terça-feira, 3 de novembro de 2009

LINGUA PORTUGUESA - TP6



Análise e Reflexão: Quais os recursos linguisticos usados com a finalidade de convencer?

Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A décima segunda atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP6 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

34 comentários:

  1. Os recursos lingüísticos usados com a finalidade de convencer são chamados de argumentos e podem se apresentar de várias formas:
    • Argumentos baseados no senso comum, ou no consenso, são verdades aceitas culturalmente, sem necessidade de comprovação;
    • Argumentos baseados em provas concretas trazem para o texto informações que resultam de pesquisa, estatísticas e similares;
    • Argumentação por ilustração mostra uma situação genérica e apresenta como comprovação, uma singularização dessa situação;
    • Argumentação por exemplo usa, inicialmente, um exemplo ou um caso específico, para, em seguida, generalizar e extrair uma conclusão geral;
    • Argumentação por autoridade recorre a fontes de informação renomadas, como autores, livros, revistas especializadas, para demonstrar a veracidade da tese;
    • Argumentação por raciocínio lógico, como diz o nome, são argumentos que resultam de relações lógicas. Os mais comuns são os de causa e conseqüência e os de condição.

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

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  2. Ao utilizarmos a linguagem como um recurso sociocomunicativo, temos que considerar que esta é argumentativa, pois estamos mudando, ou querendo mudar, as idéias de nossos interlocutores, mesmo que o nosso objetivo maior não seja esse.
    Entretanto, quando produzimos um texto com a finalidade principal de fazer o leitor/ouvinte crer em alguma coisa, produzimos um texto argumentativo, onde o objetivo é o convencimento e a idéia central constitui uma tese que é apoiada e comprovada por argumentos.
    Para isso, há diferentes formas de argumentação: argumentos baseados em provas concretas, argumentos baseados em exemplos, argumentos de autoridade, por raciocínio lógico, mas o mais importante na construção de um texto argumentativo é que todos os argumentos conduzam ao mesmo objetivo com clareza.
    Portanto, os recursos lingüísticos usados nos textos argumentativos são constituídos pela escolha dos argumentos, seus níveis de adequação (ou inadequação) quanto à demonstração da tese.

    Mariana Falsetti
    EMEF “Maria Diva”

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  3. "As unidades discursivas inter-relacionadas de acordo com princípios lógico-semânticos constituem textos. Textos caracterizam-se, assim, pela coerência conceitual, pela coesão seqüencial de seus constituintes no plano do significado, pela adequação às circunstâncias e condições de uso da língua. Edilaine Teresinha Ribeiro.

    O conceito que normalmente temos de texto é empírico. Diante de uma série de enunciados não inter-relacionados dentro desses princípios lógico-semânticos, numa dada situação de uso da língua, sabemos que não estamos diante de um texto. Para que identifiquemos como texto uma série de enunciados encadeados, é preciso que a seqüência de enunciados forme um todo significativo, constitua uma unidade de sentido, nas circunstâncias de uso em que ocorrem.

    Um texto pode ser, portanto, escrito ou falado, apresentar extensão ou duração variáveis, concretizar-se em qualquer registro, ou modalidade de uso, da língua.

    Um texto pode ser uma passagem escrita, em verso, ou em prosa, um provérbio, uma legenda de fotografia, uma simples exclamação, a totalidade de um livro, um artigo de periódico, uma crônica, um verbete de dicionário, uma reportagem, um anúncio. Um texto pode ser uma seqüência de atos de fala, um diálogo, uma conversa telefônica, uma conferência, uma aula, um simples grito, longas discussões acerca de um tema, comentários, informes, notícias veiculadas oralmente." Marques l990

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  4. Sandra regina Turquino Zequim

    Quando se fala em unidade de sentido nos remetemos a questão de coerência.
    No nível dos elementos lingüísticos, a coerência textual também depende da cooperação do leitor para estabelecer a solidariedade significativa entre as partes de um texto. Muitos subentendidos precisam ser “completados”, muitos “fios condutores” dos raciocínios precisam ser identificados.
    A partir de conhecimentos e experiências prévias também vão os elementos lingüísticos se organizando em continuidades de sentidos. Esses elementos funcionam como pistas para a construção de um mundo textual, no qual a coerência se apóia. O nível de habilidade para detectar e compreender essas pistas pode variar de leitor para leitor, de ouvinte para ouvinte; por isso, coerência não é uma questão de tudo ou nada, mas de gradação de possibilidades.
    Com o domínio de habilidades de leitura desenvolve-se a consciência para as estratégias que utilizamos na apreensão dessas pistas textuais.
    Nesse processo, torna-se importante o equilíbrio entre as informações que já são de conhecimento prévio do leitor e as informações novas que o texto pretende trazer.
    Outro fator importante é a contextualização de informações, pois pela contextualização é possível perceber como as informações podem ser interpretadas na construção da coerência.
    Em suma, é pela coerência textual que se vê – e se faz – a diferença entre um mero amontoado de palavras e um texto.

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  5. A partir da leitura do TP6 posso comentar que nossa profissão (professores) faz de nós mais ainda "seres argumentativos" o tempo todo levantamos hipóteses e argumentos aos estudantes que são diretamente nossoS interlocutores.

    Por isto, penso que os textos contemplados nos livros didáticos, apostilas, textos selecionados devem ser cuidadosamente escolhidos para promover um embasamento moral que permita aos alunos agirem,no presente como no futuro como cidadãos conscientes.

    Além disso os textos publicitários,como altamente argumentativos,devem ser analisados com maior cuidado no ambiemte escolar, porque agem sobre a vontade, as crenças e os comportamentos do leitor;uma vez que eles atraem o consumidor por vários sentidos.

    Há vários modos do autor/falante comprovar sua tese para atingir a opinião ou comportamento do interlocutor, porém ela pode ser inadequada ou defeituosa quando não dá condiçoes para que os objetivos sejam atingidos, assim a qualidade do texto se dá por meio de uma sistematização pertinente ao assunto que seja acessível aos interlocutores.

    "A ARGUMENTAÇÃO É EXATAMENTE A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS COM VISTA A FAZER O TEXTO PARECER VERDADEIRO, PARA LEVAR O LEITOR A CRER."

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  6. A argumentação é um dos recurso linguistíco que busca o convencer, é tocar na emoção do outro é construir uma ideia e induzir o outro a aceitar como se fosse a única verdade.Argumentação visa persuadir o leitor acerca de uma posição.Quanto mais polêmico for o assunto , mas dará margem à abordagem argumentativa.Segundo Agostinho Dias Carneiro afirma que "argumentar é um processo que apresenta dois aspectos: o primeiro ligado á razão, supõe ordenar ideias,justificá-las e relacioná-las:o segundo, referente á paixão, busca capturar o ouvinte, seduzi-lo e persuadi-lo."
    Como bem ministra Othon M. garcia "na argumentação, além de dissertar, procuramos,formar a opinião do leitor ou a do ouvinte, tentando convencê-lo de que a razão está conosco".
    Enfim "argumentar é a arte de convencer e persuadir .Convencer é saber gerenciar informações, é falar á razão do outro,demonstrando,provando.Etimologicamente, significa vencer junto com o outro(com + vencer) e não contra o outro".(Apud Abreu, Antônio Suárez.A arte de argumentar)

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  7. FLAVIA MARIA DAINESI FRANCISCO EMEFE PROFa ANIRA7 de novembro de 2009 às 04:47

    TP6- A primeira vez que entrei em contato com o tema foi em RETÓRICA que é a capacidade de argumentar um assunto para convencer o leitor a concordar com a linha de pensamento, então, proposta.
    A tese envolve argumentação e provas, onde fazemos uma teia de teorias e provas que cercam o leitor , prendendo-o teoricamente e deixando-o sem muitas opções para réplicas. Assim, temos os argumentos que são os motivos que convencem a uma verdade contida numa tese.
    O conhecimento da língua em seus recursos lingüísticos é imprescindível, já que é o suporte essencial de uma argumentação em tese.
    Partindo do princípio: “ Contra fatos não há argumentos” percebe-se que o valor de uma retórica verdadeira é convencer um obvio não percebido ou não aceito, isto supõe recursos como: boas estratégias de argumentação, um bom conhecimento da língua e seus recursos, lógica e raciocínio, coesão e muita coerência. Falhas na coerência de pensamento, logicidade das ideias e logicidade no texto podem desvirtuar a tese, Argumentos bem construídos são quase irrefutáveis, seja em texto alfabético ou não alfabético.
    Convencer é uma arte, adquirida, entre outros, por uma profunda leitura de mundo, estudos lingüísticos.

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  8. Eliane de Carvalho Testa - EMEF Adirce C.Caveanha7 de novembro de 2009 às 11:23

    Os recursos linguísticos usados para convencer são, basicamente, a argumentação. Todos somos envolvidos por bons discursos, belas falas, e do mesmo modo, um bom texto, bem redigido, bem fundamentado, seja através de dados concretos ou suposições, há que ser atraente em suas formas e apresentações, usando de recursos gráficos, cores, forma e tamanho da letra impressa, bem como, conteúdo esperado por parte do leitor com relação àquele texto. A linguagem deve ser clara e objetiva, sem rebuscamentos, porém, convincente em sua simplicidade.

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  9. Verônica Alves EMEF Márcia8 de novembro de 2009 às 09:38

    Argumentação- palavra chave para a defesa de uma tese; para fazer-se convencer em toda e qualquer situação linguística: enunciados, propagandas, discursos,dissertações...
    Na intenção de persuadir o leitor e ou ouvinte, o interlocutor lança mão de recuros persuasivos/argumentativos ( senso comum; autoridade; provas concretas;exemplos; raciocínio lógico...)
    A utilização de tais mecanismos de convencimento, dependerá da situação e do objetivo daquele que argumenta.

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  10. Há diferentes formas de argumentação: argumentos baseados em provas concretas, argumentos baseados em exemplos, argumentos de autoridade, por raciocínio lógico, argumentação por ilustração mas o mais importante na construção de um texto argumentativo é que todos os argumentos conduzam ao mesmo objetivo com clareza.
    Portanto, os recursos lingüísticos usados nos textos argumentativos são constituídos pela escolha dos argumentos, seus níveis de adequação (ou inadequação).

    EMEF ADIRCE CENEDEZE CAVEANHA

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  11. São variados os recursos usados para convencer. No texto publicitário, por exemplo, usa-se a linguagem verbal, visual e até "sinais" corporais para convencer o interlocutor.
    Existem estratégias ou recursos argumentativos como forma de convencimento.São aqueles baseados no senso comum, em provas concretas, argumentos de autoridade e por raciocínio lógico. Seja essa ou aquela forma de convencer ou persuadir, o importante é que produza os efeitos desejados no interloculor.
    EMEF "Márcia" - Professora Rosa

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  12. O ser humano diferencia dos demais animais pelo exercício da linguagem e todo uso dela é argumentativo,pois estabelece uma interação com o outro.A linguagem é um processo em movimento e sempre que fazemos uso dela,queremos convencer alguém de nossas ideias.
    Para esse convencimento usamos significados linguísticos e também qualquer outro recurso comunicativo interage com os signos de língua portuguesa para atingir o propósito de nossa comunicação,por ex.,os gestos.
    Essa integração varia de situação para situação,de interlocutor para interlocutor.
    Para convencer o outro,usamos,também,nossos conhecimentos de mundo e de linguagem.
    A essas formas de convencimento damos o nome de estratégias ou recursos argumentativos e estes são os motivos utilizados para convencer o leitor.O objetivo de convencimento do leitor/ouvinte é a tese.
    Os recursos utilizados podem variar muito e o sucesso no convencimento depende da escolha adequada da organização textual.
    Um ator pode usar diferentes recursos para comprovar sua tese como:
    . argumento baseado no consenso:argumentos baseados no senso comum ou em experiências conhecidas;
    . argumentos baseados em provas concretas: recorrer a dados,pesquisas,estatísticas;
    . argumento de autoridade: fontes de informação renomadas,como autores,livros, revistas especializadas;
    . argumentos com base no raciocínio lógico: estabelecimento de relações lógicas,apelando para o raciocínio.
    Para tornar um texto convincente é necessário construí-lo de forma que ele pareça sincero e verdadeiro e a argumentação é exatamente a exploração de recursos com vistas a fazer o texto parecer verdadeiro,a convencer o leitor.
    Maria de Lourdes
    EMEF ``Márcia``

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  13. Todo ser humano é ao mesmo tempo origem e produto da linguagem,origem e produto da história que faz com que construamos formas de comunicação e de atuação especícificas.o uso dda linguagem é argumentativo,porque estabelece uma intreração como outro.toda proposta de linguagem tem propósitos e finalidades ,assim toda vez que fazemos uso da comunicação fazemos de modo a imporessionar o outro, buscar reações;convencê-lo.Esse é um uso argumentativo da linguagem,em seu sentido mais amplo.
    distinguir a argumentatividade caracteriza especificamente os textos, que tem objetivo de convencer,quando temos o esse objetivo estamos constituindo a tese e a cada razão que damos para comprová-la, recebe o nome de argumento.Podemos construir os argumentos de varias formas; por exzemplo:baseados nos enso comum,em provas concretas,por ilustração ,mostra uma situação genérica,o de autoridade recorre as fontes de informação renomadas como autores livros,revistas especializadas,por raciocínio lógico que resultam de relações lógicas e outros.De acordo com a finalidade do ato de linguagem para organizar a tese e os argumentos podem variar.
    EMEF Profª Marina
    Alzira Donizeti da Luz

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  14. A argumentatividade corresponde a uma organização textual que tem por finalidade específica convencer ou persuadir o interlocutor a respeito de alguma idéia ou comportamento. Num texto escrito, os silogismos e suas proposições levam o leitor ao exato raciocino e resultado que propõe o autor, por exemplo.
    Luciane Aló Pedro - EMEF ANIRA

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  15. Irene Costa Machado Emef''.Profa Maria Diva ''12 de novembro de 2009 às 14:17

    Os recursos linguísticos usados com a finalidade de convencer é a argumentação visa persuadir o leitor acerca de uma posição.Quanto mais polêmico for o assunto em questão, mais dará margem á abordagem argumentativa.
    Os argumentos devem promover credibilidade.Coma busca de argumento e provas concretas o texto caminha para uma direção coerente,precisa e persuasivas.

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  16. É por meio do discurso que o homem tenta persuadir seu interlocutor, fazendo com que esse compartilhe de suas opiniões. De fato, ao usar a linguagem, ele tem sempre objetivos a serem atingidos. Porém, para que nossas palavras surtam efeito e levem o interlocutor à determinada conclusão, elas devem possuir um caráter argumentativo. O ato de argumentar constitui, dessa forma, o ato lingüístico fundamental, uma vez que por detrás de todo e qualquer discurso há sempre uma ideologia. A argumentação é vista como a busca da persuasão de um auditório (alocutário) pelo locutor, nesta perspectiva é que se pode afirmar que a relação locutor/alocutário é constitutiva da enunciação, pois esta se faz na escolha de procedimentos próprios para persuadir o alocutário. Assim, ao interagir por meio da linguagem pretende-se atuar sobre o(s) outro(s), obtendo determinadas reações, ou seja, procura-se orientar o interlocutor para certos tipos de conclusão. Portanto, a interação social através da língua caracteriza-se fundamentalmente pela argumentatividade, e toda língua apresenta em sua gramática uma série de mecanismos responsáveis por indicar a força argumentativa dos enunciados. Dentre estes, destacam-se as pressuposições, os modalizadores e os operadores argumentativos. Os operadores argumentativos são marcas linguísticas indispensáveis ao desencadeamento de efeitos, de ações, de comportamentos, de conclusões, ou seja, tais marcas instigam e direcionam, argumentativamente, os
    personagens da enunciação, que pertencem a classes gramaticais diversas, entre elas: pronomes, advérbios, preposições, conjunções. Há, ainda, aquelas que não se encaixam nessa classificação, sendo consideradas palavras de inclusão, exclusão, designação, realce, retificação, afetividade, limitação, explanação, denotação, dentre outras.

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  17. Os argumentos são as razões utilizadas para convencer o leitor da validade da tese. Há diferentes tipos de argumentos:
    *Argumentos baseados no senso comum, ou no consenso, são verdades aceitas culturalmente, sem necessidade de comprovação.
    *Argumentos baseados em provas concretas dão à argumentação uma sensação maior de confiabilidade.
    *Argumento de autoridade recorre a fontes de informação renomadas, como autores, livros, revistas especializadas, para demonstrar a veracidade da tese.
    *Argumentos por raciocínio lógico são argumentos que resultam de relações lógicas.
    A primeira condição para uma boa argumentação é a clareza do objetivo, a segunda é a solidariedade entre os argumentos: todos devem conduzir para o mesmo objetivo.

    Profª Elizabeth Aparecida de Lima
    EMEF Proª Maria Diva Franco de Oliveira.

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  18. Toda manifestação linguística é basicamente argumentativa, uma vez que a utilizamos a fim de alterar a crença dos interlocutores, o que, às vezes,ocorre até implicitamente.
    Os argumentos são os motivos que utilizamos para convencer o leitor da validade da tese. Existem argumentos baseados no senso comum - aqueles subjetivos, sem necessidade de comprovação; os argumentos baseados em provas concretas, os quais recorrem a cifras, estatísticas e fatos históricos e promovem confiabilidade e veracidade da tese;Os argumentos por exemplo, os quais mostram um exemplo ou contam um caso específico afim de generalizar e extrair uma conclusão geralfábula); O argumento de autoridade que recorre a fontes de informação renomadas, como autores, livros, revistas especializadas, para demontrar a veracidade da tese; Os argumentos por raciocínio lógico os quais resultam de relações lógicas de causa e consequência e os de condição.
    A boa argumentação depende da clareza do objetivo. Não é possível construí-la com argumentos fracos, falhos, falsos ou incoerentes, ou com falha no encadeamento das ideias. Por isso, ao dissertar os argumentos devem ser claros, consistentes, para que se alcance o objetivo.

    EMEF."ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"
    Helena de Oliveira Quadros

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  19. Ao escrever, o autor apresenta em seu texto argumentos para comprovar sua tese e convencer o interlocutor do seu ponto de vista. Para isso, utiliza em seus textos recursos como:
    - Argumentos do senso comum, que são verdades aceitas culturalmente.
    - Argumentos baseados em provas concretas (pesquisas, estatísticas...)
    - Argumentos por ilustração.
    - Argumentos levantados a partir de uma determinada situação, que após ser analisada, recebe uma conclusão geral.
    - Argumentos de autoridade que são baseados em livros e autores famosos .
    - Argumentos por raciocínio lógico.
    Diante disso, fica fácil perceber que existem variados caminhos para se convencer alguém de que nosso ponto de vista está correto. Basta escolhermos nossos argumentos mais coerentes.
    Como professores, temos que trabalhar atividades que propiciem ao aluno a oportunidade de desenvolver sua habilidade argumentativa tanto na linguagem oral, como na linguagem escrita. Devemos mostrar a ele que nossos argumentos devem ser fortes, verdadeiros e coerentes. Para isso,torna-se necessário conhecer muito bem o assunto a ser abordado e analisar os melhores recursos a serem utilizados. Neste momento, o professor deve fazer suas intervenções e dar orientação ao aluno sobre o melhor caminho a seguir. Assim cada aluno terá a chance de se tornar cidadão mais atuante e crítico, sendo capaz de viver bem nesta sociedade tão complexa como a nossa.

    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

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  20. O texto argumentativo e o artigo de opinião têm como finalidade convencer.Assim,de acordo com o texto "Argumentação e linguagem" do livro TP6 "todas as vezes em que nos engajamos no processo comunicativo, temos a intenção ,consciente ou não de produzirmos tal efeito" no conhecimento ou no comportamento de nossos interlocutores e, para isso lançamos mão dos argumentos que fazem parte da estrutura própria a esse tipo de texto.Os argumentos nada mais são do que os motivos que damos para tentarmos convencer,para alcançarmos nossos objetivos e validarmos nossa tese.
    EMEF "Anira Franco de Campos"
    Maria Claudia Assin

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  21. Os recursos linguísticos com o objetivo de convencer são conhecidos como argumentos que visa persuadir o leitor acerca de uma posição.Convencer está ligada a razão, ordenar ideias, jistificá-las e relacioná-las.
    Os argumentos devem promover credibilidade, com a busca de argumentos e provas concretas o texto começa a caminhar para uma direção coerente, precisa e persuasiva.

    Profª Márcia Cristina Zinetti
    EMEF Profª Rita de Cassia G.S.Cola

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  22. Ter o domínio da língua de seus princípios e fazer uma reflexão minuciosa da realidade para então organizar e articular os recursos linguísticos. Os recursos linguísticos usados devem ser construtivos e críticos. Portanto na argumentação, além de dissertar devemos formar a opinião do interlocutor,tentando convencer de que a razão está conosco. Devemos nos basear na consistência do pensamento e na evidência dos fatos. Porém a argumentação informal só será considerada uma evidência se houver comprovação. Primeiramente focalizar as qualidades passando em seguida para os defeitos, portanto um texto com coerência e ênfase. Quanto mais polêmico for o assunto, mais dará margem a argumentação.
    ProfªAdriana Manca Dal'Ava
    EMEF"ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"

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  23. Quando utilizamos a linguagem, seja ela escrita ou oral, tentamos, mesmo que implicitamente, convencer o interlocutor de nossas ideias e pontos de vista acerca de assuntos variados, para isso usamos recursos argumentativos como:
    - argumentos baseados no senso comum, os quais são verdades construídas culturalmente;
    - argumentos baseados em provas concretas, que resultam de pesquisas, estatísticas, entrevistas e similares;
    - argumentação por ilustração;
    - argumentação por exemplo, que analisa um fato genérico e extrai uma conclusão com um exemplo específico;
    - argumentos de autoridade, quando recorremos a autores renomados;
    - argumentos por raciocínio lógico (causa, consequência e condição).
    Como professores devemos sempre estimular nossos alunos a terem um senso crítico aguçado, através de debates e pesquisas sobre temas variados de nossa sociedade atual. Isso deverá ser permeado através de leituras de textos informativos (jornais, revistas etc), quando obterão a ideia de outrem e partindo dela criará o seu próprio ponto de vista.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini"

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  24. Os recursos linguísticos utilizados com a finalidade de convencer são chamados de argumentos e se apresentam de várias formas. Dispomos de argumentos baseados no senso comum, que são aceitos sem precisar de comprovação.
    Dispomos de argumentos com comprovação através de pesquisas, dentre outras formas.
    Temos várias formas de usar argumentos algo para convencer nosso leitor, de que as informações as quais tiverem acesso são de total confiança, então os recursos utilizados nos textos argumentativos são constituídos pela escolha dos argumentos, seus níveis de adequação ou não a demonstração da tese.
    Chega-se a conclusão de que quanto melhor usarmos os argumentos mais fáceis será a tarefa de convencimento do leitor.
    EMEF Adirce
    Joseilda

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  25. Toda comunicação envolve um emissor e um receptor, para convencermos esse receptor utilizamos de diversos meios, além é claro da própria fala ou escrita. Os argumentos utilizados dentro do discurso variam de acordo com a intenção do emissor. Esses argumentos, como já citados pelos colegas podem ser de autoridade, científico, juízo de valor cultural, de experiência pessoal, apelos emocionais e memórias culturais entre outros. Observa-se que líderes religiosos e políticos, advogados, publicitários, jornalistas conseguem utilizar magistralmente esses argumentos pois convencem milhões de pessoas através deles.
    Um outro meio, muito utilizado pela publicidade para persuadir, é a linguagem visual, essa linguagem "seduz" e induz o receptor a fazer exatamente o que é oferecido, ou seja, comprar o produto. Ela desperta todas as memórias, sensações e emoções necessárias no cliente para que o mesmo compra, sem, muitas vezes, estar se quer precisando dele.
    As experessões e gestos durante a comunicação também ajudam a construir argumentos e a defender uma tese.

    Profa Marilene da Silva
    EMEF Profa. Anira Franco de Campos

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  26. No processo comunicativo,a reflexão sobre a linguagem indica que o uso da língua além de representar uma retratação do mundo e suas implicações,é o momento de atuação do homem, agindo como sujeito transformador, usando como recurso liguístico o argumento. Este pode ser encontrado nos mais diversos tipos de dicursos como no da escola, literatura,direito,religião,política,em todos os setores da sociedade.
    Quanto maior a consciencia deste recuso da lingua pelo locutor que implica no seu conhecimento de vários aspectos da vida,conhecimento daquilo que se(o locutor) quer defender, maior a possibilidade de aceitação do ouvinte.
    O fato é que a argumentação é a representação de uma interação no processo comunicativo,com o objetivo de convencer.
    Prof.Maria José - EMEF"Marina"

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  27. ANDRÉIA - EMEF ADIRCE21 de novembro de 2009 às 02:38

    Um dos recursos é a argumentação. Muitos textos dissertativos-argumentativos utilizam a oposição de ideias e argumentos com a finalidade de confrontar e assim convencer o leitor, embasado em argumentos coerentes e convincentes, que isso ou aquilo é o certo.
    ANDRÉIA C. S. SOUZA - EMEF ADIRCE

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  28. Maria Lúcia de Paula Corrêa30 de novembro de 2009 às 16:35

    A argumentação visa persuadir o leitor acerca de uma posição. Para comprovar essa tese são usados os recursos linguístico como por exemplo a argumentação, que se for adequada e convicente atingirá seu objetivo, ou seja, o de formar a opnião do leitor ou do ouvinte.

    Maria Lúcia
    EMEF Anira Franco de Campos

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  29. Edilaine " ADIRCE"

    Recursos linguísticos utilizados com a finalidade de convencer são os vários tipos de argumentos do qual o escritor faz uso para compor seu texto.

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  30. Os argumentos são os recursos que utilizamos para convencer o leitor e um bom texto é aquele que apresenta argumentos consistentes na sua composição.
    Sandra R. T. Zequim " Adirce"

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  31. GESTAR II


    Os recursos lingüísticos usados com a finalidade de convencer recaem sobre o uso argumentativo da linguagem, estabelecendo uma interação com outro procurando estabelecer uma veracidade a fim de proporcionar o convencimento do leitor. Com vistas para o alcance do objetivo, é importante que produza os efeitos desejados no interlocutor.
    Edilson A. Domingues EMEF "Adirce"

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  32. Os recursos linguísticos utilizados com o objetivo de convencer esta centrado na argumentação, que nada mais é do que persuadir o leitor acerca de uma posição, ou seja, firmar uma posição diante de um problema; significa um compromisso com a informação e o conhecimento. Assim, não é possível construir uma boa argumentação com argumentos fracos, falsos ou incoerentes.

    Maria Augusta
    EMEF Marina

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  33. Selma Lenadra Bueno Freire. Emef. "Profª. Márcia H.M.F. Risola"12 de dezembro de 2009 às 06:33

    Todos nós seres humanos temos a linguagem como um diferencial das demais espécies de animais. Dessa forma, cada povo, com sua cultura é capaz de se organizar socialmente e construir seu saber.
    Toda comunicação tem por objetivo convencer, impressionar, buscar reações e interações entre os falantes e, por isso, a essência da linguagem é a argumentação. Somos seres argumentativos porque objetivamos algo com o uso da linguagem.
    O ato de comunicação produz efeitos de sentido, que podem ser concretizados em ações, reações, mudanças ou reforço de opiniões e isso pode ocorrer de forma consciente ou não. Somos, naturalmente, seres argumentativos e para isso, fazermos uso de vários recursos linguísticos com a finalidade de convencer, dentre os quais são :
    • Argumentos baseados no senso comum, ou no consenso, são verdades aceitas culturalmente, sem necessidade de comprovação;
    • Argumentos baseados em provas concretas trazem para o texto informações que resultam de pesquisa, estatísticas e similares;
    • Argumentação por ilustração mostra uma situação genérica e apresenta como comprovação, uma singularização dessa situação;
    • Argumentação por exemplo usa, inicialmente, um exemplo ou um caso específico, para, em seguida, generalizar e extrair uma conclusão geral;
    • Argumentação por autoridade recorre a fontes de informação renomadas, como autores, livros, revistas especializadas, para demonstrar a veracidade da tese;
    • Argumentação por raciocínio lógico, como diz o nome, são argumentos que resultam de relações lógicas. Os mais comuns são os de causa e conseqüência e os de condição.
    Conhecedores desses recursos linguísticos, nós, como professores, devemos desenvolver e aprimorar aquilo que é natural em nossos alunos; "a capacidade argumentativa", através da leitura de diversos gêneros textuais, levantar debates sobre temas polêmicos e atuais, baseados na política, economia, cultura e tudo que possa desenvolver neles o senso crítico e a autonomia intelectual.

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  34. Maria Elisabeth - EMEF Profa Anira Franco de Campos20 de dezembro de 2009 às 10:08

    A finalidade de convencer produz um comportamento destinado a modificar ou reforçar sa disposições de uma pessoa a respeito de uma tese ou conclusão. Dessa forma, argumentar é um modo particular de interação humana.
    Toda conduta argumentativa supõe o emprego de meios para atingir um objetivo, a adesão do outro á tese que se apresenta.
    Os textos argumentativos obrigam o leitor a refletir sobre um tema e a se posicionar: o leitor pode concordar com o autor do texto, pode adotar um posição contrária ou admitir uma integração de diferentes posionamentos.
    As estratégias para convencer o leitor dependem do assunto, do interlocutor e o meio em que o texto será publicado. O autor do texto pode explicar, analisando causas e consequnências de um fato.Também pode usar recursos para persuadir o leitor a partilhar de sua opnião.

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