terça-feira, 20 de outubro de 2009

LINGUA PORTUGUESA - TP5



Análise e Reflexão: Como se constrói a unidade de sentidos em um texto?

Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A décima primeira atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP5 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

33 comentários:

  1. Flávia Maria Dainesi Francisco - EMEF ANIRA20 de outubro de 2009 às 14:31

    TP5- COMO SE CONTRÓI A UNIDADE DE SENTIDOS EM UM TEXTO?
    A unidade de sentido um texto pode se construir a partir de informações , das relações lógicas que buscam o fio condutor, da coerência entre as ideias, do contexto , da situação em que é produzido e todo um macro mundo das inferências; considerando o público, o suporte, uso dos recursos da língua, especialmente coesão e coerência, lendo textos coerentes bem construído e escrevendo objetivando o leitor.
    Quanto mais abrangente o conhecimento de mundo e o conhecimento da língua maior a capacidade de construir, interpretar e interligar a relação de sentido em um texto alfabético ou não.

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  2. Os sentidos de um texto se constrói a partir de um momento que se tem um porque?(a quem o texto se destina)para quem?(a quem o texto se destina?) O que ? genero?- poemas, contos, relato,crônica carta,notícia, cartaz artigo de opinão, argumentação,e mesmo assim ao escrever deve considerar:
    aspectos relacionados à escrita: coerência, coesão, adequação da linguagem, gramática, ortografia e pontuação;
    fazer a revisão do que produziu
    reescrever ,então ele terá o sentido necessário.O profissional que ir´´a corrigir este texto deve levar em consideração a visão de mundo que o autor do mtexto tem, partir desse conhecimento do educando para que este possa ampliar seu horizontecultural.
    EMEF Marina
    Professora Alzira Donizeti da Luz

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  3. A unidade de sentidos de um texto se constrói com a coerência, fazendo ligações entre aquilo que sabemos do mundo e o que diz o texto que lemos. É procurando a coerência das imagens, visuais ou textuais, que compreendemos o que vemos ou lemos.

    EMEF "Márcia" - Profª Rosa Contessoto

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  4. A construção de sentidos em um texto é importante considerar o processo de ensino aprendizagem não somente com relação às descrições dos níveis linguísticos necessários ao dominio da língua, ou à considerações que privilegiem o produto final, mas como,nesse processo, o sentido vai se construindo a partir da dialogia entre interlecutores(leitores e escritores) e os textos entre si. Ao construir sentidos, leitores e escritores, enquanto autores, interagem com o texto objetivando compreendê-lo a partir do conhecimento individual e das esperiências trazidas de outros textos e/ou contextos.

    Profª Márcia Cristina Zinetti
    EMEF Profª Rita de Cassia G.S.Cola

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  5. A unidade de sentidos em um texto é construída fazendo as ligações entre aquilo que sabemos do mundo e o que diz o texto que lemos.É a integração de várias áreas e de várias habilidades.
    A coerência de um texto se constrói na leitura e interpretação dos textos verbais ou não verbais.
    Quanto maior a informação do leitor a respeito do tema,maior sua prontidão para interpretar a coerência textual.
    Diferentes leitores,com diferentes informações prévias,com diferentes visões de mundo, podem atribuir níveis de coerência diferentes ao mesmo texto e é a harmonia entre as informações que constituirá a coerência textual.
    A coerência textual,além da realidade,pode ser construída também na imaginação,nas possibilidades de `` recriar``,por meio de imagens. Ela depende também do gênero de um texto, isto é,da situação sócio - comunicativa que fornece critérios relevantes para as decisões sobre a coerência de um texto.
    Portanto,em uma sala de aula,a interdisciplinaridade é essencial para a leitura e interpretação textual.
    Maria de Lourdes
    EMEF `` Márcia``

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  6. O texto é determinado por dois fatores: sua intenção (propósito) e a execução dessa intenção. Nessa intenção, é manifestado o sentido que inclui as previsões e movimentos do outro, isto é, desde o momento inicial de sua produção tem uma preocupação com o seu interlocutor. Dessa maneira, todo o texto tem um sujeito/um autor, podendo ser o escritor ou o leitor. Explicitando melhor, o fato de o leitor ou o escritor se constituir autor do texto, permite-o construir um acontecimento novo e autêntico na vida do texto. Na verdade, o que acaba ocorrendo, é um encontro de dois textos; o encontro daquele que está concluído e do que está sendo elaborado pelo leitor/escritor enquanto autor, dando um novo propósito a esse texto. Portanto, esse movimento do leitor/escritor enquanto autor, possibilita-me inferir que ler e escrever podem ser compreendidos por uma característica dialógica na construção de sentido, implicando, dessa forma, um funcionamento recíproco entre leitor e escritor que interagem com o texto e dão a ele um propósito real de comunicação, ou seja, há algo a ser comunicado.

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  7. Para se construir a unidade de sentidos de um texto, devemos considerar alguns fatores que devem estar interligados.
    A partir da primeira leitura, há um despertar das ideias e conhecimentos prévios do leitor sobre o tema e o gênero lido e, por isso, diferentes leitores com diferentes informações prévias e diferentes visões de mundo podem atribuir níveis de compreensão diferemtes ao mesmo tempo. Porém, deve existir uma interação entre os interlocutores do texto, e este deve "dar pistas" para que o leitor possa inferir sobre ele e, assim, ampliar o seu conhecimento de mundo.
    Mas nada disso pode ocorrer se o texto não apresentar coerência, uma harmonia entre seus fatores linguísticos, seu contexto social, suas ideias e intenções sociocomunicativas conjuntamente à coesão, isto é, a inter-relação entre as partes do texto, fazendo dele um todo significativo.
    Portanto, o sentido de um texto se faz a partir da relação entre seus interlocutores e da tessitura textual.

    Mariana Falsetti
    EMEF "Maria Diva"

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  8. A unidade de sentidos de um texto ocorre por uma série de fatores interligados, seja a partir da intenção da escrita, do domínio e interesse leitor,o que faz muito sentido para um, para outro pode ser totalmente incompreensível. O sentido é construído passo a passo no descobrir das letras, das frases, dos textos, dos livros, enfim daquilo que é universalmente conhecido como cultura e que pode e deve ser adquirido por todos; o estímulo dado a ato de ler pela sociedade, pela escola, pela família é um condutor para que se construa pouco a pouco, ou se adquira como patrimônio o universo da leitura e a capacidade de construir e obter um sentido naquilo que se lê.

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  9. A construção da unidade de sentido em um texto depende de vários fatores:
    • Da interação entre os interlocutores – autor e leitor;
    • Da situação sócio-comunicativa;
    • Dos conhecimentos e experiências prévias do leitor para compreender as “pistas” contidas no texto;
    • Do objetivo e da finalidade do texto.
    A partir deste conjunto de fatores constrói-se a coerência textual, atribuindo sentido e continuidade ao texto.

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

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  10. Verônica Alves EMEF Márcia28 de outubro de 2009 às 11:56

    O sentido de um texto se faz a partir da relação entre seus interlocutores e da tessitura textual.Dessa forma, abrange vários aspectos ligados à semântica;coerência; coesão;
    às relãções lógicas de temporalidade, enfim, devem ser "lógicas" em relação a um determinado contexto.

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  11. SIMONE MARGARETH DA EMEF ANIRA FRANCO DE CAMPOS.
    Sempre que vemos, lemos ou interpretamos uma mensagem, seja composta no código linguístico, seja em qualquer outro código, procuramos compreendê-la articulando os sentidos das partes com os sentidos do todo. Para isso recorremos aos conhecimentos acumulados ao longo da nossa existência com outros seres humanos , nos exercícios com a linguagem e com as formas de comunicação com as quais convivemos.Isso nos ajuda a atribuir sentido ou não a um texto ao interpretá-lo; fazendo as ligações entre aquilo que sabemos do mundo e o que diz o texto que lemos.É assim que se constói a coerência de um texto.
    A coerência pode ser considerada como a possibilidade de atribuir uma continuidade de sentidos a um texto.
    O texto definido como a unidade de sentido construída no discurso, está intimamente ligado também aos interlocutores , que são os agentes envolvidos na produção de sentidos de um texto; autores e leitores.
    A integração de conhecimentos provenientes de várias áreas e de várias habilidades é a base para atribuição de coerência aos textos.
    A interdisciplinaridade, portanto, é componente essencial nas atividades de ssala de aula e fundamental para a leitura e interpretação textual.
    Sempre que possível, utilizar-se de textos que os alunos devem ler para outras disciplinas em análises de interpretação textual. Resumindo , quanto maior for a prontidão para interpretar a continuidade de sentidos, a coerência textual.

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  12. Cada frase, cada palavra tem seu papel para a construção de um texto, se ocorrer falhas nesta construção, a compreensão será prejudicada. A coerência de um texto também está no conhecimento prévio de mundo de cada leitor, pois o que pode ser coerente para um leitor, pode não ser para outro.

    Profª Elizabeth Aparecida de Lima.
    EMEF Profª Maria Diva Franco de Oliveira.

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  13. EMEF "Prof. Marina" - Prof.Maria José
    A unidade de sentido de um texto se constrói
    a partir de uma inteiração do texto oral ou escrito e seu interlocutor, que através de seu
    conhecimento dos códigos de comunicação(linguísticos,imagens etc) e conhecimento(experiências vividas) de mundo, será capaz de interpretar e compreender
    os objetivos e finalidades do texto.Este processo deverá levar o interlocutor a um desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal(intelectual), o que é necessário na totalidade da vida social atualmente.

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  14. O sentido de um texto passa a existir desde o momento que o autor está escrevendo. Todas as palavras, frases, expressões devem ser coerentes e devem se encaixar entre si, para que a leitura seja agradável e de fácil interpretação. Mas é importante destacar que o gosto e a interpretação de uma determinada leitura depende muitas vezes do conhecimento e das informações que o leitor tem sobre o assunto. O conhecimento de mundo e as experiências prévias são fundamentais para que o texto (verbal ou não verbal)passe a ter sentido para quem tem contato com ele.Outros fatores também importantes para se dar sentido a um texto são:o contexto, a interação entre os interlocutores, as intenções comunicativas e os elementos linguísticos.

    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

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  15. O sentido de um texto acontece a partir do momento em que o escritor o inicia, expressando seus conhecimentos de mundo,sua experiência vivenciadas, sua maneira de interpretar fatos e sentimentos, a situação sócio-comunicativa, seus objetivos e finalidade do texto a escrever, considerando e construindo elementos referentes à coesão, coerência, semântica, a interação entre os interlocutores (autor e leitor)

    EMEF Adirce Cenedeze Caveanha

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  16. Como se constrói a unidade de sentido em um texto?

    A unidade de sentido de um texto se dá a partir da ligação,conecção, de informações,ideias que permeiam esse texto.Mas para que isso ocorra é fundamental a presença de dois elementos coerência e coesão.
    Coerência vai abordar a relação lógica entre ideias,situações ou acontecimentos,apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais,de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuàrios da língua.
    Coesão é reponsável pela ligação dos sentidos isolados para evidenciar a estruturação da sequência superficial do texto, não perdendo de vista o todo e a intenção com que se produz esse todo.
    Verginia Helena Correa de Moraes Santos
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

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  17. Concordo com Ingedore Koch e Travaglia - em seu livro Texto e coerência - 1989, em relação ao que diz respeito a coerência de um texto. "A coerência, portanto, longe de constituir mera qualidade ou propriedade do texto, é resultado de uma construção feita pelos interlocutores, numa situação de interação dada, pela atuação conjunta de uma série de fatores de ordem cognitiva, situacional, sociocultural e interacional."
    A coerência não está somente no texto, depende do conhecimento de mundo de cada interlocutor, mas ela é construída a partir dele, levando em conta os recursos coesivos que estão presentes em sua construção.
    Na situação de aprendizagem é necessário oferecer aos alunos leituras diversas para que possam estabelecer um elo de coerência e coesão na interpretação e construção textual.

    Profa. Marilene da Silva
    Emef Anira Franco de Campos

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  18. Sabemos que o texto é como uma unidade de sentido constituída no discurso está intimamente ligada também aos interlocutores, que são os agentes envolvidos na produção de sentido de um texto: seu (s) autor (es) e leitor (es) Tp5 p. 74
    Então podemos afirmar que o sentido do texto se constrói além da coerência, também com o que conseguimos interligar entre o que já temos conhecimento do mundo e que nos informa o texto que lemos.
    É notável que quando lemos um texto cujo assunto é de nosso conhecimento se torna mais atrativo e interessante, é por isso que a intertextualidade é de fundamental importância para a leitura e interpretação textual.

    EMEF “Adirce”
    Joseilda

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  19. A unidade de sentidos de um texto baseia-se em dois aspectos da construção textual:a coerência e a coesão,enquanto a primeira combina os textos com seu exterior, com a situação sócio-comunicativa,com suas finalidades,com o contexto , a coesão combina os textos no seu interior,ligando as partes de maneira a formar um todo.Esses dois aspectos são responsáveis pela interpretação significativa e coerente de um texto.No entanto, além destes dois elementos imprescindíveis à construção das unidades de sentido,muito da coerência depende dos "olhos" do leitor,já que o que pode parecer coerente para um não o pareça para outro,dependendo da nossa experiência prévia,do nosso conhecimento de mundo,seja do assunto,dos interlocutores ou até mesmo do código utilizado.Assim a coerência é uma qualidade do texto mas que depende dos interlocutores qua a constróem textualmente.

    EMEF"Profª Anira Franco de Campos"
    Maria Claudia Assin

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  20. A unidade de sentido em um texto é construída quando se tem em mente o que escrever, para que, a quem e como escrever, a fim de construir uma relação dialógica entre locutor e interlocutor.Ao escrever um texto, o locutor deve levar em conta as características dos diferentes gêneros textuais,pois cada qual possui objetivos, recursos estilísticos e, às vezes, leitores específicos.
    Ao pensar nas relações lógicas que fornecem informações adequadas ao texto, o locutor oferece pistas ao leitor, o que o leva a construir uma relação dialógica por meio do texto. Quando o leitor aciona seus conhecimentos prévios e consegue estabelecer esta relação, pode-se dizer que houve um entendimento,ou seja, uma leitura do texto, e que o locutor portanto atingiu seu propósito.


    Helena de Oliveira Quadros
    EMEF."Profª Maria Diva Franco de Oliveira"

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  21. Selma Leandra Bueno Freire. Emef. "Profª. Márcia H. M. F. Risola"3 de novembro de 2009 às 15:49

    A unidade de sentidos em um texto se constrói através do significado de uma parte que não é autônomo, mas depende das outras partes com que se relaciona.
    O significado global do texto não é o resultado de uma mera soma de suas partes, mas de uma certa combinação geradora de sentidos.
    Segundo Koch e Travaglia
    "O texto será entendido como uma unidade linguística concreta, que é tomada pelos usuários da língua, em uma situação de interação comunicativa específica, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente da sua extensão. " (Koch e Travaglia, 1989)
    E, por isso, sabemos que toda enunciação estabelece um elo significativo com o que já foi dito, com o contexto dos interlocutores e com todas as formas de conhecimento que a precederam.

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  22. Os significados derivam de sinais puramente linguísticos e deveriam ser pesquisados no contexto do código do qual fazem parte.
    Cada palavra tem um significado relativamente preciso somente dentro do código linguístico da própria língua. Dado que a visão de mundo de uma cultura é expressa a partir de uma linguagem natural assim como pela quantidade de palavras existentes naquela língua. Portanto interpretar um texto significa identificar as designações concretas mediante aos significados que a língua produz.

    Profª Adriana Manca Dal'Ava
    EMEF"ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"

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  23. Irene Costa Machado EMEF''Profa Maria Diva Franco de Oliveira''4 de novembro de 2009 às 14:22

    O texto é lugar de interação de sujeitos socias que nele se constituem e são constituídos dialogicamente.
    A leitura é uma atividade interativa de construção de sentido,fazendo as ligações entre aquilo que sabemos do mundo e o que diz o texto que lemos.
    A coerência pode ser considarada a possibilidade de atribuir uma continuidade de sentido a um texto e a coesão é responsável pela ligação dos sentidos isolados para evidenciar a estruturação da sequência superficial de texto.

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  24. A construção do texto:

    A noção de texto é central na lingüística textual e na teoria do texto, abrangendo realizações tanto orais quanto escritas, que tenham a extensão mínima de dois signos lingüísticos, sendo que a situação pode assumir o lugar de um dos signos como em "Socorro!". (Stammerjohann, 1975). Para a construção de um texto é necessária a junção de vários fatores que dizem respeito tanto aos aspectos formais como as relações sintático-semânticas, quanto às relações entre o texto e os elementos que o circundam: falante, ouvinte, situação (pragmática).
    Um texto bem construído e, naturalmente, bem interpretado, vai apresentar aquilo que Beaugrande e Dressier chamam de textualidade, conjunto de características que fazem, de um texto, e não uma seqüência de frases.
    Edilson A. Domingues

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  25. Eliane de Carvalho Testa - EMEF Adirce C.Caveanha7 de novembro de 2009 às 11:08

    A unidade de sentindo de um texto se constrói de acordo com vários fatores, tais como; conhecimento prévio do contexto, faixa etária para determinado assunto, pistas que o próprio texto oferece ao leitor, para sua maior compreensão, dedicação do leitor em absorver ou solucionar o entendimento de determinados textos, fazendo uso, inclusive, de dicionários, um certo domínio gramatical e, sobretudo, assiduidade do leitor aos diferentes tipos de textos. É necessário, que haja, primeiramente, interesse por parte do leitor, para que o texto se torne útil e compreensível, por isso há que se disponibilizar ao leitor todos os tipos e gêneros de leitura possível, a fim de proporcionar-lhe prazer ao ler.

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  26. Construímos a unidade de sentidos em um texto articulando os sentidos das partes com o sentido do todo, buscando para isso nossos conhecimentos acumulados ao longo de nossa vida, tanto de convivência, quanto de linguagem.
    Usamos a coerência como possibilidade de atribuir uma continuidade de sentidos ao texto. Lembrando que essa construção também perspassa o leitor e o autor, ou seja, os interlocutores.

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  27. Juliana - Secretaria de Educação16 de novembro de 2009 às 03:40

    Professores, bom dia!! Após os comentários:
    Flávia Maria Dainesi Francisco: A unidade de sentido um texto pode se construir a partir de informações , das relações lógicas que buscam o fio condutor, da coerência entre as ideias, do contexto , da situação em que é produzido e todo um macro mundo das inferências; considerando o público, o suporte, uso dos recursos da língua, especialmente coesão e coerência, lendo textos coerentes bem construído e escrevendo objetivando o leitor.
    Márcia Cristina Zinetti: A construção de sentidos em um texto é importante considerar o processo de ensino aprendizagem não somente com relação às descrições dos níveis linguísticos necessários ao domínio da língua, ou à considerações que privilegiem o produto final, mas como,nesse processo, o sentido vai se construindo a partir da dialogia entre interlecutores(leitores e escritores) e os textos entre si.
    Maria de Lourdes: Diferentes leitores, com diferentes informações prévias, com diferentes visões de mundo, podem atribuir níveis de coerência diferentes ao mesmo texto e é a harmonia entre as informações que constituirá a coerência textual.
    Eliana Felício: ... o fato de o leitor ou o escritor se constituir autor do texto, permite-o construir um acontecimento novo e autêntico na vida do texto. Na verdade, o que acaba ocorrendo, é um encontro de dois textos; o encontro daquele que está concluído e do que está sendo elaborado pelo leitor/escritor enquanto autor, dando um novo propósito a esse texto.
    Entre outros, que deixam claro onde está o sentido do texto e sobre o processo inferencial, resta-me sugerir que verifiquem as atividades constantes no TP5 e AAA5 que são RIQUÍSSSIMAS e trabalham de forma clara e simples este tema!

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  28. ANDRÉIA - EMEF ADIRCE21 de novembro de 2009 às 02:53

    Não basta apenas saber "ler e escrever", para entender o real sentido de um texto é necessário ter um mínimo de conhecimento de mundo, saber fazer inferências, ler nas entrelinhas e só assim deixar de ser apenas um leitor decodificador para realmente compreender o que está lendo.

    ANDRÉIA C. S. SOUZA - EMEF ADIRCE C. CAVEANHA

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  29. A unidade de sentido de um texto é construída primeiramente pelo autor, quando ele pensa no que escrever e para quem escrever. Partindo disso, cada palavra, cada frase de um texto tem seu papel na construção da unidade de sentido. A adequação entre cada um desses elementos linguísticos cria uma harmonia que será percebida na leitura ou na recepção desse texto. Se um desses elementos não se "encaixar", a leitura não "fluirá" e a compreensão do texto fica prejudicada. A compreensão do texto é a segunda etapa para a construção de seu sentido, visto que o interlocutor fazendo as ligações entre aquilo que sabe do mundo e o que diz o texto que lê é que atribuirá sentido a um texto, ao interpretá-lo.
    Portanto, como educadores, devemos fomentar em nossos alunos a necessidade e o gosto pela leitura, pois somente ela é capaz de lhe proporcionar um amplo conhecimento de mundo que lhe permitirá articular as informações que já são sabidas com as novas.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini"

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  30. Maria Lúcia de Paula Correa30 de novembro de 2009 às 16:25

    Atribuimos sentido a um texto ao interpretá-lo: fazendo as ligações entre aquilo que sabemos do mundo e o que diz o texto que lemos, ou seja, é procurando a coerência das imagens visuais ou textuais que compreendemos o que vemos ou lemos.


    Maria Lúcia
    EMEF Anira Franco de Campos

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  31. Sandra Regina Turquino Zequim " Adirce"

    Quando se fala em unidade de sentido nos remetemos a questão de coerência.
    No nível dos elementos lingüísticos, a coerência textual também depende da cooperação do leitor para estabelecer a solidariedade significativa entre as partes de um texto. Muitos subentendidos precisam ser “completados”, muitos “fios condutores” dos raciocínios precisam ser identificados.
    A partir de conhecimentos e experiências prévias também vão os elementos lingüísticos se organizando em continuidades de sentidos. Esses elementos funcionam como pistas para a construção de um mundo textual, no qual a coerência se apóia. O nível de habilidade para detectar e compreender essas pistas pode variar de leitor para leitor, de ouvinte para ouvinte; por isso, coerência não é uma questão de tudo ou nada, mas de gradação de possibilidades.
    Com o domínio de habilidades de leitura desenvolve-se a consciência para as estratégias que utilizamos na apreensão dessas pistas textuais.
    Nesse processo, torna-se importante o equilíbrio entre as informações que já são de conhecimento prévio do leitor e as informações novas que o texto pretende trazer.
    Outro fator importante é a contextualização de informações, pois pela contextualização é possível perceber como as informações podem ser interpretadas na construção da coerência.
    Em suma, é pela coerência textual que se vê – e se faz – a diferença entre um mero amontoado de palavras e um texto.

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  32. A construção de sentidos de um texto se dá a partir do produto de uma atividade discursiva onde alguém diz algo a alguém, ou seja, um texto é a sequência verbal escrita formando um todo acabado, definitivo e acabado. Ele se constroi numa relação entre um eu e um tu, operando com elementos que sozinhos, são insuficientes para produzir um sentido fixo. Inevitavelmente tem um significado construido na produção e na leitura, resultado das diversas estrátegias possíveis de interpretação e compartilhados por uma comunidade linguística.

    Maria Augusta
    EMEF Mariana

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  33. Maria Elisabeth - EMEF Profa Anira Franco de Campos20 de dezembro de 2009 às 09:35

    A construção de unidade de sentido em um texto envolve o produtor do texto e o leitor e também a habilidade do leitor em de interpretar as indicações do texto.Essa habilidade depende de uma séie de elementos, como conhecimento de mundo, domínio da língua, crenças e opiniões, conhecimentos a respeito dos diferentes gêneros e tipos de texto utilizados.
    Diante disso é necessário considerarmos:
    a- Conhecimento linguístico: requisito para que o leitor inicie o processo de compreensão é que ele possua conhecimento prévio a respeito dos elementos linguísticos presentes nos enunciados.
    b- Conhecimento textual: conhecimento relativo às características dos gêneros textuais.
    c- Conhecimento do mundo: o nível de compeensão maior ou menor de um texto e a possibilidade de atibuição de diferentes sentidos ao que se lê dependem do grau de aproximação entre o conhecimento de mundo do leitor e do produtor do texto.

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