terça-feira, 20 de outubro de 2009

MATEMÁTICA - TP5



Análise e Reflexão: Qual a proposta pedagógica da Etnomatemática?

Prezado (a) Professor (a) de Matemática

A décima primeira atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP5 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas

20 comentários:

  1. A etnomatemática é um grande campo de conhecimento da Educação Matemática, ela busca, entre outras coisas, o estudo das diversas "matemáticas" existentes entre diferentes culturas, como a indígena, a matemática presente nos meios da agricultura, ou seja, a matemática que cada cultura conhece de maneira diferenciada daquela acadêmica que nós ensinamos nas escolas, e através dela mostrar suas potencialidades e riquezas.

    Ainda existe uma "vertente" por assim dizer, que utiliza o estudo da etnomatemática no ensino da matemática escolar. Como se buscássemos na realidade que eles conhecem a matemática ali presente. Por exemplo, se vamos em uma aula de geometria o estudo de uma pipa, não adianta ele saber a área ou o perímetro, mas o que a matemática pode fazer para que aquela pipa voe melhor?

    Para quem se interessar mais sobre o assunto, busque textos de Ubiratan D'Ambrosio, ele é praticamente o "papa" da Etnomatemática aqui no Brasil.

    GIOVANA C. F. GASPAROTTO
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

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  2. A matemática na visão de diversas etnias, cada povo com um enfoque diferente sobre a matemática, desenvolvido de acordo com as necessidade por eles vividas.

    É evidente que não se resume só a isso, pois alguns conceitos são passados através de trabalho desenvolvidos e quando expostos aos alunos eles percebem que pais, avôs, tios que por exemplo trabalham com a construção civil empregam técnicas que foram desenvolvidas por grupos matemáticos famosos, como é o caso dos telhados que sempre formam um triângulo, que em regiões tropicais podem ter um angulo de inclinação menor que os considerados nas regiões mais frias, onde a inclinação tem que ser maior para evitar o acúmulo de neve. Conversando sobre isso com os alunos, dá para perceber que eles se imteressam pelo assunto, pois está diretamente ligado a realidade do cotidiano de cada um.

    Lúcio
    Emef Marina

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  3. A etnomatemática, como bem explica o texto da TP5 “resume-se” aos saberes de um povo, isto é, conhecimentos matemáticos que são passados de geração em geração principalmente “como lidar com o ambiente, para sobreviver e para explicar o visível e o invisível”.Nas construções de casas por exemplo,até hoje de forma semelhante a que era feita desde a muito tempo para que as mesmas não fiquem fora de esquadro é feito o uso do triângulo retângulo.” A proposta pedagógica da etnomatemática é fazer da matemática algo vivo, lidando com situações reais no tempo (agora) e no espaço (aqui). E, por meio da
    crítica, questionar o aqui e o agora. Ao fazer isso, mergulhamos nas raízes culturais e praticamos dinâmica cultural.”

    Luís Isaias
    EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”

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  4. A etnomatemática procura justamente mostrar a possibilidade de valorizar o conhecimento do aluno, a sua cultura, do seu meio social para uma aprendizagem significativa e critica da matemática. O aluno poderá usar de forma adequada os conhecimentos matemáticos quando ele conseguir fazer relações no âmbito do que é conhecido para alcançar novos saberes. A etnomatemática procura transformar o comportamento do professor a fim de transformar o ensino, não adianta apenas produzir materiais pedagógicos inovadores se mantiver a mesma atitude conservadora e ingênua, reproduzindo, muitas vezes, a estrutura da classe dominante. Elis A.P
    EMEF "ADIRCE C.CAVEANHA"

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  5. A Etnomatemática é a arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender nos diversos contextos culturais.
    Ela procura compreender o saber/fazer matemático ao longo da historia da humanidade, contextualizando em diferentes grupos de interesse, comunidades, povos e nações.
    As práticas matemáticas de feirantes, comerciantes, por exemplo, enquadram-se nos estudos e pesquisas da Etnomatemática.
    Assim, a proposta pedagógica da Etnomatemática é fazer da matemática algo vivo, lidando com situações reais no tempo e no espaço.


    ALZIRA DE OLIVEIRA FELIX
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

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  6. Sabemos que a Matemática é uma ciência que envolve a vida humana em todos os seus ângulos e setores, ou seja, tudo que se realiza é envolto pelo pensamento matemático, tanto no setor social, político, econômico ou religioso. A Matemática é um instrumento de crítica e análise, relacionando as intuições naturais com as necessidades do dia a dia, para garantir a sobrevivência, ou seja, descobrir e conhecer para sobreviver. Desta forma vai-se conquistando valores, ampliando conhecimentos, oferecendo possibilidades de acesso social. Isto acontece em todos os paises e até nas escolas.
    É preciso apenas respeitar as raízes das mais diferentes culturas porque elas constituem a dignidade de cada um.

    É justamente esta a proposta pedagógica da Etnomatemática: reconhecer e respeitar as raízes, sem nenhuma rejeição. Numa síntese, reforçar a ambas. Esta proposta não rejeita a Matemática acadêmica, nem rejeita comportamentos e conhecimentos modernos, mas sim, aprimora a todos eles para que estejam vinculados à ética, respeito e cooperação.
    A etnomatemática priveligia o raciocínio analítico que permite a análise do mundo moderno. Ela se enquadra na concepção multicultural e holística da educação.

    Isto porque as gerações futuras viverão num ambiente multicultural, exterminando as injustiças, iniquidades, arrogância, exclusividade e destruição ambiental.

    A proposta é fazer da Matemática um instrumento que correlacione tempo e espaço, favorecendo uma educação renovada, uma Escola feliz e um mundo mais humanizado.

    Roberta Meloni de Assumpção
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

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  7. Com diz Ubiratan d'Ambrósio,o processo escolar é o mesmo do processo civilizatório,o indivíduo passa alguns anos adquirindo as suas raízes culturais.Ao chegar a escola existe um processo de aprimorar,transformar e substituir essas raízes.
    A utilização do cotidiano das compras para ensinar matemática revela práticas apreendidas fora do ambiente escolar,uma verdadeira etnomatemática do comércio.Um importante componente da etnomatemática é possibilitar uma visão crítica da realidade,utilizando instrumentos de natureza matemática.Análise comparativa depreços, de contas, de orçamento,proporciona excelente materialpedagógico.(D'Ambrósio,2001,p.23)
    A proposta pedagógica da etnomatemática é fazer da matemática algo vivo,lidando com situções reais no tempo(agora) e no espaço(aqui).Ao questionar o aqui e agora,megulhamos nas raízes culturais e praticamos dinâmicas culturais e praticamos dinâmicas culturais.Estamos,
    efetivamnte,reconhecendo na educaç
    ão a importância das várias culturas e tradições na formação de uma civilização,transcultural e transdisciplinar.
    Dessa forma devemos que desenvolver uma educação presente e que tenha como proposta também o futuro.A matemática presente nas profissões de grupos sociais( por ex.marceneiro) pode nos remeter a uma educação contextualizada enriquecida de aspectos interessantes,motivadas por razões em que o homem está inserido no processo.

    ProfªRita Aparecida Gomes Formenti
    EMEF."ProfªMarina Ap.R.Paschoalotti"

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  8. Acredito eu, que é estimular/levar o aluno a pensar como a Matemática vem se construindo desde as civilizações remotas até hoje. O porquê da existência de determinados conceitos, quais eram as necessidades da época que legitimaram sua utilidade, sua funcionabilidade na questão cultural, social ou econômica. Além de fazer professor/aluno perceberem, através de atividades e experiências práticas, o modo que os mesmos pensam determinadas situações e possíveis soluções em comparação com as soluções já existentes para quem a partir daí, criarem novas possibilidades para "novas necessidades".


    Andréia Maria Duda

    EMEF "Pref. Waldomiro Calamazini"

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  9. A Etnomatemática é a arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender nos diversos contextos culturais.
    A matemática na visão de diversas etnias, cada povo tem um enfoque diferente sobre a matemática, desenvolvido de acordo com as necessidade por eles vividas.
    O aluno poderá usar de forma adequada os conhecimentos matemáticos quando ele conseguir fazer relações no âmbito do que é conhecido para alcançar novos saberes.
    No jornal diário da escola em Santo André D’Ambrosio escreve que quando a Embraer vai desenvolver um avião usa a etnomatemática voltada para seu projeto, o aluno por sua vez ao jogar bolinhas de gude, usa a etnomatemática do jogo de bolinha de gude e que a matemática da escola reconhece somente as regras e formalismos desligados do ambiente em que se está.
    O professor atento a isso procurará corrigir isso.
    EMEF Márcia
    Prof Cássio

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  10. O antepassado australopiteco do neolítico, iniciou o processo ao lascar um pedaço de pedra com o objetivo de descarnar um osso aí a sua mente matemática se revelou, pois precisou avaliar as dimensões, lascá-lo, comparar para o seu objetivo este foi o primeiro exemplo de Etnomatemática.
    No decorrer da História cada povo foi desenvolvendo técnicas para explicar fenômenos e duvidas própria do grupo daquele povo.
    A matemática começa a se organizar como instrumento de análise das condições e das necessidades do cotidiano.
    Cada povo tem sua cultura ,muitas vêzes suas raízes se sentem enfraquecidas devido á dominação de outro povo, sendo obrigado a mudar suas línguas, suas religiões,ex.índios.
    Na escola acontece algo semelhante. O indivíduo passa longos anos adquirindo suas raízes culturais ao chegar á escola existe um processo de aprimorar, transformar e substituir suas raízes.
    A Etnomatemática se encaixa na reflexão sobre a verdadeira abertura de possibilidades de acesso para o subordinado, o marginalizado o excluído.
    A estratégica mais promissora para a educação e na sociedade e transição e da subordinação para a autonomia é restaurar a dignidade de seus indivíduos, reconhecendo e respeitando suas raízes este é um vertente importante da Etnomatemática.
    Os conhecimentos do passado como Pitágoras foram incorporados na modernidade e conduzem nosso dia-a-dia, houve um aprimoramento e incorporação sintetizado numa ética de respeito e solidariedade cooperação.
    A Etnomatemática previlegia o raciocínio qualitativo e se enquadra perfeitamente numa concepção multicultural e holística de educação.
    A missão de educadores tem como prioridade obter a paz nas gerações futuras pois esta viverão es um ambiente mlticultural, suas relações enterculturais e seu dia-a-dia impregnada de tecnologia.
    A educação não pode focalizar a mera tranmissão de conteúdos absoletos.
    O melhor que podemos fazer para nossas crianças é oferecer a elas os instrumentos comunicativos analíticos e com capacidades de ser críticas.
    A proposta da Etnomatmática é fazer da matemática algo vivo, lidando com situações reais no tempo (agora) e no espaço (aqui) e por meio de crítica questionar o aqui e agora.
    Ao fazer isso mergulhamos nas raízes culturais e praticamos dinâmicas culturais.
    EMEF. MÁRCIA HELENA
    Profa. Maria Aparecida Boratti Favretto

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  11. Ercio Carlos

    A etnomatemática propõe um enfoque epistemológico alternativo associado a uma historiografia mais ampla. Parte da realidade e chega,de maneira natural e através de um enfoque cognitivo com forte fundfamentação cultural,à ação pedagógica.
    A etnomatemática é um programa de pesquisa visando entender o processo cognitivo nesse sentido e dai propor práticas educacionais, procurando entender dentro do contexto cultural do indivíduo, e de seus processos de pensamentos e seus modos de explicar, de entendere de se desempenhar na sua realidade.
    Não é possivel explicar, conhecer, entender, manejar, lidar com a realidade fora do contexto holístico.
    Ao priveligiar a matemática construida no "dia a dia" fora da escola, a prática pedagógica sugerida pela etnomatemática provoca a tentativa de transferir, para a escola atividades identificadas como pertencentes ao "mundo real", e, a partir dos quais conceitos matemáticos seriam ensinados.

    EMEF "Maria Diva Franco de Oliveira"
    Profº Ercio Carlos de Lima

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  12. A etnomatemática valoriza a matemática dos diversos grupos sócioculturais e propõe uma melhor valorização dos conceitos matemáticos informais construídos pelos alunos através de suas experiências e cotidiano, fora do contexto da escola.

    Simone C M Galbier

    EMEF PROFª MARIA DIVA

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  13. As primeiras manifestações do surgimento da etnomatemática,ocorreram já no período paleolítico, quando o homem começou a pensar sobre como criaria objetos e instrumentos materiais e intelectuais para lidar melhor com o meio onde habitava.
    Essa necessidade de buscar sempre conhecimentos sobre o meio ambiente nos proporciona melhores condições de vida, dando origem à explicação de diversos mistérios, como: a contagem do tempo, os conceitos religiosos, a regularidade dos fatos etc.
    A etnomatemática estabelece uma proposta de aprimoramento da Matemática acadêmica, que acompanha (ou necessitaria acompanhar) a evolução dos acontecimentos, a tecnologia, a automação, o desenvolvimento sustentável etc. Não se trata de ignorar conceitos, mas de incorporar a eles valores humanitários, como a ética, o respeito e a solidariedade, lidar com o real, o que ocorre no cotidiano.
    Nós como educadores, precisamos hoje oferecer aos nossos alunos instrumentos comunicativos, analíticos e materiais, para que eles possam viver numa sociedade multicultural e envolvida diretamente com a evolução tecnológica.

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  14. As primeiras manifestações do surgimento da etnomatemática,ocorreram já no período paleolítico, quando o homem começou a pensar sobre como criaria objetos e instrumentos materiais e intelectuais para lidar melhor com o meio onde habitava.
    Essa necessidade de buscar sempre conhecimentos sobre o meio ambiente nos proporciona melhores condições de vida, dando origem à explicação de diversos mistérios, como: a contagem do tempo, os conceitos religiosos, a regularidade dos fatos etc.
    A etnomatemática estabelece uma proposta de aprimoramento da Matemática acadêmica, que acompanha (ou necessitaria acompanhar) a evolução dos acontecimentos, a tecnologia, a automação, o desenvolvimento sustentável etc. Não se trata de ignorar conceitos, mas de incorporar a eles valores humanitários, como a ética, o respeito e a solidariedade, lidar com o real, o que ocorre no cotidiano.
    Nós como educadores, precisamos hoje oferecer aos nossos alunos instrumentos comunicativos, analíticos e materiais, para que eles possam viver numa sociedade multicultural e envolvida diretamente com a evolução tecnológica.
    Prof. Carina Maria Cancian de Souza.
    EMEF "Adirce C. Caveanha".

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  15. A etnomatemática é a arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender nos diversos contextos culturais, tendo em vista que cada povo tem um enfoque diferente sobre a matemática, desenvolvido de acordo com as necessidades por eles vividas.
    Segundo D'Ambrósio, a proposta pedagógica da etnomatemática é fazer da matemática algo vivo, lidando com situações reais no tempo (agora) e no espaço (aqui).E através da crítica, questionar o aqui e o agora.Ao fazer isso, mergulhamos nas raízes culturais.Estamosa efetivamente, reconhecendo na educação a importância das várias culturas e tradições na formação de uma nova civilização, transcultural e transdisciplinar.
    Rosemeire Bueno de Oliveira
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

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  16. Etnomatemática é a busca do conhecimento nos diversos contextos culturais e sociais, surgidos de acordo com suas necessidades.

    Profª Gisele Floriano
    EMEF "MÁRCIA HELENA"

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  17. Etnomatemática relaciona conhecimentos presentes nas práticas cotidianas de diferentes grupos, acho interessante a troca de idéias, discutirem com os alunos as diferentes maneiras de se resolver situações problema, desta maneira haverá um maior interesse do grupo. É necessário saber dosar esta prática, não podemos esquecer que as escolas e vestibulares ainda são conteudistas, portanto temos que saber relacionar as diferentes práticas pedagógicas e conteúdos a serem trabalhados.
    Luís Alberto Tomazini
    EMEF Prof. Marina Ap. Rogério Paschoalotti

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  18. Etnomatemática visa entender o processo cognitivo, propor práticas educacionais é conhecer dentro de um contexto cultural do indivíduo, seus processos de pensamento e modo de explicar, de entender e de desenpenhar-se na sua realidade.A modelagem é eficente a partir do momento que nos concientizamos de que estamos sempre trabalhando com aproximações da situação real que, na verdade, estamos elaborando sobre representações. É partir do real(prática) para o conceitual (regras, fórmulas).
    É uma proposta metodológica, criando até mesmo uma proposta de ação pedagógica impulsionada pela pesquisa etnomaémática, seguida da utilização da modelaçãomatemática para alcançar os objetivos educacionais no grupo pesquisado.

    EMEF''ANIRA F. CAMPOS''
    PROF.PAULO ROBERTO TEIXEIRA

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  19. eTNOMATEMÁTICA É A EXPLORAÇÃO DOS ASSUNTOS MATEMÁTICOS INSERIDOS NOS VASTOS CONCEITOS ETNICOS, CULTURAIS, SOCIAIS , RACIAIS, REGIONAIS, CONTINENTAIS, MUNDIAIS, LOCAIS, PRÉ HISTÓRICOS, DA IDADE MÉDIA OU QUALQUER OUTRO TEMPO OU ESPAÇO HUMANO QUE OCORREU, OCORRE OU OCORRERÁ

    José Carlos Momesso EMEF MARIA DIVA.

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  20. A Etnomatemática procura a reicorporação da História da Matemática e a Filosofia da Matemática. Não há como fragmentar a História, como tão pouco a filosofia e muito menos a matemática, que tem sua razão de ser na busca de explicações e compreensões de maneira e modos de lidar com a realidade, que é necessariamente uma totalidade.
    Alessandra Alves
    EMEF "Adirce C. Caveanha"

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