas situações sociocomunicativas. Uma forma eficiente de produção de conhecimento de leitura e escrita é partir do aproveitamento dos conhecimentos prévios dos alunos, do conhecimento que tem de sua cultura local, permitindo o desenvolvimento de um processo de ensino - aprendizagem significativos.
    A leitura e a escrita são atividades de comunicação e são utilizadas com funções diferenciadas também da oralidade. Essas situações são parte da cultura ao mesmo tempo em que a constróem historicamente. A experiencia prática e reflexiva em sala de aula com as diferentes situações sociocomuinicativas de que o aluno participa no seu dia-a-dia incentivando o a partir do que conhece para desenvolver a leitura e a escrita.

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  21. É um direito de cidadania do aluno ter acesso aos meios expressivos construídos historicamente pelos falantes e escritores. Assim, como ensinar a ler tudo o que já foi escrito, desde o letreiro do ônibus e os nomes das ruas, bancos, casas comerciais,entre outos; leituras fundamentais para sua sobrevivência e orientação numa civilização construída a partir
    da língua escrita, a qual irá relacioná-lo ao mundo.
    Trazer para dentro da escola a escrita e a leitura que acontece fora dela contrui muito para o processo de desenvolvimento da leitura e escrita do aluno. O mesmo ocorre quando incorporamos na rotina a leitura feita com diferentes propósitos e a escrita produzida com distintos fins comunicativos, pra leitores reais. Enfim, propor que a versão de leitura e de escrita presente na escola se aproxime ao máximo da versão social, para que nossos alunos desenvolvam a competência de leitores e escritores.

    Maria Augusta
    EMEF Marina...

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  22. A escrita surgiu na antiguidade para solução dos problemas práticos com relação a memória,pois tinham que registrar a quantidade de sacas de grãos que haviam produzidos,as datas importantes,narrar os feitos heróicos,com isso desenvolvera-se adquirindo conhecimento e a escrita foi se modificando,a trazendo transformações à oralidade e ampliando a memória ,possibilitando assim a comunicação a distãncia e tornando -se um instrumento de poder,porque tendo seu domínio que é um código bem complexo e tem muitas funções diferentes e seus processos linguísticos não puramente o ler e escrever .a escrita teve ainda um avanço muito maior com o desenvolvimento da tecnologia onde podemos ter computadores avançadissimos ,nos comunicar em tempo real através de bate papos virtuais, estarmos em lugares ,conhecendo sua cultura sem sair de casa,registrar dados enviar documentos por email,fax,além da diversidade cultural, com os DVDs rádios MP3 da vida com tantos recursos também nos celulares que nosso crescimento cultural se dá em um piscar de olhos, basta que estejamos prontos a enfrentar os desafios da tecnologia e isso se deve a invenção da escrita,pois nosso conhecimentos,nossa cultura nos permite tornarmos um sociedade mais rica em cultura ,mais justa e desenvolvidada, um bem que ninguém nos tirará,que levaremos para o túmulo.
    EMF profª Marina -Alzira Donizeti da Luz

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  23. A leitura e a escrita são atividades socioculturais e duas formas de aquisição de cultura.
    Desde pequeno, o ser humano tem a competência leitora, pois ele é capaz de fazer a leitura de mundo e quanto mais estímulo tiver, mais hábil se tornará esta leitura.
    Já quando começa a estudar, há o encontro entre a leitura e a escrita, e esta deve partir da outra, porém ambas devem ser exploradas e ampliadas com os mais diferentes gêneros textuais.
    E é toda essa bagagem somada à cultura adquirida fora da escola, na sociedade, que fará de uma pessoa um cidadão ativo e consciente.

    Mariana Falsetti
    EMEF "Maria Diva"

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  24. Edilson Andrade Domingues EMEF" Adirce Cenedeze Caveanha"


    RELAÇÃO ENTRE LEITURA, ESCRITA E CULTURA.

    Partindo do pressuposto que não estamos formando apenas alunos, mas cidadãos que poderão ter maior ou menor desenvoltura no trato com a linguagem (fala e escrita), ou seja, cidadãos mais seguros de si. Encontramos na ligação entre esses três elementos a possível ampliação de nossos potenciais de criação e imaginação. A escrita é um código complexo que compõe formas de comunicação diferentes com funções diferentes daquelas utilizadas daquelas utilizadas na oralidade, liberando assim um interlocutor fisicamente presente. Essa relação instrumentaliza o cidadão a participar da sociedade atual.

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  25. Irene Costa Machado Emef Profa maria Diva27 de setembro de 2009 às 13:45

    Leitura,esrita e cultura são práticas sociais adquirido ao longo da vida, estão diretamente ligados,buscam compreender as condições sociais,históricos e técnicas em torno das quais, para diferentes casos históricos,contruiu-se uma determinada cultura escrita e um conjunto determinado de impactos políticos,sociais e culturais.

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  26. A leitura e a escrita é de extrema importância ao nosso âmbito social, desde as mínimas ações, sejam elas ligadas á comunicação de imagens (transito, obras de arte,...), ou sejam as mais diversas interpretações de mundo: jornais, revistas, leituras por prazer, conhecimento, estudos... ambas podem ter diferentes funções, porém, representa toda a cultura produzida pelo homem, através da leitura e escrita é que nos oportunizamos compreender e ampliar visões de mundo.

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  27. A leitura, a escrita e a cultura felizmente caminham juntas, por isso talvez não haja uma mais importante entre as três. Sabemos que quando praticamos a leitura frequentemente, escrevemos melhor e consequentemente obtemos mais cultura.
    A escola tem o dever de orientar o educando valorizando sua experiência, ensinando-o a observar o mundo que o rodeia de forma crítica. Não podemos deixar de enfatizar que é através da leitura que tomamos conhecimento da história da humanidade, e que se não tivessem registros dela, não teríamos acesso ao desenvolvimento cultural que temos hoje.
    Joseilda
    EMEF Adirce

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  28. Juliana - Secretaria de Educação5 de outubro de 2009 às 04:47

    Professores, quando trabalhamos a leitura e escrita a partir de uma perspectiva do letramento, temos em vista um processo de ensino-aprendizagem que busca as questões culturais, as situações sociocomunicativas variadas e a necessidade de interação entre o conhecimento trazido por cada aluno (conhecimento prévio) e o conhecimento novo apresentado na escrita se desenvolvem e resultam dessa interação (TP4). Há no AAA4 e TP4 várias atividades que envolvem a leitura, escrita e a cultura, como : Circuito fechado (Ricardo Reis), texto enigmático, placas, letreiros e sinais, entre outras!

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  29. A associação da leitura e escrita estabelecem funções de comunicação e preservação da história cultural de um povo. Através dela, o homem, pode desenvolver seu potencial de criação e refletir sobre o mundo que o caracteriza como agente construtor de sua história.
    No processo evolutivo da escrita, leitura e cultura;as transformações foram crescentes com influências entre povos através do processo de colonizações.
    EMEF"Marina" - Maria José

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  30. Maria Lúcia de Paula Corrêa8 de outubro de 2009 às 17:59

    A escrita desempenha funções diferentes da oralidade e transformou a forma de nos comunicarmos e aprendermos ampliando a potencialidade de nossa memória, possibilitando a comunicação à distância e se transformou num instrumento de poder.
    Para alguns autores a escrita seria a representação da linguagem verbal.
    A leitura e a escrita são produtos da cultura que faz dela certos usos que definem seus modos de ensino e seus processos de aprendizagem. Elas são portanto produzidas por relações sociais, por formas culturais que delas se apossam e definim seus modos de transmissão e assimilação.
    Para tanto é importante salientar que o aprendizado da leitura e escrita na escola é apenas uma das formas de introdução das crianças ao mundo da cultura da escrita.

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  31. A prática da escrita, bem como a leitura deve preparar os alunos para se comunicarem adequadamente e consequentemente tem uma ligação direta com a cultura, pois essas práticas propiciarão aos mesmos realizar diferentes funções no trabalho, continuidade dos estudos e outras funções do cotidiano.
    Professora Rosa
    EMEF "Márcia"

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  32. Partindo do pressuposto de que faz mais sentido aquilo que conhecemos, viveciamos; fica mais fácil entender a relação entre leitura, escrita e culural. Se o que ensinamos estiver longe do universo do aluno, e na maioria da vezes está, ele pouco a pouco perderá o interesse, mas se quisermos motivá-lo,devemos dar a ele o que ele gosta, o que faz parte do seu dia-a-dia, de suas vivências, estar preparado para isto já é outro assunto. Esta aproximação deve ser feita a partir do que ele pensa sobre os assuntos apresentados, discutir o entendimento, o que faz sentido, assim ele aproximar-se do que queremos abordar...

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  33. Eliane de Carvalho Testa-EMEF Adirce C.Caveanha21 de outubro de 2009 às 04:18

    Leitura, escrita e cultura. Palavras diferentes, porém, interligadas, casadas entre si. A cultura nada seria se não fosse passada adiante, através da escrita, que reproduz com autenticidade e fidelidade os fatos, os acontecimentos, muito mais que a oralidade, que se perde ou se contamina entre os interlocutores. A leitura entra como decodificante dos símbolos empregados para contar o fato e assim...a evolução acontece.

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  34. Andréia - EMEF Adirce
    A leitura, a escrita e a cultura estão totalmente interligadas, pois uma depende da outra para se desenvolver. Praticamos a todo momento, a leitura e a escrita do mundo em que vivemos, da cultura na qual estamos inseridos e assim vamos gerando novos modos de comunicação e informação. A cultura adquirida por cada um irá sempre exercer uma grande influência na leirura e na escrita , pois ao longo da vida vamos adquirindo estas praticas sociais e aprimorando-as.

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  35. Selma Leandra Bueno Freire. Emef. "Profª. Márcia H. M. F. Risola."30 de outubro de 2009 às 15:06

    A escrita surgiu na Antiguidade para solucionar problemas práticos relacionados à memória, como pra guardar informações sobre quantas sacas de grãos havia nos celeiros dos reis; passando depois a ser utilizadas com diferentes finalidades, como para marcar datas importantes, narrar feitos heróicos, descrever genealogias, etc. Desde a sua criação, desempenhou importantes funções: ampliou a potencialidade de nossa memória, possibilitou a comunicação a distância e também se tornou um importante instrumento de poder.
    Sabemos que as práticas e necessidades de diferentes culturas e as funções e os usos da leitura e escrita estão interligadas.
    Quando trabalhamos a leitura e a escrita a partir de uma perspectiva do letramento, temos em vista um processo de ensino-aprendizagem que busca as questões culturais, as situações sociocomunicativas variadas e a necessidade de interação entre o conhecimento trazido por cada aluno (conhecimento prévio) e o conhecimento novo apresentado na escola e em outros lugares em que aprendemos a ler o mundo. Os processos de leitura e de escrita se desenvolvem e resultam dessa interação. Uma pessoa particpa mais ativamente da cultura letrada quanto mais experiências ela tem com diferentes materiais escritos em gêneros textuais diversos.

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  36. Maria Elisabeth - Emef. Profa. Anira26 de novembro de 2009 às 11:30

    Ler é atribuir significado ao mundo e ao texto que se lê.Durante a leitura faz-se antecipações sobre o texto, a partir do tema abordado,dos elementos prévios sobre o tema ou o autor, essas antecipações podem ser confirmadas ou não. Mas buscamos essa confirmaçao durante a leitura, nas informações trazidas pelo próprio texto, em conversas e debates com outras pessoas. Faz-se também inferências com base em outras leituras, experências de vida, crenças e valores.
    A leitura nâo é um processo linear e um mesmo texto possibilita diferentes leituras.
    A escrita é um fenômeno linguístico próprio do ser humano, em sua interação com o mundo, exercendo diferentes funções comunicativas.

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