segunda-feira, 16 de novembro de 2009

LINGUA PORTUGUESA - TP6



Análise e Reflexão: Aponte estratégias relacionadas ao planejamento da produção textual.

Prezado (a) Professor (a) de Língua Portuguesa:

A décima terceira atividade do nosso Programa Gestão de Aprendizagem será:

Fazer a leitura da TP6 e comentar sobre o tema acima proposto. Esta atividade deverá ser comentada neste blog, como parte da carga horária do estudo coletivo do Gestar II. Lembramos que você poderá utilizar este espaço para manifestar a sua opinião e comentar sobre a ideia de seus colegas.

36 comentários:

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  2. Verônica Alves EMEF Márcia22 de novembro de 2009 às 13:55

    É importante que os alunos aprendam como incorporar objetivos comunicativos no processo de escrita. Para tanto, faz-se necessário a análise de textos bem escritos; a discussão do tema ; tempestade de idéias...
    Após o contato com diversas outras produções, é possível sugerir que escrevam o final do texto, outras vezes o início, ou mesmo o artigo de opinião, sempre com o professor,mostrando alternativas utilizadas por outros, na construção de seus textos.
    Contudo, inferimos que não existem regras específicas para orientar a produção. Cabe ao professor, reconhecer as reais necessidades de seu grupo para posteriormente elaborar e desenvolver alternativas que auxiliam a criação, produção e revisão de textos.Assim, cada um criará suas estratégias: anotando. rabiscando, fazendo listas...
    Lembrando que, o papel do professor será sempre o de mediador, aquele que proporciona momentos de trocas em que todos tenham oportunidade de participar.

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  3. As atividades de planejamento de produção de texto variam de acordo com o objetivo da atividade e da própria escrita. Vejamos: ao planejar a escrita de um texto de opinião requer estratégias diferentes do que planejar a escrita de um relato de experiências pessoais.
    É importante colocar que não há regras, mas o desenvolvimento de alternativas que possam auxiliar as pessoas a criarem, planejarem, escreverem e revisarem seus textos.
    Cabe ao professor partir de um modelo inicial, conduzindo a ação e depois pedir os textos; promover comparação e diferenciação entre textos;solicitar sempre a revisão do texto escrito.
    Professora Rosa Contessoto - EMEF "Márcia"

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  4. Aponte estratégias relacionadas ao planejamento da produção textual

    O planejamento textual passa por estratégia relacionada à revisão e edição, como ler, reler, rever e compreender; além de avaliação e reescrita.
    • A pesquisa é uma das estratégias de produção, por meio dela o aluno se apropria de um assunto e depois escreve sobre ele nos diferentes gêneros, ou naquele designado pelo professor;
    • O quebra-cabeça de parágrafos onde uma equipe deve dar um todo coeso ao texto, também colabora na produção textual;
    • A contribuição de uma historia a partir do que o outro começou a escrever, por exemplo. Todos devem iniciar um parágrafo com a situação inicial definida que será continuada por um colega, que deverá estabelecer a coesão textual; no final o aluno que dará um desfecho para a sua situação inicial;
    • Pode-se também retirar a paragrafação e pontuação de um texto, em equipes, os alunos trabalharam para garantir estruturação correta do texto.
    De acordo com o TP6, o planejamento, escrita, revisão e edição são etapas imprescindíveis na produção textual; talvez, por não deixar de ser total e completamente aproveitadas estas etapas, os estudantes acabam por perder o interesse na leitura e escrita, por outro lado os materiais não as contemplam, o que dificulta muito o processo de ensino-aprendizagem.
    Neste ínterim o papel do professor é importantíssimo, pois se ele adquire esta visão fará um trabalho diferenciado e gratificante para ambos (professor e aluno).

    Suzete de Freitas

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  5. O planejamento para produção de um texto tem que se partir de uma definição dos elementos da situação sócio comunicativa,estabelecer o objetivo da escrita e considerar possíveis leitores,a função;o tema,o gênero o nível da linguagem do texto.
    Ela deve ser planejada como uma sequência em que terá oportunidade de pensar e refletir sobre o texto a ser produzido, de modo que interaja com o próprio texto e de seus colegas.O educador deve criar situações que prepare o educando para a escrita e a definição da situação de comunicação, estabelecendo uma produção flexível.Também não se deve esquecer da revisão que não significa mudar todo o texto,fazer um outro mas sim revisá-lo fazendo as auterações necessa´rias caso este exija por estar incoerente e sem coesão,deixando -o pronto para o leitor que ao lê-lo consiga entender a mensagem de seu locutor.

    EMEF Proª Marina
    Alzira Donizeti da Luz

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  6. O planejamento na produção textual realmente não tem regras, mas como a questão não é sobre regras e sim sobre estratégias, vamos lá.
    Elencar as informações que o escritor já tem, e selecioná-las, é uma boa estratégia, para qualquer tipo de texto a ser escrito.
    Dependendo da existência de forma rígida pra o texto, é bom atentar-se ao modelo.
    Depois de uma versão escrita, revisar o texto também é uma estratégia que vale. Mudar o olhar de autor para leitor pode ajudar na estruturação das idéias a serem comunicadas.
    No TP6 temos as seguintes etapas: planejamento, escrita, revisão e edição que não precisam ser cansativas, ou formais e mais. Podemos fazer o planejamento e a escrita com os alunos, de modo que cada um faça o seu. O texto pode ser revisto pelos colegas e editados pelo autor ao fim. Tornando assim mais dinâmica a etapa da produção textual.
    Luciane Aló Pedro - EMEF ANIRA FRANCO DE CAMPOS

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  7. A escrita de textos pode ser ensinada e os professores podem promover situações e atividades que trabalhem todo o processo,partes dele ou mesmo facetas,a fim de promover o aprendizado do aluno e sua autonomia.
    Regras não há,mas sim um desenvolvimento de alternativas que podem ajudar as pessoas a criarem,planejarem,escreverem e revisarem seus textos. As atividades de planejamento variam também de acordo com o objetivo da atividade escolar e da própria escrita.
    Podemos lançar mão de algumas estratégias relacionadas ao planejamento de produção textual,como o brainstorming,anotações,resumos,parágrafos iniciais etc.
    Com os alunos,professor pode criar alternativas de trabalho com o texto,por ex,deixando o final do texto para que eles escrevam o início ou mesmo deixando o início para que eles desenvolvam o argumento.Escrever o início do texto deixando assinalados alguns conectivos mais importantes,deixando espaços em branco entre os conectivos para que sejam preenchidos corretamente.
    Uma outra ideia é planejar que,após as atividades de pré-escrita,o início ou o final do texto seja produzido coletivamente e depois o texto seja completado em grupo.
    As alternativas devem ser consideradas de acordo com andamento da produção em sala de aula,características da turma etc.
    Para que as sugestões sejam produtivas,é necessário considerar a sequência do trabalho já estabelecida e sempre balancear a situação e o conhecimento adquirido pelos alunos.
    Outras sugestões;
    . apresentação de um modelo inicial;
    . atividades de leitura,planejamento, escrita e revisão comparando e diferenciando textos;
    . instruções sobre passos a serem dados nas etapas de produção;
    . trocas de conhecimento entre grupos;
    . atividades que despertem a curiosidade dos aluno;
    . atividades lúdicas como leituras,jograis,peças teatrais,etc;
    . atividades e projetos juntamente com professores de outras áreas do conhecimento.
    É importante alternar atividades relacionadas ao percurso da produção textual.
    Um bom planejamento possibilita o desenvolvimento e o aprendizado do aluno em direção à sua autonomia.Quando damos exemplos para o aluno,esperamos que isto sirva de alavanca para sua criatividade, oferecendo alternativas às estratégias que já conhecem.
    Maria de Lourdes
    EMEF``Márcia``

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  8. No decorrer dos anos escolares, o aluno toma contato com grande variedade de textos, através das diversas propostas de leituras. também são levados a escrever textos nas mais diversificadas situações socio comunicativas.
    Neste processo de aprendizagem o aluno começa a compreender, que os textos em geral e o seu próprio,tem um objetivo ou finalidade e é destinado a um público.
    A produção escrita passa por algumas etapas e intensa prática reflexiva, quando o professor de- ve promover a orientação e apoio ao aluno.
    As etapas na produção escrita consta de: planejamento, escrita,revisão e edição.
    Os escritores profissionais apresentam liberdade no processo criativo da escrita. Na escola, o processo é direcionado, primeiramente,pelo professor; assim este deve promover situações que prepare o aluno para a escrita e definição de sua situação comunicativa,onde a produção seja flexível.
    EMEF"Prof. Marina" - Prof Maria José

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  9. FLAVIA MARIA DAINESI FRANCISCO -EMEF "PROFa ANIRA"24 de novembro de 2009 às 14:36

    O TP6 aborda o tema “estratégias para a produção de texto” com praticidade. Um deles é que o conhecimento das funções da língua é primordial para que o aluno as tenha como referência para planejar um texto ( expressiva, apelativa, metalinguística, poética e referencial) e desenvolva seu próprio estilo. Às vezes, o aluno conhece as funções, mas não sabe colocá-las em prática. A metalinguística, mesmo sendo tratada na atividade 14, é inerente ao planejamento, já que exige reflexão no ato da escrita. O resumo das páginas 100/101do TP6 muito me ajudou nesta prática, ressaltando que os objetivos e a revisão têm que estar na mente o tempo todo durante a escrita.
    Resumindo, planejar a partir de habilidades, objetivar o assunto e o público alvo, relacionar informações sobre o assunto são estratégias, cuja sequência segue didaticamente:
    a)TEMA:
    b)LEITORES:
    c)OBJETIVO:
    d)FUNÇÃO:
    e)GÊNERO:
    f)NÍVEL DE LINGUAGEM:
    As perguntas sugeridas também são importantes estratégias:
    a)O que eu disse até agora? O que estou tentando dizer?
    b)Gosto do que escrevi? O que posso arrumar?
    c)Como esse texto soa? Como parece?
    d)O que meu leitor vai pensar, observar, sentir?
    A estratégia final é rever (um ‘exame de consciência’ do que foi escrito), as perguntas ajudam:
    a)O texto cumpre seu objetivo?
    b)Qual a importância do conteúdo?
    c)Como está a sequência desta informação?
    d)O nível de formalidade agrada ou complica?
    e)A função de comunicação foi adequada?
    f)Qual deve ser a apresentação deste texto?
    Escrever bem é uma conquista que pode ser galgada pelos processos direcionados na escola e depois pela criatividade autônoma.

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  10. As estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as diferentes situações sócio-comunicativas das quais participam.
    Cabe ao professor não somente preparar o aluno para a produção de textos, garantindo o conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido, mas que ele deve privilegiar o aprendizado relacionado aos procedimentos de produção, seja por exemplo próprio, seja por outro tipo de exemplificação. O professor é aquele que constrói andaimes que vão sendo utilizados e internalizados pelos alunos.
    A produção textual tem como trabalho central a escrita do texto. Todas as etapas estão interligadas, mas podemos ensinar nossos alunos que durante a escrita podem planejar novamente e revisar o que escreveram, dialogando com seu texto, fazendo perguntas ao seu texto:
     O que eu disse até agora? O que estou tentando dizer?
    Será que eu gosto do que escrevi?
     O que é tão bom aqui, que eu possa entender?
     O que não é bom que eu possa arrumar?
     Como meu texto soa? Como parece?
    O que meu leitor ou leitora pensará, quando ler isto?
     Que indagações poderão fazer? O que observarão? Sentirão? Pensarão?
     E o que farei a seguir?
    Revisar um texto implica tomar decisões sobre a audiência, os gêneros de texto e as restrições e características relacionadas ao suporte e como o conteúdo deve ser tratado de acordo com a situação e com o objetivo que se quer alcançar. Se, por exemplo, existe alguma dúvida quanto à organização de dado trecho do texto, o autor é capaz de definir enquanto escreve ou no processo de revisão uma questão como “isto não está claro, não é suficiente”, o que o levaria a “reelaborar de forma mais clara”. Escritores maduros estão em um contínuo processo de reflexão.
    Ensine seus alunos a deixarem alguns problemas para serem retomados numa segunda leitura do texto, como dificuldades em encontrar um termo mais adequado (“está na ponta da língua”). Sugira que marquem o local em que falta um termo ou escrevam um sinônimo e depois resolvam o problema indo ao dicionário.
    Retome a prática de certas estratégias com cuidado de não extrapolar e apresentar a seus alunos inúmeras regras e sugestões numa mesma aula.
    Justifique suas ações e objetivos, dialogando com seus alunos e lhes dê um tempo para que se acostumem a esse tipo de rotina.
    Pratique em sala a transformação de um texto escrito de um gênero em outro gênero. Essa estratégia de ensino pode ajudar o aluno a compreender a diferença existente entre as diversas situações sócio-comunicativas.
    Faça com que o aluno consiga identificar problemas no seu texto, organizando o ensino e o aprendizado a partir dos conhecimentos que já construiu.
    Escrever é um processo...
    Que envolve várias atividades (interação, cooperativas, contextualizadas, com especificidades linguísticas e pragmáticas...)

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  11. Para que haja uma boa produção textual faz se necessário um planejamento, primeiramente a solução é buscar através da leitura da pesquisa que devam ser constantes em nossas vidas. O ensino deve porporcionar uma reflexão e conscientização onde o aluno formule e descubra as regras e formas da língua para se aprimorar, tornando-se hábil para escrever corretamente.
    Deve o educador utilizar estratégias de planejamento com perguntas do tipo: Porquê você quer escrever esse texto? Como você escolhe as palavras relacionadas ao tema? São estratégias que estimulam e direcionam a produção textual. Criar uma situação prazerosa para que o aluno perceba a importância de planejar, revisar e escrever. Portanto o aluno passa a realizar atividades de reescrita através de um texto simples e transformando em outro mais elaborado.

    Profª Adriana Manca Dal'Ava
    EMEF "ProfªMaria Diva Franco de Oliveira"

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  12. Devemos nos preocupar em construir um aprendizado significativo para nossos alunos, estimulando a prática a leitura e a escrita, provocando momentos de discussão e reflexão, a fim de proporcionar momentos de trocasem que todos tenham oportunidade de participar e de montar situações de planejamento variadas para a construção do conhecimento sobre o assunto a ser explorado no texto e as formas de organização do própio texto.
    Podemos ensinar algumas perguntas que servirá como base para o planejamento das suas produções textuais.
    • O que eu disse até agora? O que estou tentando dizer?
    • Será que eu gosto do que escrevi? O que é tão bom aqui, que eu possa entender? O que não é bom que eu possa arrumar?
    • Como meu texto soa? Como parece?
    • O que meu leitor ou leitora pensará, quando ler isto? Que indagações poderão fazer? O que observarão? Sentirão? Pensarão?
    • E o que farei a seguir?
    Os alunos terão a oportunidade de observar que algumas perguntas os ajudam na escrita de um simples bilhete a um texto bem elaborado e também perceber que o processo de produção textual é composto por 4 etapas principais: o planejamento, escrita, revisão e edição.

    ProfªElizabeth Aparecida de Lima
    EMEF Maria Diva Franco de Oliveira

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  13. Eliane de Carvalho Testa - EMEF Adirce C.Caveanha28 de novembro de 2009 às 15:54

    Bom, sabemos que não há regras precisas para construção de um texto, exceto, o planejamento, a escrita, a revisão e edição do mesmo, que já é natural em todo o processo de produção textual.
    Assim sendo, depois de planejado o texto a ser construído, há que haver inferências pelo educador; amostragens de outros semelhantes; adequação de termos e ou palavras-comuns em determinados textos, que o aluno até pela faixa etária, talvez nao conheça; apresentar-lhe um pré-conhecimento do assunto, para acrescentar-lhe argumentos; na lousa, fazer conjuntamente um brain storm para ativar-lhe a memória e a correspondência entre o assunto a ser tratado as palavras encontradas relacionadas com o mesmo, e então, partir para o proceso da escrita, que sofrerá novas inferências, até que o mesmo atinja o grau necessário de coerência, coesão e se torne atrativo tanto para quem escreve quanto para quem lê.

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  14. Ao se escrever um texto temos que ter, primeiramente, conhecimentos sobre o tema, para que possamos ter argumentos e para que o texto esteja coerente com o assunto solicitado. Diante disso, nós professores temos que prestar atenção nos temas que apresentamos aos alunos. É necessário que haja conhecimentos prévios sobre o assunto, pois somente assim o aluno será capaz de pensar nos passos para se produzir um bom texto. Há algumas estratégias para se escrever textos:
    - fazer resumos das principais ideias, acrescentando alguns exemplos;
    - fazer anotações soltas;
    - pensar antes no que escrever e depois fazer algumas anotações.
    Nossa função como professores de Língua Portuguesa é ajudar nossos alunos a adquirirem o hábito de escrever, mas é fundamental mostrarmos a eles as estratégias existentes. Para isso, precisamos montar situações de planejamento que sirvam como ' andaimes' para a construção do conhecimento sobre o assunto a ser explorado e as formas de organização do texto.Seguem abaixo algumas ideias para se trabalhar com a produção de texto:
    - apresentar um texto e pedir para que escrevam o final ou o começo dele.Acho coerente dizer que, particularmente, gosto muito desta atividade, pois percebo resultados positivos. Geralmente apresento um texto de algum autor renomado e peço para escreverem o final. Depois sugiro que leiam para os colegas. É incrível as ideias que surgem! Uma diferente da outra. Logo após leio o final original, escrita pelo próprio autor. Eles gostam muito desta atividade.
    - Produção de texto coletivo. Esta atividade também proporciona momentos agradáveis dentro da sala de aula em que todos os alunos participam com suas ideias. Quando trabalho com texto coletivo, sugiro um tema atual, mas peço para que me ajudem a escolher este tema e digo qual é o gênero que deverá prevalecer durante a produção. É interessante, pois eles se policiam o tempo todo para que atendam o tema e o gênero solicitados inicialmente. O resultado é surpreendente.
    - Pedir para que escrevam um texto, dando-lhes um modelo, mostrando-lhes alternativas usadas para a sua construção.
    - Oferecer oportunidades de leituras, jograis, teatros, dramatizações com os textos escritos por eles também é essencial para que constatem a função social da escrita.
    Além destas estratégias apresentadas, existem muitas outras também importantes. Cabe ao professor conhecê-las e também conhecer seus alunos, suas expectativas, seus anseios, suas dúvidas para que se sintam motivados e preparados para produzirem textos coerentes.É fundamental que cada educando vá descobrindo aos poucos seu estilo de planejamento baseado nas diferentes situações sócio-comunicativas.O professor deve ser o mediador deste processo, cuidando para que todos se transformem em escritores competentes.

    Adriana Mascarello Benáglia Coquieri
    EMEF Pref. Waldomiro Calmazini

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  15. O professor é o estrategista fundamental ao planejar suas aulas de produção textual.
    Esse incentivo a prática de produzir textos, ocorre através do desenvolvimento de reflexões sobre etapas que o aluno irá passar para a edição desse texto, ou seja :
    Planejamento feito pelo professor buscando sempre que as informações, e os próprios textos interagem entre a turma, criar situações em que eles troquem ideias e argumentem seu ponto de vista em relação a temática trabalhada. O planejamento é o alicerce, a base para o resultado final desse trabalho.
    É evidente que o planejamento de aula para escrever um artigo de opinião é muito diferente para escrever um relato de experiências pessoais, ao elaborarmos nossos planejamentos eles devem ser direcionados de acordo o tipo de texto e a temática que irá ser trabalhada.Portanto com um planejamento bem elaborado o momento da escrita pode-se dizer que vai acontecer de forma menos "dolorosa",o aluno terá mais pré-requisitos para redigir o que está sendo proposto a escrita vai ocorrer de forma mais espontânea e natural.

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  16. As estratégias devem ser variadas em sala para motivar os alunos a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as diferentes situações sócio-comunicativas das quais participam.
    Cabe ao professor não somente preparar o aluno para a produção de textos, garantindo o conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido,mas que ele deve privilegiar o aprendizado relacionado aos procedimentos de produção, seja por exemplo próprio, seja por outro tipo de exemplificação. O professor é aquele que constroi andaimes que vão sendo utilizados e internalizados pelos alunos.
    A produção textual tem como trabalho central a escrita do texto.Todas as etapas estão interligadas, mas podemos ensinar nossos alunos que durante a escrita podem planejar novamente e revisar o que escreveram, dialogando com seu texto, fazendo perguntas ao seu texto.

    Márcia Cristina Zinetti
    EMEF Profª Rita de Cassia G.S Cola

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  17. Antes de listarmos as estratégias relacionadas ao planejamento da produção textual, devemos ter ciência de que um bom planejamento possibilita o desenvolvimento e o aprendizado do aluno em direção à sua autonomia. Cabe a nós, professores, preparar o aluno para a produção de textos, garantindo o conhecimento sobre o tema e o gênero a serem desenvolvidos e planejando estratégias para essas aulas.
    Com relação a tais estratégias, o livro TP6, em sua unidade 22, nas seções 1 e 2, traz exemplos diversos de trabalho. Porém, o mais importante é que o professor não deve somente induzir o aluno a cumprir cada etapa da estratégia utilizada em cada situação, mas sim, motivar que seus alunos descubram seu estilo próprio de planejamento de acordo com as diferentes situações sócio-comunicativas das quais participam.

    Mariana Falsetti
    EMEF “Maria Diva”

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  18. Antes de propor simplesmente que o aluno produza um texto de que natureza for,deve-se ter em mente que qualquer produção tem como ponto de partida,como nos diz o texto "produção textual:planejamento e escrita"-pág.73 do livro TP6 "a definição dos elementos da situação sócio-comunicativa,estabelecendo-se um objetivo de escrita e considerando-se os leitores possíveis,a função,o tema, o gênero",etc.Assim, cabe ao professor em sala de aula, definidos os objetivos do texto a ser produzido, trabalhar as diferentes estratégias para motivar os alunos a planejarem e descobrirem seu próprio estilo,garantindo que ele conheça o tema sobre o qual irá escrever.Tais estratégias seriam:partir de um modelo inicial para em seguida produzirem seus próprios textos;utilizar-se de conhecimentos prévios dele próprio enquanto produtor de textos e dos alunos;suscitar a curiosidade a partir da leitura de textos dos colegas e de autores famosos;trabalhar com atividades lúdicas como jograis,teatro,etc;organizar atividades com professores de outras áreas,entre tantas outras,enfim,para que o resultado final seja satisfatório não só para o professor mas também para o aluno que possa enchergar no seu texto a sua marca pessoal, o seu desenvolvimento e o seu aprendizado em direção à sua autonomia.
    EMEF "Profª Anira Franco de Campos"
    Maria Claudia Assin

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  19. Ao planejar uma atividade escrita, vários fatores devem ser considerados neste processo: o que escrever, para que, a quem, por que e onde (portador) escrever. Quando o professor define para o aluno os objetivos da produção, estabelece- se então o gênero textual a ser escrito, e suas características devem ser postas em evidência.
    Para que esse planejamento textual tenha resultados eficazes, o professor deve oferecer modelos de textos que sirvam de apoio ao aluno, além de outras estratégias como, proporcionar momentos de troca de conhecimentos ao explorar o tema, sugestões de idéias para se começar um texto... È interessante uma produção textual coletiva na lousa, na qual o professor poderá destacar a linguagem adequada ao gênero, a estrutura e os recursos estilísticos, uma vez que por meio da construção coletiva do texto também poderá mostrar claramente as etapas que servirão de andaime para o aluno redigir um bom texto.

    EMEF.”Prof.ª Maria Diva Franco de Oliveira”
    Prof.ª Helena de Oliveira Quadros

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  20. Maria Lúcia de Paula Corrêa30 de novembro de 2009 às 16:44

    Podemos considerar como estratégias relacionadas ao planejamento de produção textual os recursos e técnicas de desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades de construção do conhecimenhto da língua como: leitura, produção e interpretação de textos, análise linguistica e avaliação.


    Maria Lúcia
    EMEF Anira Franco de Campos

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  21. Para iniciarmos um planejamento de produção textual é necessário que o aluno possua uma boa "bagagem" de leitura, ou pelo menos de observação da realidade e possua "criatividade". Após faz-se necessário que ele responda alguns questionamentos: para que e para quem escrever, qual o meu objetivo com esse texto.
    A partir daí iniciar sua produção de acordo com o gênero e o tipo de texto pretendido e solicitado pelo professor.
    Durante a escrita e ao término é importante também que o próprio aluno leia e observe seus próprios erros,sejam eles de construção, pensamento ou até mesmo ortográficos. Questionamdo-se sobre a clareza da mensagem pretendida por aquele texto.
    Como esse trabalho em sala de aula é um pouco "cansativo" para os alunos é interessante também propor que os próprios colegas "corrijam" ou "leiam" o texto uns dos outros, procurem dar opiniões e também questionar. Acrescentando a isso as intervenções do professor o aluno perceberá alguns erros comuns e os corrigirão. Também é interessante trabalhar alguns aspectos distintos dos textos, separar um trecho escrito pelo aluno, trabalhar o tema, a organização de ideias e gramatical. Expor os erros e corrigi-los, para depois reescrever o mesmo trecho, de outra forma.

    Emef Anira Franco de Campos
    Profa. Marilene da Silva

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  22. “Enumeramos algumas como o brainstorming, já muito conhecida e utilizada, a produção de anotações, resumos, parágrafos iniciais, etc.
    As estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes
    a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as
    diferentes situações sócio-comunicativas das quais participam.
    Discutimos também que cabe ao professor não somente preparar o aluno para a
    produção de textos, garantindo o conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido,
    mas que ele deve privilegiar o aprendizado relacionado aos procedimentos de produção,
    seja por exemplo próprio, seja por outro tipo de exemplificação. O professor é aquele
    que constrói andaimes que vão sendo utilizados e internalizados pelos alunos e que
    foram tratados nas duas seções desta unidade.
    Vimos, por meio de nossas atividades e do conteúdo desenvolvido nesta unidade,
    que há algumas formas de o professor planejar suas aulas de produção de textos:
    a) O planejamento de uma atividade a partir de um modelo inicial que é
    operacionalizado com o aluno ou grupo de alunos. O professor dá o exemplo,
    conduz a ação, passo a passo, e depois pede que os alunos trabalhem em seus
    textos. Porém, não haverá julgamentos, por parte do professor, quanto à produção do aluno estar ou não parecida com o modelo que ofereceu. O professor privilegia
    a construção dos significados de acordo com os objetivos estabelecidos por cada
    aluno.
    b) A organização de atividades de leitura, planejamento, escrita e revisão que
    conduzam à comparação e diferenciação entre textos sobre um mesmo tema e/ou
    procedimentos.
    c) A condução do aprendizado por meio de instruções sobre os passos a
    serem dados nas etapas da produção. O professor, então, planeja uma série de
    atividades similares e vai retirando aos poucos as instruções, ora instruindo o aluno
    ora deixando-o tomar as decisões.
    d) O professor utiliza conhecimentos seus sobre as estratégias a serem utilizadas
    durante a produção de textos e dá dicas para os alunos durante o processo de
    acordo com a etapa em que estiverem.
    e) O professor apresenta o tema e desenvolve atividades que, numa seqüência
    de aulas, levem à sua compreensão e possibilitem a produção de textos a partir de
    conhecimentos prévios, adquiridos recentemente e criados ou imaginados.
    f) A organização de momentos de trocas de conhecimento em grupos menores
    e entre grupos e a sala.
    g) A organização de atividades que suscitem a curiosidade dos alunos, por
    exemplo, como a leitura de textos por todos os colegas ou grupos para o resto da
    sala, a discussão sobre os significados e sugestões, criando a necessidade de elaboração
    de perguntas que ajudem na produção do significado no planejamento, na escrita e
    revisão dos textos.
    h) O planejamento alternado de dinâmicas de sala de aula, incluindo atividades
    lúdicas como leituras, jograis, peças teatrais ou esquetes sobre os trechos lidos e
    produzidos, montagens de textos, etc.
    i) A organização de atividades e projetos conjuntos com professores de outras
    áreas do conhecimento.
    A avaliação em processo que possibilita a organização de atividades pontuais,
    relacionadas a habilidades e conhecimentos sobre o tema e sobre os procedimentos
    de produção textual ainda em processo de desenvolvimento.”

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

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  23. “Enumeramos algumas como o brainstorming, já muito conhecida e utilizada, a produção de anotações, resumos, parágrafos iniciais, etc.
    As estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes
    a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as
    diferentes situações sócio-comunicativas das quais participam.
    Discutimos também que cabe ao professor não somente preparar o aluno para a
    produção de textos, garantindo o conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido,
    mas que ele deve privilegiar o aprendizado relacionado aos procedimentos de produção,
    seja por exemplo próprio, seja por outro tipo de exemplificação. O professor é aquele
    que constrói andaimes que vão sendo utilizados e internalizados pelos alunos e que
    foram tratados nas duas seções desta unidade.
    Vimos, por meio de nossas atividades e do conteúdo desenvolvido nesta unidade,
    que há algumas formas de o professor planejar suas aulas de produção de textos:
    a) O planejamento de uma atividade a partir de um modelo inicial que é
    operacionalizado com o aluno ou grupo de alunos. O professor dá o exemplo,
    conduz a ação, passo a passo, e depois pede que os alunos trabalhem em seus
    textos. Porém, não haverá julgamentos, por parte do professor, quanto à produção do aluno estar ou não parecida com o modelo que ofereceu. O professor privilegia
    a construção dos significados de acordo com os objetivos estabelecidos por cada
    aluno.
    b) A organização de atividades de leitura, planejamento, escrita e revisão que
    conduzam à comparação e diferenciação entre textos sobre um mesmo tema e/ou
    procedimentos.
    c) A condução do aprendizado por meio de instruções sobre os passos a
    serem dados nas etapas da produção. O professor, então, planeja uma série de
    atividades similares e vai retirando aos poucos as instruções, ora instruindo o aluno
    ora deixando-o tomar as decisões.
    d) O professor utiliza conhecimentos seus sobre as estratégias a serem utilizadas
    durante a produção de textos e dá dicas para os alunos durante o processo de
    acordo com a etapa em que estiverem.
    e) O professor apresenta o tema e desenvolve atividades que, numa seqüência
    de aulas, levem à sua compreensão e possibilitem a produção de textos a partir de
    conhecimentos prévios, adquiridos recentemente e criados ou imaginados.
    f) A organização de momentos de trocas de conhecimento em grupos menores
    e entre grupos e a sala.
    g) A organização de atividades que suscitem a curiosidade dos alunos, por
    exemplo, como a leitura de textos por todos os colegas ou grupos para o resto da
    sala, a discussão sobre os significados e sugestões, criando a necessidade de elaboração
    de perguntas que ajudem na produção do significado no planejamento, na escrita e
    revisão dos textos.
    h) O planejamento alternado de dinâmicas de sala de aula, incluindo atividades
    lúdicas como leituras, jograis, peças teatrais ou esquetes sobre os trechos lidos e
    produzidos, montagens de textos, etc.
    i) A organização de atividades e projetos conjuntos com professores de outras
    áreas do conhecimento.
    A avaliação em processo que possibilita a organização de atividades pontuais,
    relacionadas a habilidades e conhecimentos sobre o tema e sobre os procedimentos
    de produção textual ainda em processo de desenvolvimento.”

    Kellen Barbosa de Ávila
    EMEF "Adirce Cenedeze Caveanha"

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  24. Juliana - Secretaria de Educação2 de dezembro de 2009 às 09:20

    Professores, boa tarde!
    Mediante a todas as estratégias descritas, vou salientar o que está descrito no TP6 :
    Não basta ensinarmos modelos sem que os alunos possam praticá-los em diferentes situações sócio-comunicativas, pelo prática da escrita e reescrita de textos numa dinâmica que inclui dois movimentos básicos de retomada de práticas já conhecidas e expansão para outros usos da escrita.
    Abraços,

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  25. Juliana - Secretaria de Educação2 de dezembro de 2009 às 09:24

    Professores, boa tarde!
    Mediante a todas as estratégias descritas, vou salientar o que está descrito no TP6 :
    Não basta ensinarmos modelos sem que os alunos possam praticá-los em diferentes situações sócio-comunicativas, pelo prática da escrita e reescrita de textos numa dinâmica que inclui dois movimentos básicos de retomada de práticas já conhecidas e expansão para outros usos da escrita.
    Abraços,

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  26. Irene Costa Machado EMEF'' Profa Maria Diva''4 de dezembro de 2009 às 06:03

    O planejamento textual passa por estratégias relacionada á revisão e edição, como ler,reler,rever e compreender.As atividades de planejamento variam também de acordo com o objetivo da atividade escolar e da própria escrita,como por exemplos fazer um resumo das idéias píncipais,acrescentando detalhes,fazer anotações soltas ou planejar pensamento o que escrever.

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  27. O ensino e processo de produções textuais escritas envolvem propostas que desencadeiam com a intervenção do professor durante e após a produção, a interação professor-aluno , os textos produzidos por eles , os usos e funções destes textos, objetivos e condições para produzir os textos devem estar explícitos de maneira a garantir o conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido. Portanto, refletir sobre a prática na dinâmica do cotidiano escolar é fundamental, construir e expor argumentos que fundamentam os gêneros textuais, a gramática, pois todas as etapas estão interligadas, motivo este que há necessidades de revisar, fazer rascunhos, reescrever, recontar, dialogar com seu próprio texto , organizar e reorganizar, buscar novo vocábulo (caso precisar, que seja no dicionário), ler e reescrever quantas vezes forem precisas, adequando sua produção textual de acordo com suas descobertas e conhecimentos ao que se referem ao processo e desenvolvimento linguísticos, gramaticais, gêneros textuais.

    EMEF ADIRCE CENEDEZE CAVEANHA"

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  28. É imprescindível que o educando aprenda a se expressar corretamente no processo de escrita. Para que isso ocorra, é necessário um contato com o maior número de textos possíveis. Não podemos nos esquecer que a ajuda do professor é muito importante para que essa escrita aconteça de forma correta e completa.
    È importante ressaltar que não existe uma regra específica, por outro lado, de acordo com o TP6, o planejamento, escrita, revisão e edição são etapas importantes na produção textual. Dentre o planejamento a revisão torna-se indispensável, levando-se em conta que revisar não significa mudar todo o texto ou fazer outro, mas sim revisá-lo fazendo as alterações necessárias para que o leitor ao lê-lo consiga entender a mensagem de seu locutor sem dificuldade alguma.

    EMEF Adirce
    Joseilda

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  29. Selma Leandra Bueno Freire. Emef. "Profª. Márcia H. M. F. Risola."12 de dezembro de 2009 às 09:02

    O processo de produção textual é composto por quatro etapas principais:planejamento, escrita, revisão e edição. Porém, o professor deverá ter a liberdade de elaborar estratégias conforme as dificulades e necessidades de sua clientela.
    Inicialmente, o professor deverá fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema a ser escrito e, se necessário, propor uma pesquisa sobre o assunto.
    Estabelecer o tipo textual a ser produzido o texto e certificar-se de que os alunos já conhecem o modelo, também é necessário.
    Fazer rascunhos, anotações de ideias e opiniões, prever contra argumentações auxiliará àqueles que apresentam maior dificuldade na elaboração do texto.
    A releitura pelos próprios alunos dos textos produzidos, é uma importante ferramenta para desenvolver uma interação maior entre o grupo, para criação de novas opiniões, para desenvolver a criticidade ao modificar o olhar de autor para leitor.
    Ao final, a reescrita propiciará ao aluno a oportunidade de corrigir, reestruturar e aprimorar sua produção textual.
    O trabalho de desenvolver nos alunos a escrita é diário, contínuo, moroso e persistente e só poderemos colher o fruto a longo prazo.

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  30. O planejamento é uma das atividades mais previlegiadas do cotidiano escolar, pois ele representa um momento de reflexão sobre o que vamos ensinar, sobre os conteúdos que precisam ser fixados, revisados, ou, ainda, ensinados de uma outra forma.
    Em relação ao ensino de produção textual, se faz necessário a reflexão sobre a linguagem. As reflexões expostas no texto estão ligadas em dois princípios práticos que são eles: Primeiro o ensino de produção textual depende de um realinhamento conceitual da representação do aluno sobre o que é a escrita, para quem se escreve, com que objetivo, de que modo e sobre o quê; Segundo, as atvidades de produção textual propostas devem ampliar a visão do aluno sobre o que seja um contexto de atuação para si mesmo.
    Portanto o planejamento é atitude é a reflexão em si. Ele se constroi a partir dos conhecimentos junto aos nossos alunos e cada passo deve ser planejado com um olhar para o passado e outro para o futuro. Isso quer dizer que uma aula deve ser planejada com base na aula anterior e com vistas à aula seguinte de modo que todas formem um grande elo.

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  31. O planejamento é uma das atividades mais previlegiadas do cotidiano escolar, pois ele representa um momento de reflexão sobre o que vamos ensinar, sobre os conteúdos que precisam ser fixados, revisados, ou, ainda, ensinados de uma outra forma.
    Em relação ao ensino de produção textual, se faz necessário a reflexão sobre a linguagem. As reflexões expostas no texto estão ligadas em dois princípios práticos que são eles: Primeiro o ensino de produção textual depende de um realinhamento conceitual da representação do aluno sobre o que é a escrita, para quem se escreve, com que objetivo, de que modo e sobre o quê; Segundo, as atvidades de produção textual propostas devem ampliar a visão do aluno sobre o que seja um contexto de atuação para si mesmo.
    Portanto o planejamento é atitude é a reflexão em si. Ele se constroi a partir dos conhecimentos junto aos nossos alunos e cada passo deve ser planejado com um olhar para o passado e outro para o futuro. Isso quer dizer que uma aula deve ser planejada com base na aula anterior e com vistas à aula seguinte de modo que todas formem um grande elo.

    Maria Augusta
    EMEF Marina

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  32. Percebo que como professor, se quero dar condições a meus alunos para que desenvolvam bem as produções textuais, é necessário primeiramente que eles estejam informados e cientes do tema proposto. É preciso dar algumas orientações, por exemplo, indicar o gênero que será utilizado, afinal, frequentemente, por medo de se restringir demais, alguns professores acabam por propor tarefas extremamente abertas, acreditando que é mais fácil e permitirá que o aluno desabroche sua criatividade. UM EQUÍVOCO.
    Restringir, do ponto de vista cognitivo, não significa colocar limitações, mas viabilizar o avanço. Para chegar a ser um grande autor, músico ou pintor é preciso dominar os conhecimentos básicos de cada área do conhecimento. Sempre que colocamos algumas restrições, estamos orientando o educando e permitindo que a qualidade da resposta seja melhor. Caso contrário, pedimos ao aluno que tome decisões em relação a muitos aspectos ao mesmo tempo: conteúdo, forma de apresentar o conteúdo, questões de ordem gráfica, ortografia, estruturação do texto, clareza das ideias. É muita coisa! Se o aluno já tem alguns desses problemas resolvidos, fica mais fácil produzir um texto de melhor qualidade.
    Portanto, é fundamental um excelente planejamento de atividades de produção textual.

    Éverton Roberto Rodrigues
    EMEF "Pref. Waldomiro Calmazini"

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  33. Edilaine "Adirce"

    Todas as etapas da produção textual estão interligadas, mas podemos mostrar aos alunos que essa é uma tarefa que necessita de planejamento e revisão, para isso, pode-se dialogar com o texto, pois assim obter-se-á o objetivo desejado.
    Uma forma interessante de diálogo com o texto é o questionamento( Calkins 2002:166e167), que possibilitará ao aluno o entendimento de que a partir de situação comunicativa, do planejamento e do que escreveu até então, desenvoverá o texto com o propósito de modificá-lo. Esse processo se desenvolve com o tempo à medida que o aluno internaliza os passos de produção.

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  34. Edilson A. Domingues EMEF " Adirce Cenedeze Caveanha"


    Segundo o gestar ll TP 6, há várias estratégias como:

    “o brainstorming, já muito conhecida e utilizada, a produção de anotações, resumos, parágrafos iniciais, etc.
    As estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes
    a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as
    diferentes situações sócio-comunicativas das quais participam.
    Discutimos também que cabe ao professor não somente preparar o aluno para a
    produção de textos, garantindo o conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido,
    mas que ele deve privilegiar o aprendizado relacionado aos procedimentos de produção,
    seja por exemplo próprio, seja por outro tipo de exemplificação. O professor é aquele
    que constrói andaimes que vão sendo utilizados e internalizados pelos alunos e que
    foram tratados nas duas seções desta unidade.
    Vimos, por meio de nossas atividades e do conteúdo desenvolvido nesta unidade,
    que há algumas formas de o professor planejar suas aulas de produção de textos:
    a) O planejamento de uma atividade a partir de um modelo inicial que é
    operacionalizado com o aluno ou grupo de alunos. O professor dá o exemplo,
    conduz a ação, passo a passo, e depois pede que os alunos trabalhem em seus
    textos. Porém, não haverá julgamentos, por parte do professor, quanto à produção do aluno estar ou não parecida com o modelo que ofereceu. O professor privilegia
    a construção dos significados de acordo com os objetivos estabelecidos por cada
    aluno.
    b) A organização de atividades de leitura, planejamento, escrita e revisão que
    conduzam à comparação e diferenciação entre textos sobre um mesmo tema e/ou
    procedimentos.
    c) A condução do aprendizado por meio de instruções sobre os passos a
    serem dados nas etapas da produção. O professor, então, planeja uma série de
    atividades similares e vai retirando aos poucos as instruções, ora instruindo o aluno
    ora deixando-o tomar as decisões.
    d) O professor utiliza conhecimentos seus sobre as estratégias a serem utilizadas
    durante a produção de textos e dá dicas para os alunos durante o processo de
    acordo com a etapa em que estiverem.
    e) O professor apresenta o tema e desenvolve atividades que, numa seqüência
    de aulas, levem à sua compreensão e possibilitem a produção de textos a partir de
    conhecimentos prévios, adquiridos recentemente e criados ou imaginados.
    f) A organização de momentos de trocas de conhecimento em grupos menores
    e entre grupos e a sala.
    g) A organização de atividades que suscitem a curiosidade dos alunos, por
    exemplo, como a leitura de textos por todos os colegas ou grupos para o resto da
    sala, a discussão sobre os significados e sugestões, criando a necessidade de elaboração
    de perguntas que ajudem na produção do significado no planejamento, na escrita e
    revisão dos textos.
    h) O planejamento alternado de dinâmicas de sala de aula, incluindo atividades
    lúdicas como leituras, jograis, peças teatrais ou esquetes sobre os trechos lidos e
    produzidos, montagens de textos, etc.
    i) A organização de atividades e projetos conjuntos com professores de outras
    áreas do conhecimento.
    A avaliação em processo que possibilita a organização de atividades pontuais,
    relacionadas a habilidades e conhecimentos sobre o tema e sobre os procedimentos
    de produção textual ainda em processo de desenvolvimento.”

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  35. Sandra Regina Turquino Zequim
    " Adirce"


    "O processo de produção textual é composto por quatro etapas principais:planejamento, escrita, revisão e edição. Porém, o professor deverá ter a liberdade de elaborar estratégias conforme as dificulades e necessidades de sua clientela.
    Inicialmente, o professor deverá fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema a ser escrito e, se necessário, propor uma pesquisa sobre o assunto.
    Estabelecer o tipo textual a ser produzido o texto e certificar-se de que os alunos já conhecem o modelo, também é necessário.
    Fazer rascunhos, anotações de ideias e opiniões, prever contra argumentações auxiliará àqueles que apresentam maior dificuldade na elaboração do texto.
    A releitura pelos próprios alunos dos textos produzidos, é uma importante ferramenta para desenvolver uma interação maior entre o grupo, para criação de novas opiniões, para desenvolver a criticidade ao modificar o olhar de autor para leitor.
    Ao final, a reescrita propiciará ao aluno a oportunidade de corrigir, reestruturar e aprimorar sua produção textual.
    O trabalho de desenvolver nos alunos a escrita é diário, contínuo, moroso e persistente e só poderemos colher o fruto a longo prazo."

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  36. Maria Elisabeth - EMEF. Profa. Anira Franco de Campos29 de dezembro de 2009 às 10:53

    Um bom planejamento de produção de texto possibilita o desenvolvimento e o aprendizado do aluno em direção a sua autonomia. A competência em elaborar um texto adequado implica nas mais diversas situações da vida cotidiana: uma carta, um relatório, a exposição - oral ou escrita - de uma ideia.
    Considerando que a produção de texto é a expressão de uma ideia deve-se levar o aluno a pensar o mundo, posicionar-se diante dele, assumir sua capacidade de transformá-lo, o aluno também deve perceber os elementos linguísticos que sustentam o texto organizando-o, e os diferentes recursos expressivos.
    O aluno tem que saber o quê, por que, em que situação e para quem está escrevendo.É fundamental discutir a adequação da linguagem em função do interlocutor e do gênero.

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