terça-feira, 6 de outubro de 2009

LINGUA PORTUGUESA - TP5



Análise e Reflexão: Faça uma relação entre o idioleto e o objetivo da Estilística

Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A decima atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP5 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

36 comentários:

  1. A língua apresenta variações conforme os grupos que a usam. Cada uma das variantes da língua usada por um grupo apresenta regularidades, recursos normais para aquele grupo que constituem o dialeto.Idioleto, é o conjunto de marcas pessoais da língua de cada indivíduo, como resultante do cruzamento dos vários dialetos, que constituem a sua fala.
    A estilística pode considerar o estilo não apenas o resultado de uma experiência individual, mas o conjunto de características comuns aos autores de um dado período. A língua portuguesa dispõe de muitos recursos estilísticos.
    A estilística trata dos valores expressivos da natureza sonora, e no nível léxico estuda os aspectos expressivos da natureza sonora e no nível léxico, estuda os aspectos eexpressivos das palavras ligadas ao seus componentes semânticos e morfológicos. Já a estilística ligada à sintaxe, faz a combinação das palavras na frase e a enunciação, que pesquisa no enunciado as marcas dos vários elementos com ela relacionados: situação, contexto sócio-histórico, locutor receptor, referente.
    A estilística é uma das disciplinas voltadas aos fenômenos da linguagem. Definindo de forma simples o estudo do estilo.
    No domínio da linguagem, o estilo é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade do falante. Já a estílistica estuda os valores ligados à significação e formação das palavras, à constituição da frase e do discurso.EMEF ANIRA; SIMONE MARGARETH

    ResponderExcluir
  2. "Estilo è a deficiência que faz um sujeito escrever sempre do mesmo jeito." ( Mário Quintana)
    Tanto na fala como na escrita existem modos de falar e de escrever não comuns e que estão contidos nas conhecidas figuras de estilo ,onde cada falante da língua , tem disponível um vasto recursos de figuras. O falante tem a sua marca própria, ou seja o seu estilo, o seu dialeto, sua fala,o contexto social em que vive,a maneira de redigir seus textos.
    Pode-se afirmar que o estilo que o escritor utiliza para escrever é talvez um dos passos mais decisivos pois,esse estilo pode impressionar o leitor ou mesmo fazer com que o leitor se desinteresse pala leitura de imediato.Portanto ao escrever deve-se preocupar não somente transmitir uma mensagem. Quem escreve deverá ir além. Deve buscar um estilo que cative ou seja que envolva diversos tipos de leitores,Neste caso, a noticia é comunicada, é dada, contendo significação e beleza,contendo estilo,estética de que as expressa.È esse o objetivo da estilìstica é buscar siginificado ,prazer não fazer com a leitura e a escrita se torne um ato enfadonho.
    No estudo de estiística são importantes:1- Aspectos fônicos;2-Associações significativas;3-recursos mórficos(sufixação por exemplo);4- estruturas sintáticas.Daí resultam:estilística fônica,semântica,morfológica e sintática.Porém um dos aspectos mais importantes da estilistícas é o estudo das figuras de linguagem.

    ResponderExcluir
  3. A língua apresenta variações, conforme os grupos que a usem. Cada uma das variantes da língua usada por um grupo apresenta regularidades, recursos normais para aquele grupo, que constituem o dialeto. Há vários tipos de dialeto: o etário, o regional, o de gênero, o social, o profissional.
    O idioleto é o conjunto de marcas pessoais da língua de cada indivíduo, como resultante do cruzamento dos vários dialetos (etário, regional, profissional, de gênero, social) que constituem a sua fala.A Estilística é uma das disciplinas voltadas aos fenômenos da linguagem. Definindo de forma simples, é o estudo do estilo.
    No domínio da linguagem, o estilo é conceituado de várias maneiras pelos estudiosos da Estilística. De modo geral, as definições consideram-no como o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade do falante.
    A Estilística estuda os valores ligados à sonoridade, à significação e formação das palavras, à constituição da frase e do discurso.

    ResponderExcluir
  4. Em um ato de fala,o falante tem a sua disposição a linguagem e esta permite um grau de liberdade que se manifesta no estilo,no idioleto, isto é, na língua de cada indivíduo,com o conjunto de marcas pessoais que constituem sua fala.
    A Estilística estuda a linguagem que se cria com os elementos da língua.É o estudo do estilo e este é considerado como resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade do falante.
    A Estilística tem por objetivo estudar os valores ligados à sonoridade,à significação e formação das palavras,à constituição da frase e do discurso.
    Idioleto e Estilística relacionam-se no sentido de que ``cada um é cada um`` e diferentes pessoas interpretando uma mesma situação possuem diferentes pontos de vista.Cada um relata de um jeito particular,único,dependendo da intenção da pessoa no momento da fala.
    Maria de Lourdes
    EMEF `` Márcia``

    ResponderExcluir
  5. “Idioleto é o conjunto de marcas pessoais da língua de cada indivíduo, como resultante do cruzamento dos vários dialetos (etário, regional, de gênero, social) que constituem a sua fala.” O objetivo da Estilística é estudar os fenômenos da linguagem, entretanto, não se preocupa em estudar apenas as questões de estilo de textos literários e de autores consagrados, mas também, as manifestações estilísticas na linguagem do homem, em seus diversos idioletos, ricos em expressividade.

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

    ResponderExcluir
  6. Verõnica Alves EMEF Márcia14 de outubro de 2009 às 08:49

    A estilística trabalha com a significação da palavras, com a sintaxe.Portanto, cabe a ela buscar as "significâncias" do idioleto.
    É a estilística que estudará as diferentes manifestações do idioleto que difere em cada indivíduo falante e ou leitor.

    ResponderExcluir
  7. Entendendo idioleto como conjunto de marcas pessoais na língua, de cada indivíduo, como resultante do cruzamento dos vários dialetos que constituem sua fala.
    E que a Estilística considera o estilo e não apenas os resultado de uma experiência individual, mas o conjunto de características comuns aos autores de um dado período.
    Podemos entender que a estilística estuda o idioleto usado pelo autor, mas lembrando que ela estuda o idioleto usado pelos autores de um período. Este é o paradoxo já que o idioleto é do indivíduo e não do grupo de indivíduos da época. Assim o objetivo da estilística é o estilo, ou seja, o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade do flaante, os valores sonoros ligados à sonoridade, à significação e formação das palavras, à constituição da frase e do discurso.

    ResponderExcluir
  8. Sabemos que o idioleto é o conjunto de marcas pessoais da língua de cada individuo como resultante do cruzamento dos vários dialetos ( etários, regionais, profissional, de gênero, social) que constituem a sua fala.
    Então o objetivo da estilística é compreender a noção de estilo no domínio da linguagem, que também envolve o idioleto e todos os tipos de manifestações de expressividade, utilizadas por cada individuo em determinado período.
    Joseilda
    EMEF Adirce

    ResponderExcluir
  9. O estilo e o dialeto são marcados por aspectos distintos da língua, porém a diferenciação está na intenção do usuário da língua no momento da fala. Se esta apresenta marcas de expressão será por razões e escolha do próprio usuário, transmitindo uma emoção no momento da fala(subjetividade) .O objetivo da estilística e o idioleto estão intimamente relacionados através da realização e manifestação do falante, podendo identificá-lo dentro de um grupo específico (etário, social,regional,gênero etc). EMEF"Prof Marina" - Maria José

    ResponderExcluir
  10. A estilística tem como objeto de estudo os usos da linguagem que carregam a expressividade ou a emoção que o indivíduo quis transmitir naquele ato de fala específico, isto é o que diferencia do idioleto que é o conjunto de marcas pessoais da língua de cada indivíduo, como cruzamento dos vários dialetos que constituem sua fala.

    Profª Elizabeth Aparecida de Lima
    EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira

    ResponderExcluir
  11. A partir do século XX, linguístas desenvolveram a Estilística, disciplina ligada à linguística. Até determinada época valorizava-se apenas o ensino da língua padrão, tida como a única correta.
    Passou-se então a entender a língua como ato da fala, podendo ser reconhecida e interpretada nas mais diferentes situações de uso. Nesse sentido, deixou-se de valorizar a gramática prescritiva em detrimento da descritiva, para reconhecer as variações da língua: o idioleto, características pessoais de cada indivíduo, o dialeto, variantes da língua usadas por um grupo, e a estilística, que atende a objetivos específicos da língua decorrente de diferentes situações de uso.
    Assim sendo, cada pessoa possui seu próprio idioleto e a estilística concerne aos mais variados recursos estilísticos predominantes e essenciais nos diferentes atos da fala e da escrita, atendendo a objetivos específicos, capazes de estabelecer os efeitos de sentido,de emoção, afetividade e de informação desejados pelo usuário da língua.

    Helena de Oliveira Quadros
    EMEF"ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"

    ResponderExcluir
  12. Cada falante da língua tem seu próprio estilo,mas acaba se adequando a um grupo ao qual ele pertence; faz também acomodações dependendo do seu interesse e de quem e seu interlocutor. Sendo a sociedade tão multifacetada, não poderíamos pensar somente em um único estilo, ou se padronizar o modo de falar. A riqueza cultural de um povo e tão vasta quanto é sua mobilidade no uso dos diferentes recursos que tem ao seu dispor. A unidade não se apresenta na igualdade,antes porém na diversidade.

    ResponderExcluir
  13. Todo falante possui estilos e marcas próprias que caracterizam a sua linguagem. Dependendo do contexto, da realidade, da faixa etária cada indivíduo tem sua maneira especial de se comunicar com as outras pessoas. A fala geralmente vem 'carregada'de afetividade, de emoção, de expressividade e são estas marcas pessoais ( idioleto)que serão estudas pela Estilística, que pode ser definida como estudo de estilos.

    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Prefeito Waldomiro Calmazini

    ResponderExcluir
  14. Irene Costa Machado Emef Professora Maria Diva18 de outubro de 2009 às 12:16

    A fala retrata elementos antigos,aceita as inovações e parte incessantemente para uma consequência variação,movidas por razões sociais e culturais.
    A estilística estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve,
    sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras.Além disso,estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua.
    A presença da Estilística é da maior relevância.Desperta a sensibilidade linguística e o gosto literário do aluno ,além de motivar e tornar menos árido o estudo da matéria gramatical.

    ResponderExcluir
  15. Cada falante ao produzir qualquer enunciado está fazendo uso do idioleto,modalidade carregada de marcas individuais que constituem sua fala.A Estilística estuda a linguagem que se cria com os elementos que formam a Língua,levando em conta as intenções e os objetivos do falante ao produzir tal texto seja falado ou escrito.

    EMEF"Profª Anira Franco de Campos"
    Maria Claudia Assin

    ResponderExcluir
  16. A linguagem é componente constitutivo da realidade social,ao mesmo tempo que representa constrói a realidade. Segundo o linguista Kana villil Rajagopalan "na análise do discurso considera se que a mídia contribui para a construção da realidade social atribuindo sentidos e significados". Portanto práticas discursivas surgem e se difundem nas classes e nos grupos sociais com o uso cotidiano da linguagem. Nesse sentido escolhas linguísticas, funcionam como julgamentos de valores.

    Profª Adriana Manca Dal'Ava
    EMEF"ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"

    ResponderExcluir
  17. Os idioletos são derivados de ideias de linguagem entre falantes individuais, idioletos mudam pelo contato com outros idioletos e se transformam pela sua vida, assim como por geração em geração.
    Seja a linguagem uma norma previamente estabelecida ou uma construção fluida de cada momento da comunicação, existem habilidades que todos os seres humanos compartilham para se comunicarem .
    A língua portuguesa oferece diversos recursos estilísticos que estão à disposição dos falantes e autores para que comuniquem suas emoções em diferentes situações comunicativas das quais participam.
    A presença da estilística nas aulas de Português é de maior importância. Desperta a sensibilidade linguística e o gosto literário do aluno.

    Profª Márcia Cristina Zinetti
    EMEF Profª Rita de Cassia G.S. Cola

    ResponderExcluir
  18. O objetivo da Estilística consiste em estudar os valores ligados a sonoridade, significação e formação de palavras, a constituição da frase e do discurso. Dessa forma observar os diferentes efeitos de sentido que cada pessoa produz utilizando seu próprio "estilo", ou seja, o idioleto.
    O idioleto possui as características de cada indivíduo e com a evolução dos estudos linguisticos, passou-se a considerar essa marca pessoal como importante fator científico para estudo da linguagem humana e suas reais intenções no discurso, considerando, é claro, as diferenças de gênero, regionais, profissionais entre outras.

    Marilene da Silva
    EMEF Anira Franco de Campos

    ResponderExcluir
  19. A língua não apresenta uma dinâmica constante; pelo contrário, ela é composta por variações de acordo com o grupo a qual ela pertence. Cada grupo apresenta regularidades e recursos que formam o seu dialeto; e dentro de cada grupo, cada pessoa apresentas marcas pessoais resultantes do cruzamento de vários dialetos que constituem a sua fala: é o idioleto.
    A disciplina que estuda todos esses fenômenos da linguagem é a Estilística. É ela que define o estilo de cada dialeto e de cada idioleto, isto é, a capacidade do homem de fazer uso de uma expressividade e os recursos que utiliza na língua; a sonoridade, a significação e a formação das palavras existentes, bem como a maneira que as aplica em frases e discursos.
    Portanto, é a capacidade de apresentar manisfestações estilísticas em sua linguagem que faz com que o homem tenha o seu idioleto, o seu estilo.

    Mariana Falsetti
    EMEF "Maria Diva"

    ResponderExcluir
  20. Eliane de Carvalho Testa-EMEF Adirce C.Caveanha21 de outubro de 2009 às 05:10

    O idioleto é a linguagem de um determinado grupo, linguagem de determinada região ou até mesmo da mistura de alguns idiomas anexados ao português, e sem dúvida é a genuína fala de um povo. Cabe à estilística estudar, classificar, depreender a sonoridade, as expressões, enfim, o estilo de cada dialeto ou idioleto.

    ResponderExcluir
  21. Edilson A. Domingues
    EMEF “ Adirce Cenedeze Caveanha”
    Enquanto o idioleto – conjunto de marcas pessoais resultante do cruzamento dos vários dialetos que constituem a fala de um indivíduo, é desprovido de intencionalidade, a Estilistica, por sua vez, ocupa-se do estudo do uso individual dos recursos da linguagem quanto à capacidade de comunicar, emocionar e sugestionar.

    ResponderExcluir
  22. Corrigindo: Estilística

    ResponderExcluir
  23. Edilson
    Corrigindo: Estilística

    ResponderExcluir
  24. Sandra Regina T. Zequim
    EMEF “ Adirce”
    A Estilística da língua focaliza o estudo das variantes normais com valor expressivo-afetivo das possibilidades associadas a transmissão de valores conotativos.
    Estilo é o uso individual dos recursos expressivos da Língua é “o máximo de efeito expressivo que se consegue obter dentro das possibilidades da Língua” ( Silvio Elias 1978:76 ). Isto é, o estilo decorre de uma intenção, de uma finalidade; já o ideoleto pertence ao ramo da Linguística, trata-se de característica permanente da fala de cada indivíduo, são marcas pessoais.

    ResponderExcluir
  25. Estilística está ligada á Linguística e sua função é o estilo.Estilo é o modo pessoal de falar algo;conjunto de características de um objeto de uma determinada época;elegância no jeito de se comportar ou vestir.Com relação a linguagem é possível encontrar algumas recorrências quando se examinam os textos teóricos de Estilística, como exemplo que o estilo resulta de escolha dos meios de expressão realizada pelo falante, isto é a expressão de uma experiência individual, está ligado ao instrumento do falante, ao efeito de sentido que quer produzir.
    Ela pode ser estudada em dois níveis:O fonético que os valores expressivos são de natureza sonora, e o léxico que estão ligados a valorização da palavra ligada aos seus aspectos semânticos e morfológicos.Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da linguística é referir -se aos sentidos da palavra na linguagem do dia a dia onde ela apresenta traços individuais, inconfundíveis que então se inclui o sentido linguístico o modo em que o falante constrói sua fala.
    no trecho do texto de José Roberto Torero ele usa na fala do narrador um dialeto regional( a fala de um caipira)com a intenção de marcar a expressividade do narrador.A diferença entre estilo e variante linguística ou pode se dizer em outras palavras estilo e dialeto está na intenção do individuo no momento da fala se esta contém carga de expressividade ,porque é desejo do falante manifestar ou transmitir emoção no ato de fala específica é da matéria da Estilística e se ao contrário o individuo tem como caracterísitica permanente particular no uso da língua é constiuido um idioleto e não pertence a àrea da Estilística , mas da Linguística.Portanto o idioleto significa conjunto de marcas pessoais da língua de cada individuo como resultante dos vários dialetos ( etário;regional;,profissional, de g~enero esocial que constituem a fala.
    quando o estilo é considerado como área de estudo da Línguística ou da crítica Literária os estudiosos da estílistica usam critérios diferentes para classificar as definições de estiolo ou escolher os obnejtos de estudos e nem sempore concordam um com outro .
    EMEF profª Marina
    Alzira Donizeti da Luz

    ResponderExcluir
  26. Edilaine Teresinha Ribeiro
    EMEF “ Adirce C. Caveanha”

    A Estilística tem por objetivo o estudo detalhado dos estilos dos autores e das suas obra de forma a observar a linguagem empregada na obra, a estrutura, a estética, a expressividade linguística como um todo, também observa sua capacidade de emocionar e sugerir a partir de determinados efeitos.
    Tanto o estilo como o idioleto são marcados por traços diferentes criadores no universo da linguagem , no entanto, ao passo que o estilo é carregado de intenção o idioleto é natural do falante.
    “ O estilo é o próprio homem” Buffon

    ResponderExcluir
  27. Edilaine Teresinha Ribeiro
    EMEF “ Adirce C. Caveanha”

    Para exemplificar, eis um trecho do texto “ Os diferente estilos”
    Paulo Campos Mendes
    Parodiando Raymond Queneau, que toma um livro inteiro para descrever de todos os modos possiveis um episodio corriqueiro, acontecido em um onibus de Paris, narra-se aqui, em diversas modalidades de estilo, um fato comum da vida carioca, a saber: o corpo de um homem de quarenta anos presumiveis é encontrado de madrugada pelo vigia de uma construçao, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, nao existindo sinais de morte violenta.

    Estilo interjetivo
    Um cadáver! Encontrado em plena madrugada! Em pleno bairro de Ipanema! Um homem desconhecido! Coitado! Menos de quarenta anos! Um que morreu quando a cidade acordava! Que pena!

    Estilo colorido
    Na hora cor-de-rosa da aurora, à margem da cinzenta Lagoa Rodrigo de Freitas, um via de cor preta encontrou o cadáver de um homem branco, cabelos louros, olhos azuis, trajando calça amarela, casaco pardo, sapato marrom, gravata branca com bolinhas azuis. Para este o destino foi negro.

    Estino antimunicipalista
    Quando mais um dia de sofrimentos e demando nasceu para esta cidade tão mal governada, nas margens imundas, esburacadas e fétidas da Lagoa Rodrigo de Freitas, e em cujos arredores falta água há vários meses, sem falar nas freqüentes mortandades de peixes já famosas, o vigia de uma construção (já permitiram, por baixo do pano, a ignominosa elevação de gabarito em Ipanema) encontrou o cadáver de um desgraçado morador desta cidade sem policiamento. Como não podia deixar de ser, o corpo ficou ali entregue às moscas que pululam naquele foco de epidemias. Até quando? (...)

    ResponderExcluir
  28. Constitui-se um idioleto quando o indivíduo tem como característica permanente uma forma particular de uso da língua, enquanto que, na Estilística prevalece a intenção do indivíduo no momento da fala, se esta contém uma carga de expressividade, de emoção com a intenção do falante em demonstrá-la.

    Profª Rosa Contessoto - EMEF "Márcia"

    ResponderExcluir
  29. E.M.E.F "ADIRCE CENEDEZE CAVEANHA"

    Com o passar dos tempos há diversas mudanças em nossa língua, e isso se deve às transformações e resultados de cruzamento d0s vários dialetos existentes em nosso convívio , os quais constituem os nossos falares. Sendo assim, a estilística estuda o uso individual dos recursos da linguagem quanto à capacidade de comunicar, emocionar e sugestionar, os valores sonoros, à significação e formação das palavras, à constituição da frase e do discurso.

    ResponderExcluir
  30. Sabemos que cada ser humano possui características próprias de servir-se da Língua, essas marcas pessoais que constituem a fala, o resultado de escolhas dos meios de expressão realizada pelo falante denomina-se idioleto, portanto a Linguística vem estudar como cada um faz uso da linguagem, como o indivíduo adapta suas particularidades, seu ESTILO para se expressar através da Língua.
    Como professores devemos estimular nossos alunos e dar a eles a oportunidade de conhecer diversos estilos desde os arcaicos até os modernos, pois será através dessa mistura de conhecimento que eles criarão seu próprio estilo de falar e escrever, seu idioleto.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF "Pref, Waldomiro Calmazini"

    ResponderExcluir
  31. Juliana - Secretaria de Educação28 de outubro de 2009 às 09:04

    Professores, através das reflexões:
    “O idioleto é o conjunto de marcas pessoais da língua de cada indivíduo, como resultante do cruzamento dos vários dialetos (etário, regional, profissional, de gênero, social) que constituem a sua fala.”
    “A Estilística estuda a linguagem que se cria com os elementos da língua.”
    “...o objetivo da estilística é o estilo, ou seja, o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade do falante, os valores sonoros ligados à sonoridade, à significação e formação das palavras, à constituição da frase e do discurso.”
    “A Estilística tem por objetivo o estudo detalhado dos estilos dos autores e das suas obra de forma a observar a linguagem empregada na obra, a estrutura, a estética, a expressividade linguística como um todo, também observa sua capacidade de emocionar e sugerir a partir de determinados efeitos.”
    Percebe-se que o estudo do TP5 foi efetivo, assim todos devem ter verificado que há várias atividades sobre o tema em questão neste caderno e no AAA5, que podem ser trabalhadas em sala de aula. Sugestão: desenvolvê-las na sala de informática, os alunos realizam a leitura na tela do computador e as respondem no caderno.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Selma Leandra Bueno Freire. Emef. Profª. Márcia Helena M. F. Risola"3 de novembro de 2009 às 14:33

    O modo como nos expressamos no nosso dia-a-dia através de traços particulares e inconfundíveis do uso da Língua, se constitui um idioleto e é objeto de estudo da Linguística. O idioleto é resultante do cruzamento dos vários dialetos ( etário, regional, profissional, de gênero, social), que constituem a fala do indivíduo.
    Quando queremos dar ao texto uma carga de expressividade maior, no intuito de demonstrar ou transmitir emoção naquele ato de fala espécífico, estamos fazendo uso de recursos da Estilística.

    ResponderExcluir
  33. ANDRÉIA - EMEF ADIRCE12 de novembro de 2009 às 05:15

    Andréia - EMEF ADIRCE
    Cada um de nós temos várias marcas pessoais que constituem a nossa fala, a nossa língua, o nosso idioleto. A estilística estuda a linguagem que se cria com os elementos da língua, os valores ligados à sonoridade, a significação e formação das palavras, à constituição da frase e do discurso, aos fenômenos da linguagem. O objetivo da estilística é estudar as diversas maneiras de nos expressarmos oralmente, o nosso idioleto.

    ResponderExcluir
  34. Maria Elisabeth - Emef. Profa. Anira26 de novembro de 2009 às 12:12

    A estilística se interessa pelos usos linguísticos correspondentes às diversas funções da linguagem na poesia e na estrutura do texto. Além de determinar as peculiaridades da linguagem que resultam da afetividade e da experiência do falantte em seu meio.

    ResponderExcluir
  35. Maria Lúcia de Paula Corrêa30 de novembro de 2009 às 16:18

    A estilistica considera o conjunto de caracteristicas onde o falante tem à sua disposição o material organizado, isto é, a língua, mas não uma criação individual. No idioleto, isto é na lingua de cada indivíduo é com o conjunto de marcas pessoais que se constrói a fala.
    Pode-se concluir que o objetivo da estilística é o determinar as peculiaridades da língua que resultem da afetividade e da experiência do falante em seu meio social.

    Maria Lúcia
    EMEF Anira Franco de Campos

    ResponderExcluir
  36. A Estilistica estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Estabelecendo assim, principios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por individuos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua. Assim, temos os idioletos que é a variação de uma língua unica a um individuo; o arranjo de palavras e frases é unico, não significando que o individuo utiliza palavras especificas que ninguém mais usa. Idioletos mudam pelo contato com os outros idioletos e se transformam pela sua vida, assim como por geração em geração.

    Maria Augusta
    EMEF Marina...

    ResponderExcluir

Powered By Blogger