terça-feira, 3 de novembro de 2009

MATEMÁTICA - TP5



Análise e Reflexão: Comente a influência da tecnologia na Educação Matemática.

Prezado (a) Professor (a) de Matemática

A décima segunda atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP5 e comentar sobre o tema proposto acima. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas

19 comentários:

  1. Nós educadores precisamos compreender que a tecnologia é uma construção humana e que o seu sentido e utilidade somos nós,homens,sociedade,cultura,que vamos alterando-a e dando-lhe sentido ao mesmo tempo.As tecnologias informáticas são muito mais do que máquinas,pois significam uma reestruturação do pensamento humano no mundo das possibilidades da linguagem e da comunicação,trazendo uma nova linguagem.Mesmo que esta nova tecnologia parta de uma construção humana datada e marcada por necessidades,não significa que ela não esteja repleta de contradições.É preciso garantir uma educação nas novas tecnologias de maneira adequada.
    O acesso à informática deve ser visto como como um direito,e portanto,nas escolas públicas e particulares,o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua,no mínimo,uma "alfabetização tecnológica" (Borba e Penteado,2001,p.17).
    È preciso alfabetizar para a tecnologia, pensar em uma escola que trabalhe com a curiosidade do aluno,que parta de situações-problema que são existênciais para os seus alunos.A educação matemática tem buscado um ensino contextualizado na vida do aluno e da comunidade.Então as tecnologias informáticas,pensadas como tecnologias da linguagem e da comunicação,no uso da Matemática,devem ter essas quatro possibilidades:do sujeito ler o mundo;compartilhar da sua leitura do mundo;aprender a aprender;sujeitos livres e autônomos,como seus pressupostos na formação.
    Segundo D´Ambrósio,o ensino deve ser voltado para três vertentes:Literacia(simbologia e formas que estão expressas por cálculos,textos lineares,links etc),Materacia(análises,simulações,conclusões,generalizações),Tecnoracia(tecnologia começa no próprio controle do corpo passando pelas tecnologias/máquinas indo até as tecnologias da linguagem e comunicação).
    Quanto mais uma pessoa participar ativamente da aquisição de um conhecimento,mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender.A multimídia interativa favorece uma atitude exploratória,ou mesmo lúdica face ao material a ser assimilado.Portanto, um instrumento bem adaptado a pedagogia ativa.
    É verdade que devemos tomar muito cuidado para não entrarmos no jogo capitalista,ao mesmo tempo,não podemos excluir o acesso do aluno da escola pública.
    ProfªRita Ap.G.Formnti
    EMEF. Marina














































    Profª

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  2. A mudança contínua das novas tecnologias influencia na forma de vida, trabalho, causando a necessidade de transformação aos processos de ensino e aprendizagem. O professor precisa aceitar que vivemos em uma sociedade diferente. Mais do que nunca, ele deve atuar como um "facilitador" de ensino, em sintonia com as necessidades reais de seus alunos e procurando se ajustar à realidade atual.
    Isso inclui estarem capacitados para lidar com modernos recursos tecnológicos e procurar formas de integrá-los às atividades pedagógicas.

    Elis A.P - EMEF " Adirce C.Caveanha"

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  3. A possibilidade do uso da tecnologia para o ensino e o estuda da matemática pode mudar até mesmo a forma de se conceber a matemática, de acordo com vários estudos de pesquisadores da atualidade, pois permitem fazer uma representação gráfica em questões de minutos.
    Apesar disso, vale a pena perguntar se uma nova tecnologia produz um novo exercito de excluídos ou se eles somam ou contrapõem.
    Então, é preciso alfabetizar para a tecnologia.
    O acesso a informática deve ser visto como um direito, portanto nas escolas publicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua uma “alfabetização tecnológica”.
    Precisamos nos perguntar como fazer isso em uma escola publica, sem elementos fundamentais para o seu funcionamento, para alcançar uma alfabetização neste nível?
    É necessário a inclusão do sujeito, mas é preciso tomar cuidado porque o risco de estar formando indivíduos apenas para o trabalho e servindo para um projeto capitalista é grande.
    Apesar do risco, não podemos excluir o acesso, principalmente, dos alunos da escola publica, pois muitos deles terão oportunidade de obter esta formação apenas dentro da escola.

    ALZIRA DE OLIVEIRA FELIX
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

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  4. Há várias pesquisas hoje em Educação Matemática que mostram a potencialidade dao uso de tecnologia para o ensino de matemática, e cada vez mais as escolas estão utilizando as salas de informática com fins educativos, ao invés de torná-las apenas depósitos de máquinas que em pouco tempo se tornam sucateadas.
    Existem diversos projetos que tratam também da inclusão digital, uma vez que muitos alunos não possuem nenhum tipo de contanto com o mundo digital.
    Existem alguns trabalhos hoje ligados à tecnologia, que me chamam bastante a atenção que é o uso da tecnologia para ensinar matemática aos cegos. São programas que "falam" com a pessoa que está utilizando, propoorcionando a aprendizagem de vários conceitos matemáticos, como função, por exemplo.

    GIOVANA C. F. GASPAROTTO
    EMEF PREF. WALDOMIRO CALMAZINI

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  5. A tecnologia vem e atropela a vida dos professores, não só de matemática, mas de todas as disciplinas,e isso não é ruim, muito pelo contrário, é bom, pois nos leva a buscar novos meios, técnicas, recursos etc para que essa tecnologia também faça parte do nosso dia no trabalho, neste caso, na sala de aula ou em algumas situações na sala de vídeo, na sala de informática, que também são salas de aula, são apenas mais dinâmicas, mais interessantes. Porém, tudo isso tem que ser visto com prudencia e sabedoria, para que nao se torne "pão e circo". Por exemplo: algumas pessoas, sentadas atras de suas mesas (livros, papéis e teorias) dizem que os professores de matemática deveriam aproveitar mais o laboratório de Informática, também acho. Mas com alunos que soubessem o que estão fazendo lá e o que a informática pode acrescentar na vida deles na área da Matemática ou em outras. Agora, com os alunos que não sabem efetuar mentalmente ou manualmente (lápis e papel) as 4 operações fundamentais fica difícil trabalhar alguns recursos tecnológicos, pois falta aquilo que chamamos de pré-requisitos (e somos condenados por isso). O excel é fantástico, para quem tem algum conhecimento de matemática, senão é apenas uma tela cheia de " quadrinhos ".
    Bom, escrevi tudo isso, por que acho que a tecnologia é uma aliada dos professores, alunos e da sociedade em geral, pois dela todos nós usufruímos, mas há que se saber usar com inteligencia e discernimento, pois do contrário uma calculadora vai servir só para fazer 23+3.

    Lúcio Valim dos Santos
    Emef Marina.

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  6. A tecnologia vem se aprimorando dia-a-dia. Penso ser algo bastante positivo, pois acompanha a evolução humana ou é evoluída pela mesma. Está intrínseco em nosso cotidiano seja num aparelho doméstico, no aprimoramento de um medicamento e não poderia faltar também na educação. Porém percebo que na educação ela não possui a mesma importância dada as outras ferramentas ou recursos utilizados no progresso do ensino-aprendizagem. Não por falta de qualidade não, pois a internet como uma evolução tecnológica, pôs o mundo em plena comunicação, reduziu as "distâncias". Ouvimos na maioria das vezes dizerem que na educação as novas tecnologias são pouco conhecidas e/ou exploradas por falta de acesso as mesmas. Penso eu que na verdade o que falta mesmo, é incluí-la como parte da formação de todo público escolar e de que forma: construindo ou ampliando os laboratórios, permitindo livre acesso (claro que acompanhado de orientações para se evitar abusos), incluindo na agenda de aulas dos alunos (isso já ocorre...) e carga horária dos docentes e gestores um período para que se conheça as novas ferramentas tecnológicas, se tenha tempo de explorá-las, conhecê-las, estudá-las, para que o conhecimento se enriqueça sob todos os aspectos, além do giz, lousa e livro. Acredito que os alunos irão agradecer e nós também!

    ANDRÉIA MARIA DUDA

    EMEF "PREF. WALDOMIRO CALMAZINI"

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  7. Podemos comparar o ser humano à uma tecnologia informática, quer dizer, o ser humano ainda pouco conhece a si próprio, e a tecnologia informática se encontra no mesmo patamar, isto é, muito ainda para se inteirar do quanto pode oferecer aos educadores.
    Caminhar pela tecnologia da educação é desbravar os sertões do campo educacional. Isto porque ainda é preciso descobrir e descobrir para chegar onde desejamos, ou seja, na plenitude do conhecimento do ser humano e da tecnologia que fará dele um ser apto para se beneficiar de todos os recursos que a Divina Criação lhe proporcionou.
    Hoje fazemos parte de um novo mundo e para se adaptar a ele, ou seja, ver, ler, entender e vivê-lo é preciso reestruturar as escolas e dar formação aos educadores dentro das novas tecnologias para que não excluam nem preconceituem, mas abracem, transformem e eduquem, sem barreira, sem raça, sem cor.
    O educador matemático de hoje não dita normas, serve apenas como ponte para ligar o aluno ao raciocínio lógico matemático, para trazer à tona as operações mentais lógicas, desvendando a cortina do mundo para que nele ingresse com segurança e criatividade dentro da realidade que o cerca, sem fronteiras, dando lugar à formação de uma consciência universal.
    O mundo matemático e a tecnologia matemática leva o educador à uma alfabetização tecnológica.
    Quando o aluno trouxer para a escola suas dúvidas, questões e complexos temáticos, discutir e avaliar as idéias, estará compreendendo o mundo. O aluno lê o mundo construindo e reconstruindo. Quando ele aprender a aprender e quando as escolas formarem sujeitos livres, girando em volta da Etnomatemática, teremos escolas libertadoras, sociedades que falam a mesma língua e consciência univérsica.

    Roberta Meloni de Assumpção
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"

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  8. Hoje se fala muito sobre a influência das tecnologias em todos os setores inclusive na educação. A necessidade e exigência de atualização de todos profissionais, principalmente dos professores pois estamos lidando com uma geração que recebem as informações de maneira muita rápida, é preciso aliar-se a tecnologia. O educador não deve pensar que por conta da informática irá perder o emprego e sim utilizar para melhorar a qualidade do ensino.
    Luís Alberto Tomazini
    EMEF Prof.ª Marina Ap. Rogério Paschoalotti

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  9. Neste século XXI é grande importância a tecnologia no ensino da eduação matemática,pois ela vem facilitar para nós professores a melhoria do ensino da matemática em sala de aula.
    A tecnologia deve ser usada como um instrumento de motivação,isto é levando o aluno a ficar mais motivado na sua aprendizagem com estes recursos tecnológicos,
    Não devemos ter medo que a tecnologia venha nos substituir,ela é apenas um recurso didático que hoje é indispensável para nós seres humano,pois notamos que as informações chegam muito rápidas para nós.
    O uso de computadores nas aulas de matemática tem como objetivo único de levar o aluno para uma exploração,investigação e desafios,sendo um grande aliado no seu desenvolvimento cognitivo e de suas habilidades, mas é muito importante que nós professores sabemos escolher softwares educacionais que atingem estes objetivo,para que isso ocorra nós devemos ter laboratórios bem preparados e monitorados em nossas escolas e cursos de fomação continuada para professores relacionados com a tecnologia da informação no estudo da matemática.

    Prof.Ercio Carlos
    Emef "Maria Diva Franco de Oliveira"

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  10. Primeiro devemos pensar como um processo humano-social-histórica. O computador não é uma máquina constuída, a priori, apenas como uma necessidade humana. Sua elaboração e sua utilidade no mundo moderno está imprenanda de construção e reconstrução humana. Ela trás no seu núcleo uma nova linguagem. É preciso comprendê-la e aprimora-la. É uma nova forma de comunicaçã, por novas teias, por uma série de informações desconectadas ou com conexões embrionárias ainda do que quer expressar. O acesso a informática deve ser visto como direito, e portando, nas escolas públicas e particulares, a estudante deve poder usufruir de uma educação que nomomento atual, inclua, no mínimo, uma ''alfabetização tecnológica''.
    É um processo de inclusão do sujeito, mas sem deixar de correr o risco de estar formando indivíduo apenas para o trabalho e serlvindo para um projeto capitalista.
    Precisamos pensar numa escola libertadora, com alfabetização para todos e dixarmos de ter um contigente de analfabetos matemáticamente falando e continuar lutando por mais alfabetização: a informática. Só assim poderemos ter uma sociedade livre para omundo.
    Assim o objetivo da aula de matemática que utiliza a informática não deve estar centrado na utilização da máquina meramente. Mas, a partir dos problemas trazidos para a sala de aula, que o computador possa ser utilizado como a ator na elaboração e comprovação de hipóteses e na siulação de idéias. Só assim é possível aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, fazer cálculos simples ou complexos, fazer análises geométricas plans ou espaciais.

    EMEF "ANIRA F. DE CAMPOS''
    PROF. PAULO ROBERTO TEIXEIRA.

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  11. O uso da tecnologia pelo homem colabora muito para a busca de seu bem estar e melhora de sua qualidade de vida, porém, a cada dia, a utilização de recursos tecnológicos tem caracterizado um desafio costante.
    A informática facilitou muito o trabalho humano e isso não ficou diferente na sala de aula, a implantação destas tecnologias no âmbito da educação oferece uma gama enorme de softwares e aparelhos que proporcionam condições muito boas de trabalho aos professores, por exemplo, na Geometria temos softwares que permitem que os alunos construam polígonos, visualizem medidas de ângulos, figuras tridimensionais etc.
    A utilização destes softwares regularmente na escola proporciona aos alunos a oportunidade de aumentar seu campo de conhecimento na informática, seu campo de abstração e o desenvolvimento de seu raciocínio lógico, além de nos dar a oportunidade de dar aulas interativas, muito mais interessantes e atraentes aos nossos alunos.
    Carina Maria Cancian de Souza.
    EMEF Adirce Cenedeze Caveanha.

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  12. Quando se diz “inclusão digital” é preciso tomar um certo cuidado, pois, não basta prepararmos
    uma atividade que tenha o conteúdo que estamos trabalhando. Do ponto de vista de tornar a aula diversificada é suficiente, porém, é ilusão pensar que isso torna o aluno um conhecedor do mínimo necessário sobre a “linguagem dos computadores”. Essa situação mostra que não basta o contato com o computador as escolas deveriam garantir que todos os alunos conhecem os conceitos básicos sobre informática.
    Antes era necessário conhecer linguagens específicas sobre programação para poder usar um computador, hoje com os “novos sistemas operacionais” isso não se faz necessário, porém é necessário
    que o usuário conheça o aplicativo que está usando. Então, quando se trata do assunto inclusão digital, seria necessário que a escola ensinasse o aluno a utilizar pelo menos os aplicativos básicos, só se consegue isso hoje se o aluno procurar cursos fora da escola. É preciso ainda tomar muito cuidado com o uso incorreto ou mau uso das novas tecnologias.

    Luís Isaias
    EMEF “Profª Márcia Helena Martini Falsete Risola”

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  13. Hoje em dia se fala muito sobre a influência das tecnologias em todos os setores, ela está acessível a vários níveis da sociedade. A necessidade e exigência de atualização e profissionalização requerem um ritmo acelerado, onde é preciso que o cidadão tenha uma visão crítica sobre os aspectos relacionados com a ciência, a tecnologia e a sociedade para que esse participe ativamente como um cidadão pleno. O uso crescente de computadores no trabalho e o crescimento cada vez mais rápido das ocupações relacionadas ao uso de tecnologia fazem com que a alfabetização em computação se torne prioritária na formação educacional de qualquer pessoa.
    Ao pensar sobre tecnologia, em matemática, podemos lembrar em: calculadoras eletrônicas, gravadores, microcomputadores e sistemas de vídeos interativos, etc. A influência desses produtos no currículo de Matemática pode ser avaliada tanto no conteúdo quanto nas maneiras pelas quais se processam o ensino e a aprendizagem. Contudo, o impacto de novas tecnologias no conteúdo do currículo de matemática faz com que a Educação dos tempos modernos exija uma nova dimensão do conhecimento e da competência dos alunos na utilização desses recursos, especialmente nas aulas de Matemática.

    Simone C M Galbier
    EMEF Maria Diva

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  14. O desenvolvimento tecnológico humano deve inicialmente ser pensado como um processo de devir e de construção humano-social-histórica.
    O computador é uma máquina construída apenas como uma necessidade humana.
    As tecnologias informáticas significam uma reestruturação do pensamento humano das possibilidades da linguagem e da comunicação. As tecnologias informáticas são novas formas de comunicação, o domínio dessas tecnologias dá uma vantagem considerável aos grupos e aos contextos humanos que as utilizam de maneira adequada.
    Ao pensarmos sobre alfebetização tecnológica, os quatro elementos dos pensamentos de Paulo Freire: "a possibilidade do sujeito ver o mundo"; "o compartilhar da sua leitura do mundo"; "é preciso aprender a aprender"; "sujeitos autônomos que saibam aprender", são fundamentais.
    O objetivo da aula de matemática que utiliza a informática não deve estar centrado na utilização da máquina meramente, mas a partir dos problemas trazidos para a sala de aula, que o computador possa ser utilizado como uma ferramenta útil na elaboração e comprovação de hipóteses e na simulação de ideias.

    Maria Aparecida Boratti Favretto
    EMEF Márcia Helena

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  15. A tecnologia vem ajudar a enriquecer nossas aulas desde que saibamos como tratá-la, como direcioná-la. Ela oferece uma vantagem no que diz respeito a aguçar a curiosidade do aluno. Seu direcionamento deve seguir a capacidade de interpretação no processo de se obter informações e discuti-las, validá-las ou não, ou seja fazer uma leitura do mundo. Só assim o indivíduo aprende a organizar suas idéias e usar os conteúdos como instrumentos para entender o mundo que os cerca.

    EMEF MÁRCIA HELENA
    PROFª GISELE FLORIANO

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  16. A importância da tecnologia no ensino de matemática evidencia-se em função de seu caráter prático e ao mesmo tempo lúdico. Como auxiliar do desenvolvimento de raciocínios matemáticos, a tecnologia tem a vantagem de tornar tal processo palpável ou menos abstrato para o aluno, o que acelera a aquisição das habilidades inerentes aos temas tratados, além de considerar o desenvolvimento cognitivo. Porém é importante que o professor faça uma leitura crítica sobre o verdadeiro potencial educativo dos recursos tecnológicos, pois a simples utilização ou digitalização não contribui para a aprendizagem.
    É preciso assumir que as novas tecnologias da informação e da comunicação são interfaces, constituindo diferentes processos sociointerativos.

    Alessandra Alves
    EMEF "Adirce C. Caveanha"

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  17. É de fato importante a utilização de recursos tecnológicos na educação. Na matemática a sua utilização ainda é um processo em desenvolvimento. Os avanços são rápidos e não sabemos direito como trabalhar de forma produtiva e ampla em sala de aula. Há necessidade de treinamento, mais acesso às tecnologias nas escolas.
    Ao pensarmos em tecnologia, em matemática, devemos lembrar em: calculadoras eletrônicas, gravadores, microcomputadores e sistemas de vídeos interativos, etc. A influência desses produtos no currículo de Matemática pode ser avaliada tanto no conteúdo quanto nas maneiras pelas quais se processam o ensino e a aprendizagem.
    Prof Cássio
    EMEF Màrcia

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  18. O uso de recursos tecnológicos facilita a vida do homem moderno e conviver com a tecnologia, sabendo utilizá-la de modo adequado é uma habilidade que pode ser desenvolvida na escola.
    A matemática está totalmente presente na criação e na utilização dos recursos tecnológicos, e este fato tem que ser considerado. Os alunos poderão se divertir muito e compreender como os conhecimentos nesta área podem colaborar na melhor e maior participação das situações sociais.
    O uso da tecnologia como recurso didático é muito importante pois leva o aluno a explorar, investigar, aumentar seu campo de conhecimento na informática, desenvolver habilidades,etc; além de nós professores termos oportunidade de darmos aulas mais atraentes aos nossos alunos.
    Profª Rosemeire Bueno de Oliveira
    EMEF"Anira Franco de Campos"

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  19. A tecnologia servira para enriquecer as aulas audio visualmente, como acesso mais rápido a informação e como facilitador de visualização e de sonorização, porém estas facilidades só serão úteis para quem tenha o controle e use os recursos para conseguir se educar e construir conhecimento em cima das informações disponiveis. Este processo é dificilimo de ocorrer, na maioria dasd vezes a tecnologia dispersa o aluno, assusta o professor e não serve ao fim educacional e sim ao fim recreacional..

    José Carlos Momesso EMEF MARIA DIVA

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